6.19.2019

Primeira vez de férias no Algarve com os avós – suspiro!

Esta semana vai de férias com os avós. Vão as duas. As quatro. Primeiro ano que vai rumo ao Algarve com as primas e o meu orgulho é proporcional à minha pieguice. Nunca estivemos tanto tempo separadas.


A primeira vez que nos separámos, a Luísa ficou com o pai, fui eu com um amigo até ao Porto dois dias. Depois, meses mais tarde, fomos os dois até Madrid. Seguiram-se as Maldivas, na lua-de-mel; pouco depois São Tomé e Príncipe. Podia dizer-se que já tenho mestrado em ir de férias sem as minhas filhas, mas a verdade é que foi sempre diferente. Era eu que ia. Elas ficavam cá em casa, continuavam com as rotinas e, parecendo que não, isso dava-me algum conforto. E foi sempre menos tempo do que desta vez, que vão ser quase duas semanas.

Acho sinceramente que ela está preparada, eu nem por isso. Mas não quero que seja a minha pieguice a limitar os horizontes delas, a rede de segurança e de afectos. Quero que contem com os avós para tudo, que lhes conheçam bem as expressões, o colo e até que se lambuzem de gelados todos os dias. Que dêem a mão, as duas, que brinquem muito na areia com os primos e que mergulhem na piscina. Vai ser a terceira vez da Isabel, que começou precisamente a ir rumo a Cabanas de Tavira com os avós precisamente com 3 anos. Já sente borboletas na barriga. Espero que a Luísa queira repetir este ritual todos anos, com os meus sogros e as primas. Eles são uns avós de coragem, por irem com as quatro! Confiamos muito neles. E só lhes temos a agradecer. Que elas sintam essa confiança sempre também. Que venham cheias de histórias para contar e memórias.


As malas estão feitas e desta vez não exagerei. Levam apenas uns sapatos, muitos vestidos, calções e t-shirts e um casaquinho para os dias mais frios. E um corta-vento, que este junho anda assim meio maluco. Levam também o spray de Garnier Ambre Solaire, testado sob controlo pediátrico e que tem, assim como toda a gama Ambre Solaire, 100% filtros orgânicos que respeitam o ecossistema marinho. Gostamos em formato spray, facilita imenso, e sempre, claro, com protecção muito alta contra os raios UVA e UVB. Apesar deste ser o nosso eleito e o que levámos para Porto Santo na semana passada, quando formos de férias em julho quero experimentar a Bruma anti-areia, que me parece incrível. Já experimentaram?


Esta noite vou dormir agarradinha a elas, sabem a sensação? Ainda não foram e eu já estou cheia de saudades. Conseguem ou conseguiriam, se pudessem, deixá-los ir?


*Post escrito em parceria com a marca

10 comentários:

  1. As minhas (7 e 5) vão sabado, tb uma semana, tb com os avós e primas. Tal como nos outros anos, estou a contar os minutos. Uma semana de pausa, de carregar baterias... não faz falta a toda a gente?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Absolutamente. Quem me dera!

      Eliminar
    2. Sim! Não ter de fazer grandes refeições, ver séries em barda e aproveitar o sofá mais🤩 eu cá gosto!

      Eliminar
  2. Eheheh, eu ainda não consigo - três anos e meio e nunca estive a dormir fora de casa sem ela. Ir passar férias sozinha com os avós irá acontecer, mas ainda não sei quando.... cúmplice o facto de viver no estrangeiro, talvez? Seriam muitos dias num país diferente do meu, ainda que bem acompanhada pelos avós...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, provavelmente a distância não ajuda! Sentir que está longe... mas um dia vai conseguir! Não há pressa, acho. Importante é garantir que vai tendo uma relação próxima com eles acho 😘

      Eliminar
  3. Os meus passam uma semana com os avós desde os 3 ou 4 anos, sempre foi tranquilo.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Exacto. A Isabel começou aos 3 e a Luísa também curiosamente. :) acho que é uma idade em que já se expressam melhor e tal

      Eliminar
  4. Sim, as minhas (7 e 4 anos) passam sempre uma semana com os avós noutro país (onde vivem). O mais pequenino, com quase 2 anos, vai este ano pela primeira vez.

    ResponderEliminar
  5. Os meus já foram, tb com os meus sogros, mais que uma vez. Normalmente nós ficamos a trabalhar. Mas nas folgas da-mos lá um saltinho para matar saudades �� E normalmente só vão uma semana ❤️

    ResponderEliminar
  6. Joana e todas que têm Avós/família que vos pode levar as crianças de férias: sempre que não as queiram deixar ir (seja porque motivo for), estão no vosso direito e não cabe a ninguém condenar isso.
    Eu apenas vos peço o seguinte: avisem, que há muito quem queira!!
    (os meus estão disponíveis para fins de semana, feias do Natal, do Carnaval e da Páscoa, e claro férias grandes!
    Se houver por aí avós dispostos a levar netos se férias mas que não os tenham para levar: Estão aqui os meus!!

    ResponderEliminar