2.07.2018

Um pequeno almoço que ela gosta.

Tive esta ideia no outro dia. Tenho andado a perguntar sempre à Irene o que lhe apetece para o pequeno-almoço mas eu, por exemplo, tenho sempre muita dificuldade em saber o que me apetece ou não. Geralmente só me apetece Chocapics, mas não é isso que vou comer (ai, agora tenho de ir comprar). 

Preocupo-me com a forma como ela começa o dia. Quero que ela tenha energia para brincar e que seja saudável mas ainda não estou muito educada e sistematizada relativamente a soluções. E, ainda por cima, coisas que ela queira comer. 

Inventei a história do "pequeno-almoço em tacinhas". Em cada tacinha ponho qualquer coisa que, em princípio ela irá gostar: bagas goji, ovo mexido, papas de aveia, tostinhas integrais com um pouco de queijo fundido ou fiambre de perú, pedacinhos de fruta. Cada coisa na sua taça. Come o que lhe apetecer de cada coisa e, o que não lhe apetecer, a mãe aspira. 

Ela tem gostado disso. De chegar à mesa e de ter tantas coisas para poder escolher. Quando acaba uma taça, puxa outra para ela e hoje puxou a minha que tinha leite de amêndoa e granola com frutos vermelhos (já mole porque deixei o pacote aberto, mas enfim, isto foi só para cortar o tom super blogger de comida) e comeu-a toda. 

Tem funcionado para nós e tenho gostado de fazer, mas confesso que sempre andei muito perdida nos pequenos-almoços dela. Era mais fácil quando só mamava e zunga!

O que tomam os vossos e que idade têm? 

A foto não é minha, claro, nem do nosso pequeno-almoço, mas não me importava que fosse, é desta fotógrafa.

Nota: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando publicamos coisas?
👉 Aqui na página de Facebook da Mãe clicam onde diz “A Seguir” e seleccionam "Ver Primeiro"
Sigam-nos também no Instagram:

11 comentários:

  1. As minhas filhas têm 4 anos e 19 meses e nesta altura comem as duas o mesmo: papas de aveia com fruta, iogurte natural com fruta, torradas com queijo e iogurte ou leite, cereais tufados sem açúcar e, geralmente ao fim de semana, panquecas com tudo o que houver em casa e lhes apetecer (queijo, milho, atum, fiambre de perú, compota sem açúcar, mel, canela...).

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana, o meu filho tem 5 anos, e os nossos pequenos almoços têm de ser práticos, pois acordamos às 07 e temos de sair de casa no máximo às 07h50. Ele vai alternado entre estrelitas, pão de leite com fiambre, ou pão de leite torrado com manteiga e uma caneca de leite (300ml), ou 2 fatias de pão torrado, uma com manteiga e outra com doce de ginja feito por mim, também acompanhado por 300ml de leite!Corre tudo bem e sem fitas!

    ResponderEliminar
  3. O Segredo lá em casa é variar e nunca perguntar o que querem comer!!! Senão vai ser "porcaria" - Chocapics/Estrelitas ou coisas que à partida não terei tempo para fazer - Panquecas/Wafles. Durante a semana variamos entre:
    Iniciamos sempre com um pequeno copo de sumo de laranja natural do pasteurizado que não há tempo para espremer durante a semana
    1. Iogurte com fruta e granola ou cereais puf e mel
    2. Pão com manteiga / manteiga de amendoim / manteiga de amendoa / queijo e um copo de leite ou iogurte liquido
    3. Pão de leite torrado com manteiga e um copo de leite ou iogurte liquido
    4. Leite com Cereais puf com mel
    5. Batido de fruta e torradas
    Ao fim de semana:
    6. Waffles / Panquecas de aveia com fruta e iogurte grego (Às tb vezes deixo massa feita para durante a semana e é só por na máquina dos waffles)
    7. Ovos mexidos com pão, batidos e bolo caseiro

    ResponderEliminar
  4. A minha filha tem 2 anos e meio e também dou-lhe a escolher o que quer comer ao pequeno-almoço. Normalmente ela opta por: papas de aveia (aqui vou variando os ingredientes extra, entre as frutas que ela mais gosta, frutos secos, coco ralado, tudo adoçado com mel de arroz); flocos com leite (usamos bebida de arroz + corn flakes sem açúcar); pão/torrada com doce ou mel e panquecas (as de aveia são as que ela gosta mais). O que ela pede mais x são mesmo as papas de aveia e aproveitamos para fazer para os 3 (pai, mãe e filha). No tempo mais quente funcionam muito bem as chamadas Overnight oats. São simplesmente fantásticas ;)

    ResponderEliminar
  5. Batido de fruta (sempre com leite vegetal) e flocos de multi-cereais sem açúcar (de preferência bio). Para as duas!

    ResponderEliminar
  6. E consegue que não se desperdice comida? E outra questão mais parva.. Não te fica a apetecer determinada coisa que a Irene decide comere tu pensas 'Isso nãaaoooooooooo'? EHeheheh

    ResponderEliminar
  7. 3 anos e quando ficamos até a ultima na cama vai corrido a cerelac(não é a melhor opcao mas é mais rapida) nos outros dias come Grândola com iogurte ou torradas com manteiga ou tosta de queijo ou pão com fiambre e come /bebe iogurte ou leite. Luciana

    ResponderEliminar
  8. A minha com 3 anos e meio come o que lhe aparece dentro das opções wue lhe dou: iogurte, tostas integrais, queijo, pão e fruta. Sempre resultou bem assim desde que deixou de beber Leite. A irmã de 14meses bebe leite.

    ResponderEliminar
  9. A minha com 3 anos pede sempre leite branco para beber e ou pão c manteiga/bolacha/cereais mas come sempre pouquinho apesar do leite beber todo. e depois quando chega à escola dão fruta ou bolachas de arroz.

    ResponderEliminar
  10. Joana, acabei de ler este post e o ultimo sobre ser blogger e vou fazer um comentario que encaixa nos dois.
    em relação ao pequeno almoço sempre fui muito basica, ou não comia nada (era o mais frequente) ou comi "chocapic" ou outro qq cereal adocicado e q tivesse chocolate. Desde q a minha filha começou a comer de manhã, tenho tido essa mesmo dificuldade q tinha comigo agora em dobro. Ela pede quase sempre leite e as vezes c cereais (tento comprar os menos adocicados possivel e em supermercados biologicos. Entretanto ja come ovos, ou uma torrada, ou um queijo... mas não come muito, sempre foi de comer pouco de manhã, talvez pq eu mesma não como muito e o meu marido menos ainda. É luta e identifico-me imenso contigo nesse aspecto.

    Quanto a isto que acabei de escrever sobre o me identificar contigo, é isso mesmo... vocês escrevem e nós leitoras sentimo-nos mais acompanhadas, nos medos, nas duvidas, as alegrias, etc. Por isso, MUITO OBRIGADA por escreverem as duas e nos fazerem sentir incluidas no vosso mundo que afinal não será assim tão diferente do nosso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. A minha tem 3 anos e evito dar-lhe leite (bebe uma média de 2x por semana), porque à noite ainda pede antes de dormir (fora o que consome ao lanche na pré: leite ou iogurte). De manhã come um pedacinho de queijo, pão com o que ela quiser (manteiga, fiambre, nutela...) e bebe chá de "camila" (que nem sempre é camomila, mas ela não sabe: verde, tília, cidreira, limonete...).

    ResponderEliminar