1.20.2017

E se for uma seita?

Foi a primeira coisa em que pensei. Sabia lá o que era isto do Método DeRose (não sou ingénua ao ponto de por ter lido umas coisas e de ter feito uma aula que ache que sei alguma coisa) e a Sara, uma das melhores amigas da minha prima, era simpática quando éramos mais novas, mas sabia lá eu que caminho tinha tido... Até poderíamos combinar um encontro e depois eu sair de lá com um rim a menos (ou um rim a mais - imaginem, haver malta que oferece rins na rua a outros... também seria complicado). Na dúvida, decidi convidar o Diogo, #omelhorptdomundo.

Não foi por isso! Claro que entretanto fui pesquisar o que era (como tudo o que não sei e gostava de saber, até já cheguei a pesquisar o que é "ranho" como fez uma leitora questão de me lembrar, ahah) e pareceu-me muito interessante. O Diogo (meu pt), num dia destes desafiou-me a tentar a posição do corvo (vejam aqui em baixo) e foi por isso que a Sara achou que poderia ser engraçado dar-me uma aula. 



Quando estivemos juntas, claro que me acabou por "corrigir" e até de tornar o exercício mais fácil e estável ;)


A própria Sara, directora da escola Método DeRose Cascais, explica-vos o que é:


Fizemos muito mais coisas (não como o final que a Sara nos mostrou), mas não consegui gerir o "cartão cheio". Estava a gostar tanto da aula que não quis ir apagar coisas e perder tempo. Não sei se ligam muito a este tipo de coisas. Eu não ligava. Acho que andei durante antes dissociada do meu corpo mas, aos poucos, estou a fazer as pazes com ele, dando-lhe a atenção que ele precisa.

Além de estar todo a trabalhar (não devo ter músculos adormecidos de momento, acho que estou a "funcionar bem"), sinto-me também orgulhosa de mim mesma por todas as milestones que tenho vindo a alcançar. Só nesta aula de DeRose foram três ou quatro. 

É saúde, é orgulho, é equilíbrio, auto-estima, auto-controlo...  é sermos a melhor versão de nós próprios. Como diz a Sara, ajuda em tudo. Parece-me uma maneira muito saudável de nos focarmos no que é mais importante e também uma óptima maneira de nós, mães, andarmos com a cabeça mais no sítio e consigamos fazer um kameamé sempre que for preciso em situações mais complicadas sem parecer que o mundo está a ruir. 

::::::::::::::::::::::::

Sigam-nos no instagram aqui 
a mim também aqui e à outra Joana aqui.
O nosso canal de youtube é este.

13 comentários:

  1. Sigo este blog á algum tempo, sou mãe e existem aqui coisas que até são uteis mas...

    Pelo amor de deus...

    e eu com tanta roupa para passar em casa para a entreter.

    Também tenho chão e vidros para limpar, aquilo é que é exercício, ía ficar linda de magra e completamente exausta, até essa cabecinha ficava em forma...

    Lamento mas começa a perder qualidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É deixar de seguir, simples. :)

      Eliminar
    2. *há senhora há! Há algum temp.

      Eliminar
    3. Qual é o problema de cuidar de si? Se a rapariga tiver tempo ou até uma empregada que ajude em casa qual é o problema? Se tiver um marido que compartilhe as tarefas dá para todos, não? Assim não se queixava, mais vale quem quer do quem pode! Gosta o português quando vê alguém numa fila ou num ginásio dizer se fosse para trabalhar ninguém queria, mas vocês sabem lá da vida de toda gente. Menos frustação neste país sim?

      Eliminar
    4. Senhoras deixem lá a moça publicar o que quer. O Blog é DELA!
      Não gostam, simples, não sigam, nem leiam, e em vez de estarem a perder tempo a comentar vão passar a ferro.
      Isto já se trata de um perseguição à JG. Vamos lá ver o que de menos interesse vai publicar hoje!... ahahaha Haja paciência.

      Eliminar
  2. A Joana Gama atrai as haters mais frustradas do país ❤ Se fala da filha é um exagero, se fala dela é um capricho. Por favor continuem! (Enquanto passam a ferro e mais não sei o quê 😂)
    Joana M.

    ResponderEliminar
  3. O meu marido é praticante do método deRose há vários anos, e tenho uns amigos que conhecem a Sara. O mundo é realmente pequeno...
    São completamente "viciados" nesta prática. Quem se identifica, fica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem realmente passa a conhecer a fundo, afasta-se para bem longe. É só terem olhos de ver. Há farta informação sobre o Método. Não caiam nessa!

      Eliminar
  4. Fui praticante de Método DeRose durante mais de 5 anos. Eu vivia completamente aquela filosofia, para mim não havia melhor. Mas fui entrando nos meandros da coisa e descobri que era uma seita. Cuidado, minha gente. Filosofia totalmente repressora e castradora. E uma chulice. Bem, dava pano para mangas. :-/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também pratiquei e vivenciei isso por quase 10 anos. Hoje entendo todas as pessoas que foram prejudicadas por essa seita depois de ter passado por um monte de coisas ruins lá dentro.

      Eliminar
    2. Infelizmente, passei por situação similar.

      Eliminar
  5. Frequentei essa rede durante anos. Isso aí é uma seita. E até hoje tem gente que entra nessa.

    ResponderEliminar
  6. Sim. Infelizmente não vemos isso no começo. Eu só fui perceber depois de 3 anos. São pessoas queridas, mas que vivem e reproduzem uma seita. Sinto que nem adianta falar porque no começo eu também li vários comentários dizendo que é uma seita e não deixei de estar, queria saber por mim mesma, tirar a prova, mas o DeRose por si só com seus ensinamentos bem esquisitos vai fazendo com que se acendam alertas na cabeça de quem è menos ingênuo.
    De qualquer forma, não deixem de ler, ver e aprender com outras linhas, com diferentes professores e mestres. Isso é o que vai te deixar mais alerta pras esquisitices deste método e conseguir separar o joio do trigo do meio do yoga.
    Sair depois de anos pode ser um tanto traumático. A gente acaba perdendo fé no yoga, nas pessoas e nas histórias desta bela filosofia, mas dá pra se recuperar e acabar carregando um baita ensinamento de vida.
    Não deixe que te seduzam e te enganem. Muitos o fazem por ignorância. Seja autêntico. Questione sim o que você achar de esquisito e papo torto neste método.
    Há muitos bons professores no Brasil e no mundo.

    ResponderEliminar