12.13.2016

10 coisas que uma futura mamã tem de saber

Se estás grávida, ainda no início, meia aluada, com mais enjoos do que se tivesses comido feijoada com ovos moles e tivesses sido enfiada numa montanha russa com 50 loopings, fascinada com cada pontapé, amedrontada com cada incerteza, assoberbada com cada novidade, cansada, pesada e já desejosa que o bebé nasça, este texto é para ti.
Há 10 coisas que uma futura mamã tem de saber.

#01- Não vai haver nada nem ninguém que vás amar mais do que o teu filho. Mesmo que esse sentimento avassalador não surja logo (como aconteceu com a Joana Gama, aqui). Mesmo que pareça que não estás a dar conta nem a dominar a arte de ser mãe. Mesmo que às vezes pareça estar tudo meio enublado e nem saibas bem o que estás a sentir, esta é uma verdade absoluta e vai acabar por revelar-se.

#02 - Nunca mais vais ver noticiários, tragédias que envolvam crianças, páginas de jornais assombrados, da mesma forma. Vais engolir em seco, sentir lágrimas a correr cara abaixo, colocar-te no lugar daqueles pais e estremecer, enfurecer-te e chorar, mesmo que por dentro. Vais tornar-te mais sensível aos problemas, aos anúncios e até comover-te com gatinhos bebés a lamber leite de copos. A pieguice vai abraçar-te, com tudo o que isso tem de bom e de mau. 

#03 - Amamentar nem sempre é fácil. Tens de confiar no teu corpo e na capacidade que ele terá de alimentar o teu bebé; informar-te bastante antes e durante; procurar ajuda a cada dificuldade, porque de certeza que o teu caso não tem um fim anunciado e haverá solução. Já escrevemos muitos textos sobre o tema, aqui (e se já ajudámos, pelo menos, quatro pessoas com eles, queremos ajudar-te também).

#04 - Todos à tua volta vão ter uma opinião a dar-te sobre tudo. Desde o peso do bebé e à "qualidade" do teu leite, à quantidade de horas que lhe dás colo, aos mimos a mais ou a menos, à temperatura, ao modo como o posicionas na cama, à comida que lhe dás, ao apego que lhe tens... Ouve (ou finge que sim), filtra e dá ouvido ao teu coração. Às vezes vai haver ruído a mais, até dentro de ti, mas as tuas escolhas - informadas - serão sempre as mais intuitivas, as mais certeiras.

#05 - Saboreia cada momento. É frase batida, repetida por tudo o que é canto, dita no supermercado por cada senhora que se vai meter contigo, mas é sábia e verdadeira. O tempo urge, passa a correr, e não vais querer olhar para trás e lembrar-te de que passaste demasiado tempo ao telemóvel, a ver programas de lixo na televisão ou a pensar nas mil coisas que tens para fazer. O teu filho está ali e daqui a uns minutos - sim, vão parecer minutos! - já vai estar a viver sozinho.

#06 - Não tenhas medo ou vergonha de pedir ajuda. Vivemos agora mais isolados do que nunca, de portas trancadas, sem conhecer os vizinhos, sem receber tanto os amigos em casa, sem ter a avozinha por perto. Pede ajuda, baixinho ou num grito bem alto. Pede para te levarem uma sopa, pede para te ficarem com o bebé uma ou duas horas para poderes tomar um banho ou até fazer cocó sozinha na casa de banho (!), ir correr vinte minutos, descarregar adrenalina, o que estiveres a precisar. Às vezes as pessoas não querem incomodar, outras vezes não sabem ou não adivinham o que estás a sentir.

#07 - A privação de sono pode enlouquecer-te (ou quase). Por isso, todas as estratégias que te pareçam saudáveis, lógicas e cheias de amor, serão boas. Se tiverem de dormir todos juntos, que o seja [com os devidos cuidados, claro], se precisares de descansar durante o dia, dorme sestas com o teu bebé (e caga nas arrumações da casa), tenta partilhar com o pai da criança as noites difíceis (mais não seja a mudar-lhe a fralda, a tentar readormecer o bebé para conseguires descansar), pede ajuda à Constança Cordeiro Ferreira, do Centro do Bebé.

#08 - O teu bebé não é um alien. Às vezes vai parecer-te que o teu bebé chora mais, dorme pior, é mais difícil do que todos os bebés à face da terra. É mentira. Isso é porque as novelas, os filmes e as colegas do trabalho douraram um bocado a pílula. O normal é um bebé chorar, o normal é um bebé acordar muitas vezes durante a noite, o normal é nós não sabermos muito bem como os acalmar, nem os percebermos logo à primeira. Nem à segunda... É um processo. Fazer contacto pele a pele (sim, mesmo no inverno é possível tê-los coladinhos à nossa pele, vestindo camisolas largas por cima), babywearing e dar muita maminha pode acalmá-los mais. A eles e a nós.

#09 - Todas as fases têm os seus "quês". A fase em que são pequeninos custa porque para eles é tudo novo, precisam imenso de nós, e porque, também nós, estamos a apalpar terreno. Custa também a fase das birras, dos gritos e dos desafios constantes, porque eles não sabem lidar com a frustração de outra forma e porque nós ficamos às avessas sem saber bem como lidar com aquilo. Outras dificuldades virão. É encarar tudo como um desafio, de peito aberto e coração a transbordar, tentando afastar a vontade de gritar e mantendo a raiva longe, porque não resolvem nada. 

#10 - Aproveita todos os segundos que te faltam da gravidez. Mima-te, toma um banho demorado, dorme, se conseguires, vai ao cinema, namora muito, faz promessas de amor, faz o ninho, arruma as roupinhas e as fraldas de pano... as semanas que faltam são como que um prefácio que te deixa com água na boca para o grande desafio que aí vem.

imagem We Heart It


Não são dez as coisas que precisamos de saber antes. Talvez não precisemos de saber nenhuma delas. Ou se calhar até serão mais, muitas mais, mas a magia da maternidade também é essa, a da descoberta.



O meu instagram e o d'a Mãe é que sabe :

a Mãe é que sabe Instagram

10 comentários:

  1. Excelente post! É tudo isto... Seria muito bom tê-lo lido há 19 meses! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. É mesmo isto, sem tirar nem pôr!

    ResponderEliminar
  3. Tal e qual, não diria melhor... Com duas princesas, uma de 5 anos e outra de 3 meses, e as hormonas ainda aos saltos, revejo-me em praticamente tudo... Às vezes parece que o mundo nos cai em cima, outras é uma paz incrivel e uma sensação de coração a transbordar...

    ResponderEliminar
  4. Raio das hormonas, que já me puseram a chorar!
    Obrigada pelo post e obrigada por me responderem de forma tão informada e querida aos e-mails (neste caso a Joana Gama).

    ResponderEliminar
  5. Mesmo já tendo sido mãe há 10 anos atrás, esta gravidez é como se fosse a 1a novamente, e todos estes conselhos são fantásticos e devemos cumpri-los... Para nosso bem e dos que nos rodeiam.

    ResponderEliminar
  6. Adorei!!! Parabéns por este post, está absolutamente fantástico!!! É tudo isso, sem tirar nem pôr :)

    ResponderEliminar
  7. Faz todo o sentido! revi-me totalmente no que está escrito,sem tirar nem por! Não há mães perfeitas,por mais que o queiramos ser com os nossos mais que tudo... basta ser mãe com o coração e tudo se torna perfeito! Parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
  8. Que pena este post não ter saído há uns meses atrás... Mas, ainda assim, reconforta muito a minha alma! Obrigada <3

    ResponderEliminar
  9. Soube-me tão bem ler este post. Estou grávida de 21 semanas e felizmente está tudo a correr bem. Mas sou uma pessoa q ferve em pouca água, sempre pensei q n fosse lidar bem c todas as dicas, perguntas e opiniões de pessoas q mal me conhecem, mas não! Tenho conseguido sorrir, agradecer e dizer q sim, porque é o que as pessoas querem ouvir. Também tenho aproveitado todos os minutos do banho quente e longo, durmo uma sesta todos os dias, leio imenso e vejo series parvas... Porque quando o Gonçalo nascer, nada voltará a ser igual! !! 💝💝💝

    ResponderEliminar
  10. Eu já fui mãe pela terceira vez há quase 7anos e adorei o post, revivi um pouco deste maravilhoso estado. Mas só voltei +- a rotina normal agora. As noites, as preocupações,os ses,as ites, o poder dormir,e poder namorar. Mas faria tudo outra vez.❤️❤️❤️Ana,Bea, Francisco.

    ResponderEliminar