8.18.2016

Um dia isto acaba.

Não estou a falar do blogue, não se preocupem. Quer dizer, pelo menos, por mim, não acaba tão cedo. Acho que, pela Joana também não. Aliás, espero que não, porque se ela não escrever neste blog, ele vai mirrando e ficam só as 15 pessoas que gostam de mim. Sendo que 10 dessas ainda não perceberam que são duas a escrever. 

Quero dizer-vos que "um dia isto acaba". Um dia, a fase má, de falta de controlo, de privação de sono, de loucura ao extremo, de culpa sempre presente, de ansiedade extrema... um dia acaba. 

Tenho tentando ajudar amigas minhas que estão agora a passar pelos primeiros meses com um recém-nascido. Tenho tentado não meter muito o bedelho. Tento falar só quando me perguntam alguma coisa e deixar sempre muito claro que "eu faria assim, não quer dizer que tu faças" e tento, acima de tudo, passar confiança. 

Ainda ontem, uma delas (assim parece que tenho imensas amigas - o que é esquisito porque não tenho) me falou sobre a "alcofa ter picos" que, quando mete lá o miúdo, ele volta a chorar. Isso trouxe-me "tão atrás". Está entre aspas porque a Irene dois anos e meio, apesar de ter parecido que foi há 10 anos. 

Era horrível para mim adormecer a Irene, passá-la para a cama, sair do quarto de fininho, chegar à porta cheia de esperança e, depois, ela começar a chorar outra vez. Escrevi imenso sobre sono no blog (vejam aqui). 

Era terrível ela começar a chorar perfeitamente desnorteada e não parar com nada. Nem a maminha aceitava... o que fazer? Cantar? Tantos Hakuna Matatas que cantei pelo meio de soluços e de lágrimas, na esperança de que ela se acalmasse, que sentisse que a mãe estava calma, apesar de estar a reagir como se estivesse a família inteira sob fogo. 

Chorava, suava, ficava zangada, depois ficava zangada comigo por ter ficado zangada, ficava desesperada, chorava, enchia-me de esperança, ficava triste, ficava a sentir-me perdida, questionava-me se merecia ser mãe... 

Um dia isto acaba. 

Todo esse volume tão alto, um dia baixa. Se tudo correr bem - o normal é correr, baixa. Hoje, a Irene acordou às 6h da manhã e eu, cheia de pica, fui AO GINÁSIO a uma aula de BODYCOMBAT. Quando, alguma vez na minha vida, enquanto passava por tudo isso, alguma vez conseguiria imaginar que iria conseguir voltar a ter este espacinho na minha vida em que sinto que consigo fazer tudo e que amo viver? 

Por isso, vocês, mães, que agora se sentem perdidas, lutadoras, abandonadas por vocês mesmas, que parece que não conhecem esse ser que saiu fora de vocês e que quase vos parece, às vezes, ter sido um erro... 

UM DIA ISTO ACABA. 

Outras missões virão mas, até agora, nada tão complicado como tudo isso. É como um jogo de computador, mas em que parece que estão a começar pelo boss. 

Força. 


Sigam-me no instagram @JoanaGama
e o @aMaeequesabe também ;)

30 comentários:

  1. E dicas para quem está a deixar o filho com alguém porque tem de ir trabalhar? É que parece que me estão a amputar um braço... Ele vai chorar e ninguém vai perceber, e vai ter sono e não vão perceber... E não vão brincar tanto com ele como eu.... Enfim, só desgracas minha cabeça... Sei que é uma questão de tempo para eu (ele também) me habituar, mas está-me a custar horrores... Não durmo e estou com um ataque de caspa brutal (lol, talvez esta última parte não fosse necessário partilhar)...
    PS: há 5 meses a alcofa também tinha picos, aliás, tudo tinha picos menos o colo... Mas passa, é preciso paciência, tudo é uma questão de tempo :)
    Anónima Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, eu Tb tinha medo. Achava que ele não ia conseguir dormir, que tinha que o habituar antes para não sofrer.. Acabei por não habituar a nada, achei que sofrer por antecipação não fazia sentido. A mim o que me ajudou foi ter encontrado uma creche onde há defeitos (claro!), mas onde vejo mimo, abraços, meiguice, colos, aos montes! É pequena, os miúdos gostam mesmo de quem toma conta deles, e isso tranquilizou-me muito! Depois, na altura de ir para lá, aos 6 meses dele, eu estava já com muita vontade de ter um bocadinho para mim. Fiquei desempregada e precisava de tempo para procurar trabalho, por isso ele ficava só até à hora de almoço lá. De manhã eu despachava tudo, compras, entrevistas, envio de cvs, roupas para lavar e passar e etc, sopas, adiantava jantar, etc. depois a tarde era só para ele, para passearmos, para brincarmos, para aturar os momentos menos bons sem a pressão da casa por arrumar :) foi uma fase muito boa, em que consegui ter o melhor dos dois mundos, tempo para mim (embora não descansasse) e tempo para me dedicar inteiramente a ele. Isto tudo para dizer que se confiarmos em quem fica com eles, acaba por custar menos. Ele adaptou-se muito bem, felizmente.

      Eliminar
    2. O meu tem 3 meses e fui pela primeira vez ao cinema desde que nasceu. Deu me um ataque de pânico. Só de pensar no dia que ele tiver que ficar com alguém entro em stress. Ao início ele dormia bem e ficava no colo de qualquer pessoa mas agora está tão agarrado a mim e à maminha

      Eliminar
    3. No fundo sei que isto é mais uma fase, que vai passar, como a da alcofa ter picos, ou ele com 3 meses não querer o colo de ninguém, sem ser o meu ou o do pai (nem da minha mãe...) - fase que durou um mês e pouco e também ia dando em louca... Ou seja, é mais uma de muitas fases... Para já resta-me ser aqui a adulta e gerir bem a separação (ele coitado é bebé pode fazer fita, eu não devo fazer pelo bem dele :) e arranjar um champô novo! Lol
      Anónima Catarina

      Eliminar
    4. Entendo-a tão bem Catarina! Passarei pelo mesmo em Setembro e isto não está fácil... Ainda por cima trabalho na área, ou seja tenho os dois lados que estão neste momento em conflito interno... Por um lado tenho o profissional que sabe muitas estrategias para ajudar pais desconsolados a enfrentarem melhor a separação, por outro sou eu a mãe desconsolada e nenhuma estratégia me anima.
      Vai ser complicado! Mas tenho tentado controlar-me para que ela não sinta a minha ansiedade. E obrigo-me a pensar para mim que vai correr bem!! Mesmo assim de vez em quando lá vem uma noite em claro ou uma crise de choro...
      Beijinhos e boa sorte

      Eliminar
    5. Há exactamente um ano eu estava assim! Fui trabalhar no início de Setembro, e em Julho já chorava baba e ranho só de pensar em ter de deixar a baby na creche! Ainda para mais ela entrou numa fase que estranha tudo e todos, menos eu e o pai, chorava no colo de toda a gente! Eu ficava com o estômago torcido só de pensar em deixá-la com "estranhos"! Não vou mentir, as primeiras 2 semanas custaram, mas o final do dia compensava tudo, voltar a pegar na baby era o que dava força para o dia a seguir. Hoje, um ano depois, vejo como foi bom para ela, cujo desenvolvimento foi e é óptimo, e para mim, porque percebi que também precisava de ter o "meu" tempo.
      Não há nada que consigo sossegar o coração apertado de uma mamã, mas acreditem que tudo vai correr bem! :)

      Eliminar
    6. Sentido mesmo quando chegou a altura de deixar a minha Maria na creche. Que sensação horrível... sentir que ninguém vai cuidar deles tão bem como nós, que vão deixá-la pra ali num canto a chorar, que não lhe vão dar o miminhos que eu dou! Mas não, não foi nada assim :) No primeiro dia ouvia chorar ainda nem tinha entrado no carro. Fiquei de rastos, chorei eu também. Mas não voltou a ficar a chorar... mas eu sim, chorei todos os dias naquela semana. Por medo, por saudades, por tudo... Mas a Maria adaptou-se tão bem. As funcionárias disseram-me mais tarde que a primeira semana foi realmente complicada. Ela não queria comer (já em casa não gostava nada da sopa, ainda mais essa...), dormia pouco (em casa também). Mas passada uma semana, a Maria já me deixava para ir ao colo das funcionárias, brincava e ria com as outras crianças (a "Micas" para eles :D )e passou a comer a sopa TODA! Ah, e a dormir uma bela sesta! Mais, lá na creche adormece sozinha na caminha... em casa nunca -.-'
      As crianças não são todas iguais e não quer dizer que se vão adaptar tão rápido, cada um tem o seu timing. Mas a Maria foi (e ainda é) uma bebé "difícil". São muitas as noites a embala-la pela casa, sempre a acordar, birras constantes, muito apegada a mim, pois o papá trabalha fora e só está ao final de semana e não temos grandes apoios a nível familiar.
      Vai correr bem! Beijinho e boa sorte :)

      Eliminar
  2. Sim, é verdade, acaba. E eu passei por isso durante quase três anos, por isso sei bem o que é... Mas o que vem a seguir, e agora fala-vos uma mãe de três adolescentes não é muito melhor. Nem sequer é melhor.
    Sara

    ResponderEliminar
  3. Este post foi escrito em parceria com os meus sentimentos de hoje :-(
    Eu sei que "um dia, a fase má, de falta de controlo, de privação de sono, de loucura ao extremo, de culpa sempre presente, de ansiedade extrema... um dia acaba." mas custa tanto sentir isto.

    ResponderEliminar
  4. Adorei! É mesmo isto!!! Obrigada Joana

    ResponderEliminar
  5. Pois eu estou nas duas fases....A da ansiedade de deixar um bebé de 7 meses na creche daqui a uns dias e igualmente o stress de ir começar mais um ano lectivo de uma filha adolescente... Vai ser giro vai... ;)
    Heky

    ResponderEliminar
  6. Joana, leio este post as 23:23 precisamente quando a minha filha acordou prai ha 10 minutos. Tem quase 1 ano, nao sei o que é dormir, dormir bem, ha quase 1 ano. Sim damos em loucas... Estou a dar em louca. Já nao sei o que fazer. Li o teu post de quando foste ao centro do bebe, resolveu?

    Beijinhos grandes,
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resolveu sim! Aos poucos fui encarando a hora de dormir como um momento bonito para as duas e arranjamos outras formas de adormecer que, a medio prazo, façam com que ela descanse mais e sem tirar a maminha ;)

      Eliminar
    2. Obrigado Joana! Sei que talvez me vão julgar, mas como acordo 1500x durante a noite e ela quer é estar agarrada à mama e eu quero é dormir porque já não aguento mais, até a maminha não estou a encarar com bons olhos... :( ando triste e desgastada!

      Eliminar
    3. "sei que talvez me vão julgar" Sim, vão. E a Luali deve mandá-los(as) educadamente à merdinha. Porque a filha é sua, as mamas são suas e a sanidade mental é sua. Logo a escolha é sua (qualquer que ela seja).

      Eliminar
    4. Luali, estar farta faz parte. Acho que todas sentimos isso em ocasiões diferentes e é nesses momentos que tem de reflectir e de se informar para tomar a decisão mais certa para vocês as duas, seja ela qual for, que seja consciente. Eu estou feliz por ter ultrapassado isso. Já leu o que escrevi sobre a minha experiência de amamentação? http://amaeequesabeblog.blogspot.pt/2015/07/as-minhas-maminhas-e-da-minha-filha.html

      Temos mais textos sobre amamentação aqui: http://amaeequesabeblog.blogspot.pt/search/label/amamenta%C3%A7%C3%A3o

      Um beijinho e, por favor... procure todas as dicas que possa encontrar ;)

      SOS AMAMENTAÇÃO

      Promoção e apoio ao aleitamento.

      www.sosamamentacao.org.pt

      Tel.: 21 388 09 15

      Horário: 10h00-18h00



      MATERNAR

      Rede de apoio à maternidade.

      www.maternar.pt



      LA LECHE LEAGUE

      Organização internacional de promoção e apoio ao aleitamento materno.

      www.llli.org/Portugal.html



      ALTO COMISSARIADO DA SAÚDE

      Site do aleitamento materno para cidadãos e profissionais de saúde.

      www.amamentar.net



      CANTINHOS DA AMAMENTAÇÃO

      Consultar o mapa de localização dos centros de saúde ou hospitais junto da associação Mama Mater.



      MAMA MATER

      Associação pró-aleitamento materno em Portugal.

      www.mamamater.org

      Eliminar
    5. Mais umavez obrigada Joana!! O problema nem está na amamentação... Amamento há quase 12 meses e estou mais que resolvida nesse assunto! É mesmo o pensar "será que ela acorda 1500x por noite só por vicio?" E pensar que ando exausta por causa de um vicio, custa! Mas só estou cada vez mais convencida a ir do Porto a Lisboa ao centro do bebe!
      Obrigado!!!

      Eliminar
  7. Nem de propósito. Estou eu aqui no sofá a pensar (uma vez mais) como vai ele, com 7 Meses, dormir as destas na creche dentro de 2 semanas. Sinto dificuldade em respirar quando penso em deixa-lo na creche. 9 meses na minha barriga + 7 comigo em casa. Ainda mama em livre demanda, adormece na mama ou no colo. Como vai ser? Será que o deixam chorar até ficar roxo? Ou ficará Verde? Será que alguém o vai abraçar? Será que vão gostar dele genuinamente? Nem que seja só um bocadinho? Eu sei que é o melhor para ele e para mim. Também preciso voltar ao mundo do trabalho, voltar a ter algum tempo, tomar banho logo de manhã vai ser espetacular...mas como fazer tudo isto sem hiperventilar?
    Resta-me acreditar que será mais uma fase que vamos ultrapassar e que nao sou a única a sentir-me assim.
    Obrigada pelas partilhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola :) estamos todas no mesmo barco! E o que vai ouvir é: ai passamos todas pelo mesmo e sobrevivemos! Pois sim... Mas cada um vive à sua maneira e só nos doi a nós! E se dói.... Eu passei por isso quando a minha tinha 5 meses, tão pequenina... Doeu, MUITO! As minhas amigas perguntaram logo: vieste pra casa dormir nao? (Ainda nao durmo de noite, foi uma pergunta válida!) "não - respondi eu - vim pra casa chorar"
      Custa-nos mais a nós do que a eles? Nao acredito.... (Sei que não ajuda, desculpa!)
      Mas de facto faz-lhes bem conviver com outros meninos e habituam-se e nós também acabamos por ficar bem e em paz com isso.
      Força! Vai correr tudo bem :) custa, não posso mentir, mas acaba por ser bom pra todos!
      E nao, não acredito que os deixem chorar até ficar roxos! :)

      Eliminar
    2. Ahhh e o que custa mais nisto tudo??? É ir busca-la e ela nao querer vir embora! Quer a educadora dela.... Isso sim dooooiii! Bandida! Mas no fundo sei que é porque está bem... E sossega-nos o coraçãozinho de mãe.... ❤️

      Eliminar
    3. Obrigada, Obrigada!
      Força Mães! Deve ser pior deixá-los sair de casa para casar. 😂 Ai, nem quero pensar... 😣

      Eliminar
  8. Joana... Sei que amamentas eu também o faço à 20 meses e estou perdida... A amamentaçao sempre foi o mais difícil...primeiro horas na mama e sempre sem saber se estava satisfeita agora pede me em todo o lugar a toda a hora para não falar das 20 vezes que acorda durante a noite... Não tenho mais forças e sinto me completamente desgastada 😞

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pq n faz o desmame nocturno?acordar 20 vezes n é bom nem para si nem para ela...

      Eliminar
    2. o desmame noturno poderá ser uma hipótese, mas queria apenas deixar a informação que tenho sobre isso. há casos em que funciona, sim. a maioria dos que conheço, os bebés substituíram a mama por uma chucha. o que prova a questão de que nao acordam para mamar, mas mamam para voltar a adormecer. sei também de muitas mães que fizeram o desmame e nao funcionou. continuaram a acordar várias vezes de noite e a ter que usar outras tencicas como o colo, embalo, etc. dito isto, com essa idade penso que é uma possibilidade, se a mae se sentir confortável com isso. eu, pessoalmente, nunca pensei faze-lo. o meu tem 2 anos e acorda normalmente umas 4x por noite. ja teve noites melhores, outras ainda piores. para mim a mama é a forma mais rapida de ele readormecer, e de eu poder descansar mais. mas lá está, funciona bem comigo assim, com outra mãe poderá ser diferente.

      Eliminar
    3. Olá meninas,

      Por favor não cedam ao mito do desmame nocturno para dormirem melhor. Há muitas crianças sem mama que não dormem de seguida e há muitas crianças com mama que dormem a noite toda. Starbreaker, cuidado com este tipo de recomendações que poderá estar a interferir com a amamentação de outras mães sem ter conhecimento profundo sobre isso :( Sugiro, Ana Pinho, que se aconselhe junto de profissionais (adoraria que fosse à Constança, que está com consultas só para Outubro), mas até lá pode falar com CAMS, ligar para a Amamentos...

      OS AMAMENTAÇÃO

      Promoção e apoio ao aleitamento.

      www.sosamamentacao.org.pt

      Tel.: 21 388 09 15

      Horário: 10h00-18h00



      MATERNAR

      Rede de apoio à maternidade.

      www.maternar.pt



      LA LECHE LEAGUE

      Organização internacional de promoção e apoio ao aleitamento materno.

      www.llli.org/Portugal.html



      ALTO COMISSARIADO DA SAÚDE

      Site do aleitamento materno para cidadãos e profissionais de saúde.

      www.amamentar.net



      CANTINHOS DA AMAMENTAÇÃO

      Consultar o mapa de localização dos centros de saúde ou hospitais junto da associação Mama Mater.



      MAMA MATER

      Associação pró-aleitamento materno em Portugal.

      www.mamamater.org


      Não desista por falta de informação. Quando não quiser amamentar mais a sua filha, que seja por ter conhecimento de tudo o que isso implica de bom e de mau.

      E força. Passei por isso também. E, sem desmame algum, a Irene anda a dormir a noite toda.

      Um beijinho ENORME

      - Tente juntar-se ao grupo "amamentação com desmame natural" no Facebook também!

      Eliminar
  9. Dos teus textos mais bonitos, para mim claro. Tudo passa....

    ResponderEliminar
  10. Estou em plena fase do "abandonada" por mim mesma e totalmente centrada na bebé... Também me questiono, também choro, também acho que jamais terei um bocadinho de tempo para mim... Obrigada pelo post dedicado a "nós"! Precisamos desta força!

    ResponderEliminar
  11. Adorei ler estas palavras... cumplicidade... um grande beijinho Joana ;)

    ResponderEliminar
  12. Brígida B.3:51 da tarde

    By the way Joana, tens muitas leitoras que gostam de ti, acredita! :) Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Obrigada, obrigada, obrigada!!!!!!!!!!
    Muito obrigada!!!
    Do fundo do meu coração!!!
    Sónia Barreto

    ResponderEliminar