8.12.2016

O sumo de laranja faz mal?

Claro que beber de vez em quando não deve fazer mal algum, mas a Irene anda louca com sumo de laranja e quer beber todos os dias ao pequeno-almoço e lanche. 

Tenho tentado variar e fazer sumos de mais frutas (ananás, melancia, meloa, melão...), mas noto que o que lhe enche mesmo os olhos (e nós sabemos que é difícil deixar um copo de sumo de laranja a meio) é o de laranja. 

Faz mal a alguma coisa? Tudo o que é demais faz mal, bem sei, mas... a quê? E quanto é demais? Alguma de vocês sabe de alguma coisa?


(bom fim-de-semana!!!)

14 comentários:

  1. A mim era ao fígado e vesícula.

    ResponderEliminar
  2. Todos os sumos são açúcar e água. A frutose quando retirada da sua forma normal da fruta e servida sem a fibra num sumo é uma bomba para o fígado equiparável a álcool. Podes para o compensar, colocar na bimby a laranja descascada e triturar, nesse caso vai manter alguma da fibra e, claro, dar apenas 1 laranja e não as 4 ou 5 que normalmente são as necessárias para wncher um copo.

    ResponderEliminar
  3. Eu acho q nao faça mal algum...é natural e feito de uma fruta portanto acho q seja muito saudavel . Ca em casa tbm adoramos :-) mesmo as refeiçoes :-) mas tbm tou desejosa dos outros comentarios pq se fizer mal beber muito ,vamos ter de começar a evitar um bocadinho eheh

    ResponderEliminar
  4. O problema dos sumos de fruta é que são precisas muitas peças para encher um copo, só laranjas devem ser pelo menos 3, e a fruta tem bastante açúcar. Natural mas não deixa de ser açúcar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o sumo de laranja natural também faz bem beber ao lanche??

      Eliminar
  5. Eu sou uma mãe com menos experiência que tu, o meu ainda não tem 2 anos mas tb devora o sumo de laranja e o que eu fasso é colocar meio copo de sumo e encho o resto com agua e só lhe dou uma vez ao fim de semana. Mas ele ainda diz pouc coisa por isso tb nao pede

    ResponderEliminar
  6. Em primeiro lugar, e só para confirmar, de pacote nem pensar.

    Quanto ao sumo de laranja natural:
    A única diferença entre beber um sumo de uma fruta e comer essa própria fruta é a fibra que se perde (a fibra faz bem por varíadissimas razões que não vale a pena estar aqui a explorar). Ou seja, o sumo de laranja faz exactamente o mesmo "mal" que a própria laranja - a quantidade de açúcar, tem é um benefício a menos! A título de exemplo, uma fatia de pão branco normal tem à volta de 90 calorias e 15 gramas de açúcar, e uma laranja grande tem também 90 calorias mas 21 gramas de açúcar.

    As recomendações médicas acerca da alimentação das crianças até aos 6 anos ditam que a dose máxima diária de açúcar seja de 19 gramas, mas referem-se a açúcar adicionado (o branco comum, em bolos, bolachas, comida pré-feita e congelada no supermercado, por aí) e não a açúcares naturais como os da fruta. As indicações que existem para a fruta é que não se ultrapassem as 3-5 peças por dia, sem especificações de quantidades exactas, portanto se fizer um sumo com 2 laranjas pode comer mais 2 peças de outra fruta qualquer depois ao longo do dia, mas mais não são aconselháveis.

    Concluindo, o sumo de laranja não faz mal, desde que não consumido em excesso! Se beber todos os dias, sugiro fazer o sumo de 1 laranja grande ou 2 mais pequenas e juntar água! Eu por exemplo junto água fresca e sabe-me optimamente.

    ResponderEliminar
  7. O meu pai é médico e dizia-me que muita fruta pode provocar diarreias, principalmente sumos de laranja.. Mas eu nunca gostei muito de frutas por isso não houve grande problema ehe

    ResponderEliminar
  8. Há muito tempo que tomo, em casa, sempre sumo de laranja ao pequeno-almoço e, ao contrário do que dizem em mutios comentários, uma laranja boa (ou seja, sumarenta) dá um copo. É certo que não é um copo gigante nem para "matar a sede", mas como sumo de laranja serve. E, querendo mais, é acrescentar um pouco de água e gelo. Já sei que os benefícios são praticamanete nenhuns e que devia comer a laranja inteira, mas acho que, para uma criança, uma laranja deve chegar.

    ResponderEliminar
  9. SÓ FAZ É BEM. Diga lá Joana, há 20 anos atrás controlavam-se essas coisas? e é por isso que estamos cheios de doenças? claro que se beber 2 litros de sumo de laranja, pode ''cair'' mal ao organismo... mas se é um copo aqui outro ali qual o mal??? no meu tempo também punha terra na boca quando brincava no campo e garanto que sou muito saudável. é tempo de não se cometerem exageros com as crianças, há que dar-lhes o que é puro, e o que é bom. é nesses pormenores que os preparamos para tudo. se forem complicadinhos, o que ganham com isso? e atenção, não estou a dizer que a joana é complicadinha. acho é alguns dos comentários perfeitamente despropositados! é muito bom a sua filha gostar dessas coisas, ter as suas preferências então é excelente. a minha filha tem 4 anos e é praticamente vegetariana, não suporta a carne nem o peixe, nem sequer o seu cheiro. de modo que a sua alimentação é a base de legumes, verduras. por conselho pediátrico sei o que lhe devo dar para repor a proteína. e é super saudável! :) beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Todos os dias faz mal sim sra.
    Laranja pode soltar os intestinos e como é ácida pode fazer mal ao estômago... É melhor mesmo insistir noutro tipo de sumos, e tentar dar o de laranja só dia sim dia não, por exemplo.

    ResponderEliminar
  11. Joana,
    Ao que parece muito sumo de laranja não é bom. Sim, bem sei que se é fruta achamos que é saudável, mas tenho lido que nem tanto.
    Ao fazeres sumo de laranja secalhar consome 2/3 frutas, que se transformam praticamente em açúcar (ainda que mais natural). Não está a consumir a fibra, somente o açúcar.
    Duas vezes por dia, pessoalmente acho demasiado sumo de laranja. Tenta diluir ou então triturar de modo a que consuma também a fibra, pelo menos vai buscar mais alguma coisa de bom.
    É só uma opinião, claro, vale o que vale. Nada! LOL

    ResponderEliminar
  12. Olá.
    A minha filha de 4 anos sempre teve muita prisão de intestinos. Na verdade não é bem prisão, ela fazia força para nao fazer por ter as fezes muito duras e isso a magoar. A dica da pediatra dela foi dar-lhe sumo de laranja todos os dias. Todos os dias de manhã, ao pequeno almoço, junto o sumo de uma laranja acabadinha de espremer. Desde aí todos os dias vai à casa de banho e nunca mais se queixou de fezes muito duras. Presumo que a pediatra não lhe fosse recomendar algo que fizesse mal...

    ResponderEliminar
  13. Nossa, adorei o site de vocês e essa matéria entao está ótima!
    Eu sou apaixonada em suco de laranja mas preciso ficar mais esperta, né?
    Estou seguindo uma dieta que todo dia pela manha tem presença de um suco, nada sólido, e achei nesse site aqui ótimas receitas, em portugues mesmo (bem completo). Confira depois.

    ResponderEliminar