8.21.2016

Dorme a noite toda!

A Luísa dorme a noite toda, praticamente desde que veio para casa. Sim, é bom. Sim, é meio caminho andado para eu não ficar completamente xexé da cabeça. Da Isabel nunca foi assim, apesar de ter chegado a fazer 7 horas num dia (muito) bom. Só ao fim de um ano e tal é que soubemos o que era isso de dormir uma noite seguida, mas ainda assim nunca aconteceu muitas vezes.

A Luísa dorme e a Isabel acorda. Uma, duas, três vezes. Mais. Com o calor, com pesadelos, com tosse, porque sim, porque precisa de mim. Às vezes custa, outras vezes não custa. A Luísa compensa. Quando (ou "se") deixar de compensar, lá terei de me adaptar a essa realidade e andar cá e lá, a fazer piscinas. Se acontecer penso numa solução, não vale a pena sofrer por antecipação. A Isabel não quer vir dormir connosco, na nossa cama, gosta de ter o seu espaço. Eu vou lá. Às vezes aceita que seja o pai. Às vezes pede leitinho. Às vezes adormece antes de eu lá chegar com o dito. Às vezes fico a dormir com ela. Às vezes dorme a noite toda e eu rejuvenesço mil anos.

A Luísa... a Luísa mama muito durante o dia, mas durante a noite dorme. Adormece às 22h-22h30 para o sono grande, às vezes volto a dar-lhe mama por volta das 7h, se a acho mais irrequieta, e depois volta a dormir mais duas ou três horas. Já chega a fazer 12 horas. Já me disseram: "mas isso é porque o teu leite é bom". Sim, o meu leite é bom. É uma verdade. Mas o leite das outras mães também é. Todos os leites são bons (são raras as excepções). Ou todos (quase todos) podem ser bons, se fizerem uma coisa chamada livre demanda, sem horários e sem restrições. Se a pega estiver bem feita, se procurarem apoio de pessoas especializadas, se confiarem em vocês. Quanto mais o bebé mamar, mais leite é produzido. Agora... se é (só) por isso que a Luísa dorme? Não é. É dela. Quantos bebés são amamentados em livre-demanda e não dormem a noite toda? Quantos bebés bebem leite de fórmula e não dormem a noite toda? Não tenho explicação para ela dormir bem, fico toda contente, mas sei que a qualquer momento pode deixar de dormir assim (lembro-me sempre do caso da Irene, da Joana Gama).

A minha questão é: como faço para ela dormir também bem as sestas? Eheh Estou a brincar! :) Ela dorme bem, tem é de ser ao colo ou em andamento. Ou de mama na boca. Se a deito, acorda. Juro que não me estou a queixar, tenho noção da sorte que me saiu na rifa! 



Sigam-me no instagram@JoanaPaixaoBras
e o @aMaeequesabe também ;)

7 comentários:

  1. A minha piolha também era assim...das 20h30 às 9h da manhã seguidinhas, quase desde que nasceu.. Mas depois mandava-me a mim fazer sestas.. 20 minutinhos de cada vez e já era com sorte! hehe Mas sim, sai-nos a sorte grande quando dormem de noite, compensa bem as noites bem dormidas!!! Beijinhos e que a princesa continue assim!! :)

    ResponderEliminar
  2. No meu caso o mais velho dormiu a noite toda desde os 2.5 meses. O mais novo também... Mas só até aos 5 meses. Depois achou que petiscar durante a noite é que era bom, uma ou duas vezes no mínimo! Está com 8 meses, mama em livre demanda a partir do momento que estou em casa, também já janta sopa e fruta e nem que coma dose dupla dorme a noite toda! Há 3 meses que não durmo uma noite completa (só quando viajei em trabalho). Mas pronto, é a vidinha!

    ResponderEliminar
  3. O meu tem 2 semanas a mais que a Luisinha. Ao início dormia sozinho no berço 3 ou 4h. Depois deixou de dormir....só ao colo. Comecei a fazer a livre demanda (a conselho teu Joana) e agora adormece as 23h e acorda as 6horas ( uma média, as vezes mais outras menos). Salvo excepções só adormece no ovo ou na maminha. Não me queixo, podia ser muito pior!!!

    ResponderEliminar
  4. Joana.. a minha baby tem 2 meses e 10 dias.. e aos poucos tb começou a dormir mto bem à noite.. so ainda n consigo é adormece-la cedo.. :/ mas quando pega no soninho.. faz 5/6h seguidas.. mama e dps faz mais 3/4h seguidas.. o que para mim já é MTO BOM.. Durante o dia.. tb só quer é colinho e maminha (por ela a toda a hora) .. nao pega na chucha nem por nada.. o que dificulta na luta contra o sono...
    Mas das noites realmente.. nao me posso queixar... (por enquanto.....)
    Bjnhs adoro o blog

    ResponderEliminar
  5. O meu filho dormiu pela primeira vez a noite toda no dia em que fez 2 meses,na altura pensei que tinha sido só uma excepção, mas NUNCA mais acordou a meio da noite para comer e passou a dormir as noites inteiras (já tem 8 anos). Durante o dia... pois... também não fazia as sestas dos "bebés normais". A grande questão é: e precisam de as fazer? A Luísa não dorme, mas mostra precisar? Estou a perguntar porque eu debati-me com a mesma questão. Era uma carga de trabalhos pô-lo a dormir durante o dia até que parei para perceber como é que ele se sentia e a verdade é que ele ficava desde os 2 meses horas acordado durante o dia, mas bem disposto e eu ajustei-me. Fazia uma sestinha a meio da manhã (20m) outra um bocadinho maior depois do almoço e por vezes (só por vezes) adormecia mais um pouquito ao final da tarde. Mas claro, porque se notava que estava com os "sonos em dia", sempre bem disposto. Não sei se é esse o caso. Só falo nisto porque tal como as pessoas adultas os bebés não têm todos as mesmas necessidades (de dormir, comer, etc)Se este não for o caso da Luísa, tem que ir lidando com essa "dificuldade", mas é sempre bom experimentar. Comigo correu tudo muito melhor quando deixei de insistir e parei para ver como ele reagia e a verdade é que depois de dormir uma noite inteira, ele não precisava de tantas sestas, nem de tanto tempo de sesta.

    ResponderEliminar
  6. Oh eu da minha primeira filhota só passado dois anos e que voltei a dormir uma noite inteira, acordava imenso, agora da segunda até que dormia mais ou menos bem umas 4h seguidas, agora ultimamente não sei se é calor ou não está sempre a acordar.... Tenho de ter paciência.... 😴😴😴😴😴👧👧👧😁

    ResponderEliminar
  7. Pois ... O meu acorda umas 10 vezes a meio da noite (só dorme bem das 21as 3 na melhor das hipóteses) mas sestas também não são com ele (e se não dorme é um berreiro de sono que só visto) acho que tenho de me resignar e aceitar que ele não dorme bem... Acho que ele pensa que tem coisas mais importantes para fazer ;) tem 5 meses by the way :)
    Anónima Catarina

    ResponderEliminar