8.11.2015

A minha filha é porcalhota?

Juro que pensava que isto só lhe ia dar lá para os 8 anos.

- Isabel Alicia vai lavar os dentes!
- Já vou!
- Isabel Alicia, a mãe está a mandar!
- Mãe, agora não posso!
- Mas já há uma semana que não podes, Isabel Alicia. Daqui a pouco quem não pode com o cheiro dos teus dentes são os bichos que já aí montaram acampamento, Isabel Alicia.
- Oh mãe!!!
- E alguns vão ficar sem-abrigo porque os teus dentinhos vão cair todos, Isabel Alicia.

(Nota: a minha filha não se chama Isabel Alicia. Só Isabel, mas para estes efeitos, bem que dava jeito ter um segundo nome. Não esta combinação (desculpem-me as Isabéis Alicias desta vida, que serão só uma ou duas no mundo, espero).

Afinal a fase de não estar nem aí para os dentes a ganharem bicharada começa mais cedo. Não a consigo enganar. Nem sempre foi assim. Dantes adorava! Comprei uma dedeira, molhava apenas em água e a miúda adorava quando lhe esfregava as gengivas. Ria-se que nem uma perdida. Bastava dizer-lhe "vamos lavar os dentes", que ela fazia um som como se estivesse a bochechar, que lhe ensinei.

Depois, comprei uma escova macia da Chicco, própria para crianças e nos primeiros tempos ainda a conseguia enganar, com uma pasta com sabor a morango. Depois, só lhe interessava chupar aquilo e recusava-se terminantemente a que lhe escovasse os dentes. Comecei a dar-lhe a escova para a mão, para se entreter e de vez em quando lá ia a chata (eu) tentar fazer o serviço bem feito: passar pelo menos uma vez nos dentes.

Saquei uma aplicação para o tablet - chamada Talking Angela - que basicamente é uma gata que replica a nossa voz, a quem damos comida, damos banho, pomos a dormir, etc (o maior sucesso com a sobrinha Laura, de 4 anos). Acha um piadão à parte de lhe lavar os dentes. Mas depois quero replicar com ela e nada.



Cerra a boca, logo depois de chupar a pasta. Diz "nã, nã". E pronto. Resultado: está há dias sem lavar os dentes.

Alguma técnica para tornar este momento numa coisa aliciante?

15 comentários:

  1. Estamos com o mesmo problema cá em casa com os dentes (e a parte de pensar que um segundo nome nestas alturas dava jeito também mas fico por Isabel Maria!)
    Depois de uns dias a teimar com ela percebi que vinham ai uns dentinhos novos, acabei por dar o desconto de se puder sentir desconfortável... E com pouco é melhor que nada dou-lhe a dedeira para a mão e deixá-la brincar e roer, discretamente vou tentando ajudar a esfregar, mas se não der ao menos o gel já chegou aos dentes para ajudar a limpar :)

    ResponderEliminar
  2. Também estou com esse problema. A piquena antes adorava lavar os dentes. Troquei-lhe a escova porque a outra já tinha 6meses e agora é um castigo. Diz que dói! Com alguma paciência lá lhe vou conseguindo esfregar mas não é tanto como eu queria. Há-de passar esta fase... Dps há-de vir outra 😝. Beijinhos pras 4.

    ResponderEliminar
  3. O meu houve uma fase assim e a verdade é que essa fase de vez enquando volta, o que resultou com ele foi que inventei uma canção para lavar os dentes ... Outra das coisas que acha graça é lqvarmos os dentes os dois ao mesmo tempo e pelo meio a mamã lá faz umas macacadas.
    Mas a dias que só deixa esfregar uma vez e pronto dou.lhe um desconto ...

    ResponderEliminar
  4. Cláudia Costa1:09 da manhã

    Com a Margarida há dias que sofremos desse mesmo problema e a única forma de ela nos abrir a boca para escovar os dentes é fazer chorar um bocadinho (como ela é de birrinhas é fácil) depois lá se começa a rir com cócegas nas gengivas.. ��

    ResponderEliminar
  5. Aqui é fácil! técnicas que usei e uso:

    - lavas a mim e eu a ti ;
    - vamos imitar o pai? ;
    - canto uma música relacionada com os dentes (sempre inventada, já prometi escrever uma e decorar) algo do género " escova escova o dentinho, para ficar bonitinho... Escovamos em baixo à esquerda..." Ela ouve sempre com atenção e deixa lavar.

    Também vai prendendo às vezes ou dá em chupar .. Mas só tem dois anos! Há que ter paciência!


    Regra principal : não stressar! Se não lava bem hoje, lavara amanhã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui tambem foi assim...
      E normal! Sao fases... da-lhe a autonomia vais ver que passa...
      Hoje e uma guerra, mas e porque eu quero lavar-lhe os dentes a seguir e ele julga que ja e profissional!
      A musica ca em casa era a seguinte: https://www.youtube.com/watch?v=q7HgnoSH3QA

      Eliminar
    2. Obrigada pelas dicas! Hoje já foi um bocadinho melhor, sem choros! :)

      Eliminar
  6. Antes de mais, só faz se assim entender, ok? Apenas lhe vou dar uma sugestão baseada na minha experiência como mãe e na minha profissão com crianças:
    1º NUNCA deixe de lhe lavar os dentinhos, mesmo que ela não queira. Ao insistir em algo que é muito importante para a saúde dela irá fazê-la entender que a mãe é quem manda, e se ela insiste é porque assim tem de ser (mas nunca deixe de lhe dizer que é para ter sempre os dentinhos mais lindos e brilhantes do mundo, e coisas assim do género);
    2º Quando falo em insistir eu não me refiro a fazer a menina sofrer abrindo-lhe a boca e coisas assim. Que horror! Vá lavando aos poucos. Por exemplo: se lhe conseguir lavar só os dentinhos da frente hoje, ótimo! E, depois, felicite-a por ter deixado a mamã lavar-lhe aqueles 2 ou 3 dentinhos. Com o tempo vá pedindo para lavar os outros dentinhos, com calma, nem que seja para ela ficar com os dentinhos lindos de uma princesa ou fada! Verá que ela acabará por ir cedendo. E a cada conquista (nem que seja um só dente mais) vá felicitando-a!
    3º Compre-lhe sempre pastas "saborosas" (a minha filha também a chupava quando era mais pequenina, e nunca teve problemas. É preferível isso do que não lhe lavar os dentes) e escovas de dentes coloridas e, se possível, com bonecos. É sempre um sucesso com as crianças!
    Boa sorte com esta nova etapa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade: as propostas de lavar os seus dentes com ela e de lhe cantar músicas relacionadas com esta tarefa são super fantásticas! Por acaso eu também fiz o mesmo. A minha música era tão simples: "Lava, lava, lava! Esfrega, esfrega, esfrega! Que cheirinho... (inspirava, como se estivesse a cheirar) a limpeza!".
      Ainda hoje, volta e meia, a minha filha, com 4 anos, me pede que lhe cante a música enquanto ela lava os dentinhos.

      Eliminar
  7. Lavem ao mesmo tempo, as crianças adoram imitar os adultos...

    ResponderEliminar
  8. hahahahah que maximo ^_^ As minhas adoram lavar os dentes, se as deixo lavam os dentes 10 vezes no dia :)
    Mas sao porcalhotas noutras coisas, dao puns super altos e a descarada a frente de qualquer um, e riem-se por faze-lo... Arrotam a grande, e a baby agora decidiu que cuspir e super divertido, ate quando esta a comer -.-' Valha-me o senhor que e quem pode....

    ResponderEliminar
  9. Nós lavamos todos os mesmo tempo. Ela adora imitar-nos. O mais importante é persistência e paciência! :)

    ResponderEliminar
  10. Cá em casa a Laura adora lavar os dentes, felizmente!
    Vê-nos a lavar e pede também para lavar os dela! Primeiro escovo-os eu ou o pai e depois deixamo-la brincar um bocadinho com a escova!
    Também temos o conjunto da Chicco... Já li que era bom, já li que era mau... A pasta tem um cheirinho mais apelativo para as crianças que as de mentol, por isso não stresso muito... Primeiro há que habituá-los a uma rotina, depois vemos as concentrações de flúor...

    ResponderEliminar
  11. Musicas, lavar simultaneamente, etcetc, como ja disseram. Eu sou sincera - qd a palhaçada n resulta, se tiver estado mais de um dia sem deixar lavar, inclino-a contra mim e lavo à mesma. Ela resmunga ao inicio mas retomo as palhaçadas e esquece-se q n queria lavar os dentes. aí pela idade da isabel aprendeu a bochechar e passou a achar + piada. dizes q tem dentes a romper, é por isso q n deixa. Dói. Tenta c a dedeira ou uma compressa, mas deves continuar a higienizar pq a gengiva nessas alturas acumula mts residuos alimentares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tentar ensiná-la a bochechar! Boa ideia.

      Com as músicas já está a correr um bocadinho melhor! :) Obrigada

      Eliminar