1.30.2015

Filha gaga ou ciciosa?

Quando estava grávida, dava por mim a imaginar vezes sem conta a carinha da minha bebé. A sonhar com o cheiro, a pele quentinha. Tinha curiosidade em saber como seriam os olhos dela, a boca, o nariz, a cor do cabelo.

Mas uma das maiores pulgas atrás da orelha era a de como seria a voz da Isabel.
A primeira vez que chorou, foi das coisas mais lindas de sempre, e tal como num filme, acalmou com o som da minha voz.

Nos primeiros meses, parecia um ratinho, tal era a suavidade dos esgares e do choro.

Depois, ouvi a primeira gargalhada. A primeira foi a dormir no meu colo, uma emoção sem igual. Na segunda vez (e a que conta) estava com a Joana Gama e as miúdas na piscina e até chorei.

Com uns 5 meses, já "cantava" quando eu cantava e imitava as minhas expressões, coisa que derrete qualquer coração. Tenho gravado, um dia mostro.

Agora palra imenso mas ainda não consigo perceber bem a sonoridade da voz... Será calminha e doce? Ou forte e despachada?

Agora o que gostava mesmo de saber é se irá herdar alguma das deficiências de fala dos pais. Ainda estava grávida e a brincar dizíamos que a Isabel ia ser gaga e ciciosa, o melhor de dois mundos: a mãe é gaga, o pai é cicioso. 

Que eu saiba, a gaguez não se "pega", mas a verdade é que a minha melhor amiga da primária andou uns tempos gaga à minha conta. Já ser ciciosa, duvido. Só se for de vez em quando, para gozar com o pai, como eu.

Se tiver estes ou outros problemas de fala, das duas uma: ou aprende a conviver com eles e fica desinibida e descomplexada como os paizinhos dela ou vai para a terapia da fala. Fiz terapia uns longos anos e melhorei imenso (sim, eu era gaga ao ponto de precisar de bater com a mão na perna para a palavra sair). Verdade, verdadinha.

Como será que vai ser a voz dela? E será que vai ser afinadinha? Queremos tanto que fiquem bebés no nosso colo para sempre mas queremos tanto vê-los crescer! Que esquizofrenia!

2 comentários:

  1. Mónica Serrano5:44 da tarde

    A gaguez e o sigmatismo (ou ceceio, em pt-br - distorção de sons como o ss, z, etc) não se pegam, mas ambos poderão ser transmitidos hereditariamente. Porém, não significa que a Isabel terá necessariamente qualquer uma dessas perturbações. De qualquer forma, é importante estar atento e consultar um terapeuta da fala caso notem que há algo de errado.
    Não se trata de ir ao terapeuta da fala apenas por a criança não se sentir bem por ser gaga ou por distorcer sons, mas sim de recorrer a este profissional para evitar que o problema (qualquer que ele seja - gaguez, problema na fala, rouquidão, dificuldade na alimentação, dificuldades na leitura e/ou na escrita) traga consequências negativas para a criança e até que dê origem a outros problemas.
    Mónica Serrano (terapeuta da fala)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela explicação, muito útil, Mónica! Já sei a quem recorrer se for preciso. Um beijinho!

      Eliminar