Ui! Coto! O raio do coto!
Lembro-me perfeitamente da Irene ter vindo com a mola no tal coto umbilical. A mola que parecia daquelas herméticas que se compram no Ikea para fechar pacotes de bolachas ou sacos de congelação.
O Frederico (mê marido) estava sempre doido que aquilo caísse porque dizia que a miúda ficava "horrivel assim", "parecia extraterrestre" e tinha sempre medo de a magoar.
Nota: Aquela pele está morta. Não magoamos coisa alguma. A não ser que pressionemos a mola contra a barriga, isso deve doer. Se fizermos isso na nossa barriga com uma mola de roupa, também é normal que doa (não na minha, nem devo sentir de tão flácida que está).
Temos é de tratar muito bem da higiene do coto por causa do pedaço de pele que está vivo e que estará na parte anterior à mola.
Coto umbilical com álcool?
Durante muitos anos (ainda estamos num momento de viragem) a teoria foi a de limpar com algodão ou uma compressa esterilizada o coto umbilical com álcool, para evitar possíveis infecções e para queimar a pele, de maneira a que caia mais depressa. Não era um álcool qualquer, é álcool a 70% que pode ser comprado tanto nas farmácias como na secção deste tipo de coisas no hipermercado.
Agora, a teoria é outra. Diz-se que o álcool é muito agressivo e desnecessário. O ideal será lavar o coto umbilical (a parte anterior à mola) no banho (ou com as compressas, se for um banho à gato), tal como o resto do bebé, sendo o mais importante assegurar que fica muito bem seco, para não criar fungaria e coisas do género por causa da humidade. E pronto. Nada mais. Naturalmente cairá o coto umbilical.
Foi o que fiz e gostei. Com o meu irmão mais velho, fizemos com álcool e esta experiência parece-me muito mais natural e agradável. Se fosse o nosso coto umbilical com esta idade, o que preferíamos fazer? Também me parece.
É normal que nas maternidades ainda aconselhem o uso do álcool porque as actualizações do pessoal não são assim tão frequentes em relação às novas recomendações/directivas.
Resposta aqui da campeã: Comigo correu muito bem só lavar no banho e secar muito bem. Não precisei do álcool e preferi assim.
O meu bebé acabou de fazer 5 meses e utilizei álcool e correu bem caiu ao fim de 4 dias. Já com o meu primo foi com agua no banho e secar bem e começou a cheirar mal. Acho que é das tais coisas que depende de bebe para bebe
ResponderEliminarCom a minha filhota (5 meses daqui a uns dias) tb só Lavei bem e sequei dps do banho. Já veio para casa meio seco e ao 5° dia caiu..
ResponderEliminarA minha também tem cinco meses, e também só lavei no banho e sequei muito bem, ao quarto dia caíu. Julgo que depende de hospital para hospital e de pediatra para pediatra porque a minha mandou-me ir comprar o álcool para cair mais depressa mas nem foi preciso.
ResponderEliminarEu limpei com álcool mas punha num cotonete e passava só na zona à volta do coto ao de leve e correu bem :)
ResponderEliminarAqui foi álcool embora se ele viesse para casa eu fosse usar água. Correu muito bem, caiu ao terceiro dia, se bem me lembro, e o umbigo ficou lindo!
ResponderEliminarcom as minhas duas fiz a lavagem so com agua (a a mais velha faz 8 anos dentro de dias)...das duas ja vinha meio seco da maternidade e espero que deste seja igual!
ResponderEliminarNa Alemanha nem no hospital usaram álcool. Em casa também não usei... Tinha um desefetante para a emergência, pois aqui nem se vende álcool (nem na farmácia encontras, para poderes comprar tens que fazer uma lista de justificações queneles achem plausíveis para te venderem). Nunca usei, resultou lindamente.
ResponderEliminar