6.20.2018

Lavar os dentes é uma festa!

Não tenho a melhor relação do mundo com dentes e dentistas. Ou não tinha. Já vos disse aqui, fiquei quase 4 anos sem ir a um dentista. Infelizmente, fiquei um bocado traumatizada com as extrações dos dentes do siso e nunca mais lá pus os pés, nem para tirar o último que tinha de ser retirado (sim, sim…) Claro que deu asneira e estou a desvitalizar um dente.

Não quero que as minhas filhas tenham a relação que eu tive com os dentes e com os dentistas. Comecei desde cedo a lavar-lhes a boca – à Isabel ainda comprei uma daquelas dedeiras de silicone, quando lhe nasceu o primeiro dente, com 9 meses. Com a Luísa já passava compressas molhadas com água, ainda ela não tinha dentes. Assim que começaram a ter curiosidade em agarrar a escova e em imitar-nos, passei-lhes as escovas para a mão. No caso da Isabel, sempre foi fácil, no fim da lavagem, dar “uma de mão”, ou seja, lavar eu mesmo a sério. A Luísa dá um bocadinho mais de luta, mas paciência. O que tem de ser tem muita força.

Ajudou, desde sempre, ter pastas a saber a fruta (apesar de só passar o tamanho de uma unha do mindinho delas na escova ou até menos) – chegámos a tentar um sabor menta mas odiaram – e escovas coloridas. Trocamos bastante de escovas de dentes, ou porque deformam um bocado ou porque não se torna muito higiénico. Lavamos todas as manhãs e todos os dias a seguir ao jantar. Quando eu me esqueço e já estou a caminho do quarto para lhes contar a história, elas são as primeiras a lembrar-me! Até a Luísa, no seu português macarrónico, se faz perceber muito bem com “détes!”. Quando tudo isto entra na rotina, não há como falhar. Tenho de ir com elas em breve ao dentista – a Isabel foi aos 2 anos quando partiu o dente da frente; a Luísa nunca foi. Acho muito importante criar-lhes bons hábitos. Com os dentinhos não se brinca, mesmo! [Eu que o diga quando tive a minha primeira dor de dentes a sério há um mês. Credo! Apanhava-me o cérebro, mal conseguia abrir os olhos, um horror! (parecia as velhotas no autocarro a queixarem-se, agora).]




Neste momento, estamos a experimentar umas novas escovas e pasta de dentes de uma marca norueguesa, a Jordan, que tem pastas e escovas para todas as idades. Não sei se já se cruzaram com elas no Continente, são muito fixes! Gostei do design da escova dos 0-2 anos mais larga na base, bastante ergonómica, com silicone, para que agarrem com maior facilidade e não escorregue. A dos 3-5 anos já tem um formato mais convencional, mas com desenhos de animais - a Isabel tem a do hipopótamo. As pastas, além de apelativas visualmente, com animais, têm 1450 ppm (flúor) e estão totalmente livres de sulfatos, o que me tranquiliza muito.

Por enquanto, é uma festa lavar os dentes (ainda não chegaram à fase mais porquita da adolescência, graças ao senhor!) mesmo tendo um temporizador, que vem com a escova da Isabel, para assegurar que ficam ali tempo suficiente.

E vocês? Quais são as vossas rotinas dentárias? É uma luta para eles lavarem os dentes ou arranjam estratégias porreiras?











O temporizador da discórdia (irmã mais nova a boicotar)

Já está, mãe! (a mãe agora vai só espreitar para ver se ficou tudo impecável e dá mais uma de mão)

A Isabel, a ser perfeccionista (e as tatuagens “do Portugal”?! lol) 

*post escrito em parceria com a Jordan



Sigam-nos também no Instagram:
E nos nossos pessoais:

8 comentários:

  1. A rotina é desde sempre, ou que têm um dentinho para lavar, lavar de manhã e à noite. Na escola tb fazem umas tentativas de lavar a seguir ao almoço, mas não sei se cumprem ma íntegra. Sem falhas desde os 3 anos, dentista de 6 em 6 meses para limpeza geral e revisão.

    ResponderEliminar
  2. A escova dos 0-2 tem dois pontinhos no meio para se ver quanta pasta é presciso.. Uso desde sempre no meu bebe

    ResponderEliminar
  3. O meu mais velho de 4 ano, não teve muita sorte com os dentes, já teve várias cáries e de desvitalizar um dente. Também temos todos os cuidados com a lavagem, até lava na escola após o almoço, mas ainda assim é a predesposicao dele. Lá por casa também trocamos de escovas com regularidade e como recentemente troquei a minha escova de plástico por uma de bambu, as próximas dos miúdos vão ser assim também. As escovas que deitamos fora com tanta facilidade ainda vão sobreviver a várias gerações... Agora tenho tido mais essa consciência e procuro mudar alguns hábitos.

    ResponderEliminar
  4. Por aqui, no início a minha filha achava piada a lavar os dentes, depois houve uma fase que não queria. Andamos a tentar arranjar uma forma para que ela lavasse sem que tivesse que haver choro. Um dia o meu marido inventou uma música, tipo lenga-lenga, ela achou piada e aí passou a ser mais fácil. Até que, com o passar o tempo, a rotina foi-se estabelecendo, sem ser já precisa a lenga-lenga. Aquela resistência dela passou. E acertámos na pasta! Experimentámos algumas e a que ela utiliza agora é a única que ela gosta.

    ResponderEliminar
  5. Por aqui o meu filhote também usa escova da jordan. Acho a forma fantástica para ele pegar. Quanto a pasta sempre usei de mentol por isso não tenho grandes stresses com os sabores. Usa uma da Colgate com neutralizadores de açúcar, mas as vezes também pede para lavar com a nossa. O pediatra disse que desde que não seja branqueadora (geralmente são muito abrasivas) e tenha uma boa dose de flúor tanto faz e ele adora ficar com a boca fresquinha. Desde que ele nasceu que lhe limpava a gengiva e a língua com a ponta da fralda de pano e comecamos a escovar assim que nasceu o primeiro dente, como criou logo o hábito nunca fez grandes dramas sabe que faz parte e pronto. Também já nos lembra quando nos esquecemos...

    ResponderEliminar
  6. Nunca tivemos problemas em lavar os dentes e já foram várias vezes ao dentista. Por indicação desta continuamos a ser nós a fazer parte da lavagem, ela diz que só a partir dos 8/9 anos é que eles deverão lavar sozinhos.

    ResponderEliminar
  7. Por aqui sempre foi tranquilo mas também nao acho que tenha de ser necessariamente uma festa. Faz parte da rotina, como tomar banho ou vestir o casaco antes de sair. Desde cedo estabeleci horas certas e não descuti a situação com eles.. é assim e pronto! Sou um bocadinho ditadora nestas questões da rotina. Lol

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Joana Gama e Joana Paixao Brás. Podem, por favor, se o copo que consta na imagem (com as escovas de dentes) também é da Jordan? Onde é que consigo encontrá-lo? Obrigada. ��

    ResponderEliminar