É engraçado como, mesmo tendo estado no mesmo forno e tendo os mesmos pais, elas são tão diferentes em tantas coisas. Também no desfralde me parece que vão ser. Por esta altura, a Isabel fazia cocó na sanita ou no penico (que usou pouco tempo) e já estava lançada no desfralde. A Luísa começa agora a ganhar interesse em ir à sanita fazer chichi mesmo que não faça nada (fez uma vez, fizemos uma festa com aplausos e tudo e deve ter ficado tão orgulhosa que agora vai lá imensas vezes). Mesmo não fazendo, o interesse já é óptimo, claro. E é giro ver o papel da irmã mais velha nas mais pequenas coisas e nas conversas que vão tendo. A irmã ensinou-a a subir para o banquinho e a virar-se ao “contáio” (sim, que a Luísa escalava a sanita e chegou a enfiar um pé lá dentro) e agora diz que já não precisa de redutor, tal como a irmã.
Começámos já a usar cueca-fralda durante o dia e vai à casa de banho sempre que pede. Na hora da brincadeira, também já limpa o rabinho do bebé ou das bonecas com as Kandoo (calma, que elas voltam para a caixa, nada se estraga): já sabe abrir e fechar a caixa na perfeição e aquelas mãos sapudinhas conseguem tirar as toalhitas uma a uma. Toalhitas essas que são descartáveis pela sanita!
A grande novidade cá em casa – mas que não posso ter à mão de semear, senão usavam até para limpar janelas - são as toalhitas Aquas que dão para qualquer fase e até para bem antes do desfralde: são excelentes, por exemplo, para recém-nascidos e têm 99% de água, sem qualquer tipo de perfume ou fragância. Basicamente são tão suaves que dão para qualquer parte do corpo e para qualquer idade (já experimentei para desmaquilhar e são óptimas) e ainda são biodegradáveis, também descartáveis pela sanita, o que é uma excelente notícia!
É tão bom vê-las a limparem a boca uma à outra e a terem momentos de grande cumplicidade, quando não estão a arrancar olhinhos. 😅 Vejam o vídeo:
E agora é esperar por ela e pelo verão para passarmos às cuecas. Que seja tudo sempre uma brincadeira, sem pressão. E com a irmã por perto, a ajudar.
*post escrito em parceria com a Kandoo
Sigam-nos também no Instagram:
E nos nossos pessoais:
Noto o mesmo com os meus dois rapazes, ambos de Dezembro. O mais velho em maio estava a fazer o desfralde que correu super bem e foi bastante rápido. O mais pequeno já andamos a tentar há algum tempo e só agora está a aprender a controlar melhor, mas ainda com bastante incidência de erro! Ou seja, estamos ainda numa fase mais inicial enquanto que com o outro já nos estávamos a preparar para deixar as fraldas de noite! São mesmo diferentes uns dos outros! Boa sorte para vocês!
ResponderEliminarO meu tem 26 meses mas não quer sanita, nem redutor, nem bacio. Alguma mamã com dicas giras para incentivar o desfralde?
ResponderEliminarEsperar que ele esteja preparado.
EliminarNão tenha pressa....o tempo dele vai chegar. Acima de tudo não o pressione.
EliminarNão é ideia assim muito espetacular mas com o meu de 2 anos e meio consegui que começasse a fazer xixi na caixa de plástico que uso para lhe dar banho (lavar o cabelo). Um dia ele pediu para sair do banho para fazer xixi e eu como achei que fosse só por ter visto o irmão a fazer disse, olha faz aí! E ele fez! Agora quando se lembra do xixi quando já está na água faz lá... Achou graça. Óbvio que já não uso essa caixa para o lavar! Arranjei outra :)
ResponderEliminarAconselho o livro "posso espreitar a tua fralda?", da minutos de leitura. É uma história simples que entendem facilmente desde cedo. Tem umas fraldas que dá para abrir e fechar que fazem a delícias dos mais pequenos e pode ser um incentivo ao desfralde 😊
ResponderEliminarA minha filha mais nova, de 2 anos, adora esse livro e começou o desfralde dias depois. É mesmo muito giro! Ela queria fazer como o ratinho e os outros animais e lá se interessou pelo bacio. Agora faz metade dos cocós e chichis no bacio e outra metade no chão mas já pede para ir ao bacio de vez em quando. Vamos ver se dá certo o desfralde.
Eliminar