6.26.2018

Estamos a começar o desfralde da Luísa


É engraçado como, mesmo tendo estado no mesmo forno e tendo os mesmos pais, elas são tão diferentes em tantas coisas. Também no desfralde me parece que vão ser. Por esta altura, a Isabel fazia cocó na sanita ou no penico (que usou pouco tempo) e já estava lançada no desfralde. A Luísa começa agora a ganhar interesse em ir à sanita fazer chichi mesmo que não faça nada (fez uma vez, fizemos uma festa com aplausos e tudo e deve ter ficado tão orgulhosa que agora vai lá imensas vezes). Mesmo não fazendo, o interesse já é óptimo, claro. E é giro ver o papel da irmã mais velha nas mais pequenas coisas e nas conversas que vão tendo. A irmã ensinou-a a subir para o banquinho e a virar-se ao “contáio” (sim, que a Luísa escalava a sanita e chegou a enfiar um pé lá dentro) e agora diz que já não precisa de redutor, tal como a irmã.

Começámos já a usar cueca-fralda durante o dia e vai à casa de banho sempre que pede. Na hora da brincadeira, também já limpa o rabinho do bebé ou das bonecas com as Kandoo (calma, que elas voltam para a caixa, nada se estraga): já sabe abrir e fechar a caixa na perfeição e aquelas mãos sapudinhas conseguem tirar as toalhitas uma a uma. Toalhitas essas que são descartáveis pela sanita!

A grande novidade cá em casa – mas que não posso ter à mão de semear, senão usavam até para limpar janelas - são as toalhitas Aquas que dão para qualquer fase e até para bem antes do desfralde: são excelentes, por exemplo, para recém-nascidos e têm 99% de água, sem qualquer tipo de perfume ou fragância. Basicamente são tão suaves que dão para qualquer parte do corpo e para qualquer idade (já experimentei para desmaquilhar e são óptimas) e ainda são biodegradáveis, também descartáveis pela sanita, o que é uma excelente notícia!

É tão bom vê-las a limparem a boca uma à outra e a terem momentos de grande cumplicidade, quando não estão a arrancar olhinhos. 😅 Vejam o vídeo:



E agora é esperar por ela e pelo verão para passarmos às cuecas. Que seja tudo sempre uma brincadeira, sem pressão. E com a irmã por perto, a ajudar.


*post escrito em parceria com a Kandoo





Sigam-nos também no Instagram:
E nos nossos pessoais:

7 comentários:

  1. Noto o mesmo com os meus dois rapazes, ambos de Dezembro. O mais velho em maio estava a fazer o desfralde que correu super bem e foi bastante rápido. O mais pequeno já andamos a tentar há algum tempo e só agora está a aprender a controlar melhor, mas ainda com bastante incidência de erro! Ou seja, estamos ainda numa fase mais inicial enquanto que com o outro já nos estávamos a preparar para deixar as fraldas de noite! São mesmo diferentes uns dos outros! Boa sorte para vocês!

    ResponderEliminar
  2. O meu tem 26 meses mas não quer sanita, nem redutor, nem bacio. Alguma mamã com dicas giras para incentivar o desfralde?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperar que ele esteja preparado.

      Eliminar
    2. Não tenha pressa....o tempo dele vai chegar. Acima de tudo não o pressione.

      Eliminar
  3. Não é ideia assim muito espetacular mas com o meu de 2 anos e meio consegui que começasse a fazer xixi na caixa de plástico que uso para lhe dar banho (lavar o cabelo). Um dia ele pediu para sair do banho para fazer xixi e eu como achei que fosse só por ter visto o irmão a fazer disse, olha faz aí! E ele fez! Agora quando se lembra do xixi quando já está na água faz lá... Achou graça. Óbvio que já não uso essa caixa para o lavar! Arranjei outra :)

    ResponderEliminar
  4. Aconselho o livro "posso espreitar a tua fralda?", da minutos de leitura. É uma história simples que entendem facilmente desde cedo. Tem umas fraldas que dá para abrir e fechar que fazem a delícias dos mais pequenos e pode ser um incentivo ao desfralde 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha filha mais nova, de 2 anos, adora esse livro e começou o desfralde dias depois. É mesmo muito giro! Ela queria fazer como o ratinho e os outros animais e lá se interessou pelo bacio. Agora faz metade dos cocós e chichis no bacio e outra metade no chão mas já pede para ir ao bacio de vez em quando. Vamos ver se dá certo o desfralde.

      Eliminar