Não tenho a melhor relação do mundo com dentes e dentistas. Ou não tinha. Já vos disse aqui, fiquei quase 4 anos sem ir a um dentista. Infelizmente, fiquei um bocado traumatizada com as extrações dos dentes do siso e nunca mais lá pus os pés, nem para tirar o último que tinha de ser retirado (sim, sim…) Claro que deu asneira e estou a desvitalizar um dente.
Não quero que as minhas filhas tenham a relação que eu tive com os dentes e com os dentistas. Comecei desde cedo a lavar-lhes a boca – à Isabel ainda comprei uma daquelas dedeiras de silicone, quando lhe nasceu o primeiro dente, com 9 meses. Com a Luísa já passava compressas molhadas com água, ainda ela não tinha dentes. Assim que começaram a ter curiosidade em agarrar a escova e em imitar-nos, passei-lhes as escovas para a mão. No caso da Isabel, sempre foi fácil, no fim da lavagem, dar “uma de mão”, ou seja, lavar eu mesmo a sério. A Luísa dá um bocadinho mais de luta, mas paciência. O que tem de ser tem muita força.
Ajudou, desde sempre, ter pastas a saber a fruta (apesar de só passar o tamanho de uma unha do mindinho delas na escova ou até menos) – chegámos a tentar um sabor menta mas odiaram – e escovas coloridas. Trocamos bastante de escovas de dentes, ou porque deformam um bocado ou porque não se torna muito higiénico. Lavamos todas as manhãs e todos os dias a seguir ao jantar. Quando eu me esqueço e já estou a caminho do quarto para lhes contar a história, elas são as primeiras a lembrar-me! Até a Luísa, no seu português macarrónico, se faz perceber muito bem com “détes!”. Quando tudo isto entra na rotina, não há como falhar. Tenho de ir com elas em breve ao dentista – a Isabel foi aos 2 anos quando partiu o dente da frente; a Luísa nunca foi. Acho muito importante criar-lhes bons hábitos. Com os dentinhos não se brinca, mesmo! [Eu que o diga quando tive a minha primeira dor de dentes a sério há um mês. Credo! Apanhava-me o cérebro, mal conseguia abrir os olhos, um horror! (parecia as velhotas no autocarro a queixarem-se, agora).]
|
|
Neste momento, estamos a experimentar umas novas escovas e pasta de dentes de uma marca norueguesa, a
Jordan, que tem pastas e escovas para todas as idades. Não sei se já se cruzaram com elas no Continente, são muito fixes! Gostei do design da escova dos 0-2 anos mais larga na base, bastante ergonómica, com silicone, para que agarrem com maior facilidade e não escorregue. A dos 3-5 anos já tem um formato mais convencional, mas com desenhos de animais - a Isabel tem a do hipopótamo. As pastas, além de apelativas visualmente, com animais, têm 1450 ppm (flúor) e estão totalmente livres de sulfatos, o que me tranquiliza muito.
Por enquanto, é uma festa lavar os dentes (ainda não chegaram à fase mais porquita da adolescência, graças ao senhor!) mesmo tendo um temporizador, que vem com a escova da Isabel, para assegurar que ficam ali tempo suficiente.
E vocês? Quais são as vossas rotinas dentárias? É uma luta para eles lavarem os dentes ou arranjam estratégias porreiras?
|
O temporizador da discórdia (irmã mais nova a boicotar)
|
|
Já está, mãe! (a mãe agora vai só espreitar para ver se ficou tudo impecável e dá mais uma de mão) |
|
A Isabel, a ser perfeccionista (e as tatuagens “do Portugal”?! lol) |
*post escrito em parceria com a Jordan
Sigam-nos também no Instagram:
E nos nossos pessoais:
A rotina é desde sempre, ou que têm um dentinho para lavar, lavar de manhã e à noite. Na escola tb fazem umas tentativas de lavar a seguir ao almoço, mas não sei se cumprem ma íntegra. Sem falhas desde os 3 anos, dentista de 6 em 6 meses para limpeza geral e revisão.
ResponderEliminarA escova dos 0-2 tem dois pontinhos no meio para se ver quanta pasta é presciso.. Uso desde sempre no meu bebe
ResponderEliminarO meu mais velho de 4 ano, não teve muita sorte com os dentes, já teve várias cáries e de desvitalizar um dente. Também temos todos os cuidados com a lavagem, até lava na escola após o almoço, mas ainda assim é a predesposicao dele. Lá por casa também trocamos de escovas com regularidade e como recentemente troquei a minha escova de plástico por uma de bambu, as próximas dos miúdos vão ser assim também. As escovas que deitamos fora com tanta facilidade ainda vão sobreviver a várias gerações... Agora tenho tido mais essa consciência e procuro mudar alguns hábitos.
ResponderEliminarPor aqui, no início a minha filha achava piada a lavar os dentes, depois houve uma fase que não queria. Andamos a tentar arranjar uma forma para que ela lavasse sem que tivesse que haver choro. Um dia o meu marido inventou uma música, tipo lenga-lenga, ela achou piada e aí passou a ser mais fácil. Até que, com o passar o tempo, a rotina foi-se estabelecendo, sem ser já precisa a lenga-lenga. Aquela resistência dela passou. E acertámos na pasta! Experimentámos algumas e a que ela utiliza agora é a única que ela gosta.
ResponderEliminarPor aqui o meu filhote também usa escova da jordan. Acho a forma fantástica para ele pegar. Quanto a pasta sempre usei de mentol por isso não tenho grandes stresses com os sabores. Usa uma da Colgate com neutralizadores de açúcar, mas as vezes também pede para lavar com a nossa. O pediatra disse que desde que não seja branqueadora (geralmente são muito abrasivas) e tenha uma boa dose de flúor tanto faz e ele adora ficar com a boca fresquinha. Desde que ele nasceu que lhe limpava a gengiva e a língua com a ponta da fralda de pano e comecamos a escovar assim que nasceu o primeiro dente, como criou logo o hábito nunca fez grandes dramas sabe que faz parte e pronto. Também já nos lembra quando nos esquecemos...
ResponderEliminarNunca tivemos problemas em lavar os dentes e já foram várias vezes ao dentista. Por indicação desta continuamos a ser nós a fazer parte da lavagem, ela diz que só a partir dos 8/9 anos é que eles deverão lavar sozinhos.
ResponderEliminarPor aqui sempre foi tranquilo mas também nao acho que tenha de ser necessariamente uma festa. Faz parte da rotina, como tomar banho ou vestir o casaco antes de sair. Desde cedo estabeleci horas certas e não descuti a situação com eles.. é assim e pronto! Sou um bocadinho ditadora nestas questões da rotina. Lol
ResponderEliminarBom dia Joana Gama e Joana Paixao Brás. Podem, por favor, se o copo que consta na imagem (com as escovas de dentes) também é da Jordan? Onde é que consigo encontrá-lo? Obrigada. ��
ResponderEliminar