9.26.2018

Aos 4 anos deixam de fazer sesta na escola? Como assim?

A Irene começou por andar numa escola que incentivava o desfralde de todos os pequeninos (2,5 anos) ao mesmo tempo. Tirava-lhes as fraldas, levava-os à casa de banho ao mesmo tempo e ficavam lá "tempo suficiente" até ou terem feito xixi e cocó ou então para a educadora ter achado que já seria suficiente. Quando tinham cocó e não avisavam, eram repreendidos dizendo "cheiras mal e não disseste nada?" - o que não acho porreiro, mesmo que seja com um pseudo-sorriso. 

Se as crianças têm ritmos diferentes para aprender a comer, gatinhar, andar... a uniformização destes timings nas escolas é por mais algum motivo do que por logística? 

Pergunto se não será uma grande violência (educadoras incluídas por terem de cumprir normas com as quais poderão não se identificar) obrigar crianças a seguirem um determinado ritmo que não o seu e verem que determinados colegas já estão aptos e que elas nem por isso. Verem os amigos que fazem  xixi na sanita (porque até beberam mais líquidos de manhã) a receber um aplauso e elas (que ou não se sentem seguras para o fazer ou que não beberem líquidos de manhã) a não serem aplaudidas, mas com um tom menos eufórico a dizer "não faz mal, fica para a próxima"

Mesmo que fisicamente já estejam preparadas - o que também é relativo de criança para criança, o controlo "dos esfíncteres" - por que não ter em consideração todos os factores psicológicos que levarão uma criança a não querer ou não conseguir fazer o desfralde? E de fazer xixi em frente aos colegas e cocó, virados uns para os outros nas casas de banho, por exemplo, nesses momentos?

Calculo que não seja assim em todo o lado, claro.  Para se fazer xixi e cocó, tal como em nós, adultos (para algumas pessoas, só em "adultos" é que temos direito a ser pessoas), é preciso sentirmos segurança, calma e... pasmem-se... vontade! Há adultos que odeiam ou não conseguem evacuar no local de trabalho, estamos a "obrigar" as crianças a fazerem-no para quê? E quando dá mais jeito nas rotinas de "trabalho" nas escolas?

Do que temos medo? Temos medo que usem fraldas para sempre? Se não for por uma questão de logísticam qual é o motivo?  Se o problema também for os custos das fraldas, creio que há mais pais a terem vontade de levar as fraldas para as escolas do que a que os filhos sejam pressionados a deixarem de as usar para que o custo não se alargue por mais anos.



A Irene ainda precisa de fazer sesta. E, ao que parece, na maioria das escolas - espero ouvir muitos relatos do contrário aqui em baixo nos comentários - aos 4 anos já não há grande abertura (ou nenhuma) para pôr os miúdos a dormir. Há muitos que já não precisam (e é verdade, bem sei) e, por isso, os que precisam têm de ser separados do grupo e ir dormir com os mais pequeninos (e haver esta hipótese já é fantástico porque já não é muito comum). Claro que os filhos cujos que os pais dizem que têm que ir, na hipótese em cima, vão "chorar muito" porque são separados do grupo mas, acima de tudo, porque têm sono e têm que ir dormir. A birra de sono só se aplica quando estão em casa com os pais? 

Fala-se de um "período de transição" e daí as crianças, nesta fase em que a sesta já não é incentivada - antes até pelo contrário - andarem a cair de sono ao final da tarde e de chorarem por tudo e por nada e adormecerem em 3 segundos quando se deitam na cama. Será? Será um período de transição? Ou será um período de privação de sono que é tão crucial ao desenvolvimento da criança (e que até lhe chamaria um direito) até ela estar efectivamente preparada para deixar de fazer a sesta como, talvez, a maioria das crianças da sua idade? 

Obrigar as crianças todas a não fazerem sesta aos 4 anos ou não haver soluções adequadas e uma atenção e carinho redobrado às que precisem é o equivalente a determinar uma quantidade igual de comida a ser ingerida por todos à hora de almoço. Só que numa das situações morrem neurónios e não se processam aprendizagens e criam-se imagens negativas relativamente à escola e à sociabilização. 

As crianças, quando não dormem o suficiente, têm os mesmo problemas que os adultos: não funcionam, estão cansados, irritadiços, não conseguem gerir as suas emoções... Será isto importante no dia a dia de uma criança de 4 anos? Dormir o suficiente? A sua saúde? A sua felicidade? 

Sabemos que nesta idade (4 anos) há a necessidade (lá está, pegando nas generalizações que é também por onde as escolas se guiam para os prós de não fazerem sestas) de 12 a 14 horas de sono.

Para as fazer, levantando-se às 7h, a criança terá de se deitar às 19h para fazer as 12h. Para se levantar às 8h terá de se ter deitado às 20h.

E se for uma criança que precise das 14h?

Para se levantar às 7, teria que se deitar às 17h. A maior parte dos pais sai do trabalho entre as 17h e as 18h e terá ainda de contar com a deslocação até chegar à escola. Convém que as crianças jantem e até que estejam um pouco com a sua família, digo eu.

Isto de não haver sesta tem outra questão que não a logística?

Como mãe percebo que haja decisões que vamos tomando e que nem sempre são do interesse directo da criança, mas estamos a falar de uma rotina e ao longo de, pelo menos, um ano. Sendo que há crianças que continuam a precisar de sesta aos 5 anos também e outras até mais tarde.

A Irene tem muita sorte porque a escola dela tem aberto a excepção e está rodeada de pessoas que a tratam com muito carinho e atenção, mas nem quero imaginar a quantidade de crianças que andará privada de sono durante a semana noutras escolas, por não haver opção e cujos pais não conseguem passar tempo de qualidade com elas por terem que as por a dormir cedo, ou porque ainda têm que gerir as emoções de ambas as partes. E isto com o triplo da dificuldade só porque alguém algures achou que aos 4 anos a regra é não haver sesta. 

Escrevo isto para que mais pais saibam que estão certos quando sentem que os seus filhos precisam de uma sesta mesmo que já tenham 4 anos. Escrevo isto para que mais pais possam fincar pé junto das escolas dos filhos para abrirem excepções e quiçá até para criarem soluções que não tratem estes casos como excepções, mas como crianças sem regras aplicadas aos timings do seu desenvolvimento.

E se as crianças não quiserem ir dormir, mas tivermos a certeza que precisam, quem somos nós afinal? Os pais ou o quê? É ganharmos tempo a pensar numa forma criativa que faça com que a criança queira ir fazer a sesta. Hoje a Irene foi fazer a sesta porque expliquei que só assim daria para irmos jantar a casa de uma amiga, senão teria que a deitar muito mais cedo e não daria tempo. Isto é com a Irene, sei que não são todos assim.

Creio que o dever das escolas, as escolas que dizem tanto em tanto lado que se preocupam com o bem-estar geral da criança devem INCENTIVAR as sestas nas crianças que precisem, criando as condições IDEAIS para o fazerem. 

Talvez a escola ideal não exista, mas isso não quer dizer que não tentemos evoluir todos em conjunto. Como a escola onde está a Irene que ouve os pais e que vai encontrando soluções e vai melhorando o que vai sendo necessário. 




35 comentários:

  1. A minha filha deixou de fazer sesta aos 3 anos quando mudou da creche para o colégio onde está agora. Têm um periodo de transição e só dorme quem quer. Ao principio tinha muito sono ao final da tarde, mas depressa se habituou ao novo ritmo. Não me choca que deixem de dormir a sesta. Lá aos 4 anos ja ninguem dorme a sesta e no nosso caso específico, acho que já não lhe faz falta.
    beijinhos,
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Concordo totalmente que as crianças façam a sesta da tarde, se ainda necessitarem de o fazer. Se bem que eu, enquanto adulta, se me perguntassem se queria fazer a sesta diria, também, que sim eheh.
    Mas do que tenho visto e ouvido, essa não é a regra, mas a excepção. Se considerarmos o exemplo da escola pública, que não permite a sesta na pré-escola (onde entram crianças a partir dos 3 anos), diria mesmo que a maioria das crianças deixa de fazer a sesta da tarde muito cedo. Nas grandes áreas suburbanas muitas das crianças não têm vaga aos 3 anos, mas penso que, no resto do país, a regra é entrarem logo aos 3 anos (se os pais assim o entenderem). Logo, assim que a criança faz os 3 anos, deixa de fazer a sesta. Conheço casos em que essa imposição foi de enorme violência para as crianças.
    No colégio (privado) da minha filha os meninos e as meninas de 3 anos ainda dormem a sesta, mas os de quatro já não, só em situações excepcionais e pontuais. E quase todos os colégios que conheço têm a mesma filosofia. Por isso, penso que a situação que a Joana descreve (e que seria a ideal - respeitar as necessidades das crianças) é mesmo a excepção :(.

    ResponderEliminar
  3. Na escola onde os meus filhos andaram só os finalistas (5 anos) é que não fazem sesta, quer dizer, se quiserem dormem mas não os incentivam a isso, como preparação para a primária onde não podem mesmo dormir.
    Nas escolas públicas creio que não é permitido mesmo, por falta de instalações e funcionários para os acompanhar. Da mesma forma que sempre ouvi que as crianças já devem ter o desfralde feito quando entram na pré nos 3 anos. Mas estou a falar de cor, os meus só entraram na pública na primária por isso não apanhei essa parte.

    ResponderEliminar
  4. Concordo Joana. A minha filha tem 4 anos e necessita muito de fazer a sesta. A noite nunca conseguimos deita-la cedo, saímos tarde do trabalho e tentamos estar sempre um pouco em família. Seria muito complicado, se não dormisse de tarde, estaria muitas horas sem descansar e não seria nada saúdavel. Como ela, muitas crianças que tem os pais a sairem cedo de casa e a chegar tarde.
    Beijinhos
    Vânia

    ResponderEliminar
  5. Se pedir na escola para o seu filho usar uma casa de banho individual ou para o deixarem andar todo o dia de fralda e não lhe fazerem o desfralde porque é essa a vossa vontade, admira-me que a escola diga que não.

    ResponderEliminar
  6. Na pré-primaria onde a minha filha andou e por opção da educadora ( na mesma escola outras educadoras não o faziam ) no primeiro ando que andou lá , e devido a maioria vir das creches e virem habituados a fazer sesta, ela tinha alguns dias estipulados em que dormia a sesta . Geralmente todos queriam , os que não quisessem ficam a “ ler” uma história para os outros poderem descansar . Ao longo do ano foi diminuindo gradualmente a quantidade de dias que dormiam a sesta.
    E sempre que haviam actividades especiais na escola , descansavam sempre para poderem desfrutar com maior qualidade das actividades .
    Ia busca-la as 18h +/- e muitas vezes chegava a escola e ela estava a dormir , enquanto os outros miúdos brincavam ou viam um filme . Mesmo na hora do prolongamento as animadoras que ela teve sempre foram receptivas as necessidades deles .
    Mas conheço muitas escolas e casos em que os miúdos ou aguentam ou simplesmente caem de sono assim que o carro começa a andar.

    ResponderEliminar
  7. As escolas públicas realmente não contemplam sestas, sendo esta uma norma a partir dos 3 anos pois as escolas não têm sequer espaços físicos a pensar no sono,apresentam escassos recursos humanos para vigiar e proporcionar as mesmas. Esta foi uma das razões que me levou a optar por escolas privadas para os meus filhos, nesta, eles podem dormir até aos 5,a partir da salinha dos 5 é feito o "desmame",mas sempre a pensar primeiro na criança.Este processo é essencialmente a pensar no 1 ciclo.O meu mais velho de 4 anos já não dorme, por opção nossa mas principalmente por ele. Com o mais novo, com 2 anos, não sei como será mas fico muito mais segura em saber que posso pelo menos optar e não ser obrigada a.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é só na pública. A minha filha está no privado e não dormem sesta a partir dos 3 anos. E não lhe faz falta nenhuma.

      Eliminar
  8. Na escola dos meus filhos (valência de creche e pré-escolar) dorme-se até ser necessário. Ninguém vai "dormir com os pequeninos" (até porque as turmas de pré-escolar são mistas). Os meninos que não dormem vão fazer outras atividades, noutra sala.É uma das muitas razões que nos fez optar por aquela escola.
    Dizer que vai "Dormir com os pequeninos" parece-me muito mais negativo que o desfralde em grupo, numa idade em que eles gostam de frizar que são crescidos e autónomos e que "Não são pequeninos".
    Na escola dos meus garotos fazem o desfralde em grupo, mas não me choca minimamente. Acho sinceramente que, apesar de poder ser feito de diferentes formas em diferentes escolas, a Joana talvez esteja a ver essa situação com um "filtro de negativismo"... Ou até posso ser eu que estou a ser demasiado positiva... Passo a explicar... Na escola dos garotos o desfralde vem no seguimento de um ritual de higiene, de uma rotina. Todos os dias há o momento de higiene em que os bebés mudam a fralda e lavam as mãozinhas no wc. A pouco e pouco, há bebés que começam mais cedo a ter curiosidade pelas mini sanitas e mostram sinais de estar prontos. As educadoras falam sempre com os pais e questionam a família para que coordenem ações num desfralde simultâneo. Quando os primeiros bebés começam a desfraldar, outros ficam curiosos e também se querem sentar. Daí a estarem todos sentados "como crescidos" é muito rápido, mesmo que passem meses sem nunca fazer nada e coloquem a fralda a seguir. Um dos meus filhos passou um ano "nessa brincadeira". Sentava, às vezes fazia, outras não... Voltavam a pôr a fralda, sem pressões.Foram observando as fraldas secas e molhadas e os ritmos fisiológicos do pequeno e na altura certa tirámos a fralda e nunca mais usou.
    Em relação às educadoras quererem desfraldar para terem menos trabalho... Não sou educadora, mas parece-me um pouco injusta uma afirmação dessas... A minha perceção é a de que desfraldar uma criança dá um trabalho gigantesco!! Muda-se muita roupa e limpam-se muitos descuidos escatológicos durante uns bons tempos!! Aliás, conheço quem tenha evitado fazer o desfralde das suas crianças porque ia mudar de emprego dali a poucos meses e preferiu "passar a batata quente a outra colega"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por norma isso está relacionado com o desfralde precoce. O meu filho desfraldou aos 3 anos e 4 meses a pedido. Desde os três anos que falávamos sobre isso, já lhe tinha comprado as cuecas e ele sabia onde estavam. Mas dizia sempre que não queria, queria a fralda. Um dia disse-me de manhã ao vestir e trocar fralda: mãe, não quero fralda, quero cuecas. Não houve nenhum acidente, pediu sempre para ir a casa de banho. Uma semana depois fez o desfralde nocturno. Em total deve ter molhado as cuecas/calças umas três vezes durante o dia por estar a brincar e não ter chegado a tempo a retrete e umas cinco a noite. É sempre em períodos complicados ou de doença física ou de mudança de rotinas. O problema é fazer o desfralde quando nós achamos que deve ser. Segui-me pelo Brazelton que é muito claro: é uma decisão da criança.

      Eliminar
    2. Por norma isso está relacionado com o desfralde precoce. O meu filho desfraldou aos 3 anos e 4 meses a pedido. Desde os três anos que falávamos sobre isso, já lhe tinha comprado as cuecas e ele sabia onde estavam. Mas dizia sempre que não queria, queria a fralda. Um dia disse-me de manhã ao vestir e trocar fralda: mãe, não quero fralda, quero cuecas. Não houve nenhum acidente, pediu sempre para ir a casa de banho. Uma semana depois fez o desfralde nocturno. Em total deve ter molhado as cuecas/calças umas três vezes durante o dia por estar a brincar e não ter chegado a tempo a retrete e umas cinco a noite. É sempre em períodos complicados ou de doença física ou de mudança de rotinas. O problema é fazer o desfralde quando nós achamos que deve ser. Segui-me pelo Brazelton que é muito claro: é uma decisão da criança.

      Eliminar
    3. Por norma isso está relacionado com o desfralde precoce. O meu filho desfraldou aos 3 anos e 4 meses a pedido. Desde os três anos que falávamos sobre isso, já lhe tinha comprado as cuecas e ele sabia onde estavam. Mas dizia sempre que não queria, queria a fralda. Um dia disse-me de manhã ao vestir e trocar fralda: mãe, não quero fralda, quero cuecas. Não houve nenhum acidente, pediu sempre para ir a casa de banho. Uma semana depois fez o desfralde nocturno. Em total deve ter molhado as cuecas/calças umas três vezes durante o dia por estar a brincar e não ter chegado a tempo a retrete e umas cinco a noite. É sempre em períodos complicados ou de doença física ou de mudança de rotinas. O problema é fazer o desfralde quando nós achamos que deve ser. Segui-me pelo Brazelton que é muito claro: é uma decisão da criança.

      Eliminar
  9. Olá Joana. Já leste estas regras gerais de horas de sono recomendadas (já em 2015?)
    https://www.sleepfoundation.org/press-release/national-sleep-foundation-recommends-new-sleep-times

    ResponderEliminar
  10. Na escola onde a minha pequenina anda é dada liberdade à criança para dormir ou não, seja de que idade for. Mas sei de vários casos em que não é assim, infelizmente, mesmo nos 3 anos!

    ResponderEliminar
  11. http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT90275

    ResponderEliminar
  12. So falta mesmo sugerir que assinem a petição que anda a circular nas redes sociais, para que este assunto possa ser reavaliado: http://peticaopublica.com/mobile/pview.aspx?pi=PT90275

    ResponderEliminar
  13. A minha filha mais velha tem 5 anos e na escola e em casa ainda dorme a sesta. Ainda me perguntam...mas a tua filha ainda dorme a sesta? Como vai ser no próximo ano?
    E eu respondo...logo se vê, ela agora precisa é de dormir a sesta!

    ResponderEliminar
  14. De acordo. O meu ainda faz e continuará a fazer, pelo que vejo... Mas ele está num jardim em que os grupos são mistos (nas idades, dos três aos seis anos).
    A vantagem destes jardins é também essa: os miúdos podem seguir o seu ritmo, porque há quase sempre outras crianças mais atrás e outras mais à frente no desenvolvimento. E assim muitas coisas deixam de ser um drama.

    ResponderEliminar
  15. Subscrevo. Mas infelizmente a regra é ainda mais grave (na minha ótica). A obrigatoriedade de sesta deixa de existir aos 3 anos, e nao aos 4 anos. Segundo as normas as instituições não são obrigadas a ter condições, entenda-se salas para dormir, a partir da sala dos 3 anos, inclusive.
    E o que verifico com a minha filha é que a vamos buscar e ela adormece já no carro entre a escola e a casa.
    E onde fica o banho? O jantar? O tempo de convívio com os pais?
    Creio que uma sesta depois do almoço, por muito pequena que fosse, seria muito produtiva e necessária para as nossas crianças.

    ResponderEliminar
  16. Concordo plenamente contigo! Trabalho num colégio privado e somos 100% a favor da sesta! A turma dos 4 anos dorme toda menos 2 crianças por decisão dos pais.
    E, se calhar somos excepção, temos também metade da turma dos 5 anos a fazer sesta por decisão com os pais.
    Achamos que proporcionar-lhes a sesta é tão importante como lhes dar de comer.
    Claro que até nos 4 há crianças com menos necessidade de a fazer, algumas acabam por não adormecer todos os dias, mas o simples irem descansar um bocadinho ajuda a recuperar energias para o resto do dia de escola.

    ResponderEliminar
  17. O meu filho tem 3 anos foi este ano para o pré escolar, estava habituado a dormir grandes sestas 3h no mínimo de tarde...e com esta mudança mal o vou buscar a escolinha senta no carro e adormece logo...dorme até o dia seguinte não janta,não ha banho e não conseguimos estar com ele a conversar ao final da tarde, espero que seja uma fase de transição e ele se consiga adaptar a esta nova realidade. Está na escola pública e infelizmente não há pessoas e meios físicos para as crianças que precisam dormir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é uma atrocidade que estão a fazer ao seu filho. Tenho uma tia educadora de infância há mais de 30 anos no pré-escolar que põe os meninos a dormir se notar que eles precisam. A escola é numa zona carenciada com poucas condições, mas com boa vontade e acima de tudo respeito pelas crianças tudo se faz. Não há dormitório e não é suposto dormirem, mas há uma manta grande e umas almofadas onde os meninos podem dormir e dormem mesmo com luz e barulho...porque precisam! Não é ideal, mas a solução possível para não privar as crianças de sono...

      Eliminar
  18. Cátia ribeiro10:40 da tarde

    Joana sou e ducadora à 11 anos e ficaria surpreendida com a quantidade de pais que contrariam esta sua frase:"creio que há mais pais a terem vontade de levar as fraldas para as escolas do que a que os filhos sejam pressionados a deixarem de as usar para que o custo não se alargue por mais anos." 😒
    Em relação às sestas, continuo a achar uma atrocidade privarem os miúdos das sestas! Mesmo os ditos "finalistas"!! Precisam de um ano para se "habituarem a não dormir?"oh please!!!
    Na antiga escola onde o meu filho andava a partir dos 4 não dormiam porque "já eram uns crescidos!!"...😖 Ou melhor :"oh mãe, se estivesse no público também não dormia!" E eu respondi: pois obviamente, que é por isso que escolhi esta escola!!!
    Caem num ridículo de desculpas, sem pés nem cabeça, para justificar uma exigência por parte das direções!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É educadora há 11anos

      Eliminar
    2. Faz-me imensa confusão educadores não saberem escrever.

      Eliminar
    3. Faz-me mais confusão pessoas picuinhas que se prendem a pormenores e não à mensagem...

      Eliminar
  19. Já não me lembro em que idade o meu deixou de dormir a sesta, não foi algo que me marcou e ele foi para o público com 4 anos. Já eu, se fosse possível, ainda dormia uma horinha...
    Sandra

    ResponderEliminar
  20. A política no colégio (privado) dos meus filhos é deixarem de dormir aos 4 anos. Mas em última análise, quem decide a final são pais (lá está, privado) em função das necessidades de cada filho. A mais velha dormiu quase até aos 5 - depois ficava acordada e começou a ir ao recreio com os amigos, naturalmente. O mais novo deixou logo aos 4, porque - apesar de precisar - ficava tristissimo e a chorar, a pensar que era um castigo, pelo que não o obriguei a ir. claro que nos primeiros meses quase nem jantava, que às 19:00 apagava no sofá e só acordava no dia seguinte.
    Em férias e com os avós, nem têm hipótese: sesta e assim será até aos 30 anos :).
    E eu continuo a dormir, sempre que posso, lá em casa, dormimos todos ! (somos ribatejanos, sempre se dormiu !).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coitados dos seus filhos. Lá porque gosta de dormir a sesta, não significa que eles também gostem. Tenho 27 anos e não consigo dormir de dia há muitos anos.

      Eliminar
    2. 27 anos e tão pouca inteligência... coitados porquê?
      Comentário idiota....
      Isabel

      Eliminar
  21. Os meus três filhos aos quatro anos passaram por essa fase, mas foi só até ao Natal, depois passa!
    Já eu tenho 44 anos e preciso de dormir a sesta e durmo! Mesmo só tendo uma hora para o almoço, arranjo maneira de ir até ao carro dormir quinze minutos...

    ResponderEliminar
  22. No infantário dos meus filhos a sesta é considerada como uma prioridade até aos 5 anos. Deitam todos os meninos à mesma hora mas a hora do despertar já não é imposta, conforme vão acordando podem levantar-se porque defendem que nem todos necessitam da mesmas horas de sono. Dizem também que os de 5 anos são os que mais refilam por serem obrigados a deitar mas depois são os que adormecem primeiro e os que tem que ser acordados pelos mais pequenos . A partir dos 3 anos são salas com grupos de meninos de 3, 4 e 5 anos, o que no inicio me assustou mas depois percebi que os mais pequenos desenvolvem a imitar os maiores e estes ajudam os mais pequenos a desenvolver algumas tarefas. Tenho uma menina de 3 anos que ainda me faz sestas de 2 a 3 horas e o de 10 ao fim de semana se vai com a irmã dorme tanto como ela. para mim, dormir bem chega a ser mais importante nestas idades do que comer bem.

    ResponderEliminar
  23. A minha filha de 4 anos anda na pública e não faz sesta desde os 3 anos, no início foi muito difícil porque vinha de uma escola em que fazia e chegava a casa adormecia mesmo antes de jantar e assim ficava até o outro dia, no entanto devo dizer que a escola onde anda tem umas caminhas que colocam à parte se a criança pedir para dormir mas já se sabe uma criança que brinca não vai pedir para dormir claro!!
    Infelizmente estamos numa sociedade em que nos temos de adaptar ao que há e à carteira de cada um...

    ResponderEliminar
  24. Esta é uma questão que me revolta muito. A questão é que existe uma liberdade na imposiçao de regras para as escolas públicas e privadas.Os colégios particulares têm as suas próprias regras, as escolas públicas ou IPSS têm de seguir as regras do Ministério da Educação. Ou seja,as crianças são reféns do sistema.Porque nem todos os pais têm oportunidade de colocar os seus filhos em colégios particulares para poderem fazer as escolhas consoante as necessidades dos seus filhos. É injusto é serem as crianças a pagar.

    ResponderEliminar
  25. No colegio dos meus filhos dormem todas as crianças até aos 5 anos.
    No ano passado, o meu filho iniciou o primeiro ano no ensino publico. Quando chegava da escola e pedia para dormir um bocadinho as educadoras preparavam um catre onde dormia uma meia horita.
    Estou muito feliz com esta atenção para com as crianças que frequentam o atl desta instituição.
    Um pouquinho de descanso a meio da tarde sabe sempre bem!

    ResponderEliminar