12.11.2015

Coisas que devia ter feito mais cedo.

Já escrevi um post sobre "coisas que não vou repetir com um segundo filho", mas este é ligeiramente diferente. Deixem-me só ir ler o outro para ter mesmo a certeza... Ok! É mesmo diferente.

Coisas que deveria ter feito mais cedo e que vou fazer mais cedo para a próxima:





  • mudá-la para a cama normal
Feita parva, demorei imenso tempo a tirá-la do berço. Todas os bebés têm o timing deles (ou pais), mas no nosso caso, a Irene andava a dar cabeçadas feita estúpida há meses (mesmo com o contorno do berço) e pontapés e ainda hoje não entendo por que é que demorei tanto. 
  • baixar o volume do intercomunicador
Por causa do stress de não a ouvir, tinha sempre o intercomunicador no máximo, por isso até ouvia a baba a escorrer, se ela dormisse de boca aberta. Se eles precisarem de nós fazem-se ouvir ao ponto de não termos de ter o intercomunicador no máximo, de certeza. Andava eu a stressar-me com barulhinhos de nada e a acordar milhares de vezes... 
  • borrifar para os babygrows e usar pijamas
Tão mais prático e fica tão mais gira! Não entendo a magia dos babygrows, a sério! Especialmente aqueles que têm as molas atrás (wtf?) como já escrevi aqui
  • deixar de lhe dar comida entre as refeições
Ficava sempre muito preocupada por ela não comer bem ao almoço e ao jantar, mas continuava a dar-lhe pão o dia inteiro e bolachinhas, não fosse a miúda ter fome... 
  • cortar-lhe eu mesma o cabelo
Andou a miúda parecida com o MacGyver demasiado tempo por não querer arriscar...
  • introduzir o segundo prato
Esteve a miúda a rejeitar sopa por estar desinteressada da textura... E, afinal, queria era variedade.
  •  mudar para toalhas maiores
Limpar um bebé maior com aquelas toalhas de recém-nascido com capuz... É uma tortura! E para os dois!
  • jogar às escondidas
Houve algo em mim que me impediu de vê-la como uma companheira para brincadeiras demasiado complexas. Afinal já podíamos andar a brincar às escondidas há taaaanto tempo...
  • comprar sapatos
Sim, é parvo ver um bebé de sapatos se não anda, mas andar com ele na rua com 4 pares de meias para não ter frio nos pés também... 


E vocês? 

2 comentários:

  1. Aviso já que me vou inspirar fortemente nesta publicação para fazer uma no meu blog ;) Inspiramos-nos sempre nos melhores, não é?!
    Enquanto não sai o post, cá vai uma lista grande do que eu faria de forma diferente:

    Tinha sido eu a decidir de que forma queria amamentar a minha filha.
    Não deixava que me impingissem mamilos de silicone ou de borracha, sem fazer todas as tentativas que achasse necessárias para a amamentar da forma mais natural possível.

    Sempre que as enfermeiras me fizessem perguntas que eu considerasse inconvenientes como: "Este ovo não é novo pois não?" ou "Qual é a sua profissão?", perguntaria que relevância teria esse pormenor para o bem-estar e saúde da minha filha.

    Não deixaria que me dissessem que não podia amamentar a minha filha sem ser num local próprio. Isto, quando ela estava a chorar de fome e o "local próprio" ficava algures depois de um labirinto de ruas, demasiado complexo para uma mãe num estado de ansiedade acentuada.
    Colocaria a minha filha a dormir mais cedo no quarto dela. Assim que a coloquei a dormir no parque, no seu quarto, ela passou a dormir muito melhor. E nós também. Foi com 12 meses, mas podia ser mais cedo.

    Não gastaria metade do dinheiro em cremes caríssimos para a pele e para o corpo. Não usei nem metade e tive que deitá-los fora (por causa da validade).
    Amamentaria com maior regularidade.
    Tentei seguir a regra de 2 em 2 ou 3 em 3 horas e creio que a minha filha precisava de mamar muito mais. Se fosse hoje, dava de mamar sempre que a Lara quisesse.

    Comprava menos roupas com antecedência. Principalmente nos primeiros meses em que a roupa deixa de servir em semanas. Comprei coisas que nunca chegou a usar porque, quando lhe serviram, a estação do ano já não era a adequada. Por mais que se queira aproveitar as épocas de saldos, não vale mesmo a pena comprar com tanta antecedência.
    Compraria intercomunicador mais cedo.
    Aproveitei um cheque prenda para comprar um, já a Lara tinha 12 meses e fez toda a diferença na minha tranquilidade.

    Não tinha comprado antes porque achava que, num apartamento pequeno não era preciso , mas era.
    passei a ver filmes descansada e a dormir muito mais tranquilamente. Antes, estava sempre alerta a qualquer som o que perturbava grandemente o meu descanso. Devia ter comprado o intercomunicador logo que a Lara nasceu.

    ResponderEliminar
  2. Muitas das coisas que fiz, se voltasse atrás, mesmo que quisesse mudar, não mudava, faria tudo de novo mas uma coisa só mudava: Tirava o máximo de tempo permitido de licença de maternidade. Arrependi-me imenso tirar apenas os 4 meses, porque achei que faria falta no trabalho ( Não, não fiz falta nenhuma!).
    Não stressava tanto com a amamentação, apesar de ter corrido bem, mas se tivesse relaxado mais teria prolongado mais a maminha! (Aprendi tudo sozinha, foi puro instinto, não tive ninguém a dar-me orientações...infelizmente!)
    Outra coisa fundamental que mudava: Teria sido Mãe mais cedo... é que agora é complicado para ir ao segundo, já estou a ficar fora do prazo! Mas adorava dar um mano / mana ao Gui!

    ResponderEliminar