10.01.2019

Não sei que atividades escolher para as miúdas!

E acho que nem elas sabem bem. A ideia vai ser experimentarem esta semana as várias para conseguirem escolher. A Isabel teve, no ano passado, expressão dramática. Gostou muito mas disse-me que, este ano queria mudar.

Elas já têm natação, 1 vez por semana. Já o disse aqui, não faço questão de enchê-las de actividades extra-curriculares. Gosto que tenham tempo em casa, sem horários, sem planos. Gosto de ter tempo com elas, sem andar na correria do ir levar - ir buscar. Coitados dos meus pais que andaram comigo para todo o lado, todos os dias da semana. Eu gostava muito, conseguia conciliar tudo e não deixava de ser boa aluna (óptima, na verdade) por causa disso. Mas agora - como mãe - vejo bem que era um exagero. Uma prisão para os meus pais também (e éramos dois filhos). 

Acho-as pequeninas demais para andarem em tudo o que existe. Claro que amava que andassem já na música, no teatro, a Isabel adoraria ir para o futebol, mas calma. Têm tempo. 

Todas as actividades que quero acrescentar à natação (que é à segunda-feira) são dentro da escola e ali por volta das 16h. Inglês, ballet, expressão dramática, yoga. Yoga está já excluído porque coincide com a natação. A Luísa quer ballet, mas é logo a actividade mais cara, 25€. [Por pouco mais andam as duas na natação e custa-me um bocado, confesso. Também por pouco mais, andariam as duas no inglês, na escola]. Bem, mas parece-me que vai ser essa mesma. Esta semana podem experimentar as aulas e decidir ou ajudarem-me a decidir. 

E vocês? O que escolheram este ano (se é que escolheram alguma coisa)? 

Fotografia: Joana Sepulveda Bandeira do The Love Project



23 comentários:

  1. Judo no colégio e natação fora! Esses preços parecem-me espetaculares!

    ResponderEliminar
  2. O mais velho está na natação e música, sendo que a natação é 3x por semana (é cadete) e a música 1x por semana. O mais novo anda só para já na natação, 2x por semana, já me pede a música também mas não é nada barato, só a música são 60€/mês... vamos com calma, entrou este ano no primeiro ciclo e até se ajustar aos tpcs e rotinas novas não vamos colocar mais nenhuma atividade. Os miúdos precisam de tempo para não fazer nada... AS

    ResponderEliminar
  3. Ola:) como entendo! Aqui a minha filha de 3 anos anda desde o ano passado na natação (aos sábados de manhã), e tem musica na escola desde o berçário. Este ano queria que fizesse mais uma na escola, uma vez que é dentro do horário escolar e têm umas quantas opções: inglês, capoeira, yoga e danças do mundo. Vai experimentar yoga e danças a ver como corre (vai gostar de ambas estou mesmo a ver :p). Antes desta opção tinha pensado em ginastica ritmica que experimentou uma aula e adorou, mas como ja tem natação fora da escola, nao a queria encher de actividades fora do periodo escolar, tem tempo!

    ResponderEliminar
  4. As minhas andam exactamente nessas. 1x semana natação fora da escola e 2x semana ballet como extra curricular do colégio!
    Adoram! E acho que são actividades que se complementam

    ResponderEliminar
  5. Eu escolhi a Natação, Música e Ballet, mas a natação é gratuita, a música custa 10€ e o inglês 8€, portanto não são os 18€ por mês que me fazem ficar mais pobre.

    ResponderEliminar
  6. As minhas começaram com três anos na ginástica, começaram a ganhar gosto pela coisa, e agora, a uma semana de fazer 8 anos, vão saber hoje que vão passar de nível para a pré-competição, mas shiuuu só eu é que sei, elas ainda não que o professor quer torturá-las mais um bocadinho... LOL. é claro que com esta passagem de nível os custos vão duplicar, costumava pagar 150€ anuais para cada uma, e vou passar a pagar 290€ por ano para cada uma... eu sei que não é uma actividade cara e que noutros sitios paga-se bem mais, mas 580€ de uma vez dói....

    ResponderEliminar
  7. O meu filho pediu no ultimo ano da pré para ir para o Hóquei em patins, é perto de casa.
    Tem treinos 3 ou 4 vees por semana mas só vamos 2 vezes, não matei ninguém para correr tanto! Só que este ano já entra em jogos e sobrecarrega-nos os fins de semana!
    É complicado estas atividades de equipa, exigem um esforço grande da familia!!
    Tb tem piscina pq acho importante e gosta

    ResponderEliminar
  8. Aqui, depois da semana das aulas experimentais, ficou com inglês e psicomotricidade, são actividades extras mas dentro do horário de colégio...

    ResponderEliminar
  9. A minha menina tem música e inglês na escolinha (actividades extra curriculares mas dentro do horário da escolinha). Esta semana quero informações sobre ballet e natação.
    Natação e música acho crucial para o desenvolvimento das crianças, qto ao resto logo se vê...

    ResponderEliminar
  10. Olá. A minha filhota já é mais crescida, tem 12 anos. Mas sempre teve uma energia inesgotável, por isso a atividade física ser importante para ela ter onde a gastar. Aos 3 iniciou a ginástica de iniciação e a natação. Tinha 1 aula de cada por semana. Aos 5 iniciou o ballet por opção dela e por eu achar que ajudaria na concentração para o 1° ciclo. Tinha 2 aulas ou seja 4 aulas semanais. Como saía do jardim às 15h30 tinha tempo de ver brincar e ir às atividades. Adorava todas elas, não queria desistir de nenhuma e nunca a vi cansada por isso. Aos 6 trocou a ginástica de iniciação pela acrobática. Aos 8 saiu da natação e do ballet e ficou só com a ginástica acrobática. Aos 9 fez hip-hop na escola e dos 10 aos 12 fez dança como desporto escolar na escola. Neste momento só mantém a acrobática que adora de paixão e que a leva em atuações pelo país fora e até ao estrangeiro. Como somos apenas as duas. Vou gerindo as nossas vidas em torno da ginástica e do nosso tempo a 2. Cada caso é um caso e tens de ver o que mais se adapta a cada uma delas, ao vosso orçamento e à vossa vida familiar. Desculpa o testamento. 🤣

    ResponderEliminar
  11. ola joana. a verdade é que valorizamos por vezes erradamente as atividades que lhes dão competencias, como o ingles... e esquecemos as emoçoes/bem estar, em que o yoga entra...
    por aqui não tenho essa atividade para os meus, se tivesse seria a 1a a considerar.
    beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou tentando fazer com elas em casa. Não é a mesma coisa, mas já lhes dá algumas bases. Há livros muito fixes que ajudam ;) Bjs

      Eliminar
  12. A minha filha começou aos 3 anos com as atividades na pré: natação (2x semana, com transporte - 31€) e termina às 18h, e inglês + educação física + música (30min/semana - 9€ as 3), terminam às 17h15.
    O ano passado quis experimentar equitação, fora da escola (30min/semana - 30€/mês).
    Este ano, com 5 anos, quis sair da equitação e ir para o ballet (2x45min/semana - 5a às 18h e sábado às 9h30 - 30€). Estava para sair também da natação, por opção dela, mas depois pediu para continuar.
    Claro que tudo somado são 70€ só para estas atividades, mas apenas o ballet implica deslocações nossas e é fora do horário "normal" da escola, pois nos restantes dias (infelizmente) não conseguimos ir buscá-la mais cedo à pré. Enquanto ela quiser e se sentir motivada e com energia continua, se o cansaço começar a ser muito, desistirá de alguma.

    ResponderEliminar
  13. Como professora do 1ºciclo e mãe eu escolheria a expressão dramatica. Tendo em conta o que vejo das duas e a sua expressividade e facilidade de movimento, acho que seria o mais benéfico. A atividade física ja têm com a natação e o inglês têm muito tempo para aprender.

    ResponderEliminar
  14. Como professora do 1ºciclo e mãe eu escolheria a expressão dramatica. Tendo em conta o que vejo das duas e a sua expressividade e facilidade de movimento, acho que seria o mais benéfico. A atividade física ja têm com a natação e o inglês têm muito tempo para aprender.

    ResponderEliminar
  15. A minha filha tem piano e dança criativa como actividades extra-curriculares, mas são na escola e dentro do horário normal, caso contrário não andaria em nada. Tem só 3 anos e não me faz sentido nenhum andar com ela de um lado para outro noutra correria louca. Prefiro mil vezes (e penso que ela também) ir ao parque infantil, andar de bicicleta ou simplesmente ir para casa brincar!

    ResponderEliminar
  16. Bolas, esse preço parece-me uma pechincha!
    Eu pago pelo ballet da minha filha (2horas/semana) e pelo ténis do meu filho (4horas/semana) quase 110 euros/mês...

    ResponderEliminar
  17. Na minha opinião tem de ser uma combinação entre o que elas gostam e o que é conveniente (seja em termos monetários ou de logística) para os pais. Se não dá para fazerem o que querem, futebol a Isabel e ballet a Luísa, então inglês parece-me uma boa opção. Vai ser muito útil.

    ResponderEliminar
  18. por aqui temos psicomotricidade, natação e inglês, tudo dentro do horário curricular, e pago a peso de ouro, atendendo à idade e número de aulas semanais.

    ResponderEliminar
  19. Os meus têm inglês, ginástica e música mas faz parte do jardim de infância. Saem as 16 todos os dias. Fora o mais velho da idade da Isabel tem Karate duas vezes por semana. O da idade da Luísa não tem mais nada. Temos imenso tempo juntos e é muito bom!
    R

    ResponderEliminar
  20. Partilho convosco Yoga em casa com o livro A Montanha do Amor de Raquel Gonçalves da Betweien Edições

    ResponderEliminar
  21. O meu tem 3 anos e anda na natação. Já andava o ano passado e este ano continua e vai continuar até saber nadar sozinho, sobretudo por uma questão de segurança. A partir daí vai ter um desporto por ano à escolha dele, podendo mudar no ano seguinte se quiser. Tem também inglês e música mas são ‘oferta’ do colégio.

    ResponderEliminar