10.09.2019

Fui abençoada com um problema de pele.

Bem sei que parece uma coisa contraditória até porque já sofri muito com isso. Desde antes da Irene nascer que sofro de rosácea, mas depois dela nascer tornou-se bastante pior. Ao ponto da minha melhor amiga ter soltado um "tens que ver isso, pá!".

Não conseguia andar sem maquilhagem e também não me parecia que a maquilhagem me fizesse melhor. Até cheguei a ir a uma clínica com um dermatologista que dizia que ao me queimar a cara superficialmente que a pele iria regenerar mas que, eventualmente, sendo crónico, a rosácea voltaria sempre. Tive a oportunidade de fazer esse procedimento de graça - regime de parceria aqui com o blog - mas, honestamente, queimar a cara não me pareceu viável, apesar do meu sofrimento. 

Isto fui eu há duas semanas com o mínimo de maquilhagem. Seria impensável em temos não me ter enchido de base. Obrigada à rádio da ESCS pela fotografia que capturou a minha beleza e o belo par de mamas que este soutien me faz - é sempre o mesmo. 


Deixei de reconhecer a minha cara ao espelho. Eu que sempre fui muito vaidosa da minha aparência... Pode ter-me faltado algumas coisas na minha infância, mas sempre me deixaram claro que era bonita. Agora, olhando-me ao espelho, tinha vergonha e não percebia o que é que fazia com que isto aumentasse ou diminuísse. 

Claro que há cremes que ajudam. Fui a algumas consultas e receitaram-me vários cremes de farmácia e outros até que vinham de não sei onde. Claro que atenuavam a vermelhidão e até as pustulas mas não me pareceu ser sistema. 

O meu raciocínio era: "o meu corpo está a reagir a alguma coisa e eu não vou estar a tratar os sintomas, quero tratar as causas". 

Quando tomei esta decisão, embarquei numa longa viagem de pesquisa, mesmo à detective. Reparei que vários factores influenciavam a evolução negativa da minha pele no rosto: 

- Dormir pouco; 
- Beber pouca água;
- Usar maquilhagem; 
- Stress; 
- Especiarias; 
- Derivados do leite; 
- Carne de porco (já que sou média intolerante, também a cara dá sinais disso);
- Chocolate... 

Estando atenta a isto, reparei que os factores mais influentes eram o sono e o stress. 

E, por isso, digo que fui abençoada com um problema de pele. É muito fácil para mim entrar em piloto automático na minha vida e sucumbir à ansiedade. Nem dou pelo tempo passar por estar tão enfiada dentro do ponteiro dos segundos. Porém, olhando-me ao espelho, percebo que não estou bem e que estou a falhar nos meus auto-cuidados. 

A cara é a primeira coisa que me denuncia (a seguir ao peso, mas isso são outros quinhentos ou, melhor, outros 71 e 200). 

Ultimamente, desde que sou freelancer e comecei a aceitar e ver o descanso como tarefa obrigatória para a minha sanidade mental, qualidade de vida e até de trabalho, a minha cara está muito melhor. Hoje quis maquilhar-me e nem usei base e acreditem que isto é uma vitória. Desde que todos os colegas de trabalho na minha empresa quando olhavam para mim perguntavam "o que é que te aconteceu à cara, miúda?". 

Sentir que a nossa cara está errada é horrível. Principalmente se forem umas beldades como eu. 

Agradeço este problema. É como um detector de fumo. Agora que o tenho vou-me guiando também por ele como se fosse uma espécie de melhor amigo. É aceitar e controlar e cuidar. 




Já agora, queria convidar-vos para o espectáculo ao vivo que vou ter com a minha amiga e colega Rita Camarneiro. É já no próximo dia 24 no Maxime Comedy Club. Vamos fazer um "banana-papaia" ao vivo e, em princípio, vamos fazer um roast uma à outra e vamos deixar de ser amigas. Ficam já avisadas que não há controlo nenhum de linguagem nem de temas. Não vai ser a "Joana do blog" que vão ver, mas a Joana comediante, vá. Ficam aqui com o cartaz do atelier que mais venero e a quem entrego quase todos os meus projectos por serem... PERFEITOS para branding, estratégia... tudo (sigam a Oland aqui). 


Fica aqui também o link para comprar bilhetes na Ticketline. Apressem-se porque só há 100 lugares e isto entre os meus ex-namorados e fãs da Rita enche rápido.

Se ainda não conhecem o nosso projecto, além de nos poderem seguir no instagram aqui, também podem dar uma olhadela na playlist dos nossos 13 episódios no Youtube (também estamos no Apple Podcasts e no Spotify, mas é mais giro ver):




Para além disto, se também sofrerem de ansiedade e tiverem problemas de pele, de músculos, intestinais, o quer que seja, pode ser que vos ajude verem a minha partilha no canal "a Mãe é que sabe" no Youtube:




6 comentários:

  1. Joana, deixo aqui o link para o relato e fotos da minha experiência com rosácea. Mas devo dizer que há um creme que faz verdadeiros milagres chamado ZZ cream. É caro, demora a chegar aqui porque vem da China, mas vale cada cêntimo. Descobri-o por acaso, anos depois de me ter aparecido a rosácea e esta já se ter espalhado. Quando vejo pessoas com rosácea e acne apetece-me sussurrar-lhes ou escrever-lhes um bilhetinho a dizer que o comprem.
    http://vermelhodevagarinho.blogspot.com/2016/06/rosacea.html?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, onde compra o ZZ cream? Pode partilhar o link pff :-) obrigada

      Eliminar
    2. Olá Natacha! Onde se compra o zz cream? Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Joana... lido com algumas pacientes com problemas de rosácea e que têm visto melhorias com a marca Suta!! Podes pesquisar é uma marca super natural e guess what... portuguesa!
    Toda a equipa usa nos tratamentos de rosto e temos tido excelentes resultados!! Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Verdade! Aqui também sei logo quando abuso, ou porque me esqueço de beber água, ou porque ando nervosa/ansiosa, comidas picantes, etc e tal! Quando o dermatologista me disse "olha cura não há, mas tu tens as ferramentas contigo para melhorar", eu pensei "hum... Não era isto que eu queria ouvir", foram anos a experimentar cremes e cremes e ele diz me que o importante é a minha rotina! E a verdade é que o creme é importante mas mais que isso é a nossa parte emocional e alimentação! Pelo menos no meu caso ☺️ assim no topo reactivo: picante, falta de descanso, falta de água, stress, pólen e vento frio na cara! Consigo controlar bem algumas, foco me nessas ��

    ResponderEliminar
  4. Joana on fire ehehe. Ri-me e revi-me nas piadas sobre ser bonita (desde sempre), lol os muitos ex-namorados ehehe, e o 'fardo' que isso representa. Dito assim soa mal, mas refiro-me a todos os 'ah és tão bonita, não te deixes estragar' ou 'que menina tão linda' e sentimentos de culpa/insegurança de será que sou uma desgraça em tudo o resto? Não fiz nada para nascer assim/será que sou só bonita mas não simpática/inteligente/competente.
    Há um livro do venerável Ian McEwan (famoso pelo Expiação) chamado o Fardo do Amor que dá um bom paralelo.

    O espectáculo promete, mas 22h num dia de semana...

    ResponderEliminar