5.23.2019

Descobri a solução para mim: acordar às 06h30 da manhã

O dia de hoje correu mesmo, mesmo bem. E eu acho que sei porquê: levantei-me muito mais cedo.


Costumo acordar só quando as miúdas acordam (vantagem de quem não tem horários e cujas filhas ainda não andam na primária) e costumava gostar deste sistema. Elas levantavam-se, vinham para a nossa cama, ficávamos ali na ronha, passávamos pelas brasas. Era bom. 

Mas eu sentia que o dia não rendia. E, se quero continuar a tirar uma hora por dia para fazer desporto - ando a fazer treino com PT duas vezes por semana, Yoga uma e Pilates uma -, continuar a ter a casa mais ou menos organizada, tempo para trabalhar e estar descansada quando as vou buscar e estar presente, acho que é esta a única solução. Hoje fui fazer análises e exames, cheguei a casa, estendi a roupa, arrumei a louça da máquina, fui treinar, fui ao lixo, fiz o jantar, fui aos correios, trabalhei, fui buscá-las, brincámos, banhos, jantar, e ainda tivemos tempo para três histórias antes de dormir. Coisa que, acordado mais tarde, não teria acontecido. Alguma coisa teria ficado por fazer. 

Tenho de me reajustar, agora que sou freelancer. De ganhar mais tempo, de me organizar de outra forma. E eu li há uns tempos que até há grupos de pessoas que partilham esta filosofia de acordar bem cedo: o 5am club. A primeira vez que li 5 da manhã ri-me. Mas a verdade é que quem acorda mais cedo tende a ser mais produtivo, mais proactivo, consciente, além de que, dizem, reduz ansiedade e depressão. Encontrei o texto sobre isto. 

Há todo um ritual matinal que não passa, como devem imaginar, por ir para o instagram mal se acorda. :)  Esta filosofia partiu do Robin Sharma, autor do livro O Monge que vendeu sua Ferrari. A primeira hora do dia deve ser dedicada a exercícios físicos durante 20 minutos (eu encaixaria aqui a saudação ao sol, do yoga), 20 minutos a planear o dia e a definir objectivos e outros 20 a ler ou a estudar algo novo. 20/20/20.

Claro que depois temos de nos deitar mais cedo. Beber muita água. Alimentarmo-nos bem.

Agora que as miúdas já dormem razoavelmente (apesar de ainda acordarem quase todas as noites), até acho "fazível". Ou acho hoje, que estou bem-disposta. Mas se nunca tentar e persistir, como saberei?

E vocês, o que acham disto? Conseguiriam?



Fotografias: The Love Project




9 comentários:

  1. Gostava muito, mas a sair às 8 da noite do trabalho, como acredito que é a realidade da maioria das pessoas em Portugal, é quase impossível. Sair tarde faz com que tudo seja mais tarde: janta-se mais tarde e vai-se para a cama mais tarde e depois é impossivel acordar cedo sem sacrificar o sono.

    ResponderEliminar
  2. Eu levanto-me às 5:30h todos os dias para ir trabalhar...

    ResponderEliminar
  3. Sim eu levanto-me quase sempre as 6h30 e so entro no trabalho as 9h, 9h30 é fundamental para que todo o dia corra melhor! Bjs

    ResponderEliminar
  4. Impossível para quem tem horarios certos, como é o meu caso. Entro as 8h30 no trabalho e muitas vezes sacrifico a minha hora de almoço para conseguir sair a uma hora que me permita ir buscar o meu miudo, arrumar a casa, banho, jantar...e ainda ter tempo p respirar um bocadinho. Vingo me bem aos fins de semana e passeio até mais não...

    ResponderEliminar
  5. Eu levanto-me todos os dias às 6h para colocar a engrenagem a funcionar... 4 filhos a entrar às 9h e eu a entrar às 9h30...

    ResponderEliminar
  6. Sim dúvida que faz imensa diferença, lê o livro o milagre da manhã!! Recomendo, uma verdadeira mudança de vida! Acordar as 5h, tomar um banho gelado, beber café sem açúcar, meditar, fazer um diário da gratidão, e ter tempo para ler, para se exercitar, depois de termos tido tempo para nos, o dia corre com muito mais energia e flui melhor!

    ResponderEliminar
  7. Eu também acordo às 6.30h, mas esse é o horário normal para entrar às 8.30h (vivo em Almada, trabalho em Lisboa). Mas quero acordar entre as 5 e as 5.30h, para incluir o exercício que não consigo noutro horário. Esta semana tenho feito uma preparação psicológica para isso passar a acontecer. Este ano, progressivamente tenho vindo a fazer alterações na minha vida que, acredito, me trazem um estilo de vida mais saudável. Sem pressas, sem pressões, vou conseguindo. E este novo horário também terá que ser.

    ResponderEliminar
  8. Eu já comecei a me colocar o despertador as 6h30, levanto as 6h45. Nessa hora costumo estender roupa e passar a ferro. O que a noite não consigo com as rotinas do banho e jantar. Estou a fazer há 2 semanas e está a resultar, não acumulo roupa faço no silêncio da casa. acordo bem e o dia rende-me. Depois o maximo é 23h cama. Mas estou a gostar dessa rotina que coloquei. e pretendo guardar.

    ResponderEliminar
  9. 3 filhos(8anos, 3 anos e 4meses) e acordo antes deles sempre. 7h15 já tomei banho, arrumei quarto e estou pronta para arranjar a malta. Se assim for as manhãs correm super bem e às 8h35 estamos a sair de casa para a escola.

    ResponderEliminar