3.18.2019

Não serão muitas prendas nas festas de aniversário?

Nunca na minha infância ou adolescência pensei vir a dizer isto, mas "são demasiadas prendas!". O ano passado, na festa da Irene, convidamos - não me lembro ao certo - várias crianças, talvez mais do que 20 e acabámos com um saco enorme de prendas (todas muito giras ou quase todas, ahah), mas que foram claramente um exagero. 

Claro que ja me passou pela ideia, à semelhança de várias iniciativas no facebook, dizer que, em vez das prendas, pedir dinheiro aos pais para uma causa ou instituição. Ainda para mais, o aniversário da Irene é num espaço muito bonito ligado a uma associação com uma causa muito bonita da qual falarei mais à frente. Honestamente, faltam-me os ovários (não literalmente) e creio que a Irene é muito nova ainda para compreender a diferença entre ela e as outras crianças suas amigas que também receberão presentes. Um dia, talvez, caminhe para aí. 

Para já, não. E compreendo que se leve uma prenda para o aniversariante nos aniversários. Faço parte disso. Costumo oferecer livros, acho que é uma prenda que ocupa pouco espaço, que é bonita, que dura para sempre (dependendo da idade do aniversariante porque ainda me lembro da Irene babar desalmadamente tudo o que era papel ou... tudo no geral, até) e que poderá proporcionar bons momentos em família ou até a sós. Não há mal nos livros, a não ser talvez o de serem em papel (epá, estou tão cansada de vivermos nesta época em que estamos conscientes de tanta coisa, vamos acabar por oferecer frasquinhos de bambú com ar da praia lá dentro à malta, caramba). 



Uma vez, na escola anterior da Irene, não sei se era pelos pais falarem mais entre si (já não me recordo bem), tomou-se a iniciativa de, em vez de oferecer pequenas lembranças à educadora, dos pais se unirem todos e de, em conjunto, darem algo à mesma. Claro que é o oposto da lembrança singular, amorosa dos alunos, não sei bem o que pensar disso, mas transponho essa situação para o aniversário dos miúdos. 

Seria mais giro e produtivo os amigos convidados juntarem-se e, em vez de várias prendas pequeninas, contribuírem para uma boa prenda grande? Digamos: uma bicicleta, por exemplo. Uma (se ainda estivéssemos nos anos 90) aparelhagem. A roupa toda que ele precise para a nova sessão Primavera/Verão só para a mãe não ter que ir à falência só de pensar nisso. 

Será muito fora? Acho que seria um bom movimento. #menosémais será? Uma boa bicicleta (compre uma o ano passado para a Irene, das baratuchas e saiu um valente cocó) deverá custar 100 euros, imaginemos. São precisas 20 pessoas que contribuam com 5 euros para comprar uma prenda de 100 euros. 

Acho que assim até será mais emocional lembrar-se das prendas de aniversário. "Olha, foi na festa do 5º aniversário que recebi a bicicleta". Em vez de ter que se lembrar das Barbies, dos Cães de peluche, etc., etc. 

Claro que se perde o lado de ter sido a melhor amiga a dar a prenda x, mas a melhor amiga poderá acrescentar uma prenda feita por si, um desenho, não sei.

Estou muito distante de uma realidade? O que acham disto? E quem deve propô-lo? A mãe? Ou parece "aproveitador" sugerir isto? Confesso que como mãe que também tem de comprar prendas, parece simplificar muito mais a vida aos pais, digo eu... 

Não há é "muitas prendas grandes" que eles queiram, não é?

Querem pensar comigo? 




6 comentários:

  1. desde o ano passado que combinamos com as maes da pré-escolar, que continuam a vir às nossas festas, que nos juntamos todas para dar qualquer coisa significativo todas em conjunto. Isto porque o ano passado como prenda de anos as minhas filhas (gemeas) pediram um quarto novo, resultado falei com uma das mães, que tratou de arranjar as coisas com o restante grupo. juntaram-se todas e receberam um cartao ikea com quase 200€ que foi uma grande ajuda. o que é facto é que a moda pegou... já nos juntamos para um cartão continente, para uns legos grandes, ja demos cartoes decathlon para bicicletas.... assim não ficamos com milhentas prendas que depois nao sabemos onde vamos enfiar. Sim, porque na primeira festa com muitos amigos (30) que fiz, saí de lá com quase 70 prendas.........

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que é uma excelente ideia! Em vez de se gastar dinheiro em presentes que, muitas vezes, nem são usados, comprava-se algo que será realmente apreciado! Mas acho que as pessoas às vezes são lentas a adoptar ideias novas.

    ResponderEliminar
  3. No colégio da minha filha sempre fizemos assim: prenda conjunta. cada convidado dá 5 euros e os pais compram a prenda que quiserem. o mesmo se passa c as festas de aniversario. juntam-se os aniversariantes de 1 ou 2 meses e há só uma festa.

    ResponderEliminar
  4. Estou farta de me rir com este post...
    Porque no fim de semana, mandei via whattsapp (menos desperdício em papel), o convite para a festa do meu filhote, com o pedido de colaboração monetária para 2 prendas grandes - 1 bicicleta e 1 t-shirt personalizada do GRANDE SLB - (não estabeleci valores claro)!! estava cheia de receios das reacções mas o grupo de mamãs que são umas queridas e já estão habituadas à minha "ousadia" adoraram a iniciativa! já fazíamos com os familiares e este ano decidi estender aos amigos!
    No natal digo à família o que ele precisa e entre eles combinam o que cada um compra!
    Muito sinceramente se me pedirem isto tb para qualquer outra festa, facilita-me mt o desespero de comprar uma prenda que se adequa aos gostos/necessidades da criança....

    ResponderEliminar
  5. Por aqui não tem acontecido darmos em conjunto, geralmente cada convidado compra uma prendinha. Mas confesso que gosto de pensar que isto também ensina coisas importantes à minha filha. Por exemplo, pensar nos outros, no que eles gostariam de ter, tirar tempo para escolher um presente, escolher entre várias opções. E perceber que nem todas as prendas são sempre para ela. Nas primeiras festas quando íamos comprar geralmente também pedia alguma coisa. Agora já percebeu quando é para os amigos. Se fosse só a mãe ou o pai a entregar dinheiro para juntar para uma prenda maior, claro que teria outras vantagens mas acho que também se perdia alguma coisa. Quando ela for maior (tem 4) pode juntar-se com as amigas ;P

    ResponderEliminar