7.15.2018

Afinal foram as duas à festa!

Afinal, contra algumas expectativas, foram as duas à festa.

Falei-vos aqui do meu "dilema" sobre esta questão: uma amiguinha na escola ia fazer a festa de anos lá na escola no sábado à tarde e eu perguntei, sem pensar, na hora, se a Luisinha também poderia ir. Isto porque, ainda sem perceber bem de etiqueta das festas de anos, a questão nunca se tinha colocado. Instintivamente achei que eu ou o David a iríamos acompanhar na festa (muito possivelmente iria o David) - isto porque não cheguei a imaginar lá a Isabel sozinha sem um adulto da sua confiança por perto e pensei que a logística seria mais fácil se a Luísa também pudesse ir. Como era na escola, não imaginei que se pagasse à cabeça (como algumas leitoras equacionaram e bem) - e não pagava efectivamente - e não achei, lá está, naquele segundo em que me cruzei com a mãe da amiga, que fosse um problema. Só mais tarde me pus a pensar nessas questões todas e vim aqui escrever-vos.

Duas notas:
- as turmas são mistas, por isso, a questão de serem todos bem mais velhos que a Luísa não é bem assim.
- eles estão todos juntos de manhã e ao fim do dia, por isso conhecem-se todos (e são uns fofinhos com os mais pequenos).

Aquela questão de cada uma ter o seu núcleo de amigos e o seu espaço fez-me sentido, claro, mas não sinto que, com esta idade, a Isabel possa ficar sozinha sem os pais nestes eventos e, por outro lado, ela sente um orgulho enorme em ser a irmã mais velha da Luísa, mostra-a e fala dela a toda a gente e sente-se importante com ela por perto também. Aliás, quando há Dia do Pai ou da Mãe na escola quer sempre ir buscar a Luísa e quer que ela faça parte dos momentos mais importantes.

O que ficou combinado com o David, que foi quem acabou por ir porque eu tinha cá uma grande amiga do Porto e íamos até ao ALIVE, foi: "vou com as duas, vejo se estão lá outros pais e outros irmãos, se está algum adulto da escola, da confiança da Isabel, e decido o que fazer".

Não houve qualquer problema, estavam outros irmãos, os pais estavam presentes e pronto. As miúdas adoraram a festa da Vampirina.

Pode não continuar a fazer sentido para muitas de vocês, percebi os argumentos e concordei com muitos deles mas foi esta a nossa escolha, conforme a situação. :) Obrigada pelas vossas opiniões, fizeram-me pensar.




Sigam-nos também no Instagram:
E nos nossos pessoais:

9 comentários:

  1. Mas qual o problema de levar um irmão?? Eu sou de Almada, se calhar aqui somos mto esquisitos, mas nas festas de anos, dos amigos da minha filha que tem 3 anos e faz 4 como a Isabel, todos os pais vão e ficam, pq ninguém se vai responsabilizar por 30 miudos aos pulos no dia dos anos do filho e os manos dos amigos tb são convidados. Qual a questão?? Fizeram mto bem em levar a Luísa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou sou eu que tenho compreebsao lenta ou a Joana não referiu que os pais iam ficar na festa.

      Eliminar
  2. A questão esta debatida nos comentários do respectivo post. Se forem convidadas 20 crianças e todas levarem os irmãos são 40 crianças (se só tiverem um). Em sítios pagos o preço passa para o dobro. As lembranças por exemplo também, e explicar às crianças que umas têm e outras não também não será fácil.
    Nas festas que organiza não lhe faz diferença e o convite é estendido ao agregado familiar da criança e tudo bem. Mas nem todas as festas são iguais e tudo bem também. Se não achar adequado os seus filhos irem a determinado tipo de festa é não irem.

    ResponderEliminar
  3. Joana, acho que resolveram bem desta vez com as limitações que havia e o conhecimento que tinham. E ainda bem que correu bem :)
    Só para pensar um bocadinho, para uma eventual próxima vez mais à frente, acho que isto não é argumento: "ela sente um orgulho enorme em ser a irmã mais velha da Luísa, mostra-a e fala dela a toda a gente e sente-se importante com ela por perto também." Ou seja, não tenho dúvidas de que seja verdade verdadinha, mas é precisamente esse orgulho e responsabilidade de irmã mais velha que *pode* ser muito pesado para ela, e é importante que tenha orgulho por outras coisas mais "dela" (que não a irmã). Não tem nada de mal, mas em termos emocionais o espaço de cada um é importante para não usarmos os outros/as nossas circunstâncias como bengalas ou desculpas. Não sei se me faço entender, nem quero complicar uma coisa aparentemente simples! Só que nem sempre eles terem comportamentos 'adultos' que nos orgulham lhes faz necessariamente bem :) Mas continue a ir pensando caso a caso, idade a idade, e vai decidir sempre bem :)

    ResponderEliminar
  4. Como disse com as festas do meu filho mais velho acontece igual. Levo sempre os dois, e quase sempre vamos os dois pais, nos ficamos lá no convívio com os outros pais, os outros levam os irmãos mais novos e mais velhos, é um grande convívio. Não vejo mal nenhum e no nosso caso tem funcionado muito bem!

    ResponderEliminar
  5. Acho que a joana é que nao aptecia tomar conta da filinha mais nova! 🤣 ahaha só boa vida

    ResponderEliminar
  6. Lembro-me de uma festa de aniversário da minha irmã em que uma mãe trouxe a irmã mais nova de uma amiguinha e perguntou se a mais pequena podia ficar (teriam uns 3/4 anos de diferença). A minha mãe ficou um pouco constrangida mas aceitou. FOI HORRÍVEL!
    Foi horrível para nós porque não estávamos a contar com uma miúda tão pequena na festa, foi horrível para o grupo porque tinham ali um pequeno satélite a andar atrás delas sem nunca estarem à vontade e, principalmente, foi horrível para a irmã mais velha que não podia fazer nada sem aquela sombra que estava sempre agarrada a ela.
    Enquanto a mãe aproveitou para despejar as duas crianças e ir para a praia, nós ficamos com uma responsabilidade extra de tentar manter um clima de paz na festa.
    É preciso ver que elas teriam 7/8 anos e a miúda uns 4/5 anos e nestas idades a diferença nota-se imenso.

    ResponderEliminar
  7. Uma festa em que os pais ficam a acompanhar os filhos é diferente. No meu caso só convido miúdos da escola quando têm idade para ficar sozinhos (4 ou 5 anos) por isso nem me passaria pela cabeça deixar irmãos (tenho 3 filhos, coitados dos outros pais). Mas quando a mais velha fez 4, houve um pai que a rir perguntou se podia deixar o mais novo que até era colega de creche da do meio (a anos) e eu fartei-me de rir e achei que ele estava a gozar. Quando dei por mim tinha ido embora e deixado o miúdo de fralda e chupeta! não acho normal!

    ResponderEliminar
  8. Nós costumamos deixar os dois irmãos (um rapaz e uma rapariga, apenas com um ano e meio de diferença)nas festas um do outro. E na maioria das festas, ficam lá sem nós (que aproveitamos o tempo livre :)) - somos os cravas. Mas andam ambos no mesmo colégio, conhecem e são amigos recíprocos dos meninos da festa e no caso deles faz sentido. E temos confiança suficiente com os pais, o cuidado de perguntar e avaliar previamente se se trata de uma festa em que se paga por cabeça ou não. E quando é a vez dos nossos, retribuimos o favor e avisamos logo que os irmãos de idade próxima e que queiram são sempre bem vindos.
    Claro que à medida que a idade avance, será lógico que devam ter o seu próprio circulo de amigos (o que já começa a acontecer) e os interesses mudem e assim deixa de fazer sentido.

    ResponderEliminar