8.24.2017

Maternidade Low-Cost.

Coisas que, três anos depois, não teria comprado e teria poupado imenso dinheiro: 

- Brinquedos de plástico

São datados, são irritantes e não ficam bem em lado algum. Prefiro comprar ou instrumentos musicais (tem muitos) ou brinquedos de madeira de maior duração e cuja utilidade vai mudando consoante o desenvolvimento dela. 

- Peluches

Para quê tantos? A maior parte não fui eu a comprar, mas já reparei que eles escolhem um ou dois e os outros são só "malta". 



- Pratos infantis

Que parvoíce, como é que caímos nesta? Who cares o tipo de prato? Além de que eles, ao comerem nos nossos pratos até ganham uma noção de consciência e responsabilidade diferente (claro que não lhes daríamos os pratos tão cedo para as mãos, só quando estivessem preparados).

- Milhares de copos de plástico assim e assado. 

A bebés que bebem de um copo, sem mariquices. Será que não dá para passar de um para o outro ou usando as palhinhas, simplesmente? Desconfio que um próximo não terá acesso a 88 maneiras de beber água por garrafas diferentes. 



- 48 talheres

Sejamos honestos, pomos a loiça a lavar ou lavamos a loiça com alguma frequência. Não precisamos de ter talhares como se deixassemos de ter água em casa durante semanas. 

- Esterilizador de biberões

No meu caso praticamente não usei biberões, mas também reparei que a fase de esterilização passa rápido e que não é necessário um mono lá em casa. 

- Demasiada roupa

Fazendo as contas à quantidade de vezes por semana que se lava e passa roupa, só precisamos de x número de conjuntos que, se alternarmos, darão um dobro. A Irene tem roupa demais para cada estação, mas vai deixar de ter, muahah. 

- Chuchas

Apesar da Irene não ter usado chuchas, chegou a uma altura que tenha 342. E, que saiba, eles têm uma ou duas que gostam (se não tiverem tantas alternativas devem conformar-se mais facilmente, digo) 



- Muitos sapatos

Apostar nos neutros e para estilos variados! A Irene precisa de um par de ténis, umas botas, uns sapatos mais betos, umas sandálias e uns chinelos. Porque é que parece ter tantos sapatos como eu (mesmo sabendo que o pé dela cresce e vai tudo a abrir não tarda!). 

- Berço

Nunca teria comprado o berço, teria passado imediatamente para o colchão no chão no quarto dela. Sem berços para não me enervar. É uma mini-jaula tanto para nós como para eles. E quando temos que os por no berço depois de duas horas a embalar? Não havendo berço.... mais fácil ;)

- Trocador

Se se planear bema  mobília, qualquer cómoda poderá fazer de trocador com algo fofinho para por o bebé por cima. Simples. 



- Mala do bebé

Compramos uma mala maravilhosa para arrumar tudo em todo o lado mas, na verdade, qualquer mochila serviria para o mesmo. Criativamente até poderíamos ter criado compartimentos com saquinhos, caixas o que for. 

- Cadeira de alimentação XPTO

Que parvoíce. Nem vos digo quanto custou a nossa cadeira de alimentação, quando as do Ikea servem perfeitamente... e custam 1/1000000 dos euros além de lhes termos menos amor e deles poderem brincar à vontade com menos avisos. 

- Livros de Puericultura

Andei a ler porcarias imenso tempo e a comprar demasiados livros muito cocós até chegar aos melhores. Podia ter tido uma mãe amiga que me soubesse guiar, mas não tive. Tempo e dinheiro perdido. 



a Mãe é que sabe Instagram


48 comentários:

  1. Coisas que discordo:
    * Esterilizador de biberões - usei e muito, e é muito mais facil e rápido do que andar a ferver em panelas!

    *Chuchas - O meu filho não vive sem chucha, e já me aconteceu perdê-la! ainda bem que tenho sempre suplentes!

    *Trocador - Não é absolutamente necessário, mas é um grande amigo das nossas costas!

    Coisas que achei completamente desnecessárias:
    *Termómetro da banheira - acho que nem nunca usei
    * Alcofa - dormir é na caminha, nem que seja na da mãe!
    * Aspirador Nasal - só faz é mal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha sobrinha usou o aspirador nasal todos os dias nos primeiros seis meses. Cada caso é um caso.

      Eliminar
    2. Nunca usei porque:
      Segundo o “Grande livro do Bebé” do Mário Cordeiro “Se magoar as narinas do bebé com aspiradores de sucção (que fazem chupões) passados alguns minutos em que parece que as coisas melhoram, as narinas vão ficar mais entupidas e o bebé respirará pior…”

      Sempre preferi limpar com soro!

      Eliminar
    3. A minha bebé tem 15 meses e uso o aspirador nasal sempre que necessário e ajuda imenso. É que é um diferença enorme na respiração dela. Tadinha, fica sempre muito mais aliviada 😊

      Eliminar
  2. "a fase de esterilização passa rápido e que não é necessário um mono lá em casa" Permite-me discordar, mas a mim faz todo o sentido esterilizar o biberão desde que seja usado... Os restos de leite, a saliva nas tetinas, criam bactérias. Para mim nada melhor do que esterilizar, mas claro é a minha opinião.
    Beijinhos para vocês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que tudo depende da idade do bebé, a partir de certa idade lavar normalmente será suficiente, convem eles serem expostos tb a alguns riscos para criar defesas

      Eliminar
    2. Concordo! O meu era do micro-ondas,só deixei de usar quando ela já tinha passado os 18 meses e porque tinha o prato do micro-ondas mal colocado e o esterilizador derreteu por ter tocado a parte de cima do micro-ondas

      Eliminar
    3. Sabe que dá para esterilizar numa panela com agua a ferver, certo? o que a joana disse foi que não indispensável o esterilizador.

      Eliminar
  3. Olá Joana

    Será que podia indicar alguma dessa bibliografia?

    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  4. Concordo com tudo a 100%!!!

    ResponderEliminar
  5. Eu acabei por comprar um trocador... Tinha a almofada numa cómoda, mas chegou a uma altura em que a minha princesa se mexia tanto que deixou de ser seguro (a almofada mexia pela cómoda toda XD)

    ResponderEliminar
  6. Dispensavel: Almofadas, protetores de grades, aquelas coisas almofadadas pra meter à volta da cama.
    Mobile musical berço - mete-me impressão eles hipnotizados a olhar para aquilo
    Odeio forras de "ovos" e quase todas as forras que vejo à venda e sacos e bolsinhas e caixinhas para guardar cenas
    Esterilizador acho que faz sentido num bebê que seja alimentado antes dos 6m com biberão, pode ser leite materno ou artificial.
    No primeiro usei muito fraldas de tecido para pousar o bebê, para limpar,etc... No segundo usei mais protetores muda fraldas descartáveis
    Tenho usado muito no segundo e na

    ResponderEliminar
  7. Filipa Marques9:16 da tarde

    Forreta como sou, não perdemos muito a cabeça. Na altura a viver na Noruega comprámos carrinho e cadeira em segunda mão. O berço em terceira mão foi dado (e é essencial para nós) e o tocador mais barato do IKEA foi o ideal. Roupa oferecida ou de "marca branca". A bomba de leite foi a minha salvação para prevenir mastites (a miúda dormia a noite toda desde cedo e eu acordava a rebentar e com dor). Apenas me arrependo de ter estourado dinheiro numa stokke carrier e de não ter comprado a ergobaby mais cedo :-)

    ResponderEliminar
  8. Concordo.. Usei a minha comoda como trocador, as minhas costas agradeceram. O estelizador, no meu caso, é um mono... Porque preferia usar cafeteira eléctrica, super rápido... Os restos de leite saem com sal... Vou no 3 filho, o 1 teve tudo, mas com o 2 já temos experiência e no 3, UI nem se fala:))))

    ResponderEliminar
  9. Em relaçao aos esterilizadores, para futuras mamas que como eu nao queriam um mono, ha uns saquinhos que fecham tipo zip-lock para por os biberons e afins e esterilizar no microondas em 3 minutos. Ha da medela e da philips avent, sao baratos (13€ acho, pack 5x) e cada um da pra umas 30 ou + utilizaçoes, e evita ter que estar a ferver em panelas que nao é nada pratico!

    ResponderEliminar
  10. Concordo com o post, sou mãe de dois já tinha sobrinhos por isso já sabia o que era preciso é o que não era!! Trocador nunca houve,eram mudados em cima da cama/sofá/ enfim onde onde estivessem bem 🙂

    ResponderEliminar
  11. Se o biberão ficar com restos de saliva e leite... É melhor aprender a lacar loiça convenientemente.

    Esta treta da esterilização é uma (entre tantas) mesquinhices da parentalidade moderna.

    Nunca vi um bebé que tenha ficado doente por contaminação de um biberão mal lavado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não? Mas existem.

      Eliminar
    2. concordo a 100% a minha ines tem 3 anos e saúde de ferro com tudo esterilizado à moda antiga!!

      Eliminar
    3. Catarina Almeida12:31 da manhã

      Concordo plenamente! O meu bebé já utiliza biberon desde os 15 dias. Esterilizo talvez 1 vez de 15 em 15 dias. Depois de utilizar lavo com detergente e passo bem por água quente. Tem agora quase 4 meses e sem qualquer questão de saúde. Está ótimo e sem grandes preocupações.

      Eliminar
    4. Cada mãe sabe o que é melhor para o seu filho, eu limitei-me a dar a minha opinião e reforcei que era a minha opinião. Não ofendi ninguém, nem fui mal educada!
      Quanto à loiça lavada convenientemene, também não preciso de aprender, pois fui bem ensinada desde pequena! Lavar bem e esterilizar são coisas diferentes...
      Mais amor por favor!

      Eliminar
    5. Os biberões devem ser lavados com detergente passar muito bem por agua quente e esterilizados SEMPRE até aos 6meses. A partir dos 6m esterilizar biberões 1x por dia depois 1x por semana e até 1x por mês. Não esquecer que as chucha é devem ser lavados todos os dias e estrelisadas uma vez por dia também até aos 6meses.
      Panelas com água a ferver?? Isso é que é uma treta!!

      Eliminar
  12. Joana já tens algum post sobre os livros que aconselhas? :)

    ResponderEliminar
  13. Joana, podia ser uma mãe amiga e partilhar a lista dos bons livros de puericultura! :)

    ResponderEliminar
  14. A minha miúda tem tantos peluches e não tem nenhum preferido, nem brinca nem com metade deles :)
    Nunca tive esterilizador e ela quase não usou biberão. Nunca usei termómetro da banheira. Não usei a alcofa. O carrinho, ovo e alcofa foram emprestado, mas se tivesse comprado, seria sem alcofa. A cadeia de alimentação foi do Ikea, 20€ e super prática e simples. Usei trocador e as minhas costas agradeceram imenso. Chuchas tb comprei poucas e ela tb só começou a usar quase com um ano. Pratos infantis: um de sopa, um raso, dois copos infantis e só um conjunto de garfo, faca e colher do Ikea. Roupa... tanta roupa que teve e que nem usou...

    ResponderEliminar
  15. Não concordo com os livros. São dispensáveis mas muito úteis (meu querido Mário Cordeiro :P). As chuchas esterilizava numa panela e o resto foi quase tudo emprestado.
    Mas, ainda assim, comprei muitas coisas idiotas quando a minha primeira filha nasceu. Uma delas foi um caixote de lixo que anulava o odor das fraldas (coisa mais estúpida de sempre, nem o tento vender no olx para não me sentir a enganar o próximo). Deixo aqui a minha lista de coisa completamente tolas que comprei: www.goo.gl/24BpuA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha concordo com essa do contentor de Fraldas!! Nao Tenho mas achei completamente estúpido quando o descobri gravidez pela primeira vez!
      A fralda suja é postada no lixo comum da casa e o saco do lixo é mudado todos os dias após o jantar! Simples!!

      Eliminar
  16. Cristina Ferreira12:29 da manhã

    Olá Joana. Algumas coisas concordo contigo. Compramos tralha a mais. Aquecedor de biberons. Eu que dei sempre de mamar usei aquilo umas 2 vezes se tanto, água quente numa taça funciona muito melhor. Termometro de agua: por favor, que cena parva. Mas ha coisas que comprei e voltaria a comprar: muda fraldas, a Sofia ainda hoje com 3 anos usa para vestir. Vestir a Sofia em cima da cama é horrivel. Rebola e foge na brincadeira. Chuchas, a Sofia ainda usa e tem umas 8. Perco uma, tenho ali outra prontinha a usar. Uma cai no chao, ha outra na mala. A minha cadeira de alimentação é igual à tua e deixa-me discordar contigo. A minha sogra comprou uma do IKEA e a Sofia mal cabe nela agora, a minha mãe comprou uma na Prenatal e a Sofia já é enorme para ela. A nossa cá está perfeita e super confortavel. Ainda dá para imenso tempo. Alcofa de carro, totalmente dispensavel. Berço, super util e aconselho para quartos em que a cama de grades nao cabe junto da cama dos pais. Cama de grades, excelente compra e optimo passo a seguir ao berço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com 3 anos não deveria vestir-se sozinha? Pergunto eu que ainda não tenho filhos não percebo nada so de ver os meus sobrinhos

      Eliminar
    2. Era bom era, anónima das 09.44 :-D
      Às vezes nem com 4...

      Eliminar
    3. Não sei mas penso que não. A minha tem 3 anos e não consegue. Tanto muito puxa as calças pra baixo.. mas tirar e vestir camisola??? Não.

      Eliminar
    4. Pior que isso é ainda usar chucha....

      Eliminar
    5. A minha com quase 4 sabe vestir cuecas, calças e calçar meias e sandalias (quase sempre no furo errado hahaha), tops de alças consegue facilmente pq faz batota e veste por baixo em vez de pôr pela cabeça, mas com tshirts e sweats q entrem pela cabeça atrapalha-se um bocado: às vezes consegue, outras não. :) cada um com o seu ritmo. Ensinamos, corrigimos, ajudamos e eles aprendem a desenrascar-se, eventualmente.
      Quanto à chucha, sim, supostamente já não devia usar, mas só quem não é pai (ou pais muuuito frios) é q acham que é tão simples como mandá-la fora e dizer que se acabou a chucha e pronto. Afinal de contas, é o objecto de conforto deles, e NÓS É QUE LHAS DAMOS, muitos pais até deixam andar com ela todo o dia e em todas as ocasiões - nesses casos é mais difícil tirar-lhas. No meu caso foi simples, só a deixava usar para dormir e uns minutos quando se magoava até acalmar, e sempre lhe disse que quando fizesse 2 anos íamos po-la na árvore das chuchas. E assim foi. Tranquilo e não voltou a pedir, vamos lá visitar a chucha de vez em quando. Mas nem sempre é assim tão fácil, não se deve julgar.

      Eliminar
    6. O meu filho tem 3 anos e veste-se sozinho... e não por necessidade, ele nem anda na escola... eu é que o ensinei e ele gosta do bocadinho de independência

      Eliminar
    7. Bem, a minha tem 6 anos, é super despachada mas sou eu que a visto, se a deixar vestir sozinha bem que posso esperar uma hora e convenhamos que quando queremos sair de casa de manhã não dá.
      Cada um com o seu ritmo, concerteza aos 16 já não quererá que a vista, digo eu..

      Eliminar
    8. Pois a minha tem dois e meio e já veste sozinha, nada de fralda ou chucha que isso é para bebés e claro fala perfeitamente! Já sabe ler e escrever desde os 6 meses!!!! Os pais que nao sabem ensinar os filhos a fazer isso tudo são uma grande caca! Essa coisa de cada um ir ao seu ritmo é tudo treta e para bebés fracos!

      Eliminar
    9. Anónimo 21:12, não diria melhor. ..!!!!

      Eliminar
    10. Anónimo 21:12 a melhor resposta possível 😂👌

      Eliminar
    11. Só começou a ler e escrever com 6 meses?!!! O meu por essa altura já recitava Os Lusíadas e escrevia poemas melhores que os sonetos de Camões ! Tst tst tst...

      Eliminar
  17. Nunca usámos camas de grades nem nada disso. Colchão no chão à La Montessori e já lá vão quase 9 meses. Ontem de manhã um deles saiu do colchão e ficou ao lado a brincar com uma caixa de brinquedos durante quase uma hora (pela primeira vez!). Espero que haja mais vezes que não fui feita para acordar às 7da manhã. Eheheh

    ResponderEliminar
  18. Cada criança é uma criança ... e não vêm com manual de instruções para nós sabermos atempadamente o que devemos comprar!
    No caso da minha filha sempre detestou a espreguiçadeira (e várias pessoas me disseram é indispensável). A alcofa que não era essencial, no nosso caso foi a melhor aquisição, usamos até aos 5 meses e deixamos de usar pois tinha receio que ela rebolasse e saísse lá de dentro, levava-a para qualquer parte da casa a bebé fazia ali grandes sestas, adorava brincar lá.

    ResponderEliminar
  19. Tal como eu. O meu filho tem quase 4 meses e a alcofa para mim dá um jeitão. É das mais rígidas e faz conjunto com o carro. Deixo o ovinho no carro enquanto vamos passear e vai deitadinho na alcofa. Vai muito mais fresquinho, confortável, não fica todo transpirado e vai mais direitinho. Disseram na altura que já quase não se usava e que não valia a pena, mas ainda bem que nos foi oferecida pelos meus pais. Uma coisa que comprei e que disseram que era indispensável foi o marsúpio. Comprei um todo XPTO e está lá parado no quarto dele. Não deu jeito quando ainda era muito pequenino porque ficava com o pescoço torto e agora que ele já se endireita não o consigo por sozinha. Colocar sozinha um bebe de quase 8 kg no marsúpio é dose e não faz muito sentido só usar quando está alguém por perto para ajudar a colocá-lo... O conselho que dou, guiem-se pela vossa intuição, geralmente é o mais acertado.

    Marina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tal aprender a colocar sozinha? Junte-se a grupos para o efeito. Baby wearing Portugal no FB.

      Eliminar
    2. Obrigado pela dica. Tenho de tentar mais vezes. Marina

      Eliminar
  20. Isto deve ser de mim, que já sou antiga.... mas como é que se deita uma criança num colchão no chão? Fica-se lá a tomar conta toda a noite? Credo! Eu sempre fiz mil coisas depois de por os meus filhos na cama!!! E se há escadas, portas de casa de banho abertas?
    Estes país não devem dormir...

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana =) podia fazer um post dos livros que acha que são os melhores =)

    ResponderEliminar