12.16.2014

Palmas, palmas para vocês, mães que trabalham!

A sério. Aplausos e dos grandes. Não vos invejo, longe disso, mas reconheço a vossa luta

Decidi, a muito custo, facilitar a minha vida. Tive a sorte de (tanto pela entidade empregadora, como pelo apoio conjugal) de poder dar-me ao luxo de tirar uma licença sem vencimento de um ano. Tal não se deve só à minha loucura pela minha filha, mas também porque queria aproveitar este timing para repensar a minha vida profissional. 

Sinto que está tudo nos eixos, só falta limar a questão do emprego, percebem?

Ser mãe a tempo inteiro não é tarefa fácil. É verdade que é um privilégio poder assistir a todos os movimentos dos nossos filhos, claro, mas somos nós também quem lida com todas as birras de sono e afins sem podermos "dar um tempo" (depois escrevo um post também sobre isto). Não estou minimamente arrependida de ter tomado esta decisão porque, lá está, sinto que é uma win-win situation. Agora, quanto a vocês?

Imagem do site We Heart It. 


Mães que não dormem nada durante a noite e ainda têm de cumprir horários no dia seguinte, lidando com algumas pessoas com as quais podem não sentir grande afinidade e ter responsabilidades importantes apesar de estarem perfeitamente esgotadas fisicamente e emocionalmente?

Mães sem escolha, que o que mais querem é estar sempre a apertar os bebés e a dar-lhes beijinhos mas têm mesmo que ir e àquela hora para o trabalho e, muitas das vezes, chegando "tarde e más horas" a casa?

Mães que só vêem os filhos umas 3 horas por dia (com sorte ou "com azar", se eles fizerem birra para dormir) e que sonham todos os dias com os fins-de-semana para os aproveitar ao máximo?

Mães que, à segunda-feira, se sentem doentes por terem de voltar à rotina, deixando para trás o que é mais valioso para elas?

Um aplauso e dos grandes para vocês. 

Lembro-me de vocês todos os dias e "estou convosco". 

Nota: Aprendi que sempre que encontrar ou lidar com uma mulher que me pareça mais enervada, mais stressada, mais transtornada... se calhar pode ser por se ter levantado 16 vezes durante a noite para por a chucha e ter passado o dia inteiro a ouvir o patrão de que não se concentra no emprego. 

7 comentários:

  1. Obrigadaaaaaaaaaa :) às vezes e muito difícil equilibrar tudo e por aqui tem se muitas vezes dias de 12h e só consigo ver o Miguel 1h :( mas aplaudo também as mães corajosas que tem dias sem time out! !! Clap clap clap

    ResponderEliminar
  2. Eu desta segunda gravidez saí da maternidade para vir trabalhar para casa, estive 4 meses em casa a cuidar da minha J e do meu D que estava de férias da escola e a trabalhar em casa ao mesmo tempo, sinto que não aproveitei nada... ela já tem quase 6 meses e eu ainda hoje choro de penalização, de porque é que a minha vida teve de ser assim agora??? Ela não merece ter de partilhar a sua mãe com o trabalho, só porque a mãe é freelancer e em Portugal não existem condições para mães trabalhadoras independentes::))) Tenho dito...

    ResponderEliminar
  3. Felicito-a pela sorte. Desfrute enquanto dura. Todos os dias penso em como seria - bem mais- feliz se ficasse em casa com os meus filhos. Frequentemente sou assaltada por pensamentos felizes que envolvem a maternidade e que, caso estivesse em casa com eles, podia vivê-los noutra frequência e intensidade. As crianças crescem tão rápido e não temos como enganar o tempo. Ser mãe e manter uma vida profissional ativa é de fato uma aventura, sobretudo quando se está longe de familiares e não há por perto quem possa ajudar a dar um lanche, um banho, vestir ou jantar. Só podemos contar com os que vivem lá em casa, onde dois são crianças. A aventura pode perfeitamente passar a ser uma guerra quando não se consegue conciliar os vários papéis em que, subitamente, nos vemos e que ninguém, nem nenhum manual de preparação, ensinou. A maternidade é maravilhosa mas finta-nos cá com uma pinta (enquanto houver hormonas para culpar a gente vai continuar). Diariamente temos consciência que há momentos irrepetíveis e não duvido que o nosso sofrimento se deva à incapacidade de perpetuar aqueles sorrisos e beijinhos tão deles, tão nossos. A par da doce maternidade também temos roupa para lavar, passar e estender (demorei dois anos para perceber que nunca mais vou ter tudo feito no que respeita à matéria da roupa), comida para fazer e contas para pagar. Infelizmente, as contas para pagar ganham vantagem. Não devia ser assim, mas é. No que respeita aos sonos, e porque os meus filhos só têm 19 meses de diferença, cedo investi nesse assunto. Ser mãe, filha, profissional e mulher a tempo inteiro dota-nos de capacidades que não imaginávamos haver e muito menos praticar. Não há agenda, o tempo tem outra dimensão e por vezes a criatividade é mesmo a única coisa que nos vale – isso, e o amor que nos une.

    ResponderEliminar
  4. Eu não penso que perdemos momentos com os nossos filhos, vivemos mais intensamente os poucos momentos que temos, tenho a sorte de ele sempre dormir a noite toda mas já tive fases em que a hora da refeição era um total inferno e pensar pelo menos só vivo isto ao pequeno-almoço e jantar fora nos dias de fds eheheh.

    Custou é claro largá-lo no infantário desde os 4 meses de idade mas como estava a 5m do trabalho ia dar-lhe de mamar e foi assim de Maio a Setembro e matava as saudades depois quando deixou de ser necessário ir dar-lhe de mamar custou mais mas agora faz parte da rotina e não me sinto mal. Ainda ontem em vez de arrumar a cozinha fomos dar um pequeno passeio deixei essa tarefa para quando o deitasse :) Mas acredito quem esteja em casa até agora como tu também não é tarefa fácil eu sinto-me mais cansada ao fds que durante a semana é tudo mais intenso :D e ele está na fase em que quer companhia e quer andar e lá tenho que lhe fazer a vontade ihihih

    ResponderEliminar
  5. Posso dizer que tenho sorte nisso...
    Trabalho em Angola.. Fiquei durante 6 meses e meio a cuidar da minha filha a tempo integral, voltei para o meu trabalho, que inicialmente como deixei de estar em Luanda e passei para Benguela, estive em casa a trabalhar, mas via a minha filha a todos os minutos.
    De há uns 2 meses para cá que já temos escritório e tenho que sair todos os dias antes das 8 horas para trabalhar, mas a empresa é relativamente perto (vamos e vimos a pé), vou almoçar a casa todos os dias e se ela não estiver a dormir ainda dá para fazer o almoço e brincarmos. À tarde, saimos do trabalho a tempo suficiente para a encontrar acordada, brincarmos, sermos nós a dar o jantar, o banho e a pôr na cama!
    É cansativo? Sim é, mas quero viver tudo do crescimento da minha filha!
    Não quero um dia destes olhar para trás e pensar que perdi algo.. até agora, ela vai fazer um ano, e não perdi nada!
    Mas sei que um dia que regresse a Portugal não terei a mesma sorte (só se arranjar um trabalho ao pé de casa.. o que é quase impossível....)

    ResponderEliminar
  6. Somos Super Super mulheres:) parabéns a todas:)

    ResponderEliminar
  7. "Mães que só vêem os filhos umas 3 horas por dia (com sorte ou "com azar", se eles fizerem birra para dormir) e que sonham todos os dias com os fins-de-semana para os aproveitar ao máximo?"
    Esta é de todas a que me custa mais.

    Beijinhos para todas as mães 😘

    ResponderEliminar