4.13.2020

Assim discutimos menos :)

Aiii! Nem vos vou falar da irritação gigante que tive ao receber as compras online e ver que faltavam 70% das coisas. Tinha planeado algumas refeições, até visto nalguns livros de receitas e... esqueci-me que estamos numa época em que temos de contar com todos os imprevistos. Lá vieram os kgs de cogumelos, mas sem arroz, enfim. É lidar. 

Ainda para mais agora que andamos todas com os nervos à flor da pele, menos tolerantes, menos racionais e menos empáticas. É como se agora fossemos todas aquela malta que faz comentários odiosos no Facebook gratuitamente só porque a vida deles não é nada como gostariam que fosse. Dizem-nos para meditar, mas a última coisa que nos apetece, quando estamos irritados, é acalmarmo-nos. Coisa parva isto do ser humano. 

Seja como for, tal como vos disse no post anterior, tomei algumas decisões para ver se nos facilitam a vida. Uma delas foi fazer uma rotina mais descritiva dos nossos dias (as crianças adoram regras e, guess what, eu também) e que afixámos no quarto dela. Nessa rotina estão incluídas responsabilidades que passam a ser dela, como tratar dos gatos e do peixe e fazer a cama. Tem horas e tudo. Claro que haverá espaço para alguma flexibilidade, mas confesso que sinto que nos está a deixar às duas menos angustiadas. E que bom! A ver se dura!


Fiz as rotinas em conjunto com ela e, para minha surpresa, até foi ela a sugerir algumas das mais importantes "a Mãe e a Irene têm de se respeitar uma à outra" e "enquanto a Mãe trabalha, a Irene tem de fazer silêncio". Vamos ver como corre, mas estou esperançosa! 

Aqui pelo meio, também descobrimos que ela adora aspirar (embora ainda não aguente muito tempo) e que até gosta de limpar o que suja. Vou tentar ganhar aqui uma "ajudante", em vez de uma arqui-rival ;). 

Foto ranhosa, bem sei, mas não ando com muita paciência para aprimorar a nível fotográfico, como deverão compreender. 

Ainda escreverei um post sobre isso, mas a miúda anda a acordar um zilião de vezes durante a noite. Vamos ver quem é que se passa primeiro cá em casa, é um novo reality show. ;)

E, caso precisem de apoio psicológico, não se esqueçam que podem ligar para o número da Saúde 24 (808 24 24 24) e carregar na tecla 4, ok?




1 comentário:

  1. Olá Joana! (e outra Joana!) para poupar tempo, comento aqui os últimos 3 ou 4 posts. So para dizer que vos tenho lido, tenho gostado das sugestões e ficado solidária com os desabafos (quer de uma, quer de outra).
    Esta ideia das regras escritas em conjunto é simplesmente genial. Obrigada pelo 'lembrete'! 😅 Já queria implementar pré-covid e tudo, mas ainda não houve oportunidade de 'conjugar as agendas' cá de casa. Somos 4 por aqui, 2 adultos em teletrabalho full time e 2 crianças em idades pré-escolar.

    ResponderEliminar