3.01.2019

Dormiu pela primeira vez em casa de uma amiga

Não estava à espera que me pedisse tão cedo.


Quando aceitei, abraçou-se à mãe da amiga, ficou histérica e a dizer que estava muito “ansiosa”, mas acho que queria dizer entusiasmada. Se calhar, quem deveria estar ansiosa era eu. Mas nem por isso. Até já me estava a fazer um bocadinho confusão a minha despreocupação, confesso. Seria suposto ficar preocupada? Com medos?

Pensei: ela já dorme bem, já se expressa tão bem, os pais da amiga parecem-me boas pessoas, a amiga um amor, uma miúda muito doce e feliz; a casa deles é relativamente próxima (alguma coisa, combinamos e vou buscar), vai ser só uma noite e vou buscar a seguir ao pequeno-almoço, ela está habituada a dormir fora de casa (ganhou andamento com as primas), não dá muito trabalho, é uma miúda tranquila, acho que não há muito a temer. Depois, como ainda faltavam uns dias, pensei melhor, avisei a Isabel de que se calhar iria brincar e jantar e eu depois iria buscar. Logo se via. Mas afinal ficou.

Há uns anos, eu acharia impossível ter decidido o que decidi, ou nunca tão cedo, mas agora não senti receio algum. Só sinto dores de crescimento, delas. Toda uma esperteza, uma desenvoltura, uma autonomia, que parece que me começam a escapar por entre os dedos... 

Correu tudo muito bem. Quando a fui buscar, estava feliz da vida, no jardim a brincar com a amiga dela. Adorou. Tão cedo não deve repetir, que eu também sou pessoa de sentir saudades e quero-a pertinho, mas foi mais uma lição. Olhei para a minha filha e percebi que, se não estivesse preparada, não me teria pedido para ir.

Não sei se estão por aí mães de miúdos mais velhos ou até de adolescentes, mas quando foi a primeira vez que os vossos filhos dormiram fora de casa, sem ser com família?

(A Isabel já tinha acampado na escola, mas assim em casa de alguém foi uma estreia).






Sigam-nos no instagram em @amaeequesabe.pt
Subscrevam o  nosso canal de youtube aqui: /amaéquesabe

3 comentários:

  1. A minha filha tem 6 anos e ainda não dormiu em casa de nenhuma amiga. Aliás, nestes 6 anos só dormiu 2 vezes em casa dos meus pais. Ela não demonstra interesse em dormir fora da casa... Diz que não me quer deixar sozinha...

    ResponderEliminar
  2. Foi esta noite a casa de um amigo pela primeira vez. Estavam ambos histéricos de felicidade!

    ResponderEliminar
  3. Na segunda feira véspera de carnaval, veio um amigo da minha filha dormir lá a casa pela 1ª vez. Têm os dois 3 anos acabados de fazer. Foi a 5ª vez que ele pediu, e como é um miudo tranquilo que nos conhece bem e eles se dão muito bem, levei-o. A prior parte? Com o excitamento nunca mais aodrmeciam, sempre que saía do quarto desatavam aos guinchos e pulos nas camas...umas pestes! De resto correu muito bem. É muito mais cedo do que esperaria, e não sei se a minha filha ficaria tão bem porque é mais apegada, mas eles adoraram.

    ResponderEliminar