3.06.2019

“Às vezes gostava de não ter uma irmã, de ser só eu”

“Às vezes gostava de não ter uma irmã, de ser só eu”

Foi este o desabafo da Isabel, à noite, com o pai, enquanto este as estava a adormecer. E antes disso, entre lágrimas disse algo como “não quero a Luísa”.
Duas coisas: primeiro, a Isabel adora a irmã. Vê-se mesmo que se sente orgulhosa dela e até mesmo quando lhe perguntaram se ela queria outra mana, ela respondeu, da forma mais querida do mundo que não, que queria a Luísa, sem ter percebido que a pergunta era se queria ter mais uma irmã. Depois, disse que queria 5 manos.
Segundo: é muito mas mesmo muito importante que ela se expresse tão bem. Que se sinta à vontade para o fazer com os pais. É que nunca deixe de sentir que pode dizer tudo, desabafar sobre o que precisar.
Claro que nos custa ouvir algo assim; claro que pensamos logo em que é que estamos a falhar.
Quando já dormiam, conversámos sobre isto. A Isabel não parece, muitas vezes, uma miúda de 4 anos. Tem conversas e uma sensibilidade que não esperávamos tão cedo. Fala sobre a morte, tem raciocínios que nos deixam de boca aberta, confronta-nos com coisas que dissemos há meses, analisa e faz perguntas: “gostava que me explicasses, por favor, porque eu não percebi, por que é que antes disseste que a máscara era cara, mas depois compraste outra que foi mais cara do que aquela que vimos”. Sim, esta foi a última que me apanhou desprevenida. Caraças.
Posto isto, com este desabafo dela, ficámos com a certeza de que temos de ter um bocadinho mais de cuidado com a atenção que lhe damos. E em pequenos pormenores. Tentamos muitas vezes justificar com “a mana é mais pequenina, amor, ela ainda não percebe” para desculpabilizar a Luísa de algumas coisas e se calhar temos de começar a atribuir mais justiça na hora de resolver algum conflito. Peço à Isabel para deixar a Luísa chegar ao elevador ou para ser ela a desligar a luz e essas pequenas coisas acabam por lhe tirar também o prazer de ser ela a fazê-las. Claro que depois fico felicíssima quando a vejo a pegar na irmã ao colo para ela chegar ao botão do número 5, mas se calhar a Luísa terá de ficar a chorar mais vezes e ser a Isabel a fazê-lo. Eu sei que isto está ali a roçar já o “não assunto” mas eu acho que é nestes pequenos pormenores que nós vamos acumulando frustrações, até explodirmos. Foi claramente o que se passou com a Isabel. Ela acumulou e explodiu quando estava mais vulnerável, com sono e cansada.
Ainda bem que o fez. O comentário está ao nível do “não gosto da mãe. És má é feia”, não corresponde exactamente à verdade, mas pelo menos demonstra necessidade de atenção. Vou/ vamos tentar ter mais cuidado. O pai já a levou ao cinema a ver o filme do dragão entretanto e já foi com ela ao Benfica e costuma ser ela a ir às compras também, mas se calhar tem de haver mais atenção aos detalhes, no dia-a-dia.

O que fariam? O que acham disto?
Obrigada!






5 comentários:

  1. Eu acho que fazem um trabalho maravilhoso com elas, é difícil para eles mas para nós também não é fácil . Agora com dois vejo isso, queremos que eles se sintam ainda como filhos únicos mas é difícil quando já não o São , temos outro pequenito para dar a nossa atenção. Claro que tbm faz parte do nosso trabalho como pais. Sempre disse ao meu marido, se veres que começo a exigir demais dele, ou a trata—lo de alguma forma diferente fala comigo e chama—me a atenção, era algo que tinha mto medo antes do bebe nascer, porque via isso acontecer noutras famílias, felizmente quando o bebê nasceu não achei de modo algum que exigisse demais do mais velho para mim continuava a ser o meu pequenito agora mano mais velho.
    Só podemos dar o nosso melhor.
    O meu por vezes também diz coisas quando está mais magoado porque não leva a dele avante como : não gosto mais de ti; não gosto desta casa..... dói para caraças mas nos sabemos que é da boca para fora.
    Quanto às tuas pequenitas vejo como se adoram, nesse dia devia estar magoada com algo e desabafou...Mas no outro dia já pensa diferente e sente—se diferente e já não vive sem a mana.
    Até nos não Estamos bem todos os dias!
    VOCES SAO MARAVILHOSOS E ELAS TBM ��❤

    ResponderEliminar
  2. Olá JiaJo, acredito que nan seja fácil gerir 2 crianças de idades tão próximas. Eu por enquanto so tenho uma filha e por isso a minha opinião vale o que vale. Mas concordo contigo (desculpa tratar por tu, mas somos de idades proximas) em que se tem de dar mais importância aos detalhes no dia a dia e sim da proxima vez deixava ser a Isabel a deixar entrar 1° no elevador e carregar no botão, caso a Luisa chorasse tentava explicar que a mana também gosta de ser de vez enquando a primeira. Isto pegando nos teus exemplos. Beijinhos Lúcia

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana só tenho um filho por isso não sei muito sobre o assunto mas tenho uma colega que tem 3 e costuma ter o dia do filho único, ou seja deixa dois com os avós e dedica o dia a um filho, vão passear brincam ... não sei se é solução mas talvez ajude! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Acho que é mesmo isso fazer a vontade a mais pequena só porque é mais pequena causa frustração na mais velha mesmo que ela na altura não mostre tanta importância. Acho que tem de haver mais justiça no género ontem foi uma hoje é outra ou de manhã uma à tarde a outra e tentar que todas tenham o prazer de fazer as coisas.

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana. Cá por casa os desabafos da mais velha são frequentes. Não sei se é assim mas pelos posts que publicas as tuas filhas têm uma relação muito boa, sem muitas crises de ciúmes e bulhas,será? Digo isto porque cá por casa desde que o mano nasceu que tem sido muito dificil gerir a relação deles. Só agora é que vejo uma ligeira melhoria (conseguem estar mais de 5 minutos sem bulhar ��)! Ela é extremamente ciumenta e ele também �� se digo ao pequeno para fazer qualquer coisa ela vai logo a correr para ser ela a fazer e vice versa. E é o dia todo nisto com chapadas e puxões de cabelo. E sim, a mais velha teve uma fase que constantemente dizia que não queria o Mano, inclusive pouco tempo depois de ele nascer ja ela falava e disse que queria atirar o mano para o caixote do lixo. Fiquei em pânico na altura �� já experimentamos todas as técnicas possiveis e imaginárias. Não adianta. Já me mentalizei e percebi que vai ser isto durante muito tempo �� são irmãos e é esta a dinâmica deles �� ela tem 5 ele está a caminho dos 3. Bjs

    ResponderEliminar