3.15.2019

Aparelho aos 5 anos?

Estamos perante uma decisão: a Isabel usar aparelho, durante a noite (e um bocadinho durante o dia, caso consiga), agora que tem 5 anos ou não.

Fomos a uma odontopediatra ontem (a Isabel já a segunda vez; a Luísa a primeira) e portaram-se mesmo bem. Acharam aquilo super giro e achei piada ao facto de estar a dar a Vaiana quando chegámos (e haver todo um reportório de música que eles gostam, da Disney e tal, o que cria logo ali um ambiente engraçado e de cumplicidade. Além disso, a dentista tinha muitoooooo jeito com as crianças, mesmo). Zero medos e até algum entusiasmo. Nada de cáries (aleluia) e tudo ok (foi na Clínica Dentária do Lumiar, já agora, caso precisem).


Possibilidade: a Isabel usar aparelho, daqueles nocturnos, para começar já a corrigir o facto de meter o lábio inferior entre os dentes e reduzir a assimetria ou evitar que aumente (eu não sei explicar isto cientificamente, mas ela tem o maxilar inferior recuado, entre outras coisas. Uau! Sou tão boa nisto... #not).

Paralelamente, iniciaria a terapia da fala, com reforço na musculatura facial - além do posicionamento da língua (é "sopinha de massa").

Muito poderá ter a ver com genética (vimos logo naquelas ecografias 3D que ela teria o queixinho (ou a falta de) do pai [e o meu nariz abatatadinho]), poderá ter sido reforçado por não ter mamado muitos tempo, ter usado chucha até ao ano e meio, entre outros factores que agora não interessam nada.

Vamos olhar para a correcção. Pela avaliação da médica, um destes aparelhos de silicone durante a noite ajudariam, com a complementaridade de uma terapeuta. Eu estou no ir. 

Mas queria saber se já alguém fez este tratamento, alguns conselhos, opiniões e relatos de como correu com os vossos filhos ou alguém que conheçam.

[Vi este post no Brasil e penso que o aparelho será semelhante, mas já confirmo com a dentista].

Obrigada!




9 comentários:

  1. Olá �� eu não tenho uma experiência com a minha filha mas com o meu namorado. Quando era criança, também com 5 anos, a mãe dele levou-o a um dentista e colocaram esse tipo de aparelho. Corrigiu-lhe muito bem. Se tivesse que colocar na minha filha colocaria. Beijinhos ��

    ResponderEliminar
  2. Joana quanto mais cedo melhor, sobrertudo problemas de assimetria. Entre os 6/7 será o ideal. Depois dos 10 há alguns problemas que são mais difíceis de resolver. Eu tenho 30 e uso aparelho sitema Damon. A minha filha tem 5 vai fazer 6 e vai ter de usar um aparelho de expansão porque tem a boca pequenina e não tem espaço para os definitivos que estão a porta, logo brevemente vamos ter que iniciar o tratamento. Mas sem stress...��

    ResponderEliminar
  3. Acho que tudo isto encaixa na mania de fazer as crianças crescerem depressa demais.
    Os dentes são móveis, estão em constante mutação ao longo da vida. Quando um adulto arranca um dente, começa a criar espaço entre os restantes - isto apenas para explicar que os dentes não são fixos.
    Logo, quando a criança ainda nem tem a dentição definitiva, acho só parvo estar a sujeitá-la a aparelhos quando tudo isso pode mudar muito ainda!
    Quanto ao sopinha de massa... aos 5 anos é perfeitamente normal... e mais uma vez: não é definitivo. Se me dissesse que tem o problema aos 10 anos, ok, mas aos 5!? Acho um exagero.
    Mas lá está, cada mãe e pai faz apenas aquilo que acha melhor. Vendo bem já se fazem cirurgias plásticas em bebés, por isso... cada um sabe de si.
    mas já que pediu opinião aqui deixo a minha.
    P.S. Não sou hater, só acho que nós mães, somos muitas vezes manipuladas e acabamos por fazê-los crescer cedo demais por pressões externas.
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Sopinha de massa", quanto mais cedo melhor. Terapia da fala é logo, até antes da idade escolar. Muito mais difícil com 10 anos, nada a ver.
      Neste caso, não me pareceu que o problema fossem dentes mas sim uma questão ortopédica mesmo, estrutural. Há pessoas que até têm problemas de respiração e, por isso, dormem pior e não respiram. Nada tem a ver apenas com estética, não é comparável sequer. E se com isto evitar as tais das operações dolorosas em idade adulta, eu gostaria de saber que os meus pais tinham tomado esta iniciativa, por exemplo. Mas eu não sou médica nem da área, por isso, o melhor mesmo é deixar com quem sabe.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. e, já agora, quais são as cirurgias plásticas em bebés?
      sem ser correções de lábio leporino (com as quais concordo, já agora)...

      Eliminar
    3. Sou Terapeuta da Fala e ser-se “sopinha de massa” (o que nem é o caso da Isabel, do que ouço nos vídeos, o que ela tem é dogmatismo bilateral) aos 5 anos NUNCA é normal e requer avaliação e intervenção por parte de especialista (terapeuta da fala). Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Não é nenhum “stress”, mas as questões linguísticas/articulatórias, quanto mais cedo forem intervencionadas, melhor.
      Maria

      Eliminar
    4. Só depois vi que o corretor tinha colocado “dogmatismo” em vez de “sigmatismo” bilateral 😂😂😂 Peço desculpa.
      Maria

      Eliminar
  4. Olá Joana , o meu Gui com 5 anos tbm começou a usar , tbm por várias razões, eu queria mesmo que ele começasse a corrigir cedo para não evoluir. Mas , foi das piores decisões que podia tomar, eles são muito pequenos é custa—lhes horrores, o meu chorava so de pensar que tinha de ter aquilo, chorava com aquilo , escondia o aparelho para eu não o encontrar e lho colocar ...foi muito complicado . Eu decidi mais o pai que não valia a pena tanto sofrimento e decidimos adiar o uso do aparelho. Também era esse da noite e umas horas de dia ! Eles não conseguem falar enquanto tem isso. Para o meu tprnou—se muito complicado. Um beijinho

    ResponderEliminar