12.03.2018

As minhas estrias, as minhas cicatrizes, a minha história.

Tinha 14 anos quando reparei que tinha estrias. Nos joelhos. Nos joelhos? Como? Andava toda contente porque as minhas colegas já tinham ou no rabo e nas ancas e eu nem vê-las e afinal… ali estavam elas, num sítio tão improvável. Depois delas, veio a celulite (e eu a pensar que escaparia). E novas estrias, desta vez nas mamas. Nem imaginam a injustiça que eu senti ao ver aqueles rasgões nas minhas maminhas. Sim, maminhas, tão pequeninas e com estrias, como se tivessem crescido tanto que a pele se vira obrigada a ceder. Só voltariam a crescer na gravidez.

A minha sorte, dentro do azar, era que, depois do choque, depois do tom rosa avermelhado, ficavam brancas e fininhas, ou pelo menos era o que me parecia. E eu encolhia os ombros, desvalorizava, e seguia com a minha vida. Contentava-me saber que não estava sozinha. E que pessoas que eu considerava lindíssimas, como a minha mãe, também as tinham e que não era por isso que deixavam de ser mulherões. 

Até chegar aos vinte e seis, engordei e emagreci e engordei e fiz dieta e ganhei estrias nas pernas, na zona interior, compridas. Ia pondo para trás das costas. Mas quando engravidei, comecei a olhar mais para o meu corpo, capaz de gerar vida e de me fazer a pessoa mais feliz do mundo, e tive vontade de cuidar melhor dele. Cremes nas zonas mais propícias a novas estrias (e uma grande dose de sorte, hidratação e genética?) fizeram com que, desta vez, nem uma ficasse para contar a história. Ou então nem reparei. 


Segunda gravidez e uma operação de urgência, logo após o parto, fez com que ficasse com uma grande cicatriz. Inesperada. A minha primeira, “à séria”, que me faria lembrar, para sempre, do maior susto da minha vida – uma atonia uterina que só parou depois de 6 horas de muitas tentativas, transfusões sanguíneas e medo. Está cá para que nunca me esqueça de que sobrevivi e vivi, após tudo o que me aconteceu, com ainda mais vontade, força e amor. Não gostei dela sempre. Sentia que algo tinha falhado. Tinha estado a um passo de ter o parto dos meus sonhos, pouco instrumentalizado, em que puxei a minha filha para o meu colo e, sem pontos, ia ter uma recuperação muito fácil, para poder dar atenção às duas filhas. Aquela cicatriz significava dores, dificuldade em levantar-me e levava-me àquele hospital e àquela sensação de impotência. Achava-a feia. A enfermeira do centro de saúde recomendou-me que espalhasse e massajasse com Bio-Oil e, com o tempo (terão sido meses?), aquele vermelho foi começando a perder a nitidez. Ainda cá está. Acho-a bonita. Relata uma história com final feliz.


Bio-Oil faz parte dos meus dias, desde então. Daí que o desafio em falar deste óleo, que marcou uma das fases mais duras (mas também mais mágica) da minha vida, seja tão especial. E não é por acaso que é o produto mais usado em estrias e cicatrizes em todo o mundo: é porque resulta. Não apaga nada, mas disfarça. Além de hidratar profundamente, reduz a aparência das estrias, cicatrizes, manchas e também do envelhecimento da pele. Também já experimentei na cara (duas gotinhas, não mais) e, ao contrário do meu receio (mito a abater), a pele não fica nada oleosa – pelos vistos, o PurCellin Oil deixa a fórmula mais leve, não fica gordurosa e a pele absorve-a de forma rápida. 


E vocês, que histórias contam? Sofreram ou sofrem ainda muito com marcas e estrias?
Já se aperceberam de que somos muitas?


*post escrito em parceria com a Bio-Oil

Sigam-nos também no Instagram:

7 comentários:

  1. Sempre fui gordinha, nunca gostei do meu corpo. Nao tinha uma unica estria nem celulite. Mas sempre tive muita anca e uma "bunda" enorme. Barriga lisa. Quando fiquei grávida da minha primeira princesa, aos 27 anos, comecei a gostar de mim. Emagreci nos primeiros 5 meses de gravidez, depois engordei 11 kilos. Usei durante e após a gravidez o bio-oil. Nao fiquei com nenhuma marca. Passado um ano e meio fiquei grávida novamente e por desleixo, falta de tempo pra cuidar de mim, na gravidez da segunda princesa nao usei nenhum creme nenhum óleo e surgiram muitas estrias. Demorei muito mais tempo a voltar aos meus gordinhos 58kilos de sempre. Aliás a princesa vai fazer 9 meses ainda tenho 61kilos...estou 24hrs com elas, o pai no estrangeiro, tempo pra cuidar de mim só quando elas estão a dormir mas o cansaço só da pra um duche rapido lavar os dentes e atirar me para a cama até uma delas voltar a acordar. Acho que todas nos, gordas, magras, altas, baixas sofremos.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho estrias na barriga e no peito. Já me importei mais. O que fazer? Aceitar. Aceitar-me.

    ResponderEliminar
  3. O bio-oil é óptimo, mas ainda melhor é o óleo de rosa mosqueta

    ResponderEliminar
  4. Joana, costumo ler sem comentar. Eu sei que a publicidade faz parte dos vossos dias e torna tudo mais real. Conheces a geleia real da oriflame? Aposto que vais adorar. É um excelente produto, multifacetado, hidrata, regenera e protege. Tem imensas utilizações e as estrias é uma delas. Aconselho vivamente. Excelente relação qualidade preço e excelente oportunidade para desmitificar uma marca que o bicho papão teme por ser vendida por catálogo! Parabéns pelo vosso trabalho.

    ResponderEliminar
  5. Também fiquei com estrias nas ancas/rabo durante a adolescência, mas não me incomodam muito porque, como disseste, são branquinhas e eu não sou muito morena, por isso elas passam despercebidas. Tenho o peito pequeno e aí nunca fiquei com elas. Agora estou grávida de 30 semanas e, para já, ainda não apareceram... desde os 3 meses que me besunto com creme gordo de manhã e à noite, mas também já li que depende muito é da genética (a minha mãe é mais gordinha, fez grande barriga grávida de mim e não tem estrias). Espero que me safe :D

    ResponderEliminar
  6. Tenho a cicatriz da cesariana, não me incomoda, é apenas um risquinho muito ligeiro, bem feitinho e bonito.
    Tenho marcas na cara, do acne da adolescência, tal como tu Joana, essas sim ainda me incomodam um pouco :-( Uns dias mais, outros dias menos, mas nunca consigo esquecer-me que estão cá.
    Talvez um dia...

    ResponderEliminar
  7. estrias no peito, nas ancas e coxas (em todo o lado!) e até na parte de trás joelhos. na barriga c'est la vie :p

    ResponderEliminar