8.12.2018

Passar férias com os nossos pais.

A Irene e eu, neste momento, estamos no Algarve a passar férias com a minha mãe, meu padrasto e meu irmão. Fizemos isto o ano passado, já que foi o primeiro Verão desde o divórcio e seria mais fácil conciliar tudo. Parece que está a tornar-se numa tradição, ir de férias uma semana no Verão.

Uma semana em que a família está junta mais do que meramente à hora de almoço ou ao lanche. Em que se distribuem novas dinâmicas para umas coisas e em que se reavivam outras. Com todas as perfeições e imperfeições que todas as famílias têm, não deixa de ser comovente ouvirem-se (para mim) as ligações familiares. Ver a Irene a chamar ao meu irmão de tio, ao meu padrasto de Avô (não com muita frequência) e à minha mãe de avó. 





A nossa família não é daquelas que se vêem com frequência. Vemo-nos quando dá ao fim-de-semana, sendo que é fim-de-semana sim, fim-de-semana não e se não houver festas de aniversário ou fins-de-semana fora, o que for. 

Lá por isso não quer dizer que seja pior. São dinâmicas. É o que funciona e, nestas férias, poderão ser reavaliadas as mesmas. Uma oportunidade para rever e reviver.  Experimentar ligações diferentes. Conversar com o irmão Pedro sem estarmos todos juntos, aproveitar e saber o que tem feito o João ou como é que a mãe tem estado. 

Assim há tempo. Estamos uma semana no Algarve. Acho que também é fundamental para mim descobrir ser mãe enquanto sou filha, coexistindo as duas Joanas e o mesmo para a neta, filha sobrinha, Irene. 




10 comentários:

  1. Eu!!!!! Eu passo férias com os meus pais há vários anos, desde 2009. eles preferem ter companhia em férias e nos também e então desde esse ano começamos a ir juntos todos os anos para a república dominicana, só a partir do Nascimento da primeira filha começámos a passar férias em Portugal ( com muita pena e muitas saudades minhas...) É das melhores coisas, melhores recordações que tenho desta vida. Todos os amigos sempre acharam estranho e pensavam para eles, de certeza "que horror, como é que eles gostam de ir de férias com os pais?!?!?" É bom! E são estas recordações que vão ficar sempre comigo, aproveitei e bem todo o tempo com os meus pais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha questão é mais: que horror, como conseguem ir todos os anos de férias para o mesmo sítio? Ainda para mais podendo viajar. Que tédio!

      Eliminar
    2. Porque as pessoas são tão críticas em relação ao que os outros gostam e fazem. ADORO ir todos os anos para a mesma zona do Algarve. Havendo disponibilidade financeira, também vou a outros sítios, mas ninguém me tira uma semana ou duas no mesmo Algarve, quase sempre com a mesma matilha!
      Respeitei-mo-nos e seremos mais felizes!

      Eliminar
  2. Eu estou há uma semana com a minha filha (2 anos e meio), os meus pais, o meu irmão e a esposa e a filha bebé - estou a enlouquecer e não vejo a hora de me ir embora! (Nota: são excelentes pessoas e gosto muito deles, mas determinadas dinâmicas mexem comigo... (nota: vivo no estrangeiro e vejo-os pouco) Serei uma péssima filha? Ou irmã?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se apoquente, já passei duas semanas com a minha mãe, dois filhos pequenos... É uma ajuda boa, mas uma dinâmica diferente, nem toda a gente se adapta. Gosto muito de estar com os meus pais, mas férias são com o núcleo e pronto, menos confusão. Talvez com os miúdos mais crescidos seja diferente.

      Eliminar
  3. Eu estou há uma semana com a minha filha (2 anos e meio), os meus pais, o meu irmão e a esposa e a filha bebé - estou a enlouquecer e não vejo a hora de me ir embora! (Nota: são excelentes pessoas e gosto muito deles, mas determinadas dinâmicas mexem comigo... (nota: vivo no estrangeiro e vejo-os pouco) Serei uma péssima filha? Ou irmã?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se referir à sua cunhada e sobrinha como cunhada e sobrinha que são (genealogicamente), mas sim como "a esposa e a filha bebé" já denota imensa falta de empatia com a "nova família"... diria eu...

      Se fossemos todos menos críticos, acredito que a convivência social se tornaria bastante mais simples!

      Eliminar
    2. Sendo que vivo no estrangeiro há vários anos, a minha cunhada é uma pessoa que devo ter visto uma 5 vezes nos últimos 10 anos, por isso não posso dizer que haja ou não haja empatia, porque a conheço pouco. Em relação ser crítica ou menos, no meu comentário não foi feita nenhuma crítica a ninguém - foi sim expressa uma minha inadequação à situação de muitos familiares todos juntos com dinâmicas diferentes da minha

      Eliminar
  4. É do melhor para mim. Tal como o faço sozinha ou com amigos, adoro passar férias com a minha familia. Primos, sobrinhos, irmãos, avós e netos, grandes memórias que estamos a criar e quase sempre nos mesmos locais. Aconselho!

    ResponderEliminar
  5. Este ano fiz o mesmo, adorei! Para o ano há mais!

    ResponderEliminar