4.22.2018

E quando eles querem levar brinquedos para a escola?...

Ando fartinha. Por mim, acabou-se. Com esta idade, nem sempre vai lá só com explicações. Estou a pensar criar mesmo uma proibição. 

Então não é que primeiro veio a Lady Bug, que ela tanto queria nos anos, com menos uma perna e, agora, a boneca linda de pano da MariUp perneta e sem saia? 

Já há muito tempo (anos?) que a Isabel gosta de levar brinquedos para a escola. Brinquedos e livros. E o relógio novo. E os cromos dos dinossauros e dos staóques (Star Wars). E...
Eu até gostava da ideia se fosse realmente para partilhar e emprestar, mas desconfio que seja só mesmo por vaidade. Sem julgamento. Faz parte. Eu percebo. Ela já gosta de mostrar, de explicar quem ofereceu, fica toda orgulhosa. Tudo bem.
Mas, ao mesmo tempo, tudo mal! Não adoro o princípio (sim, sim, somos todos um bocadinho assim) e fico a pensar que se calhar não é simpático para os miúdos que não têm acesso a tudo o que ela tem. E, depois - e é esta a minha principal "zanga" - não gosto de ver os brinquedos dela assim, todos estragados!... As bonecas personalizadas eram duas irmãs, a Luísa e a Isabel, e agora é isto.
E, sinceramente, não a vi assim tão chateada quanto isso, apesar de adorar ambas as bonecas... Será que, por terem muitas coisas, estes miúdos já não valorizam tanto os bonecos? 

Pensando mais a fundo nisto, acho que os miúdos na escola deviam brincar com brinquedos da escola e pronto. Se calhar, se se criasse a regra deles não poderem levar coisas de casa, a não ser que lhes sejam pedidas, seria melhor para todos. Será? O que acham disto? Estou a fazer uma tempestade num copo de água, é isso?

Bonecas personalizadas - MariUp
Nota: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando publicamos coisas?
👉 Aqui na página de Facebook da Mãe clicam onde diz “A Seguir” e seleccionam "Ver Primeiro"
Sigam-nos também no Instagram:
E nos nossos pessoais:

16 comentários:

  1. Bom dia Joana! A nossa regra, depois de muitos brinquedos perdidos na escola que iam e não voltavam, é levar brinquedos ou livros só a sexta-feira. Assim minimizamos o risco.

    ResponderEliminar
  2. Joana,
    A minha filha adora levar brinquedos para o infantário, hábito que nunca lhe neguei, até porque sobretudo leva livros. Mas também outras coisas! A regra boa de lá é que, eles entram com os brinquedos mas imediatamente vão para a mochila e são devolvidos apenas e só ao fim do dia, quando já estão para sair. Com os livros é diferente, a Educadora quase sempre conta a história e logo retorna, também, para a mochila. Ela fica toda vaidosa de levar histórias e serem lidas, mas tenho a garantia automática de que não são estragados.
    Penso que aqui funciona muito bem assim, ela leva mas não fica triste de serem guardados quase à chegada e, quase de certeza por isso, nunca me chegou nenhum estragado a casa e ela não se lamentou que não conseguiu mostrar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No infantario da minha filha funciona exatamente da mesma forma e sinceramente sou apologista deste metodo, os brinquedos sao guardados nas mochilas á chegada e os livros sao lidos sempre que è possivel, desta forma evita se muita chatice.

      Eliminar
  3. Na escola dos meus filhos, os brinquedos entram na escola mas ficam na mochila. E os miúdos sabem que só podem levar coisas que caibam nas suas mochilas. Só os livros é que são lidos em sala. E se calhar de irem dois livros no mesmo dia é lhes pedido que levem no dia a seguir o que não foi lido. Eu também não gosto de brinquedos estragados pelos outros... E sim acho que os nossos não dão valor ao que têm...

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana!
    Não acho nada que estejas a fazer uma tempestade num copo de água, concordo totalmente contigo! Acho mau princípio as crianças levarem brinquedos para a escola por três razões: primeiro vem SEMPRE algum estragado ou acabam por perder ou deixar na escola, segundo é mais peso a adicionar às mochilas que já vão pesadíssimas e terceiro: a escola não tem como objectivo os miúdos brincarem mas sim aprenderem. Se for para brincar, basta os brinquedos que já existem na escola e os jogos que fazem no recreio.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana.
    No colégio dos meus filhos havia a regra de, num dia da semana estipulado pela educadora, os meninos poderem levar um brinquedo de casa.
    Nos restantes dias, era totalmente proibido.
    E não havia dramas...

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana,

    Cá em casa é regra mesmo, coisas de casa ficam em casa e coisas da escola ficam na escola!
    Sou muito adepta de explicar as coisas às minha filhas e explico sempre o porquê mas nisto não cedo. Mesmo quando elas me dizem: "Mas eu prometo que não perco/estrago!". Eu sei, queridas, eu compreendo mas assim como os brinquedos da escola não podem vir para casa, os de casa também não podem ir para a escola. ;)

    Good luck!!

    Beijinhos,
    I.

    ResponderEliminar
  7. Na creche dos meus filhos não é permitido levarem brinquedos de casa. Se acontecer por algum motivo (por exemplo dias difíceis), arranjam maneira de lhes guardar discretamente o brinquedo na mochila logo que chegam. Acho que por princípio assim está mais correto, não se fomenta a vaidade como dizia a Joana.

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana! Concordo perfeitamente com a anónima das 16.22horas. A regra tem de partir de casa e não da escola. São os pais em casa que têm de impor essa regra,não tem de ser a escola. As escolas já têm tanta regra que impor aos pais e às crianças,que bem vistas as coisas, se os pais de hoje em dia fossem menos permissivos a escola ensinava mais e educava menos.beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Sou educadora e os "meus" meninos levam brinquedos quase todos os dias. O que eu faço é deixá-los brincar um pouco, até porque partilham entre eles sem dramas e depois arrumam. E há alguns brinquedos que nem sequer saiem da mochila (pistolas, por exemplo, por razões óbvias). O mais engraçado é que assim que arrumam nunca mais se lembram dos brinquedos. Há vários estímulos na sala e os brinquedos de casa acabam por ficar em segundo plano.

    ResponderEliminar
  10. O meu mais velho, também com 4,levava às vezes e na maior parte das vezes não trazia... Muitas vezes eram outros mais velhinhos que tiravam e não devolviam. Outras vezes vinham partidos ou estragados. Ou dava a um colega. Passou só a levar bonecos do mc Donald's ou dos ovos Kinder. Se perder ou partir não há azar. Entretanto a educadora disse que nenhum podia aceitar prendas dos outros, porque havia muito a coisa do "ele deu-me", quando afinal não era bem assim. Sempre que o meu trazia coisas que não eram dele no dia a seguir levava logo de volta para a escola. Brinquedos mais caros ou especiais nunca deixa-mos levar. Eles têm a regra de quem tem de caber no bolso do bibe,logo são sempre coisas pequenas.

    ResponderEliminar
  11. Só deixo levar de vez em quando, livros, porque se todos levarem é difícil gerir.
    Eles levam, mostram aos amigos e arrumam na mochila. A educadora decide se conta a história do livro ou não, pode contar noutro dia, se já tiver pensado noutra coisa pra esse dia
    Nem todos os livros são adequados pra contar na sala, depende das mensagens.
    Já desapareceu um livro, levou-o Para a sala de vídeo onde se juntam todos os miúdos que chegam antes das 9h, ele era dos mais novos e distraiu-se e nunca mais apareceu.
    Outra criança deve ter ficado com o livros.
    E os pais dessa criança devem ter visto que tinha um livro que não era dele, mas pronto.

    ResponderEliminar
  12. Essas bonecas têm uma expressão muito triste.. Ahaha combina com a perna arrancada..

    ResponderEliminar
  13. Acho que pode estar a fazer uma tempestade num copo de água. Os brinquedos são para ser vividos. Se gostam de levar e partilhar, então é deixar levar alguns à exceção dos especiais, aqueles que gostariam de ver estimados. Eu tinha o problema contrário: a minha filha não queria levar com medo de perder ou estragar. Achava demasiado stress com algo que considero que deve ser para a fazer feliz. Agora já leva, mas deixa ficar em casa as peças pequenas, por exemplo.

    ResponderEliminar
  14. No colégio da minha filha, ninguém leva brinquedos de casa. Para ser sincera, não sei se existe alguma regra a proibir, mas não é hábito.
    Não vejo nada de errado em levar (ou querer levar) brinquedos, desde que tanto as crianças como os pais estejam conscientes de que podem ser estravados ou roubados e não se importem com isso. Eu, mesmo que ela me pedisse, não deixaria.

    ResponderEliminar
  15. No infantário a regra era guardar os brinquedos à chegada. Evitava-se assim muitas confusões do género: quem estragou, desapareceu e não se sabe como... essas coisas que acabam por gerar mal entendidos em certos casos.

    ResponderEliminar