A última vez que tinha ido a um dentista, foi para arrancar um siso e fiquei um bocado traumatizada. Era o terceiro, estava incluso, mas aquilo foi um terror, estive mais de duas horas de volta do desgraçado e no fim, o dentista disse: "o importante foi termos salvado o segundo molar". Eu sentia-me apenas um Joker com os cantos da boca rasgados. Juro-vos; custou-me mais do que um parto. Eu pedia vezes consecutivas por mais anestesias, parecia que nada fazia efeito, e senti-me violentada. Bem, já passou. Mas a verdade é que ficou aqui o 4º siso para que eu me lembre de contar a história ("sim, sim, agendamos o 4º siso" - nunca mais lá pus os pés).
Três anos depois, voltei a um consultório. Conheci o Dr. Eduardo na Terra do Sempre e não pude deixar de corar até à testa quando lhe confessei - a ele e à mulher, Sofia - que já não ia fazer sequer uma limpeza há anos. Não podia passar mais tempo. Fui à clínica deles, a Mint, que cheira a hortelã mal se entra (tem mesmo uma parede cheia de plantas) e ainda nos servem um chá natural - e sem açúcar, claro, antes da consulta. Fiz uma avaliação (tenho uma cárie enorme lá atrás e eu não sabia, socorro!!!) e depois uma limpeza de dentes, que me doeu menos do que eu estava à espera - apesar de quase me ir afogando numa poça de sangue, que eu sangro imeeeenso sempre [que imagem mai linda, não é?]. Na avaliação, falámos da possibilidade - e da minha vontade - em corrigir aqui algumas falhas, com um aparelho.
Confesso que já tinha pensado em usar algumas vezes, mas adiei, adiei e voltei a adiar. Não sei se foi por ter visto o meu irmão a usar aparelho durante uma mão cheia de anos que me quis escapar, se foi achar que ia doer, que ia ficar a falar à sopinha de massa ou achar que não ia ter tempo para ir a tantas consultas ou ser tão metódica. Mas agora essa hipótese anda a pairar na minha cabeça várias vezes. Ainda por cima, descobri que há agora uns transparentes (que se retiram só na altura das refeições), chamados Invisalign, o que me pareceu uma excelente opção. Tive logo algumas pessoas a dizerem-me que eu não ia ser disciplinada o suficiente para o aparelho fazer efeito, mas eu até acho que ia!
Contem-me tudo. Há gente que usou aparelho desse lado (e aos 30?)? Já alguém experimentou esta opção do invisalign? Obrigada!
[Sei que assim parece que não tenho nada para corrigir - e claro que não é nada grave - mas tenho os dentes de baixo bastante tortos, talvez devido aos sisos rrrrrrrr] |
[Se depois avançar com o dito, venho pôr-vos a par de tudo].
Nota: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando publicamos coisas?
👉 Aqui na página de Facebook da Mãe clicam onde diz “A Seguir” e seleccionam "Ver Primeiro"
Sigam-nos também no Instagram:
E nos nossos pessoais:
Adorava pôr um invisalign mas ia rebentar com o orçamento. É demasiado caro.
ResponderEliminarTenho 37 anos e acho que este ano vou pôr....ja preciso algum tempo mas o orçamento com duas crianças nunca sobra😔 mas a minha mãe tirou o dela o ano passado e tinha 64 anos😱🤭
ResponderEliminarSe precisa e quer resolver não se preocupe com o que vão dizer porque seja como for, a sempre pessoal a criticar.
Felicidades
Olá! Tenho 31 anos e coloquei aparelho fixo há um ano. É o normal, fixo, mas destes mais recentes, e não daqueles com elásticos às cores (tem um nome específico mas já não me lembro…). O primeiro orçamento que pedi (curiosamente ao mesmo ortodontista) foi há 10 anos, andava eu na faculdade, mas na altura os meus pais não conseguiam pagar a prestação do mesmo e as propinas, então decidi que quando começasse a trabalhar trataria disso. Entretanto o dinheiro ao início não era muito, fui adiando, convencendo-me que talvez conseguisse viver com estes “defeitos” nos dentes (tinha um canino de cima completamente desviado para dentro e já tinha desviado os dentes de baixo também e em certos ângulos em fotografias parecia que era desdentada…), as pessoas diziam que não notavam nada, mas eu notava. Então, no ano passado decidi-me, fiz um seguro especificamente para isso e, 9 anos depois, voltei ao ortodontista decidida. Arrependimentos? O único que tenho é não o ter feito há mais tempo. Tenho mais um ano a usar aparelho, mas uma coisa digo, e as pessoas também notam: sinto-me melhor mil vezes a sorrir para as pessoas e para as fotografias com aparelho do que sem ele! Nos primeiros 4 meses os dentes foram praticamente ao sítio, agora falta-me corrigir o alinhamento e outros pormenores. Quero la saber se tenho a boca cheia de metal, o que interessa é que o meu sorriso vai ficar mil vezes melhor! Desculpa o testamento, mas isto para dizer que se é o que queres, vai em frente!
ResponderEliminarE sim, eu também tirei os 4 dentes do siso, 2 deles inclusos e apesar de não ter custado muito, usar aparelho (pelo menos para mim) é bem mais fácil, não tenho nenhuma das dores horríveis que eu via antigamente noutras pessoas.
Ah, era para contar experiências com o Invisalign! Sorry, mas eu fico empolgada com isto…
A.M. conte por favor
EliminarO seu é um autoligável. :)
EliminarOlá
ResponderEliminarDesde pequena que tinha manchas nos dentes, devido a antibióticos que tomei quando era mais pequena.
Eram nos dois dentes de cima e dês baixo.
Infelizmente, vivi com isso até colocar aparelho até que consegui “ tapar” com um tratamento.
Tinha muita vergonha de sorrir para as fotos e a falar com as pessoas, porque sabiam que iam perguntar “ O que são essas manchas?”
Tirei os 4 dentes do siso, sim doeu é muito
Custa me acreditar que teve tanto tempo sem ir ao dentista, e ainda pior ver que há tanta gente que não trata dos dentes
Olá :) 31 anos aqui e usei o Invisalign com 28/29 anos! Sempre tive os dentes direitos até um dos sisos (malandro) nascer completamente deitado, tendo empurrado os dentes todos ao ponto de um da frente se encavalitar no outro. Chegou a um ponto em que, a sorrir, não conseguia ver mais nada senão o dente da frente! Por ter uma cara magrinha e por me rir com os "dentes todos", ter um sorriso metalizado nunca foi uma ideia aliciante. Foi então que descobri o Invisalign e, apesar do seu preço (podes sempre optar por pagar parcelado), não podia ter ficado mais satisfeita com o resultado! Custa a adaptação no primeiro mês (cansa a falar, por exemplo), e dependendo do tipo de ajustes que tens que fazer, podes nesse mesmo primeiro mês falar ciciosa! No meu caso, se tinha uma apresentação, tirava o aparelho, simples! Nada que não seja ultrapassável com o tempo. Alias, até começas a sentir a falta se não o usares, e por conseguires mesmo ver os resultados, não te desmotiva a usar! No meu caso, ao fim de 4 meses tinha os dentes da frente direitos. A limpeza dos dentes é muito mais fácil de fazer. Porque mudas as goteiras de 15 em 15 dias, as deslocações são mais suaves que no aparelho convencional (foi o que me disseram), o que faz com que tenhas apenas sensibilidade e dores no primeiro dia (foi mesmo o que senti) e, com o passar do tempo, sendo os ajustes cada vez menores, menos dores se vão sentido. Recomendo ao máximo, pela sua praticabilidade, pela sua "invisibilidade". Recomendo! Boa Sorte!
ResponderEliminarUsei os 2(fixo e invisalign). O fixo tem resultados mais rápidos. Pus com brackets transparentes e pouco se notava(excepto quando comi caril e fiquei com os elasticos transparentes amarelos).depois de tirar o fixo,passafo 2 anos os meus dentes estavam piores do que antes porque o retainer não funcionou como esperado e...o meu dentista foi simpático e pos-me o invisalign de graça ( iupiii).tem resultados mais lentos e temos de ser bem disciplinadas...mas vale a pena!
ResponderEliminarJPB, já usei aos 26 anos e agora estou em tratamento a nível de oclusão e terei que voltar a usar logo a seguir a terminar a oclusão. Tendo 33 agora a previsão é voltar a.por aos 35 anos...
ResponderEliminarDa primeira vez, quando tirei o aparelho até chorei porque naquele momento já fazia parte.de mim e não gostei no imediaro ver-me sem ele 😂
Marisa F.
Ahahahhah muito bom 😅
EliminarUsei aparelho por quase 10 anos para corrigir falhas severas. O meu conselho para quem quer corrigir coisa pouca é, não vale à pena as dores. Não mesmo. Passar uma semana todo mês sem conseguir comer direito é muito ruim. Só de botar a borrachinha para abrir espaço para colocar as bandas de trás que seguram o fio é uma tortura. Se eu não tivesse falhas tão ruins que realmente atrapalhavam até a mastigação jamais passaria por isso tudo.
ResponderEliminarMeu primeiro pensamento. Uma semaninha por mês dava-me jeito para perder estes kilinhos a mais que teimam em desaparecer...
EliminarUsei o fixo dos 29 aos 33 e não me arrependo. Ao contrário da maioria das pessoas, não uso um mais nada e eles nunca mais mexeram. Quanto às dores era perfeitamente suportável e sempre comi de tudo. Não emagreci nem uma grama à conta do aparelho. Tinha o mesmo problema de estarem tortos apenas em baixo.
ResponderEliminarE preços do Invisalign? Tenho um orçamento de cerca de 3500 euros...
ResponderEliminarEu olho para a foto do seu sorriso e não vejo necessidade de colocar aparelho. Mas a Joana é que sabe. Boa sorte!
ResponderEliminarBoa tarde.
ResponderEliminarSou assistente dentária, vejo de todos os aparelhos.
O invisalign é de facto dispendioso mas óptimo resultafo aliado a uma boa estética.
No entanto, há outro aparelho que é fixo o damon clear ,também ele transparente que resulta muito bem com uma redução de tempo de tratamento significativa em relação ao normal.
Vai correr bem joana,��