7.09.2017

Tomava este pequeno almoço para sempre (as minhas panquecas).

Aos domingos acordamos noutro ritmo. Agora é o único dia do fim-de-semana em que acordamos juntas e adoro os dias em que ela acorda bem cedo (sim, nunca pensei dizer isto) ou que não tenhamos nada para fazer, é bom acordar com calma. 

Para quem esteja a ler isto no próprio dia, até já dançamos a Gasolina e o Despacito nas stories do meu instagram (mais ela que eu estou sem soutien e não me apeteceu ir vestir). 

Estou a seguir o melhor que posso o plano alimentar da Nitricionista  e isso inclui eu poder comer panquecas. Hoje tive tempo para fazê-las e para as decorar e "toppar" como me apeteceu: 




Toda a gente já deve ter a sua própria receita de panquecas saudáveis. Eu faço assim: 

  • 1 ovo
  • 1/2 banana
  • 6 colheres de aveia
  • óleo de côco na frigideira e pronto. 

De resto, não dispenso os extra que uso da Iswari

  • amoras brancas
  • pepitas de cacau
  • açaí


Acrescentei canela e um bocadinho de mel. 

Já nem consigo conceber comer panquecas das outras, sabem-me a crime, não tenho saudades sequer. Ainda comem panquecas criminosas? 




✩✩✩✩✩✩✩✩✩✩

Sigam-nos no instagram 
aqui 
a mim também aqui e à outra Joana aqui.
O nosso canal de youtube é este.
Enviem-nos um mail  à vontade.

11 comentários:

  1. Comi precisamente o mesmo. Panquecas com esses ingredientes. No fim, uma laranja fresquinha. A minha filha, 3 anos, nem sempre quer.

    ResponderEliminar
  2. Panquecas criminosas? É impressão minha ou estamos a abraçar outra forma de fundamentalismo? Calma Joana! O mundo não é Branco ou preto... nem as suas panquecas são a descoberta do milênio nem as outras são as panquecas do demónio... a Joana tem na sua mão a capacidade de "influenciar" as pessoas de uma forma que deve ser positiva... não de uma forma quase de bullying em que a sua forma está correta e a das outras pessoas errada. Respire!

    Btw sabe que o óleo de coco não deve ir à altas temperaturas?? Configurará isso tb um crime??
    Joana Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1) não sabia do óleo. O que acontece?

      2) estou de dieta. Quer ter calma com as conclusões precipitadas? :)

      Bom domingo :)

      Eliminar
    2. Ui agora é que a minha vizinha me deixa de falar por fazer de hater e lá se acaba o casório com o varao aqui de casa! Joaninha o óleo de coco é perigoso! Tem um nível elevadíssimo de gorduras saturadas e como tal podes imaginar o que isso traz a nível de problemas cardiovasculares e hepáticos!
      Isto sei de fonte segura pq me interesso pela coisa e sou alérgica a leituras superficiais de net! Por acaso tb já ouvi falar.da história de não dever ser levado a elevadas temperaturas mas como como não sei com garantia não me meto. De qq das formas para fazeres panquecas não precisas de qq tipo ese gordura, basta uma fritadeira anti-aderente!
      Eu cada vez mais me convenço que less is more! Irrita-me estas mariquices desses produtos pseudo saudáveis e destas modas alimentares que me dão a volta à tripa! Acho que podemos ter uma alimentação equilibrada sem inventar e sem ter um prato sem graça e cheio de coisas pouco testadas. Não sei se sabes que não estao comprovadoa cientificamente os benefícios de produtos como o goji por exemplo. São coisas pouco estudadas que agora são moda porque usadas pelos índios da Patagônia que vivem debaixo da pedra número 3 e nunca lhes fez mal... Mas pronto! Casamento estragado! I love you na mesma mas estava aqui sem nada para fazer e resolvi meter o bedelho. :)

      Eliminar
    3. Olá Joana

      Sou outra anónima mas também não entendo porque insistem em usar óleo de côco. Porque não usa azeite? A composição de ácidos gordos é muito idêntica. Se usar azeite virgem é muito melhor que o óleo de côco. além de que está a usar um produto nacional e a contribuir para a economia.
      Não entendo a paranoia pelo oleo de cõco.

      Rita

      Eliminar
    4. Óleo de coco é MUITO melhor que azeite quando submetido a altas temperaturas. O azeite só é bom cru, frio. Em termos nutricionais o óleo de coco é muito saudável, muito melhor que qualquer outro óleo -
      é uma gordura muito boa. Joana, podes continuar a usar, estás no bom caminho :)

      Eliminar
  3. Quando como é sempre das criminosas, ainda não consegui arranjar uma receita inocente que me satisfaça, deve ser por isso que não me livro dos 7kg a mais. Aha!
    Mas essa tambéme nao me convence, tudo o que já experimentei com banana.... Blergh! :)

    Anônima Catarina

    ResponderEliminar
  4. Faço exatamente da mesma maneira :)

    ResponderEliminar
  5. As minhas: 1 banana pequenina, farinha Teff, 1 ovo, coco ralado e sementes chia. Liquidificador e frigideira com 1 fio de azeite virgem extra. Morte ao óleo de côco. Acompanho com fruta fresca tipo 1 pêssego ou 6 morangos e frutos secos. Canela por cima e siga!
    Ana Madeira

    ResponderEliminar
  6. No outro dia o meu filho quis fazer panquecas criminosas... comi duas. Fiquei enjoada! Quando nos desabituamos do açúcar e do trigo... uhmmm também prefiro as panquecas saudáveis. Para além dos ingredientes base aqui partilhada acrescento sementes de chia, raspas de coco e cacau. Delicioso!

    A Mulher do 31 | Blog | Facebook | Instagram | Twitter |

    ResponderEliminar
  7. Bom dia mamãs,

    Gosto bastante de acompanhar blogs de e/ou para mamãs, mas nem sou muito de comentar. Porque, além de outras coisas, a maternidade mostrou-me que quando nasce um filho nascem uma infinidade de bitaites (muitos deles descabidos, descontextualizados ou inapropriados) que me enervam... BASTANTE!! Tanto ou mais que estes comentários de mães sabichonas que, com imensa sorte, já nasceram com o mestrado em "ser mãe ideal".
    FACTO cada mãe e uma mãe e cada criança e uma criança! Não poderia estar mais de acordo com isto, e é também nesta logica que assenta o CADA MAE SABE O MELHOR PRO SEU FILHO (ou deveria saber....).
    É obvio que discordo com o " ah tem que se habituar a dormir em todo o lado"...WHAT?
    Eu tenho que dormir e apesar de também adormecer no carro sei , por experiência que esse sono, é tudo menos reparador.
    A privação do sono ou um sono mal dormido e/ou interrompido deixa-me bastante mal humorada e indisposta.
    O meu filho (sai a mãe, e que bom...LOL) também dorme em todo o lado (tendo vontade) no carro, no shopping, naqueles jantares de família que mais parecem um concurso de " quem fala mais alto", na praia. Sendo a parte boa, que (tal como já foi referido) não altere os planos da família. Mas sei porém, que em nada é um sono reparador e confortável, aliás nem tem a mesma duração. Por este motivo, comecei desde que chegamos da maternidade a ser rigorosa com a qualidade do sono dele, (alias em toda a rotina dele. Até porque o puto nasceu com os sonos trocados...pfuuu...) Não há barulho e há um certo grau de escuro no quarto (para que ele também distinga uma sesta com o sono noturno) e apesar dele dormir em todo o lado, evito sair durante a hora da sesta dele.... E fui premiada com noitinhas completas desde os 2 meses (yeeeaaahhh)...
    Por isso mamãs...relax.... beijinhos

    ResponderEliminar