7.12.2017

Não estou aqui a crucificar ninguém, de todo, mas…

Acho que a reportagem do ano passado da SIC sobre açúcar serviu de "abre olhos" para muitas de nós. Para mim, que já estava informada sobre a questão do açúcar, serviu para que eu percebesse que muitas das mães que dão açúcar aos filhos estão convencidas de que estão a tomar as melhores opções dentro das que existem. Houve uma mãe que, ao dar um refrigerante de laranja, se não estou em erro, disse "mas ao menos é fruta" ou algo do género. 

Não estou aqui a crucificar ninguém, de todo. A Irene calha, de vez em quando, comer um chocolate, uns smarties ou, quando vai a uma festa de aniversário, bolo e algumas gomas. Confesso que levo algum tempo até decidir que não posso controlar tudo mas depois descontraio. 

E é neste espírito de descontracção que vos escrevo. Visto que não podemos controlar tudo e que temos de fazer compromissos (quanto mais tarde introduzirmos os açúcares, do que li, melhor), há que saber fazê-los, para não dar refrigerantes com gás e julgarmos que passam por sobremesa saudável. 

Sinto que não podemos ficar para sempre reféns das nossas rotinas e que se tornem motivos de ansiedade caso não haja, por exemplo, sumos biológicos no supermercado da aldeia onde estamos a passar férias. 

Além disso, mesmo para nós, que estamos sempre "de dieta" ou numa fase de "pré-dieta" temos alturas em que nos apetece "alargar horizontes". Em vez de fazermos o pior, porque não fazer a melhor escolha? 

Quando sinto que tenho de beber um refrigerante - às vezes apetece-me - já sei qual é o que tem menos açúcar de todos e é o Lipton Chá Verde. 

Já nem consigo, sinceramente, ingerir de outro tipo. Os refrigerantes com gás agora deixam-me indisposta (já para não falar do peso na consciência). É a minha melhor opção quando preciso de tomar uma!


Estou a aprender a relaxar cada vez mais e isso significa abraçar as excepções - não implica é que nos desgracemos ;)




✩✩✩✩✩✩✩✩✩✩

Sigam-nos no instagram aqui 
a mim também aqui e à outra Joana aqui.
O nosso canal de youtube é este.
Enviem-nos um mail  à vontade. 


*post escrito em parceria com a agência de comunicação

24 comentários:

  1. É pá Não. Desculpem mas mais posts a gabar o Lipton chá verde Não. Ou então escreve só " a Lipton contratou-me para escrever sobre eles, o refrigerante não é mau e tem menos açúcar, experimentem". Agora dizer que é muito bom e uma boa opção bla bla bla e sou muito preocupada com a alimentação é só fazer as pessoas de parvas. Se não houver sumos biológicos no supermercado da aldeia? really? Bebe-se água ou sumo de fruta feito em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL. Só LOOL.
      Assino por baixo!

      Eliminar
  2. O problema é que a excepção é de facto, hoje em dia, uma regra: as pessoas insistem em oferecer diariamente doces às crianças: é gomas, chpas, sugos, bolos... e se dizemos não obrigada "Oh deixe lá, ela está a apetecer-lhe..." e a porcaria da moda do saquinho de gomas e chocolates e mais o camandro que toda a gente dá porque toda a gente dá... em festas de 2 anos e antes? Enfim, assim torna-se difícil quando nem as famílias nem as instituições ajudam... Eu não sou fundamentalista, mas a minha filha tem 15 primos, 12 tios, 4 avós, fora os outros familiares mais próximos... se comer gomas e bolo nestas festas e nas dos colegas todos da creche, se comer tudo de doce que costumam querer dar-lhe no café, na praia ou onde for.................

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá eu sou tolerância zero com doces,gomas,chupas,sugos,rebuçados,gelados e chocolates. O meu filho tem 3 anos nunca comeu nada disso e enkanto eu puder controlar e afastá-lo disso melhor. Consumir esse tipo de coisas processadas e carregadas de açúcar,corantes e ingredientes artificiais em nada contribui para a nutrição,sistema digestivo e fisico de uma criança kanto mais de um bebé! Quando vamos a festas de aniversário recebo essas lembranças doces (para não ser mal educada mas aviso logo k o meu filho não come doces) e ou como-as ou ofereço a algum adulto.
      Cristina
      Algarve

      Eliminar
    2. ...e nas festas de anos do meu filho ofereço como lembranças às crianças (dependendo da idade) e bebés convidados...blocos de desenho personalizados, lápis de cera e caneta,bolas saltitonas, livros, jogo de cartas,autocolantes,plasticina,frasco de bolinhas de sabao,carimbos infantis,...há tantas alternativas engraçadas k oferecer doces numa festa é redutor. E ao receber lembranças diferentes do habitual faz as crianças sentirem-se especiais e ficam com algo para usar/brincar em casa e na rua,levam uma prenda memorável em vez de encherem a barriga de doces :) Fica mais caro e pode dar trabalho mas compensa oferecer algo especial em vez de espetar com doces nos sacos de lembrança.
      Cristina
      Algarve

      Eliminar
    3. Kanto a sumos só dou os naturais,compro akeles pacotinhos de 100% laranja do Pingo Doce. Iogurtes naturais de soja (pois têm menos açúcar), fruta processada só em iogurtes liquidos e é só de quando em vez. Bolachas Gullon (não têm açúcar), bolachas de água e sal. Bolos sem creme,ele fica sempre entre o bolo de arroz,o queque ou o pão de Deus,1 vez por semana no máximo :D
      Cristina
      Algarve

      Eliminar
    4. Cristina não me leve a mal, mas mesmo os bolos sem creme, de arroz, queque ou pão de deus, têm açúcar, os os iogurtes líquidos. Menos maus que os demais, mas ainda assim não são completamente isentos.
      Mas compreendo-a, claro :-)

      Eliminar
    5. Olá Cristina! Não leve a mal, o meu comentário é bem intencionado, mas iogurtes naturais normais são o melhor para os pequenos, não têm açúcar nenhum (se não forem açucarados, claro, mas há sempre opção natural) e a soja não é muito saudável sobretudo para rapazes, é quase toda transgénica e tem grandes quantidades de esterogénio. As bolachas Gullón sem açúcar não têm açúcar, mas têm imensos edulcorantes que fazem tão mal quanto e são alimentos processados. Prefira as Maria ou do Lidl biológicas, têm açúcar mas não é refinado, apesar de tudo é melhor. Como demonstra interesse na alimentação saudável do seu pequeno, deixo-lhe estas dicas :)

      Eliminar
    6. Célia eu sei kos bolos têm açúcar,por isso são excepção à regra de não comer coisas açucaradas,não sou fundamentalista nem radical eheh
      Cristina
      Algarve

      Eliminar
    7. Nao fazia ideia kos iogurtes de soja tinham hormonas,há uns tempos pa cá k dou desses porke ele deixou de gostar dos iogurtes naturais especificos pa bebé e também porke era uma alternativa aos de origem animal. Obrigada pelo alerta,vou tentar experimentar dar-lhe os normais naturais :)
      Não sabia k existiam bolachas biológicas,realmente a alimentação é um mundo,vou procurá-las. De vez em kando dou também bolachas de milho,ele gosta mt por ser crocante.
      Cristina
      Algarve

      Eliminar
    8. Pois, como disse que era "tolerância zero com doces"...

      Eliminar
    9. Mais do que o drama do açucar acho dramático alguém escrever tudo com K´s. Peço desculpa mas tenho que o escrever. Custa muito escrever que dou, "porque, quando?
      Sandra

      Eliminar
    10. ... Iogurtes de soja são processados ... ou seja... conservantes... aditivos ....

      Eliminar
  3. Omg!!!! Tão, tão mau.
    É que nem tanto ao mar nem tanto à terra. E mais, se até os sumos de fruta são maus, como é que se acha que os "biológicos" são melhores?

    ResponderEliminar
  4. Por acaso ninguem tem aí à mão o link dessa reportagem, não? ��

    Concordo Joana! Acho que cada vez menos temos desculpa para não fazermos escolhas informadas e propositadas (dentro do que cada um faz com a informação, claro)

    ResponderEliminar
  5. "Quando sinto que tenho de beber um refrigerante"... Lol

    ResponderEliminar
  6. Publicidade demasiado descarada. Não gostei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria descarada mas forçada.

      Eliminar
  7. Lindinha, a assinalar a publicidade ;) assim gosto. Também gosto do lipton, mas saudável não é lá muito lol

    ResponderEliminar
  8. Por mera curiosidade, porque é que as vossas parcerias são sempre com a agência de comunicação e não com a marca em si?

    ResponderEliminar
  9. É verdade que a soja é quase toda transgénica, bem como o milho. São os dois piores alimentos para comprar se não forem biológicos.
    No entanto, exigem "leites" e "iogurtes" de soja biológicos muito bons, eu uso da marca Provamel, os Bio

    ResponderEliminar