5.17.2017

Dicas para cuidar da pele dos nossos bebés (agora que o bom tempo está aí)

A Luísa está prestes a fazer um ano (um ano, Deus Meu!) e agora com o bom tempo passamos muito mais tempo na rua. Já é ela quem pede para ir à rua, gatinhando até à porta. Vivemos no campo, temos a sorte de ter baloiço no alpendre, mas temos também o "azar" de ter muitas ervas e carraças nas imediações. Além de que, como ela agora gatinha, arrasta-se e suja-se muito, sinto necessidade de lhe dar banho todos os dias, ao fim do dia. A ela e à irmã, que está na escola, corre e transpira: tomam banho juntas, brincam, divertem-se muito. Além dessa alteração, com a exposição ao sol, ao calor e até ao cloro da piscina e sal do mar, sinto necessidade de ter (ainda) mais cuidados com a pele delas (que é a coisa mais suave do mundo e espero que continue a ser). 

Por isso, ficam aqui, as nossas rotinas:


BEBER ÁGUA, MUITA ÁGUA
1) Nos primeiros 6 meses, caso estejam apenas a amamentar, não há necessidade - apenas precisam de reforçar as mamadas, oferecer mais vezes (ou caso o médico ou pediatra diga algo em contrário, por algum motivo que me escapa).
2) A partir daí é bom andar sempre de termo ou garrafinha atrás e dar-lhes num copo evolutivo. Gostamos deste que fica sempre em pé (quando ela não o manda ao chão eheh) mas há outras opções.




 CUIDADOS COM O SOL
 1) O Sol faz bem (todos precisamos de Vitamina D), mas exposições prolongadas e nas horas "proibidas"- aquelas em que o sol está mais alto - são de evitar.
 2) Usar protector solar (protecção de pelo menos 30 - cá em casa usamos 50) e colocado 30 minutos antes da exposição solar e repetir muitas vezes ao longo do dia
 3) Preferir cremes 100% minerais até ao primeiro ano, do primeiro ano até ao segundo, usar mineral ou misto e a partir do segundo ano, poderá ser misto ou de filtro químico - vamos variando, mas o que a Isabel (3 anos) usa mais é este.



ROUPA
Damos preferência a roupas leves, de algodão e de preferência tons claros, mas fiquei a saber que as cores escuras e saturadas, apesar de mais quentes, são mais eficazes em bloquear a radiação UV. Cores mais escuras tecidos leves, cores mais claras tecidos mais densos (e se tiver poliéster reflecte a radiação).

CHAPÉU
É um desafio a Luísa aguentar um chapéu na cabeça, seja ele qual for, mas acredito que por persistência se habitue. 
Preferimos os de abas largas e com fitinha para prender debaixo do queixo. 

HORA DO BANHO
1) Não tomam nunca mais do que um banho por dia e ficam no máximo 12 minutos por lá.
2) A água é morna e não quente
3) Brincam primeiro um bocado na água e só depois as ensaboo (a Isabel já o faz sozinha).
4) A Luísa usa destes
 

5) A Isabel usa todos, mas agora também destes.


6) Passo o chuveiro no final para garantir que os champôos e gel saem bem.

CREME DEPOIS DO BANHO
Faço-o desde sempre, a ambas, porque além de ser uma boa forma de as massajar e estar em contacto com aqueles corpinhos bons, ficam bem hidratadas.


E vocês, que cuidados têm?




............
............
Sigam-nos no instagram aqui 
a mim também aqui e à outra Joana aqui.
O nosso canal de youtube é este.

10 comentários:

  1. Uma vez que as manas tomam banho juntas, como é que faz para tirar as duas da banheira, secar, hidratar e vestir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde! Eu deixo o mais velho (2 anos) a brincar mais um bocadinho enquanto trato do mano (1 ano). Isto sem sair da casa de banho. Depois é a vez do mais velho!

      Eliminar
    2. Faço igual! A mais nova ao fim de 10-12 minutos sai; a outra fica a brincar mais 4 ou 5 :)

      Eliminar
  2. E fatos de banho? A minha menina tem 6 meses e estou desejosa para levá-la à praia/piscina mas n faço ideia qual o tipo de fato de banho deve usar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu uso normais mas se achar que está muito sol ponho uma t-shirt por cima. Só dispo mesmo tudo para ir à água. De resto anda quase sempre vestida

      Eliminar
  3. Por aqui é igual. Só há um piolho de quase 11 meses cá em casa e andamos sempre com aguinha atrás. Copo evolutivo serve mais para brincar e ferrar pelo que o há sempre um biberão com água. Protector solar mineral da isdin (adoro!). Chapéus, bonés, panos, capuchos são um problema. Não gosta nada de ter a cabeça ocupada com coisas "estranhas". Também gostamos da Corine de Farme na hora do banho. Também são banhos curtos que começam com brincadeira e acabam com chuveiro. Roupinha em algodão também. Resumindo, escrevi isto tudo para dizer que faço praticamente o mesmo�������� beijinhos para as princesas que são uns amores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah e aqui o biberão só se for para morder, nunca lhe consegui dar 😂

      Eliminar
  4. Porquê no máximo 12 minutos Joanita?
    Sara S.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 10-12 a Luísa. Não gosto que estejam muito mais tempo contacto com os géis de banho e afins :)

      Eliminar