Bem sei que no outro dia a Joana escreveu o post "Larguem as mães", mas eu cá hoje preciso do vosso bitaite.
A Irene quer muito uma bicicleta no aniversário e eu quero muito dá-la. Não vejo melhor prenda possível para uma miúda da idade dela. Já estou a imaginar (e a sonhar) com as tardes no Monsanto com ela a andar de bicicleta e eu a poder gomas às escondidas, hmmm.
Porém, sei que o meu irmão mais novo, o Tiago, começou a andar de bicicleta com uma bicicleta "evolutiva", sem pedais e que, segundo a minha madrasta e pai, aprendeu rapidamente a ter equiíbrio ali e que a passagem para a bicicleta normal foi muito rápida.
Ontem, quando fui a uma loja que tem TUUUUDO para o desporto (ahah), vi as reacções da Irene às bicicletas e obviamente que perdeu paciência com aquela sem pedais e sem rodinhas e quis logo ir para a de pedais e rodinhas.
Estou muito tentada em borrifar-me para a "evolução da coisa" e comprar uma de "rodinhas". Tiro-lhas quando ela fizer 60, vá. Sempre é melhor que comprar uma evolutiva e ficar a apodrecer lá em casa, encostada ao bengaleiro ou dentro do armário da "negação" de todas as tentativas minhas de compra de equipamento motor: trotinetes, patins, etc.
Portanto, para o aniversário da Irene: bicicleta evolutiva ou com rodinhas ?
E das duas bicicletas de rodinhas, ela preferiu a que tinha um monstrinho e era azul e não a cor-de-rosa.
Quero cada vez mais ar livre com ela, ainda tneho o nosso fim-de-semana no Alentejo na cabeça (tenho que partilhar convosco... ainda não tive tempo, mas quero muito).
Nota: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando publicamos coisas?
👉 Aqui na página de Facebook da Mãe clicam onde diz “A Seguir” e seleccionam "Ver Primeiro"
Sigam-nos também no Instagram:
E nos nossos pessoais:
A minha filha tem cerca de 3 anos e meio. Comprei lhe uma bicicleta dessas sem pedais, que nunca ligou nenhum. Ja comprámos uma de pedais com rodinhas e adora! A outra esta la encostada... :D
ResponderEliminarBom dia,
ResponderEliminarMandando um bitaite, ao meu filho comprei com rodinhas e pedais "do Noddy" era o que estava na moda, há 8 anos ;) e quando achei que era altura retirei as rodinhas e ele começou a andar sem se aperceber... fingíamos que estávamos a segurar a bicicleta atrás ;)
Uma bicicleta normal, sem rodas. É o melhor. Caem algumas vezes mas aprendem logo a andar.
ResponderEliminarBom dia Joaninha cá em casa a Sofia recebeu a primeira bicicleta com dois anos e meio. Foi no Natal que o meu avô se lembrou de lhe dar um dos presentes que ela mais gostou. Tem Rodinhas, começou logo a andar. Caiu logo no primeiro dia 😃 mas numa semana aprendeu a andar sem ajuda. Hoje já tem quase quatro ano (b-day- 28/04) e ainda não tirei as Rodinhas, tirarei quando ela estiver preparada pois a missão impossível agora é ela não se esquecer de usar os travões 😱 beijinhos e boa sorte 😘
ResponderEliminarPela minha experiência posso-te dizer que as bicicletas sem pedais são uns monos. A minha filha, da idade da irene, tambem queria muito, no entanto a bicicleta está la encostada porque ela não acha piada a ter que caminhar em cima da bicileta. Eu apostava numa com pedais e rodinhas. :)
ResponderEliminarEu cometi o erro de ir pelas evolutivas e estou arrependida, ela n tem paciência para aquilo e nós temos de andar sempre de rabo para o ar a ajudar,é uma seca!!!!!!
ResponderEliminarOlá Joana!
ResponderEliminarNa nossa altura não haviam “bicicletas evolutivas” e acho que evoluímos “just fine” .. ;p O aniversário é da Irene, se ela fica mais feliz com uma bicicleta com rodinhas, pois que seja uma!! Quando chegar a altura tiram se e não se pensa mais no assunto !!
Sugestão: Comprar a que ela gosta! Comprámos uma evolutiva para o nosso pequeno também com essa teoria do equilíbrio em vez de irmos para uma de rodinhas. Resultado: Não anda nela e nem sequer tem vontade de se pôr lá em cima, apesar da nossa insistência... Não é por não gostar de bicicletas, gosta muito da dos vizinhos, que tem rodinhas e gosta muito de andar na deles (Aprendemos a lição, a partir de agora, só compramos bicicletas iguais às dos vizinhos :p)
ResponderEliminarDo que tenho visto as crianças "perdem" um pouco o interesse das bicicletas sem pedais... comprei uma bicicleta com rodinhas à minha filha quando ela fez 3 anos e anda super bem e adora. E se a Irene gosta das bicicletas com rodinhas olhe faça-lhe a vontade, mais vale isso do que depois ela não querer andar na outra. Isto digo eu, na nossa altura só havia com rodinhas e aprendemos na mesma. Beijinhos e boa sorte com a compra ;)
ResponderEliminarNos optamos por um triciclo com pedais amoviveis (tem 2 anos). Acho que neste caso vale mais seguir o desejo da Irene, mesmo que isso signifique depois demorar mais um bocadinho a andar numa bicicleta sem rodinhas :) Percebo que a evolutiva pareca mais interesante, mas experimente ver as coisas desta perspectiva: a com rodinhas e pedais e' mais parecida com a dos adultos :D Alem disso, sendo que a Irene ja tem quase 4 anos, podera perder o interesse na "evolutiva" rapidamente (visto que ja na propria loja mostrou mais interesse pela outra). Espero ter ajudado! :) Eu compraria a com rodinhas e pedais!
ResponderEliminara minha filha tem as duas... não liga nenhuma à evolutiva, não acha piada andar com os pes no chão. E na verdade aquilo não tem graça nenhuma
ResponderEliminarOlá Joana,
ResponderEliminarO meu filho tem 5 anos e o Pai, teimou em dar-lhe uma bicicleta evolutiva aos 3, até hoje continua encostada a uma parede!
Sem dúvida, bicicleta com rodinhas!
Ele anda na da prima que tem 10 anos!
Ahaahahah tão bom! Podia ter sido eu a escrever tal e qual!
EliminarOlá Joana,
ResponderEliminarAs minhas gêmeas, curiosamente as duas, nunca tiveram paciência para as bicicletas evolutivas. Comprei com rodinhas, mais ou menos 1 ano depois tirei uma roda e depois a outra e correu super bem. Depende dos miúdos. Mas se a Irene se interessou pela das rodinhas, se calhar não será pior optar pelo que ela quer do que o que dizem ser melhor.
Eu comprei uma evolutiva e tive de ir trocar por uma com rodinhas... Tem a mesma idade que a Irene e adora andar bela.
ResponderEliminarCom rodinhas tenho as duas e todos preferiram com rodinhas.....
ResponderEliminarParece-me ser tarde para as bicicletas evolutivas. O meu filho teve uma aos 18 m. Quase, quase a fazer 3 já andava numa de pedais sem rodinhas. Nunca andou com rodinhas. Mas também existem umas evolutivas nas quais pode por os pedais. Sempre pode optar por uma dessas.
ResponderEliminarConcordo. Será talvez tarde para a evolutiva. O meu teve a dele aos 2 anos, adorou e ainda adora (acaba de fazer os 3 anos). Ele não sabe que existem das outras porque somos eremitas que nunca levaram o muito a uma superfície comercial. Ou melhor, sabe porque vê na rua e nos livros mas nunca percebeu que é algo comprável.
EliminarMas também concordo que se a Irene já escolheu a que gosta , não fará muito sentido dar a outra...
O afonso desde que nasceu que tem bicicleta normal com rodinhas... andou andou sempre com rodinhas. Em dezembro fez 4 anos ofereci a de equilibrio. Ele adorava. Em final de janeiro tiramos as rodinhas começou imediatamente a andar sozinho. Sem quedas sem traumas. Foi tão rápido que nós ao início contamos os dias sem quedas, mas a verdade é que ele não cai.
ResponderEliminarO meu filho começou com uma evolutiva sem pedais depois de fazer 2 anos e cada vez ganhou mais autonomia e equilíbrio (ia tirando os pés do chão por períodos maiores) e agora no Natal (fez 3 em Setembro) oferecemos uma das maiores à qual tiramos logo as rodinhas e a verdade é que só precisa de ajuda no arranque, depois já anda sozinho. Valeu a pena!
ResponderEliminarUma adenda: a evolutiva já era pequena para ele, não sei se existem evolutivas maiores - para 4 anos, pelo que também pode não ser confortável uma evolutiva agora. Mas podem apostar nos "treinos" sem rodinhas e com pedais!
ResponderEliminarQuando a minha fez 4 anos, o ano passado, comprei um bicicleta com rodinhas, mas tirei-lhe as rodinhas e OS PEDAIS.
ResponderEliminarTem andado nela deste então como sendo uma bicicleta evolutiva. Gosta, não acha seca nenhuma (não anda noutras...), faz grandes distâncias, diverte-se e nota-se bem que tem ganho equilíbrio.
Quando me parecer a hora coloco os pedais e não preciso de comprar outra bicicleta ;-)
Para mim e falo como mãe, comprava lhe uma bicicleta com rodinhas.
ResponderEliminarPara quê a pressa? Ela vai ter tempo de aprender a andar sem rodinhas. Eu aprendi a andar de bicicleta com 8 anos e ainda fui muito a tempo. É melhir deixar que eles participem nas suas aquisições
ResponderEliminarOlá Joana, o meu filho andou com uma evolutiva desde o ano e meio, mais ou menos, e quando chegou a altura da transição para uma bicicleta com pedais, com pouco mais de 3anos, numa tarde aprendeu a andar nela! Nunca andou numa bicicleta com rodinhas. Agora, com quase 4anos, vai dividindo o tempo entra as duas bicicletas.
ResponderEliminarAcho que devias comprar uma com rodinhas. A filha de uns amigos meus do centro da Europa tinha uma dessas sem pedais (e os amiguinhos dela também, lá são super comuns), mas quando tinha uns 2 anos. Agora tem quase 4 e já tem uma de rodinhas. Acho que as sem pedais é para quando são mais pequenos, para a idade da Irene já é bom uma de rodinhas.
ResponderEliminarRodinhas!!
ResponderEliminarOs meus filhos aprenderam a andar de bicicleta com pedais e rodinhas.
ResponderEliminarNunca comprei essas ditas "evolutivas" que, na verdade, não me parecem fazer muito sentido.
Em pouco tempo deixaram as rodinhas e andam "como gente grande"!
Olá. Como já disseram as evolutivas são para crianças mais novas. Com a idade dela poderá nao fazer sentido. Mas o ideal seria experimentar numa loja e perceber para qual ela tende mais. Volta a loja para comprar e no dia no aniversário ficará muito feliz. Não deixará de ser surpresa.
ResponderEliminarAcho que devemos acompanhar a evolução das coisas e as bicicletas evolutivas fazem todo o sentido mas, para crianças mais pequenas. O meu filho recebeu aos 18 meses uma evolutiva e apesar de início não me fazer muito sentido, insisti e hoje com 2 anos e pouco é uma flecha a andar e levanta os pés imenso tempo,mantendo o equilíbrio. A seu tempo terá outra. Para a Irene que já tem 4 anos optaria com rodinhas.
ResponderEliminarJoana, pode parecer um bocado estúpido mas acho que para menina deves comprar com rodinhas. Tenho uma filhota com 3 anos e um afilhado com mais 4 meses que ela, ambos tiveram acesso aos dois tipos pq herdaram do meu sobrinho mais velho. Ele só quer a evolutiva já ela prefere a com rodinhas, acho que eles são mais aventureiros, a minha lady prefere menos aventura ;)
ResponderEliminarA evolutiva é para miúdos mais novos, aos 4 já deve adaptar-se a uma bicicleta normal
ResponderEliminarQual é a pressa k temos em os miudos aprenderem rapido a andar de bike?!?! Ela vai aprender a andar a seu tempo e ao seu ritmo! As bikes evolutivas é só mais uma forma de gastar dinheiro... eu compraria o k a faz feliz!!
ResponderEliminarP.s. o meu filho tb teve a bike evolutiva, e usou e abusou dela de tal forma, que eu achei que ia ter um ataque cardiaco qd o via sair disparado pela rua fora...
O presente é para ela, por isso compra a bike que fez a princesa sorrir!! ;)
la vai o meu betaite... cada criança é diferente... levaste a Irene e ela escolheu a das rodinhas,certo? entao a decisão está tomada...
ResponderEliminarquando tiver de deixar as rodinhas... ela deixa... deixa o tempo falar por si...
bjs para as duas...
Marta Cruz
Experiência cá de casa com 2: bicicleta sem pedais. No dia em que tentaram andar numa bicicleta com pedais não precisaram das rodinhas. Foi imediato. Do 1.º achei que tinha sido sorte. Do 2.º percebi que a parte difícil é a da aquisição compondo de equilíbrio e é na que não tem pedais que adquirem. E é por isso que às vezes não é amor à 1.ª vista: porque não a conseguem manobrar imediatamente. Exige um período de adaptação que é muito curto. Os meus filhos adoravam as bicicletas sem pedais pois eram infinitamente mais leves que as bicicletas, fáceis de transportar: iam connosco para todo o lado, e os miúdos conseguiam imprimir muita velocidade, impossível numa bicicleta com rodinhas. O tipo de terreno onde andam também é mais diversificado, fazíamos longas caminhadas até à praia em terra batida com os miúdos sempre a andar. E se fosse preciso transportar a bicicleta na mão, ela é peso pluma.
ResponderEliminarAos 4 anos é tarde para a evolutiva. Os meus dois filhos mais novos receberam uma evolutiva no aniversário de 2 anos e ambos adoraram e apreenderam a equilibrar-se num instante. Até aos 4 ambos mudaram para uma normal com pedais mas sem rodinhas (tendo adquirido o equilíbrio não são precisas para nada).
ResponderEliminarOlá Joana, cá por casa os mais novos já nem usaram rodinhas! Se baixar completamente o selim de forma a ela conseguir empurrar a bicicleta como essas evolutivas, rapidamente começa a por os pés nos pedais e a pedalar. Os dois mais novos aprenderam a andar sem rodinhas com 4 anos! Muito importante - capacete, sempre!!! - e ensinar a travar! Beijinho!
ResponderEliminar