12.11.2017

Têm os miúdos cheios de tosse? Eis como ajudo a Irene (ou tento).

A Irene está cheia de tosse. Daquelas que não a deixam dormir mais de 10 minutos seguida, tipo seca, de cão. Porém, respira bem nos intervalos. Irrita-me sentir que não há grande coisa que possa fazer por ela. Não fui trabalhar para ver se ela tem descanso e fica melhor. 

Por volta desta altura, há sempre este tipo de quadro (que chatice). Desabafei com a Joana Paixão Brás (que nome tão grande, Joana, que seca haha!) e parece que a própria Luisinha anda assim. 

Sempre que a Irene fica assim dou-lhe muita água e uso o velho truque da cebola. O quarto fica a cheirar a metro, mas convenço-me que estou a fazer algo útil e até me faz sentido que funcione. 
Leiam isto

Pus ontem a cebola no quarto dela, mas ela não parava mesmo de tossir e até chegou a vomitar expectoração ou lá o que foi. Não resisti e foi dormir comigo (ela sente-se mais segura, eu gosto e tinha saudades dela - fui a Londres no fim-de-semana e ela ficou com o pai - e não tenho que andar a fazer piscinas). 



Como acordou ainda muito aflita (e eu também), enviei uma mensagem à nossa pediatra (recomendada por uma amiga que lamento que não tenham porque é a maior a recomendar coisas - e não só) a perguntar se havia maneira de ajudar e ela sugeriu um xarope natural para a tosse. Depois de ler a bula, caramba, é mesmo isto que procurava (não conhecia - aliás, passei muito da minha infância a desejar ter tosse para beber maxilase e note-se aqui o "beber): Grintuss pediátrico.

Acabei de dar a primeira colher, por isso não faço ideia se resulta, mas saber que estou a dar algo que em princípio não terá mesmo nada que lhe faça mal e que lhe poderá fazer bem já ajuda e muito o meu coração de mãe. Vocês percebem. 

Que truques têm vocês na manga? 


O meu instagram e o d'a Mãe é que sabe :)
a Mãe é que sabe Instagram

33 comentários:

  1. Lá por casa Grintuss foi o nosso aliado esta semana! Depois de uma noite mal dormida e vomitar à mistura.. no dia seguinte começou a tomar.. e em 3 dias foi-se a tosse!

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana, por aqui a cebola parece fazer bem, um alguidar da água perto da fonte de aquecimento ou a cabeceira para humidificar as vias aéreas, e aqui também o pediatra receitou um xarope stodal natural, mas nunca chegámos a tomar pois passou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá por casa a cebola faz efeito e para ajudar, um cházinho de casca de cebola com mel.

      Eliminar
  3. Xarope de cenoura caseiro ;)

    ResponderEliminar
  4. Xarope de cenoura
    Cenoura crua cortada em rodelas bem fininhas.. muito finas mesmo
    . Colocar numa tigela e cobrir a cenoura com acucar e deixar repousar tapada por 2 horas..
    A cenoura vai libertar um sumo e è esse sumo que è tiro e queda com o meu filho...
    Sim. Eu sei que tem acucar mas se formos a pensar nisso o benuron e etc tb tem acucar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu coloco mel

      Eliminar
    2. O mel é contra indicado em crianças com menos de 2 anos

      Eliminar
  5. Gosto muito desse xarope. Também sugestão de uma pediatra!

    ResponderEliminar
  6. É o que uso, também andou assim há 2 semanas e acabou por passar :-)

    ResponderEliminar
  7. Lá em casa desde que descobrimos o Grintuss não queremos mais nada.
    Aliás temos sempre o pediátrico e o de adultos.
    Assim que as tosses ameaçam o bem estar de todos duas colheres por dia, dois dias e ficam finos!

    ResponderEliminar
  8. Eu fazia para a minha filha e agora para os netos cenoura com açúcar mascavado...tb cebola às rodelas num prato junto à cabeceira e ponho vicks nas solas dos pés ...

    ResponderEliminar
  9. Aqui também é o meu grande aliado contra a tosse, tanto na mais velha com 8 anos, como no mais novo com 2. E tem sido o xarope que melhor resulta contra a tosse. Abençoada descoberta.

    ResponderEliminar
  10. Olá! Por aqui usamos primeiro o xarope de cenoura e por norma resulta mas caso precise de mais alguma coisa usamos stodal! Entre o stodal e o grintuss (já utilizei os dois) a criançada cá por casa reage melhor ao stodal e pelo que me foi dito na farmácia a composição de um e de outro são muito idênticos! Beijocas e as melhoras para todos!

    ResponderEliminar
  11. Nas minhas filhas, nos filhos das minhas amigas, vicks vaporub, na planta dos pés, com uma boa massagem e umas meias, remédio santo.

    ResponderEliminar
  12. Grintuss, também. É quase imediato!

    ResponderEliminar
  13. Foi o que me safou por esta altura o ano passado, estava grávida e não podia tomar nada. Na farmácia recomendaram esse xarope, mas para adultos. Fiquei boa num instante 😊 beijinhos para as duas Joanas. Gosto muito "de vos ler", continuem o bom trabalho 😉
    Andreia

    ResponderEliminar
  14. Joana, cá em casa vamos alternando entre o grintuss e o muconatural. Ambos são óptimos e aliviam imenso a tosse e a expectoração. Um beijinho e as melhoras da Necas!

    ResponderEliminar
  15. Plantil, muito Bom.

    ResponderEliminar
  16. Sempre usamos o Grintuss. Muito bom.

    ResponderEliminar
  17. Para as tosses nocturnas sempre usei TRANSPULMINA (é tipo vicks mas menos agressivo, é usado em bébés). Aplico nas plantas dos pés e um bocadinho no peito (o meu filho é mais crescidinho). Noite descansada.

    Isa

    ResponderEliminar
  18. Primeiro: o maxilase não é para a tosse; é um anti-inflamatório e depois, à semelhança do stodal, é no mínimo ridículo um xarope que dá para a tosse seca e produtiva em simultâneo.. eu sei que você não tem culpa.. só está a honrar os compromissos comerciais mas acho incrível que seja permitido vender isto... o facto de nao ser considerado medicamento e não estar sob a alçada do INFARMED é que permite isto...
    as tosses são diferentes: tem mecanismos diferentes e funções diferentes; uma tosse seca pode ter origem alérgica, irrita e serve para pouco.. pode ser parada.. uma tosse produtiva tem a função de ajudar a soltar a expectação acumulada no aparelho respirario, sob pena de causar complicações graves, se lá ficar parada.. portanto, uma tosse produtiva é desejável.. eu sei q incomoda.. tenho 3 filhos pequenos e sei que ninguém descansa qdo há tosse mas cuidado com os xaropes para parar a tosse...
    Aos meus costumo dar xarope de cenoura ou um outro expectorante (que é medicamento e não suplemento) que até lhes aumenta a tosse nas primeiras tomas (para libertar a expectoração) e depois ficam limpinhos..
    Ah, e cuidado com expectorantes em crianças com menos de 2 anos..
    um beiijinho

    Sofia (farmacêutica 😊)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Drª. Sofia. Julgo que seria importante se informar sobre inovação no tratamento da tosse que alguns xaropes com ação mecânicas os efeito barreira oferece. E não! Não é ridículo tratar ambos as tosses pois esses dispositivos que estão sob a alçada do INFARMED tem de facto a condição de tratar ambos os tipos de tosse.... e têm de provar com estudos científicos o mecanismo de Acção...

      Eliminar
    2. Olá Sofia, obrigada pelo comentário :) Não estou minimamente a honrar compromissos comerciais. Foi mesmo uma sugestão da pediatra que me alegrou e que quis partilhar. Mesmo que estivesse a honrar compromissos comerciais, nunca os faria sem me ter informado minimamente do que estaria a comunicar. Um beijinhos e muito obrigada :) Ou não daria à minha filha se... ;) *

      Eliminar
    3. E tosse com expectoração num bebé de 16 meses, o que fazer para aliviar? Ajude-me Sofia! Ângela

      Eliminar
    4. Angela, ginástica Respiratoria. Eles não sabem
      Expectorar.. precisam de ajuda :)
      Sofia

      Eliminar
    5. Vou pesquisar sobre o assunto! Obrigada Sofia;) Ângela

      Eliminar
  19. Folhas de eucalipto, as mais tenrinhas, fervidas em água, colocar no quarto durante a noite; colocar um bocadinho de vick no peito.

    ResponderEliminar
  20. Penso que a transpulmina ja foi desaconselhada. Aqui temos sempre tosse seca, alergica. Como tal o aerius resulta mas essencialmente a cebola cortada faz milagres. Quanto aos xaropes homeopaticos nunca me convenceram. As melhoras

    ResponderEliminar
  21. Olá... Cá em casa Grintuss é obrigatório. Adulto para os meus maiores e Pediátrico para a minha de 9 aninhos. Químicos para quê?? Este resolve e bem, quase em tempo record.
    Não troco Grintuss por nada... Bem-haja

    ResponderEliminar
  22. Grintusse cá por casa nunca acaba é o melhor que já encontrei para a miúda é claro para adulto também.

    ResponderEliminar
  23. Olá minha filha tem 22 meses e está com tosse de cão , que me aconselha

    ResponderEliminar
  24. O grintuss pode ser usado em bebé de 7 meses?

    ResponderEliminar