12.08.2017

Pedido de desculpas à mãe que nos convidou para o aniversário da filha

Há cerca de um mês e meio, talvez, recebemos um convite para o aniversário de uma coleguinha da creche da Luísa. Achei engraçado, pensei que era muito simpático, levei o convite para casa e... Nunca mais me lembrei dele.
Nem dele, nem na data, nem de responder.
Eu ficaria zangada ou triste se as pessoas não se dignassem a responder ao meu convite para um aniversário. Com um não ou com um sim, o mínimo é haver uma mensagem, uma chamada, algo a agradecer. Parece-me óbvio que a boa educação assim o dite. Boa educação ou só um bocadinho de sensibilidade.

No entanto, eu não as tive. Nunca mais me ocorreu. Isso não faz de mim má pessoa, faz de mim uma pessoa que falha. Eu não sei se não teria ficado fula com alguém que não se desse ao trabalho de sequer responder, mas a verdade é que, nesta vida corrida e tão cheia de tudo, às vezes podemos esquecer-nos. Não invalida que saibamos pedir desculpa.

E vocês? Como reagiriam?



Sigam-me também aqui: 


a Mãe é que sabe Instagram

24 comentários:

  1. Joana Sobreira2:29 da tarde

    Olá. Eu costumo prender logo os convites num íman da porta do frigorífico para não me esquecer. É mesmo assim às vezes só me lembro de enviar mensagem no último dia. Mas já me aconteceu não me responderem por esquecimento ou mesmo responderem no próprio dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma óptima sugestão! Tenho de fazer o mesmo! Nunca tínhamos recebido convite de amigos da escola, adorei e achei que me fosse esquecer... Enfim.

      Eliminar
  2. A minha filha passou este ano para o fardim de infância e já recebeu 2 convites! Não foi a nenhuma festa e esqueci de responder aos dois!! Que vergonha eu sei! Mas ainda não tou habituada a estás andanças e esqueci me mesmo!! De qualquer das formas ela acabou de fazer 3 anos en agosto, acho muito pequena para ir a festas de aniversário sozinha,.de criança que fazem 4 ou 5 anos! E se ela quiser ir a casa de banho como faz?? Não conhece o espaço nem as pessoas..enfim nao tenho a certeza de que ela iria querer ficar quando me visse a vir embora.

    ResponderEliminar
  3. O último convite que a minha filha trouxe, tinha escrito que agradeciam resposta até as 10:30 do dia X. Ela acordou por volta das 11 e perguntou se já tinha ligado a confirmar! É por esquecimento não tinha ligado, nem a confirmar nem a agradecer! Contudo lá liguei às 11:15 a perguntar se ainda podia confirmar a presença... Coisas de mães, que são mães, donas de casa, trabalhadoras etc... Bjs

    ResponderEliminar
  4. Entreguei 15 convites aos coleguinhas do meu filhote vieram 3 e 1 avisou que não ia. Os restantes nem ai nem ui. Enfim falta de sensibilidade é o que me parece.

    ResponderEliminar
  5. Telefonaria à pessoa em questão para pedir desculpa pelo esquecimento, em vez de usar um pedido de desculpa publico para ter matéria para o blog........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pedi o contacto para que o possa fazer, aguardo por ele. Se a Amélia tiver e me puder ajudar a ser mais rápida, agradeço imenso a amabilidade!

      Eliminar
    2. E de educação. Também me acontece nao responderem, nem sim nem não. Esquecimento ou não é falta de educação, empatia, viver em sociedade.
      Ha coisas que nós não esquecemos. Porque havemos de esquecer isto? Respondo Sempre, se sim ou não. E, felizmente, também há muita gente que responde mesmo para dizer não e agradecer.

      Maria Inês Câmara

      Eliminar
    3. Maria Inês, já assumi que foi falta de educação, de sensibilidade, do que quiser. Além do pedido de desculpas, há assim mais alguma coisa que eu possa fazer? Penitenciar-me? Errar é humano, agora é aprender com o erro para que não se repita.

      Eliminar
    4. No convite não tinha contactos? Mt estranho...assim se não se tivesse esquecido e quisesse ligar como o faria?

      Eliminar
    5. Calma, pessoinhas perfeitas. Tanta perfeição faz mal, até porque... Ela não existe!!! A falta de empatia revela isso logo. Engraçado falar em empatia quando não faz uso dela em tudo...

      Eliminar
    6. Claro que tinha contacto no convite. Eu é que não sei sequer o que lhe fiz. Perdi-o. Daí também nunca mais me ter lembrado da festa e de nem saber em que dia foi. Não desculpa nada, é o que é.

      Eliminar
    7. Joana, eu estava a responder à pessoa do comentário. Sim, a Joana assumiu que é falta de educação e tudo o mais. Será difícil voltar a fazer.
      Não se trata de ser "pessoas perfeitas" trata-se do básico. Como tal a Joana assumiu que errou. Porque mesmo um esquecimento pode ser um erro.

      Maria Inês Câmara

      Eliminar
    8. Joana, erro meu! Queria responder ao comentário anterior. Desculpe.

      Maria Inês Câmara

      Eliminar
    9. Joana... não perca tempo a responder a desaforos. As pessoas acabam sempre por ler aquilo que querem, e interpretar da maneira que entendem. Quem LER o que A JOANA escreveu não tem dúvidas de que se tratou apenas de esquecimento, e que o partilhou no blog em jeito de identificação. Porque acontece a todas. Confirmar a festa, confirmar a consulta...ui, quantas vezes!!!
      Um beijinho grande.


      Eliminar
  6. Eu pedia desculpa e contaria a verdade, e também como está a em mudanças, tal situação proporciona-se, não é o fim do mundo, há coisa piores.

    ResponderEliminar
  7. Mas isto é um problema?...
    Pelo amor de Deus...

    ResponderEliminar
  8. Uma amiguinha da minha irmã fazia anos e,ao contrário do habitual, a mãe acedeu a fazer uma festinha numa tarde de sábado.
    NINGUÉM APARECEU. NINGUÉM.
    O problema aqui foi que a mãe se enganou no dia quando preencheu o convite. Mas ela não deve ter reconhecido o erro, já que não preparou outra festinha.
    A miúda ficou tão triste. A sorte foi que nós sabíamos o dia do aniversário dela porque elas eram amigas desde sempre e a minha mãe nem deu pelo erro e levou a minha irmã no dia dos anos, nesse sábado.

    ResponderEliminar
  9. Depois de ler a caixa de comentários, acho que sou muito insensível... Isto para mim é, imagine-se, normalíssimo. É um episódio. Acontece! Não é o fundo do mundo!!!

    ResponderEliminar
  10. NOS DIAS DE HOJE É NORMAL HAVER ESQUECIMENTOS, NO ENTANTO EU FAÇO QUESTÃO DE RELEMBAR E ENVIO UMA MENSAGEM PARA OS PAIS.

    ResponderEliminar
  11. Joana acontece. Este fim‑de‑semana aconteceu-me uma boa: depois de um fim‑de‑semana passado no Porto viemos para Lisboa domingo de manhã porque o meu filho do meio tinha uma festa as 15h. Chegada ao local da festa esperamos pelo aniversariante que não aparecia. Depois de alguma espera resolvi ligar a mãe.... A festa e no próximo fim‑de‑semana. Ao olhar para o convite confundi o dia limite de resposta com o dia da própria festa!!!! E a mãe deve ter pensado que eu era tola! Acontece!

    ResponderEliminar
  12. Para evitar isso, anoto tudo na agenda e prendo o convite com um clip. E se vejo que tenho o dia livre, respondo logo. Se não tenho, também respondo logo que não podemos ir.

    Geralmente só recebo confirmações. Quem não pode ir, geralmente não responde (eu acho um pouco rude, mas enfim).

    ResponderEliminar
  13. Eu ligaria e explicava o motivo. Já uma mãe o fez no caso de uma festa do meu filho, ligou-me uma semana depois porque foi quanto reencontrou o convite. Fiquei surpreendida e achei simpático.

    Respondo sempre aos convites que chegam pelo meu filho. Mas a maioria dos pais só respondem em caso positivo e normalmente no último dia estipulado (na verdade grande parte este ano ligou na véspera, entre o dia estipulado para resposta e a véspera da festa o número de participantes dobrou) - o que causa um stress enorme no meu filho porque anda dias e dias a pensar que como não respondem não vai ter ninguém na festa.

    Isa

    ResponderEliminar