12.21.2017

Afinal ela não é mal educada nem "está surda"!

Escrevo isto porque cometi este erro. E custou. 

Já houve várias vezes em que fiquei frustrada por parecer que a Irene me estava a ignorar deliberadamente. Momentos em que eu - com os meus nervos do costume - pensei "Como assim? Dou-lhe tudo o que precisa, o que é isto? Era o que faltava!!!". Subia o volume e também o tom e ela aí lá me ouvia. 

Quando me ouvia, já me ouvia algo frustrada, confesso.

Houve uma vez em que uma senhora a chamou várias vezes para descer da árvore com medo que ela caísse e, já desesperada, disse-lhe "MAS ESTÁS SURDA, IRENE?". 

E a verdade é que está. 

A Irene a cozinhar com a avó Sílvia que, no outro dia, foi ensinar-nos a fazer borrego, panquecas e arroz de coentros à sua maneira :)


A Irene tem tendência para fazer otites serosas (ou é sempre a mesma, não sei que não percebo muito disso) e isso faz com que tenha dificuldades em ouvir quando tem o ouvido mais "entupido". Ouve como se estivesse debaixo de água. 

Digo-vos isto para facilitar com os vossos filhos. Claro que têm de ir a um otorrino para tirar a situação a limpo (se calhar até literalmente), mas se os vossos filhos não vos ouvirem ou parecer que não vos ouvem, poderá ser por algo tão simples quanto isto: otite serosa.

Aliás, do que li nesse artigo, até pode ser esse o motivo para algum atraso na fala. Interessante, não é? 


O meu instagram e o d'a Mãe é que sabe :)
a Mãe é que sabe Instagram

11 comentários:

  1. Possivelmente a otite serosa dificultou a coisa, mas tenho cá para mim que muitas vezes os miudos também "sofrem" de audição selectiva :)

    ResponderEliminar
  2. Aconteceu com o meu primo! Aos quase 3 anos qfalava muito pouco e mal! Quando descobriram que tinha otites serosas, colocaram-lhe uns yo-yos nos ouvidos e logo a seguir começou a falar. Até aqui falava como ouvia, mal...

    ResponderEliminar
  3. Margarida2:06 da tarde

    A minha filha teve por volta dos 2 anos , mas aos 4 fez audiograma em que o relatório traduzido dizia que ela só ouve o que quer 😂😉😱 mas sim, é algo que se tem que estar com atenção. E quando nos respondem "hã?", em vez de repetirmos, deve perguntar se o que dissemos.

    ResponderEliminar
  4. Há 2semanas descobri que a minha filha tinha uma otite porque estava surdaaaaaa. Completamente! Falávamos mesmo ao lado dela e nem sequer reagia. Quando se apercebia que falávamos com ela questionava "hã?!" "o quê?", com a mesma cara que o meu avô com 90 anos fazia, e ele era mesmo surdo!!! ��

    ResponderEliminar
  5. Aconteceu me exactamente o mesmo.. é só comecei a desconfiar pq qdo pedia para ver TV, alguns dos programas pedia para por mais alto.
    Nada que não tenha solução.
    O meu para já, continua em avaliação.
    Que tudo corra bem!

    ResponderEliminar
  6. Com 2 anos o meu filho falava pouco e muito mal. Após 1 RX perinasal fomos ao otorrino que me disse o seu filho não ouve..... Chamei-o de maluco. Riu-se, marcou a operação ao nariz e ouvidos e disse-me para a mãe acreditar em mim ate ao dia da operação (que era na semana seguinte) vai fazer um audiograma..... Fomos fazer..... E o miúdo não ouvia.... Ouvia como se tivesse no fundo de um poço.... Tinha otites cerosas internas e nunca tinha feito "uma otite". Foi operado e literalmente no dia seguinte começou a falar como deve ser. Hoje prestes a fazer 8 anos ainda temos de ir " reconstruir" um tímpano porque ficou "deprimido" mas ha coisas que não são erros nossos.... Simplesmente não temos como analisar as coisas como os médicos e a vem da verdade todos os miúdos tem audição selectiva por isso nunca supomos que ah se calhar não ouve bem....

    ResponderEliminar
  7. Moro na Alemanha, e uma das perguntas standard na consulta dos dois anos aqui é: a criança ouve sons baixos? Uma mosca a zumbir, um avião ao longe, um murmúrio nas suas costas? É uma boa maneira de despistar o problema, porque nós pais ficamos logo mais atentos a isso. A lista de testes e perguntas é longa, e pode parecer fútil, mas não é, e vale a pena (embora os materiais devessem ser actualizados, mas isso é outra história).

    ResponderEliminar
  8. Nesta semana, foi diagnosticada otite serosa à nossa filha. Resultado depois dos exames: cirurgia aos ouvidos e afins. Que aconselharam à Irene? Beijinhos e melhoras

    ResponderEliminar
  9. Eu ja tive uma dessas otites em adulta, foi passageira, durou 1 semana, mas posso dizer que é angustiante porque é mesmo isso ouvimos como se estivessemos no fundo de um poço. Claro que nao admira que as crianças falem mal!

    ResponderEliminar
  10. Bom dia. A minha filha sofre do mesmo e inclusive já está com perda de audição. Vai agora ser operada para por os tubos. Sei bem o que isso é. Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  11. A mais velha sempre fez muitas otites. O primeiro médico desvalorizou apesar dos resultados dos exames nunca terem dados resultados a 100%. A 2ª médica resolveu operar e colocar os "tubinhos". Finalmente os exames tiveram bons resultados. estava mesmo com perda de audição. Apesar de a "saga" dos tubinhos continuar, 1 ano após a operação e continua com otorreias, nunca mais teve uma otite que precisasse de antibiótico. É claro que a ajudar à festa, tem problemas de rinite mas que os medicamentos que toma, como prevenção, já não estão a fazer efeito. Ou seja, nariz ranhoso constante, mas pelo menos não faz otites...

    ResponderEliminar