7.16.2020

Ri-me mas depois fiquei a pensar...

“Tenho saudades de Miami”, disse esta amostra de gente, quando estávamos em casa, num dia destes. 



Claro que me parti a rir, para logo depois ficar a pensar sobre isto. É uma sensação maravilhosa saber que guardam memórias das nossas viagens, saber que gostam de conhecer o mundo e que o tempo em família é aquilo que mais as deixa felizes. 

Mas, por outro lado, pergunto-me se vão ter noção do privilégio que têm. 
Se vão conseguir continuar a dar valor às coisas mais simples. 
Se vão gostar de estar em casa, sem planos, e não exigir tanto da vida. 

Por isso, tinha planeado ficarmos por casa este fim-de-semana. Só que uma das melhores amigas, que tem casa de campo e piscina, acabou de nos convidar. É tentador, por todas as razões. Porque é tia delas e as adora. Porque a adoramos. Porque vamos poder refrescar-nos, vão correr e jogar à bola. Vamos conversar, rir, comer grelhados e brindar. Por que não? Porquê ficar neste T2 quente, sem ar condicionado? Ainda por cima depois dos meses por que passámos em que a liberdade era tão mais escassa. 
O que lhes/ me quero provar? 

Sim, a Luísa com 4 anos já viajou mais do que eu quando já tinha tinha carta e podia votar. Sim, já foram a mais hotéis do que eu quando já namorava.
Mas vou prescindir de tudo isto só porque tenho medo que se venham a tornar numas miúdas mimadas ou exigentes? 
Acho que consigo ensinar-lhes coisas importantes sem deixarmos de ter estes momentos bons em família. Acho que consigo,  no dia-a-dia, que se surpreendam com as coisas mais pequenas - aliás, as crianças são pródigas nisso: a ver mais além, a imaginar, a encontrar pormenores em coisas que nos escapam. Que se aborreçam com tédio, que é tão importante para criar. 
Espero conseguir passar-lhes uma dimensão do mundo, do esforço, das diferenças, de uma realidade que não se prenda no nosso umbigo. Sem perder a noção. Espero. 

Aproveitar, agradecer, dar valor... a tudo. 
Acho que é isto. Mas sei lá eu. 

2 comentários:

  1. Não prescindas de nada, Joana. Agora podes. Nunca se sabe quando a vida dá uma volta e deixamos de poder viver tão bem como dantes. Foi o que me aconteceu devido a uma situação de doença. Quanto à tua preocupação de as miúdas se tornarem mimadas, é dificil de impedir. Quando se cresce a ir com os pais de férias a Miami, não é a mesma coisa que crescer a andar de autocarro com a mãe às 6h da manhã porque tem que ir fazer limpezas... Mas não tens que "pedir desculpa" por viver bem, aproveita, porque as vezes quase de um dia para o outro as coisas mudam...

    ResponderEliminar
  2. o que se passa para não actualizarem o blog há tanto tempo???

    ResponderEliminar