6.14.2020

E escolher a escola ideal?

Este vídeo começou por ser apenas uma partilha de preferências nossas no que tocasse à escolha das escolas para as miúdas. Infelizmente, tanto a Joana Paixão Brás como eu, já tivémos a nossa dose de aprendizagens pelo caminho e acabámos por partilhar convosco as piores situações a que assistimos ou vivenciámos nas escolas anteriores. 

Deixámos ficar na mesma porque pode ser que vos ajude também a pensar nesses assuntos - caso ainda não tenham pensado - e, por isso, não tenham de passar por eles para que estejam atentas aos sinais. 

Foi muito duro para ambas, em momentos diferentes e por motivos diferentes e nem sequer estamos a falar do impacto que poderá ter tido nas nossas filhas. Não dá para medir, agarramo-nos à certeza de que há de haver mais coisas boas do que más no crescimento delas e que "a vida é muito assim". 



Estas são as nossas preferências e, por acaso, estamos bastante alinhadas. Não quer dizer que tenhamos razão em tudo ou que não haja motivos para determinadas escolas agirem como agem. Seja como for, temos direito à nossa opinião e, mais do que tudo, saibam que têm direito à vossa. Podemos sempre falar com as escolas, questionar, propôr ou, até, ir para a próxima, onde sintamos que os nossos filhos estão a ser criados com mais amor. 


Aqui vão alguns dos nossos critérios que acabamos por explicar melhor no vídeo (podem ver aqui ou ir mais para baixo que já aparece): 

  • Espaço Exterior;
  • Turmas mistas;
  • Filosofia de castigos e recompensas;
  • Como permitem e lidam com a fase de adaptação;
  • Localização;
  • Todas as crianças poderem ir à rua apesar da idade;
  • Darem colo para adormecer;
  • As crianças serem respeitadas pelos seus ritmos diferentes de crescimento;
  • Não calendarização das actividades criativas e respectivos trabalhos;
  • Não discriminação de género nos brinquedos e brincadeiras;
  • Uma escola que, tendo que escolher, trabalhe para as crianças e não para os pais. 

Queremos saber quais foram ou são os vossos critérios e, apesar de me ter "enganado" (acontece), fazer uma lista de requisitos antes de fazerem a voltinha às escolas ajuda imenso para não serem levados em conversas (por vezes bem intencionadas), mas que depois vos distraem daquilo que será mais importante para vocês. 




Voltámos também aos podcasts, garotas!
Falámos, como não poderia deixar de ser, disto do isolamento e das coisas más e boas inerentes ao processo. Sentiram-se como nós? Foi pior ainda? Foi melhor? Queremos saber :)

O nosso podcast está disponível nas plataformas habituais: SoundCloud, Anchor, Apple Podcasts, Spotify, etc. Procurem por: "a Mãe é que sabe" que irão lá dar. 







5 comentários:

  1. Só para dizer que adorei a expressão "a mãe da escola", da Joana Gama. O meu filho já tem 12 anos, foi para o infantário aos 6 meses. Uma IPSS, que na altura funcionava num edificío velho, com salas pequenas... a única coisa mesmo boa era o jardim. Contudo, tivemos todos a sorte de encontrar uma educadora e uma auxiliar FABULOSAS!! E isso é mesmo o mais importante! Foram 6 anos de tal dedicação às crianças que, devido ao facto desse infantário ter perdido o espaço que tinha e a Santa Casa da Misericórdia o ter decidido fechar, a auxiliar que acompanhou sempre o meu filho ficou desempregada e há coisa de um ano foi parar à escola onde ele está atualmente, ao abrigo de um programa qualquer do Centro de Emprego. A felicidade nos olhos dele e dos colegas no dia em que ela começou a trabalhar na escola deles... foi comovente! Ela é ainda "a mãe da escola", mesmo que eles tenham já 12 anos! Isto só se consegue com um trabalho muito bem feito e quando as pessoas trabalham mesmo PARA as crianças.

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  2. No meu caso os meus filhos andaram sempre em escolas públicas, não dá para escolher grande coisa. O importante, neste caso, são mesmo as pessoas. Mas achei as vossas reflexões muito interessantes. Aquela do cocó é assustadora.

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  3. Muito obrigada por falarem sobre este tema. É mesmo importante. Isto existe e tem que ser falado para que as pessoas não considerem como normal e aceitável. É possível fazer diferente, é possível tratar a bem, é possível respeitar a individualidade, é possível ter uma escola para as crianças e não para os pais. Obrigada!

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  4. Boa tarde,

    As dramatizações e planeamento de actividades semanais (e afixação dos mesmoa à porta de cada sala), são obrigatórios por parte da segurança social, entidade que regula aa creches legais. A não obrigatoriedade do cumprimento do mesmo, é que deve ter sido em conta ;) ele TEM que existir, mas não tem que ser cumprido à riaca. Beijinhos

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  5. A minha filha vai sair da creche e ingressar no JI, estava convicta que queria colocá-la numa privada por todos os mil motivos que já se sabe... qualidade, tipo de instalações novíssimas etc etc mas tenho um JI público na rua de trás da minha casa que ainda não pude visitar por causa do COVID mas que me deixa balançada... primeiro pela localização, depois pelo valor... mas estou muito indecisa e honestamente um pouco ansiosa. Será que ela se vai adaptar? será que não me vou arrepender da escolha? Confesso que é um período um pouco stressante, pelo menos para mim mãe de primeira viagem.

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