2.25.2019

Elas dormem na mesma cama

Decidimos que iria ser assim, ainda a Luísa não tinha nascido. Estávamos em Santarém e até tínhamos um quarto para cada uma, mas não nos fazia sentido. Primeiro, a Luísa ficaria no nosso quarto; depois, dormiriam no mesmo. Daí até termos achado que seria engraçado que dormissem na mesma cama, e que poderia ser bom para se sentirem acompanhadas, foi um pulinho. No início até achei que seria melhor dormir cada uma para o seu lado já que, tendo cama de solteiro (corpo e meio), nem sequer tocariam com os pés uma na outra. Mas depois experimentámos deixá-las mesmo juntas e até nem foi mau de todo.



Mas espera, estou a esquecer-me de que chegámos a fazer uma tentativa, onde uma delas acordava a outra - a mais nova acordava a mais velha - e voltámos a trazê-la para o nosso quarto. A nossa prioridade sempre foi dormirmos todos o melhor possível. Por isso, fizemos cosleeping até aos dois anos da Luísa, quase. Quando tentámos uma segunda vez, correu bem. Não vos vou dizer que as noites mudaram da noite para o dia, que, por aqui, temos duas miúdas que demoraram a dormir a noite toda. Ainda hoje nos aparecem no quarto ou chamam por nós. Ainda hoje adormecem com um de nós no meio delas, depois da história. É assim que para nós resulta melhor e, sinceramente, já nem temos pressa. Acabámos por moldar as nossas expectativas à realidade e não a sonhar com o impossível. Mas já está tudo muito melhor. Há dias em que ambas dormem muito bem. Há dias em que vêm ter as duas à nossa cama já de manhã. Há dias que são um verdadeiro “jogo das camas” e já nem sabemos bem onde acordamos e ao lado de quem.

Sabem que mais? É como é. Aceitar facilitou-nos a vida.

No entanto, também já ouvimos duas vezes a Isabel a conseguir acalmar a Luísa a dizer “a maninha está aqui”. Não é a coisa mais linda deste mundo? É. Também já demos com elas de mãos dadas.



Curiosamente, num livro que temos sobre a infância da Ana e da Elsa, do Frozen, elas dormem juntas, lado a lado. E a Luísa achou a coisa mais engraçada do mundo: “igual a nós. Eu sou a Elsa e a mana é a Ana”. Perfeito.

Por isso, se têm dúvidas em como dispor o quarto e as camas, não descartem logo esta hipótese. A cama é no chão, de inspiração montessoriana [desde o ano e meio da Isabel que não há outra forma, adoramos].

Elas dormem juntas, lado a lado, e é uma boa solução. Para já, vai ser assim mais alguns tempos (ou até anos).




Sigam-nos no instagram em @amaeequesabe.pt
Subscrevam o  nosso canal de youtube aqui: /amaéquesabe

5 comentários:

  1. Os meus, menino 11 anos e menina 2 quase 3 dormem no mesmo quarto em camas separadas muitas vezes na mesma por opção deles e nós adoramos ❤

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa o molde é o mesmo... Embora cada uma tenha o seu quarto, dormem sempre juntas e na mesma cama,

    ResponderEliminar
  3. Estamos nessa tentativa agora. Tenho uma miúda de quase 5 anos, outra de 2 anos e meio e um bebe de 6 meses e não encontro solução para as camas. A lara tem uma cama de pessoa e meia montessoriana também e queria mesmo que dormissem juntas mas, até agora não está a dar certo. A mais nova faz muita confusão, canta, pula e acaba por sair da cama e andar a passear pela casa... Creio que vamos deixa-la fazer os 3 anos para tentar de novo.

    www.vinilepurpurina.com

    ResponderEliminar
  4. Eu dormi com a minha irmã numa cama de casal desde que saí do berço e até aos meus 13 anos, altura em que a minha irmã casou e saiu de casa (temos 11 anos de diferença) e adorei que assim fosse! �� o aconchego dos nossos irmãos é tão bom!

    ResponderEliminar
  5. Quando a "minha" Luisa(a mais nova) nasceu só tínhamos dois quartos, por isso a alternativa foi mesmo juntá-la com o irmão(o outro quarto era o do pai deles e meu). Agora, do que eu não estava à espera na altura era disto: o Zé(o mais velho), com 20 meses quando a irmã nasceu, era "adormece no colo-deita na cama-acorda passado uma hora e vem ter com a Mãe à sala ou à sanita"; quando a mana nasceu, o Zé passou a ser "guardião da mana-responsável por ver se a menina está dentro da alcofa"
    E até entrarem na maluquice da adolescência(agora ela tem 13 feitos há dias, ele está prestes a fazer 15!!!!9, faziam questão de se amarfanharem na cama um do outro.
    Neste apartamento já temos quartos separados(e já não há pai a viver em casa) e muuuuuuuuuitas vezes há ultimatos do género "não entres no meu quarto, monstro" ou "sai daqui, mal-cheiroso", mas também continuam a querer muitas vezes pequeno almoço na cama um do outro, juntos...

    ResponderEliminar