1.13.2018

Farta de limpezas!

Perdoem-me este tema nada sexy, mas ando num dilema totó: qual será a melhor altura para fazer as limpezas cá de casa e tratar da roupa e afins. Custa-me muito passar um fim-de-semana de volta da casa: acho o tempo mais mal gasto do mundo, mesmo que tente envolvê-las nas tarefas para não sentir que não lhes estou a dar atenção. Preferia, no entanto, estar três horas sozinha em casa (ou com o David ou alguém) para dar conta de tudo mais rapidamente e não ter de estar a arrumar, de um lado, e a ver desarrumarem, do outro. O que eu preferia mesmo, mesmo, era ter quem me tratasse da casa, pois está claro, mas, pelo menos por enquanto, não entra no nosso orçamento.
No outro dia, no domingo, experimentámos, pela primeira vez, levar roupa para secar a uma daquelas máquinas, à filme americano, e foi dinheiro muito bem gasto: a roupa seca num instante e muita dela nem precisa de ser passada a ferro. Mesmo assim, perdi tempo de volta de camisas e roupa mais "pipi" (ODEIO passar a ferro).

Durante a semana é-me muito difícil ter tempo para grandes limpezas e arrumações, ponho, no máximo, o robot a aspirar a casa, arruma-se a cozinha (tem sido sempre o David) e pouco mais. Ao fim-de-semana, custa-me prescindir do nosso tempo livre e do nosso tempo para elas para estar de volta da casa (e a casa até é pequena e tem pouca tralha, mas demora!). Às vezes estamos a arrumar a louça do almoço e já é hora de fazer jantar. Uma desgraça. Até já sonho em passar todos os fins de semana a passear ou em casa dos avós para tentar esquecer-me da casa e ter as refeições feitas e isso. Eheh
Como gerem vocês esse tempo? Têm ajuda de uma empregada ou são vocês e os senhores vossos esposos que tratam de tudo? E almoços e jantares, como é?

A minha expressão quando tenho a casa de pantanas é mais ou menos esta. :) Mas queria acreditar em unicórnios.
Camisola C&A

O meu instagram e o d'a Mãe é que sabe :

a Mãe é que sabe Instagram

40 comentários:

  1. O mesmo problema aqui. O David ainda te ajuda... Eu já n tenho essa sorte. Roupa n engomo. Por vezes junto uma quantia que precisa de ferro e uma senhora vem buscar, Engomadororia e traz no dia seguinte. Leva 0,80 por peça. De resto, sou eu que faço... Comida, limpeza, por a roupa a lavar.... Uns fins de semana limpo melhor, outros piores. Por vezes, lá ele me apanha a roupa... Já pensei em contratar alguém k viesse 4 hrs por semana ajudar a limpar... Mas ganham mais há hora k eu. 😁

    ResponderEliminar
  2. Sexta a noite depois de deitar a piquena. Fazemos um esforço (grande esforço) mas ficamos todo o fim de semana livre. A roupa é tratada tb a noite depois de deitar a miúda. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Pago a uma rapariga para vir cá 1 vez por semana durante 3 horas. À sexta feira e sábado lavo a roupa toda e levo a secar à lavandaria self service. A maior parte da roupa não precisa ser passada a ferro. A roupa que precisa, vou juntando e passo ou levo a um sítio onde levam baratinho passar...
    Trabalho no duro toda a semana, o meu marido ajuda no que pode mas a maior parte das vezes senta-se no sofá e eu a limpar! Isso acabou... Prefiro jantar ou almoçar fora menos vezes para poder pagar à rapariga que aqui vem limpar... Também mereço ter um tempo para descansar e estar com a minha filha!

    ResponderEliminar
  4. Pois eu cá em casa sofro do mesmo mal, eu tento depois da Constança estar a dormir passar alguma roupa a ferro, arrumar roupa ou até limpar as casas de banho. Levanto-me sempre mais cedo que eles para adiantar o jantar é para quando acordam podermos tomar o pequeno almoço os 3. Eu vou orientando durante a semana para que ao fim de semana ser só aspirar e poder passear muito e namorar muito o marido e a filhota

    ResponderEliminar
  5. Sou eu que faço praticamente tudo. O meu filho com 14 meses des(ajuda). Faço como a Joana, tento inclui-lo nas tarefas só por descarga de consciência de não lhe prestar atenção. O meu marido trabalha muitas horas, e não pode estar tão presente nas tarefas de casa. Há dias que tenho a casa organizar e limpa, há outros que nem vale a pena comentar. Trato de tudo sozinha, ao nosso ritmo, de forma a não interferir no nosso tempo livre em família... é precioso e não desperdiço um único momento. Beijo grande

    ResponderEliminar
  6. Empregada desde que começamos a viver juntos. O dinheiro mais bem gasto de sempre e o que salva o casamento. Ao fim-de-semana vamos ao supermercado e tratamos de extras que não haja tempo durante a semana mas as domesticidades não são a prioridade.

    ResponderEliminar
  7. Também fui no fim de semana passado secar roupa nessas máquinas pela primeira vez. :)

    ResponderEliminar
  8. A solução que nós arranjamos não é a ideal, mas é a que resulta mais para nós.
    Ao Sábado de manhã um de nós vai passear com o miúdo, umas 3 horitas, e o outro trata da casa. No fim-de-semana seguinte, trocamos.
    Quando é a vez dele a roupa nem sempre fica passada como eu gosto, mas olha, se quiser as coisas todas à minha maneira, faço eu 😃

    Beijinhos para a vossa família linda.

    A.

    ResponderEliminar
  9. Aqui o “mais que tudo” também não mexe quase palha nenhuma! Ou se faz é sempre a embirrar! A melhor (PIOR) que lhe ouvi logo quando começamos a viver juntos foi que estender a roupa na varanda “lhe dava cabo da virilidade”! (sim! “Cave man” MAs gosto dele! Bem dizem que o amor é cego e surdo!)
    Como não tenho vocação ou paciência para ser fada do lar o que salva “a coisa” é mesmo a empregada! Inicialmente 2x por semana mas depois com o pimpolho mais o trabalho exigente de ambos, vem todos os dias!
    Foi um eliminar de stress no casamento que só visto! Mas tenho noção que não é possível em todos os orçamentos!

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana!

    Eu comprei uma máquina de secar roupa quando a minha filha nasceu há 4 anos e foi a melhor compra de sempre. Depois tenho uma empregada q vem 1x/semana durante 3h fazer a limpeza geral a 7€/hora. Melhores investimentos de sempre ;)

    ResponderEliminar
  11. Prefiro poupar em tudo o resto e ter uma empregada. É o dinheiro mais bem empregue. Roupa sempre entregue para passar a ferro, com avença mensal fica 0,50 por peça.

    ResponderEliminar
  12. Senhoras aprendam de uma vez por todas e parem de dizer que os maridos "até ajudam". Marido que se preze PARTILHA tarefas. Marido não é hóspede.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. True! Casam com essas pessoas e depois estranham estar assoberbadas.

      Eliminar
    2. O meu marido não sabia fazer nada em casa quando nos fomos viver juntos, ainda namorados. A única solução possível foi ensiná-lo, contratar uma empregada doméstica nunca me passou pela cabeça, mesmo havendo dinheiro para isso.

      Hoje em dia ele faz tanto como eu, só preciso de lhe ir lembrando disto ou daquilo porque ele é um pouco despistado 😂 Mas o homem lava a loiça, cozinha, faz a cama, trata da roupa, limpa o que for preciso...

      Em relação ao post, cá em casa tratamos do essencial durante a semana e ao domingo de manhã das coisas mais chatinhas: mudar lençóis, toalhas, limpar o pó e fazer as compras. Duas vezes por ano fazemos uma limpeza a fundo na casa toda.

      Eliminar
  13. Sem poder ter uma ajudar de alguém é um drama, muito tempo perdido realmente, eu sofro do mesmo.... Mas há noite é uma boa opção.... Apesar de já estar estoirada.... Mas... Q remédio.....

    ResponderEliminar
  14. Por cá muito semelhante! Não temos máquina de lavar loiça, por isso durante a semana basicamente eu faço o jantar (já a contar para o almoço do dia seguinte), dou banho e adormeço o bebe, ele lava a loiça, arruma os brinquedos e pronto. Ao fim-de-semana, tento dar um jeito assim mais básico (aspirar, passar o espanador) e noutro temos optado por ele sair um bocado com o bebe e eu despacho tudo num instante. A roupa é que me chateia...lavar tá bem, mas passar a ferro...epah...

    ResponderEliminar
  15. Por aqui ainda não há filhos mas também há "ginástica" na gestão do tempo! Solteira, com dois empregos por turnos (1 deles em part time) e um doutoramento em curso a 1h de distância da cidade onde resido e onde trabalho. Só com muita organização consigo "chegar a todo o lado". Trato da casa, da roupa, das compras e das refeições...levo inclusivamente marmita p o trabalho! No final do doutoramento talvez possa dar uns cursos de gestão de tempo! 🙂 Nem sempre é fácil, os momentos de lazer são poucos mas tento aproveitá-los bem, disso também depende a minha sanidade mental!

    ResponderEliminar
  16. Por aqui, temos ajuda de uma senhora 5h por semana, em que limpa e engoma algumas peças ( as camisas a maior parte vão para engomadoria). Os jantares faço eu mediante ementa semanal com lista de compras e sempre um pouco mais pois levo marmita para o trabalho. Ao fim de semana faço também almoços, mas opto quase sempre por assados no forno (dão menos trabalho), mesmo assim há sempre brinquedos pelo chão :-)

    ResponderEliminar
  17. Eu já tive ajuda de uma senhora, depois deixei de ter e limpavamos a casa ao sábado. Mas somos 5 a sujar e 2 a limpar. Demorava o sábado quase todo para aspirar, limpar pó, casas de banho, mudar camas, por roupa de 5 a lavar.... Acabei por gerir melhor o dinheiro, comprar menos extras, programar melhor as refeições e voltei a ter a milagrosa ajuda de uma senhora uma vez por semana! Assim vou tratando da roupa depois de deitar as miúdas e o meu marido trata da cozinha. Com as três miúdas fazer isto ao fim de semana era massacre demais...

    ResponderEliminar
  18. Katia Mota12:37 da manhã

    Deste que tive minha menina agora com 3 meses ando atarefada. Tenho 7 animais tbm para cuidar é depois a casa roupas e trabalho.

    Minha pequena ocupa bem o tempo. Meu companheiro trata dos animais só vou dar mimos aos meus queridos 4 patas.
    Deveres tarefas de casa sou eu....mas vá la que ele ajuda dos cozinhados ir às compras não tenho mesmo orçamento para uma empregada. Oh bem quero para ter tempo para mim. Mas pronto tenho aguentar!!! Detesto passar ferro mas o que salva me é máquina de secar roupa. Como vc me diz que na maioria de roupas não precisam passar ferro. Vida de uma mulher é assim...

    ResponderEliminar
  19. Empregada! Sem duvida! o melhor investimento.

    ResponderEliminar
  20. Empregada 4 horas por semana. O dinheiro mais bem empregue de sempre.

    ResponderEliminar
  21. Tenho uma empregada duas vezes por semana. Uma manhã para limpar a casa e uma tarde para passar a ferro.. com duas crianças pequenas não é fácil. Foi o melhor investimento que fizemos.. se tivemos qye prescindir de certas coisas?!Claro!uma delas foi almoçar ou jantar fora que tanto gosto.. mas sem dúvida nenhuma que vale tanto a pena

    ResponderEliminar
  22. Por aqui também era esse dilema,ainda mais porque o marido treina aos sábados de manhã e era eu sozinha com um bebé e um menino de 2 anos... Era muito complicado. A casa um caos, a roupa até ao tecto... Lá pusemos empregada em casa,quando o mais novo tinha 1 ano e pouco, e o mais velho 3. Foi mesmo no limite! A senhora vem 3h/semana, dá um jeito geral e passa um pouco a ferro. A roupa trato eu e também vou passando 1/2 vezes por semana para adiantar (e porque das tarefas domésticas é a que mais gosto!). Durante a semana um da banhos e o outro faz o jantar, alternado e um deita e o outro arruma a cozinha.
    Tenho de experimentar ir secar roupa a essas máquinas porque em casa acho que não compensa (tenho máquina mas gasta um bocado...).

    ResponderEliminar
  23. Tenho empregada 12 horas por semana e, mesmo assim, tenho de lavar a roupa e cozinhar. Não tenho máquina de secar... Há muita coisa que não pode secar na máquina ou estou enganada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está enganada.

      Eliminar
    2. Quase tudo. Comprei há 1 mês e estou positivamente surpreendida até porque com esta chuva já estava sem roupa...

      Eliminar
  24. Ola! Como empregada domestica recomendo fazer limpeza mais profunda na terça-feira (se tem esse tempo) e na sexta uma pequena arrumação. A roupa não e necessario passar toda..e um desperdício do tempo e do dinheiro tambem. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada por esta dica vinda de quem sabe 😉

      Eliminar
  25. Ola Ola!
    Como todos na minha família sabem eu tenho uma grande “psicose”: mania das limpezas!! Fico mesmo doente quando vejo pó ou 1 cabelo no chão! Ter a casa desarrumada nunca!!! Tenho uma filha de 1ano e 7 meses que tem toda a liberdade no quarto dela para brincar e na sala, mas assim que ela se senta no sofá com o seu oh oh a primeira coisa que faço é arrumar os brinquedos, tudo arrumado fica sempre mais fácil de limpar. Limpo a casa as 2a, 4a e 6as depois de chegar do trabalho e assim chego ao fim de semana com tudo limpo, o homem ataca as wc e eu o resto. As máquinas vou fazendo durante a semana e quando está bom tempo estendo quando não meto a secar (melhor compra de sempre máquina de lavar e secar da Samsung). Nas 5as passo a ferro em frente a TV, em vez de estar deitada no sofá estou em pé ao ferro.. mas também é rápido, o truque é não deixar acumular nada nunca! Claro que isto é em dias de rotina, volta e meia acontecem coisas, e se não lavo na 4a vai na 6a e demoro um pouco mais... mas da tempo para tudo! E ainda estudo e faço muitos jantares em casa!
    Boa sorte aí nas lides domésticas;)

    ResponderEliminar
  26. :) O mesmo problema por aqui... Cá em casa somos 5 a sujar... 2 a arrumar... Em tempos tive uma senhora que ia lá a casa tratar da limpeza (estou à procura de outra)... roupa vai maioritariamente para a máquina de secar... passar roupa, apenas aquela que está amachucada e ao usar não vai ficar da mesma forma... Limpezas fazem-se como se podem, tentando encaixar o máximo de tarefas durante a semana... Excepto quanto tinha a senhora que ia lá acasa, nunca digo "tenho a casa limpa", porque se limpo o quarto, ainda não estão as casas de banho, e quando for às casas de banho, o quarto já está de "pantanas"...
    É ir gerindo da melhor forma possível... Se é ideal? claro que não! gostava muito de chegar todos os dias a casa e ter um "cenário de revista" à minha espera... mas como não é essa a minha realidade... Continuo a sonhar...
    Se entretanto descobrires a fórmula milagrosa... Conta tudo por favor!

    ResponderEliminar
  27. Desde que a minha filha nasceu que temos uma pessoa que vem 3h, 1x p/semana, para tratar da casa. É um alívio enorme! O resto, as refeições, compras, roupa e outras pequenas tarefas do dia-a-dia, são partilhadas entre os dois. O que funciona muito bem é não passarmos a roupa a ferro. Reduz bastante o tempo que é dedicado às tarefas de casa e aumenta o tempo de descanso ;) Só passamos o que for mesmo necessário e cada um passa a sua roupa (de manhã). Outro fator que acabei por perceber que ajuda a manter a casa arrumada e a facilitar o processo de limpeza e arrumação é o ter pouca coisa. Temos o essencial, pouco de cada coisa, não guardamos o que não gostamos e o que já não usamos.

    ResponderEliminar
  28. Divido as tarefas pelos 5 dias da semana e todos os dias depois de o adormecer lá vou eu arrumar/limpar qualquer coisa. Um esforço semanal mas compensa o fim de semana livre :-)

    ResponderEliminar
  29. Trabalho fora de casa a tempo inteiro e tenho 3 filhos (2, 4 e 8 anos) e tenho uma empregada todos os finais de tarde, que é o meu anjo da guarda. É o dinheiro mais bem empregue porque me permite ter tempo de qualidade para os meus filhos ao final do dia, porque me fica com algum filho se está doente, porque me permite ir à natação com os mais velhos, deixando a pequenina em casa... Eu organizo a semana, faço compras e ementas e durante a semana tenho apoio. É um luxo, eu sei, mas abdico de outras coisas para termos este apoio que permite mais e melhor tempo de qualidade em família...

    ResponderEliminar
  30. Tenho empregada 4 horas por semana. O dinheiro mais bem empregue de sempre. Estamos a poupar noutras coisas menos necessárias, mas foi a melhor opção. Limpa e ainda passa a ferro aquelas peças mais complicadas. O resto vamos gerindo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  31. Olá Joana! E aproveitarem a vantagem financeira que tiveram com o facto de serem os dois a trabalhar para terem uma empregada que vos ajude? Bem sei que também gastam na renda, mas pouparam nas viagens...façam lá as vossas continhas e vejam se dá. Três vezes por semana já é um descanso, só tens praticamente de te preocupar com os jantares e compras, aquelas limpezas pontuais/diárias (máquinas de louça, sujidades do momento e assim) e arrumação mínima. Eu tenho todos os dias e não quero outra coisa. O tempo que tenho livre é 100% dedicado à família, tirando as compras que faço online ou no supermercado debaixo de casa, o que é um programão para o pequeno. De resto, não me preocupo com nada. Chegar a casa e ter jantar feito e casa limpa e arrumada, oh pá, não tem preço. Bem sei que nem toda a gente tem essa disponibilidade, mas tendo, é um investimento que compensa muito. Como diz a minha mãe, dinheiro gasto na nossa felicidade e conforto é sempre dinheiro bem gasto. Para nós é um esforço, mas muitíssimo compensador.

    ResponderEliminar
  32. Aqui os dois trabalham o mesmo... Vá, eu cozinho mais mas é porque gosto. Sábado é para fazer compras para a semana, vivemos em Berlim e não temos carro,só conseguimos trazer pouco de cada vez nas bicicletas 😀. De resto, nunca tiro um dia para limpar a casa, vou fazendo um pouco à medida que acho que vai sendo necessário, hoje aspiro, amanhã dou uma esfregadela na banheira...a única coisa que faço sempre é pôr a loiça na máquina (para nós foi uma das melhores compras) e arrumar a mesa e o balcão da cozinha (a sala e a cozinha estão juntas, de maneira que não arrumar nos perturba um bocado o "Feng shui", como gosto de dizer a brincar! Não passo roupa a ferro, aqui ninguém liga se houver vincos na roupa, o que também é fixe. Roupa vamos lavando na máquina à medida que vai aparecendo e depois um de nós estende... Cada um arruma a sua roupa,a da nossa filha de dois anos acabo por ser eu porque tenho a mania de arrumar à minha maneira. Acho que temos se calhar standards diferentes de limpeza e arrumação de outras pessoas, não me incomoda muito ver que há um pouco de pó no chão ou se não trocar os lençóis da cama ao fim de 7 dias... Os pais e sogros se calhar fariam de outra maneira, mas pronto, são escolhas.Entre sair para ir para o parque com a filhota ou ficar a limpar o pó, não há dúvidas de quer o pó fica a acumular:)

    ResponderEliminar
  33. Confesso que 18 meses depois cedi...
    Sempre achei que não valia a pena, e até julguei que me ia sentir culpada...
    Na semana passada, pela primeira vez, a "D.Isabel" foi lá limpar a casa, e ganhámos todos com isso... Mais tempo para a família, mais energia, mais brincadeiras, mais livros...
    Melhor qualidade de vida!!
    Aconselho vivamente!!
    Culpa 0
    Qualidade de vida/tempo para família 20

    ResponderEliminar
  34. Aqui fazemos assim: compras para a semana faço em geral eu com o pequenote como programa de uma das tardes da semana (importante é planear as refeições e levar a lista das compras). Agora ele já me "ajuda", mas dantes punha-o no pano e levava-o às costas. Também contava como tempo de qualidade - conversávamos, cantávamos, fazíamos cavalinho... Legumes, carne, ovos e pão vêm-nos trazer a casa. Eu cozinho, ou com o pequenote, ou faço alguma coisa que demore dez minutos a preparar (tipo carne à jardineira ou sopa). Mas só faço uma refeição completa por dia, ao jantar comemos uma sopa, ou papas de aveia, ou salada de fruta com iogurte, ou restos do jantar, por aí.
    Vem uma senhora três horas e meia por semana fazer uma limpeza geral na casa. Se não pode vir por algum motivo, fica o pó a acumular. Outras tarefas, tipo limpar o frigorífico ou arrumar um armário, faço-o com o pequenote (dantes no pano).
    Da roupa trato eu, mas não passo nada a ferro (as camisas dele e uma ou outra peça minha passa o meu marido. Mas aqui na Alemanha, como disse a lobita, ninguém se importa com vincos). Durante a semana, aproveitamos quando vemos um filme ou uma série todos juntos para dobrar a roupa e arrumar. Arrumar brinquedos - bem, ou o pequenote arruma comigo, ou eu praticamente só os tiro da passagem.
    Resumo: empregada, SIM! (a minha fada do lar...) nem que seja só umas horas por semana. A mãe da S tem toda a razão - dinheiro serve para usar no nosso conforto e felicidade. Atitude: os meus filhos são AGORA pequenos, e a casa não foge; daqui a uns anos vou ter montes de tempo para a ter sempre a brilhar. Quando não há alergias e afins, pó e alguns tipos de sujidade não matam (espelhos e janelas com dedadas, portas de armários a precisar de um pano, arroz e farinha dentro dos armários...) e portanto não são prioritários. E sim, a minha mãe faz as coisas de forma diferente; mas percebe perfeitamente porque é que eu faço as coisas assim, e quando me vem visitar nunca a incomodou o sistema que usamos.

    ResponderEliminar