5.06.2015

Fiz a minha filha comer isto.

E ela comeu. Não tudo, mas quase.

Tinham-me dito na creche que ela gostava de tofu, então lá fui eu comprar o dito. À primeira colherada, cuspiu tudo. Resolvi provar. Ia-me vomitando. Devo ter feito alguma coisa mal, porque aquilo sabia a ameixas podres com peixe em avançado estado de decomposição.
O bulgur com ervilhas marchou todo, o tofu foi "disfarçado" no meio do bulgur. Adorou um bocadinho do pão de espelta (e eu também).
As lentilhas estavam mal cozidas (e não apreciei o sabor, o que é estranho, porque costumo gostar).
O esparregado com natas de soja estava bom, mas ela não apreciou e o abacate com umas gotas de limão estava óptimo e ela lá foi comendo.

Do que ela gostou mais? Da água.

A sério, não gozem com esta pobre mãe que quer inovar e sai tudo ao lado...

Pois...
Nem vamos comentar este aspecto...

Até as flores parecem mais comestíveis, não é?



O que safa isto ainda é a bela da maçã.


Next: bacalhau com grão, cenoura e batata doce cozidos a vapor e não tem nada que enganar. Assim espero.

26 comentários:

  1. Ahahah, ai Joana acho que vou ser tal e qual :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha que tenhas mais talento que eu, pelo amor de Deus!

      Eliminar
    2. Lamento,mas nem por isso,só tenho boa vontade e quero que o miúdo experimente coisas "diferentes" eheheh adoro o vosso blog,estou grávida de 22 semanas e rio-me imenso convosco :) S

      Eliminar
  2. Pão de espelta, o que é isso? Nunca ouvi falar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca tinha ouvido falar em metade das coisas que se encontra no brio ou no celeiro eheh É bem bom e substitui o trigo!

      Eliminar
  3. Já dá a fruta para a mão dela? A minha bebe tbm tem 13 meses, mas tenho medo de lha dar assim... Principalmente a maça. Tenho medo de arriscar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu dou para a minha também... Ela é que não acha grande piada lol não tenha medo ;) eles conseguem... Experimente... Se se sentir mais segura há umas redes para isso ;)

      Eliminar
    2. O meu pequenito tem 16 meses e já há algum tempo que come fruta assim, especialmente porque na creche já incentivam. Experimentar dar a maçã laminada ou pêra que é mais mole. Eles adoram!

      Eliminar
    3. Não faz mal ter medo, Alexandra (há uns meses apanhei um enorme com um bocadinho (mínimo) de melão...). Mas, devagarinho, tente ultrapassá-los. Pode pôr uma tira de pêra no microondas, só para amolecer um bocadinho e ir experimentando. Já dou pedaços de comida há uns meses à Isabel e maçãs então fazem milagres quando está com dores de dentes. Gosto de lhe dar assim com casca porque não lhe escorrega das mãos.
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Olá Joana, a minha princesa anda na mesma creche que a tua e desde que ela começou a comer sólidos que lhe tenho dado tofu, seitan e soja (já fui vegetariana). Fiquei muito feliz quando soube que às quartas-feiras eram dias vegetarianos :)
    Para cozinhares o tofu ou seitan, eu prefiro o tofu fumado e o pão de seitan ( à venda no Celeiro), podes cortar em "bifes" finos e fazer com molho de natas (de soja) ou de mil e uma fomras: estufado com legumes, bolonhesa, à brás...
    O segredo está nos temperos!! :)

    Boa sorte nas próximas tentativas e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não me dizes nada por lá? :) apresenta-te quando me vires, por favor!
      Tenho de experimentar isso tudo!

      Eliminar
  5. Isso é mta comida pra ela, Joaninha. :P para a proxima vai correr melhor :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana! É a primeira vez que comento porque é um assunto que me é querido. Para começar, o seitan é sempre mais fácil. O tofu tem de ficar, pelo menos, durante a noite a marinar em limão, alho e louro para ficar mais saboroso. E outra dica, se me é permitido... Mais cor é sempre uma forma de sabermos que estamos a comer o que precisamos. Teria ralado cenoura em vez do esparregado e fazia uma saladinha de tomate com muitos oregãos, em vez do abacate (uma vez que já havia ervilhas no bulgur). :) Mas acho que foi uma ótima iniciativa e se ela, mesmo assim, não fez birra já foi um bom sinal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, venham as dicas! Juro que pensei nisso: muito "verde". Não tinha tomates em casa, daí ter feito com o que tinha hehe
      Tive uma dúvida: mesmo com sopa antes (com cenoura, cebola, batata doce, alface) acha que deva insistir nos verdes no segundo prato ou devo complementar com outras coisas/cores que não estejam na sopa (ex: berinjela)? Ou é sempre diferente comerem em sólido, para reconhecerem os sabores de cada alimento?
      beijinhos!

      Eliminar
  7. Olá Joana, acho muito bem tentar diversificar ao máximo a alimentação da Isabel! Uma ressalva em relação à soja, não convém abusar. Contém fitoestrogénios que podem "baralhar" o desenvolvimento hormonal nestas idades. Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a primeira vez que lhe dei. Pois, já tinha lido que nem a nós nos faz assim tão bem quanto isso. Só não sabia a razão científica. :) obrigada

      Eliminar
  8. :) Coitadinha o ar dela a comer a maçã....hahahaha

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana!

    Ainda não cheguei a esta fase com a Madalena, mas uma coisa começo a perceber: quando a comida não lhe agrada e faz frete em comê-la (porque a mãe insiste e insiste...) o resultado é sempre uma Madalena com cabelo sujo com comida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha aqui é igual, mas eu tenho de insistir sempre um bocadinho, porque a primeira reacção dela a tudo é virar a cara. A primeira vez faz-se dificil. Mesmo com a maçã: pus maçã à frente dela, virou a cara. Fingi que não vi, não insisti e passado um minuto estava a roer a maçã. Com a sopa igual: primeira colher nunca quer. Depois de umas macacadas, já quer. Cabelo sujo? Sempre ao jantar, porque está cheinha de sono. :) O que vale é que toma banho a seguir!

      Eliminar
  10. Joana, não sei se conhece, mas recomendo receita do blog http://nacadeiradapapa.blogspot.pt/ excelentes sugestões para os mais pequenos! Bons cozinhados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço, sim! E adoro! Já fiz várias receitas de lá. :)

      Eliminar