12.18.2019

Um elogio à Saúde 24.

A Irene está doente neste momento, está a beber um chá de mel com limão enquanto vê os desenhos animados. Está com febre e com uma amigdala inflamada. Estou mais preocupada porque a educadora disse que havia alguns miúdos da escola que estiveram escarlatina - que, apesar do nome, não é assim tão grave, mas ainda assim..

Propunha que se mudassem os nomes das doenças para coisas menos preocupantes, só para aligeirar a ansiedade parental. Em vez de escarlatina ser "a doença do morango", etc. Vou criar uma petição para isso. Assinavam?

Quem já acompanhe o blog há algum tempo, sabe que a Irene sofre de convulsões febris e que isso é algo aterrador que acontece com frequência em algumas crianças mas que, ainda assim, são as convulsões mais benignas possível. De certa forma, apesar de todo o aparato, sinto-me muito grata por ser só o que são. E já que o herdou de mim,  consigo normalizar no sentido de que eu até nem cresci mal, vá. 

Morando sozinha com a Irene e passando eu com ela a maior parte do tempo, quando está doente, a responsabilidade cai por inteiro em mim (enquanto não vai para a casa do pai ou dos avós) e é difícil gerir os cuidados, o cansaço e a preocupação. Nisto, já dei por mim a ligar várias vezes (até há umas semanas quando uma amiga se magoou muito no pé) à saúde 24. Devem conhecer, é uma linha de atendimento telefónico do Serviço Nacional de Saúde e totalmente gratuita.



Somos atendidas por uma equipa de rastreio (não me lembro do nome técnico de momento) e, depois, encaminhadas para um enfermeiro e até, quando justificável, para um médico ou podem providenciar-nos um parecer no mesmo. Às vezes, há doenças que não requerem observação imediata e que poderá ser útil ter este feedback para saber que profilaxia implementar ou até medir o grau de gravidade. 

Muitas vezes - quando necessário - encaminham a criança para ser vista e, quando assim é, o hospital que a recebe já tem informação da sua chegada e, se não me engano, é vista com alguma celeridade. 

Ontem, fui atendida por uma enfermeira maravilhosa. Muito calma, bem disposta e cuidadosa. Quando estou no auge da adrenalina por não saber o que se passa com a minha filha e cruzando com o facto de estar sozinha, fez-me bem ouvir a voz calma e carinhosa da enfermeira. Além de ter feito uma série de perguntas e de ter ajudado com os sinais a que devo estar atenta, etc (sempre é melhor do que fazer aquela pesquisa no Google), também me deu algumas mezinhas para por em prática e para aumentar o conforto dela. Sinto que fez o papel da minha mãe, mas com uma credibilidade acrescida da minha parte por, enfim, ser especialista. 

Claro que também me descansa a minha mãe ter um andamento gigante de doenças e afins com dois filhos no bucho, mas os tempos vão mudando e, por exemplo, o histerismo com a febre já mudou um pouco, até numa criança com propensão a convulsões febris. 

Passado algumas horas, voltam a ligar de novo para saber como está o paciente o que nos deixa sentir verdadeiramente acompanhados. 

Não sei quem teve esta ideia, se é comum na maior parte dos países como o nosso, mas queria deixar o meu elogio ao mesmo. E, em particular, à enfermeira de ontem da qual não me lembro do nome (com os nervos), mas que não deixei de lhe dizer que tinha sido óptima connosco. 

Têm boas experiências com este serviço? 

Se precisarem, fica aqui o número: 808 24 24 24. 




6 comentários:

  1. A Linha Saúde 24 – 808 24 24 24 – é um número nacional e com custo de chamada local. Não é gratuito.

    ResponderEliminar
  2. Olá! Por aqui na me socorri várias vezes da saúde 24, e a experiência também foi sempre muito positiva. Começam a existir sinais de evolução do nosso serviço nacional de saúde!

    ResponderEliminar
  3. Só tenho boas experiencias com a saude 24. Foi graças ao serviço célere que a minha familia não quinou toda por intoxicação com gases do esquentador
    Claudia

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de elogios! É tão bom saber que somos privilegiados face a certos países/localizações.
    É tão facil esquecermos o quanto evoluimos...
    Por isso aplaudo este post!
    Joana, não é facil lidarmos sozinhas com as doenças dos filhos, mas a nossa essência de mulheres é essa, somos cuidadoras, sensiveis, em suma, somos seres especiaisum beijo grande e que todos os bichinhos da Irene desapareçam rapidamente!

    ResponderEliminar
  5. Já nos ajudaram cá em casa muitas vezes com o nosso primeiro bebé (que suscita imeeensas dúvidas e tantos cuidados).
    O acompanhamento é excepcional e realmente demonstram aquele cuidado e atenção que às vezes nas urgências dos hospitais, onde parece que somos mais um à espera... A saúde 24 é mesmo um serviço de louvar!

    ResponderEliminar
  6. Além disso não tenho a certeza mas acho k se for o caso, se nós reencaminharem para as urgeurgên não pagamos taxa moderadora

    ResponderEliminar