12.19.2019

Deixo que furem as orelhas ou não?


Deixo que furem as orelhas: sim ou não? Não uma à outra, claro. Vontade às vezes não lhes faltava (andam ambas com a mão bem leve...). 

A Isabel (5 anos) disse-me esta semana que queria furar as orelhas, como eu. Perguntou - mais uma vez - se doía e eu disse-lhe a verdade. Falei-lhe de todos os cenários possíveis. Disse-lhe que iria doer no momento e depois, às vezes, durante a noite, a vestir a roupa e noutras situações. Que poderia infectar e fazer sangue. E, mesmo assim, quer arriscar. A Luísa (3 anos) disse logo que também queria. E eu fiquei a pensar que, em elas pedindo tantas vezes, talvez já não faça assim tanto sentido impedir. 
 
Não tenho a mínima vontade de que furem as orelhas, atenção. Não acho que fique nem mais bonito nem mais feio nestas idades. Confesso que mais novas é muito raro gostar, tendo a achar piroso. Mas, estando numa sociedade em que é bastante comum e culturalmente aceite e sendo elas a pedir, não sei se os meus argumentos continuarão a ser válidos. Incentivei a usarem outra vez autocolantes, mas, desta vez, a Isabel disse logo que não, que caiam e que se perdiam. Perguntou-me se poderíamos ir no sábado fazer os furos e eu disse que ía pensar e falar com o pai.
Poder, podemos. Mas qual o risco real de infecção? E se nos “estraga” o Natal? E se ela se arrepende ao sentir a dor, no momento? E se sentir que não a protegi? E a Luísa, não será nova? 
 
Estou a pensar demasiado, eu sei. 
 
Já nem me lembro que idade tinha quando furei as orelhas, mas também fui eu a pedir. Lembro-me de uns brincos, lindos, em forma de morango, de madeira. Lembro-me de me sentir vaidosa com eles e gosto de ver as fotografias da altura.
 
E agora? Não queria nada que elas sofressem.  São as orelhas das minhas pessoas preferidas  (ainda custa mais). Uma amiga nossa caiu e a orelha infectou, antibiotico e uma grande chatice. Não me apetecia nada passar por tudo isso, desnecessariamente.
 
Sim ou não? Como resolveram estes pedidos?  

 

23 comentários:

  1. A minha filha mais velha tinha 7 anos quando me pediu para furar as orelhas. A do meio tinha 3 e também quis. Fomos à Claires, onde furam as 2 orelhas ao mesmo e correu tudo muito bem. Trazes um liquido para ires desinfetando as orelhas e ainda hoje elas o usam quando têm algum problema nas orelhas. Confia, aquilo doi quando furam mas depois passa, e como são as 2 orelhas ao mesmo tempo, quando dão por isso já está.
    Beijinhos e bom natal,
    Cláudia

    ResponderEliminar
  2. são só 2 furos...não é o fim do mundo. Não irão ter uma sépsis. Eu faço parte das mães horríveis que furou as orelhas à filha com 5 meses...e pasme-se..não chorou.

    Elas estão a pedir, é uma "dor" mínima...o risco de infecção também é mínimo e praticamente não magoa com a roupa se tivermos cuidados...Elas ficarão felizes e se se arrependerem depois é só deixar fechar. Não complique, não dramatize. É uma coisa inofensiva feita à dezenas de anos.

    Beijinhos
    Catarina

    ResponderEliminar
  3. Tenho 26 anos, pedi para furar as minhas com 8 anos +/-, a minha mãe foi comigo e acabou por furar também ela ( no caso dela, segundos furos, já tinha os "normais"). Foi uma experiência mãe e filha que guardo até hoje, e senti-me super segura por isso também, ela furou primeiro e isso fez com que na minha vez quisesse estar à altura e não custou nada. Se decidir fazê-lo, recomendo a Claire's nos centros comerciais. Em muitas ourivesarias como não ha tanta regulação como.nos franchisings, muitas vezes a higiene fica aquém, nessas lojas é tudo aberto na hora à frente do cliente, todas as regras cumpridas e tem uma grande variedade de brincos de qualidade antialérgicos. Acho que seria também uma memoria boa para as suas meninas, um programa de girls.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde. Trabalho numa ourivesaria e furo muitas vezes orelhas a crianças. Na minha opinião, pessoal, só se deve furar as orelhas às crianças quando são elas a pedir. Ainda há muito gente que fura por vontade própria e não por vontade da criança. Tendo em conta que a Isabel pediu, e tendo-lhe explicado algumas consequências possiveis, acho que deve arriscar. A Luísa deve ir por arrasto, mas ver a irmã com brincos pode ser um bom incentivo. Espero ter ajudado. Beijinhos aos 4!

    ResponderEliminar
  5. A minha J (ia fazer 6 anos daí a um mês) furou as orelhas na Claire's. Porque ela pediu, porque não achamos inconveniente, porque ela pediu mesmo muito, sabendo das dores possíveis e riscos associados. Furou na claire's porque furam as duas ao mesmo tempo, nem pestanejou, a rapariga que fez o furo explicou tudo certinho, incluindo que iria sentir o beliscão (é pouco mais que isso) e que teria de usar o líquido e tratar bem das orelhas até cicatrizar e poder trocar de brincos. Demos como prenda de aniversário, feito com antecedência para poder trocar de brincos no dia de anos. Correu tudo bem, um puxão mais forte de vez em quando que dava dores, ela super atenta à limpeza dos furos, a rodar, a fazer tudo certinho. Ficou muito contente e orgulhosa, hoje em dia (foi em Agosto/Setembro deste ano, depois de irmos de férias, precisamente por causa dos riscos de infeção) usa sempre os mesmos brincos e mal se lembra que pode trocá-los. Não é nada do outro mundo e se elas pedem, acho que poderás fazer... às duas, porque se fazes só a uma... ;)

    ResponderEliminar
  6. Acho que se elas realmente querem, devia ponderar:) a minha filha com 6 anos já tem orelhinhas furadas, fica super gira e correu tudo bem. Nada de infeções nem dores:) boa sorte! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Não acho que haja uma idade ideal. Eu furei quando era adolescente. Tenho uma amiga que nunca furou. A minha filha tem 4 anos e não tem as orelhas furadas (não gosto de ver bebés com brincos, acho que é uma dor escusada e há sempre algum risco de problemas) mas já pede. E eu digo-lhe que quando for mais crescida irá furar, já expliquei que dói mas acho-a para já demasiado nova para tomar conscientemente a decisão de furar as orelhas tem em conta a dor que vai sentir. Quando furará? Não sei. Não tenho uma data definida, acho que será quando sentir que é crescida o suficiente para perceber que vai doer, que é preciso ter certos cuidados, que não pode logo ir escolher outros brincos para pôr....

    Tété

    ResponderEliminar
  8. A minha íris furou com 3 anos pediu muito e fomos furar, mas durou as duas ao mesmo tempo para não se arrepender e depois apenas ficar com uma orelha furada. Chorou mas depois passou, compramos um spray para desinfectar colocamos todas as noites e correu tudo bem. Disseram que poderíamos mudar de brincos passados 4 meses já lá vão 7 meses e ainda não mudamos. Beijinhos para a Luísa e para a Isabel

    ResponderEliminar
  9. A minha mais velha também pediu para furar com 3 anos. Correu tudo bem e não infrtou. Optei por furar na Claire's pois lá furam as 2 ao mesmo tempo e não há o risco de desistir na segunda orelha. Lá também me deram um líquido antiseptico para aplicar durante uns dias. Só ao fim de uns 2 meses é que pudemos trocar de brincos. Os que trazem no dia do furo são de aço cirúrgico.

    ResponderEliminar
  10. Boa noite,
    Tenho uma piolha de 4 anos que passou agora uma fase em que me pedia muito para furar as orelhas. Também me surgiram todas essas questões então fui procurar e Na Claire's encontrei uns brincos de gancho com flores, joaninhas e assim que fez o efeito e por agora anda contente com os brincos de ganchinho. A única desvantagem é que há alguns que têm o gancho forte e que depois acaba por magoar um bocadinho. Mas por enquanto está satisfeita :)

    ResponderEliminar
  11. Estive com o mesmo medo até que arrisquei. Como a minha filha ia fazer análises ao sangue deram-me uma pomadinha pra não lhe doer na hora da piada das análises e eu pedi pra usar nas orelhas também. Falei com a pediatra e perguntei qual o sitio mais seguro pra ir furar, ela disse que fosse a uma ourivesaria. Assim foi mas há dois tipos de brincos, uns que vêem num suporte para furar e os que se furam à pistola. A senhora da ourivesaria aconselhou-me os que têm um suporte pra furar, podem inclusive levar pra casa e furar lá, são mais seguros e mais bonitos. A minha filha escolheu umas joaninhas, ficam lindas de mais. Quanto a doer, doeu menos de 30 segundos, virei-a imediatamente para o espelho e ela começou logo a rir-se toda vaidosa. Correu bem.

    ResponderEliminar
  12. A minha filhota tem 4 anos e também pediu para ter brincos. Como não tinha muita vontade para a levar, foi com a tia. Não lhe custou muito, até porque meterem um spray que anestesia a zona e furaram as 2 ao mesmo tempo. Mas como ela tem o cabelo comprido e encaracolado e como tinha escolhido uns brincos com formato estranho, estavam sempre a prender no cabelo. Às tantas quando dei por ela, já não tinha brincos. Um deles ainda tentei pôr novamente mas já não deixou. Resumindo já os teve mas agora já não tem e nunca mais pediu para ter novamente.

    ResponderEliminar
  13. Eu não furaria, mesmo sendo elas a pedir. A minha filha tem 4 anos e já me pediu duas ou três vezes. Disse-lhe que ia doer muito, tanto ou mais que fazer análises, e que é melhor furar quando for mais crescida. Por enquanto aceitou. Acho totalmente desnecessário fazê-la passar por isso, só porque me pediu ou acha giro.

    ResponderEliminar
  14. A minha com 3 também anda a pedir. Eu ando a adiar. Lembro-me de furar as minhas com 10 e foi um filme, orelhas inchadas, sempre a ter que rodar os brincos, aquilo doía, sempre a pôr betadine e tudo. Sei que não é sempre assim, mas também sei que ela não tem maturidade para se agarrar às consequências da escolha. se calha de infetar e de doer vai dizer que já não quer e olha, too late, e eu é que aturo o drama depois eheh não sei, acho que fiquei traumatizada com a minha experiência.

    ResponderEliminar
  15. A minha mais nova tinha para ai 4 anos , quando pediu.
    Fizemos a vontade, furou as duas ao mesmo tempo foi muito rápido e pouco indolor.
    Cai no erro de trocar lhe os brincos , que furou por outros , borrada minha, nunca mais quis por.
    Se elas pedem tanto acho que sim��

    ResponderEliminar
  16. A minha mais nova tinha para ai 4 anos , quando pediu.
    Fizemos a vontade, furou as duas ao mesmo tempo foi muito rápido e pouco indolor.
    Cai no erro de trocar lhe os brincos , que furou por outros , borrada minha, nunca mais quis por.
    Se elas pedem tanto acho que sim��

    ResponderEliminar
  17. A minha filha furou as orelhas com 3 anos. Ela estava farta de pedir. Eu avisei que ia doer. Ela dizia que queria e queria e queria. Eu e o pai sempre fomos da opinião que iria furar quando ela assim o desejasse. A verdade é que aceitamos o pedido dela. Furou. Doeu. Disse que não queria mais.. mas hoje anda super feliz com os seus brincos. Na altura fiquei a senrtir-me da pior pessoa do mundo por ter permitido que ela se submetesse a tal dor. Mas tudo passou e correu tudo bem. Não infectou nem nada....

    ResponderEliminar
  18. Oláa! a minha filha quis furar aos 3 anos. Fomos a uma ourivesaria e só tinha uma máquina de furar e mesmo assim ela quis. Claro, que só conseguimos furar uma orelha. mas fora isso correu bem, so um bocadinho de choro e passou. Nada de infeções. Desinfetei sempre com um spray da farmácia. Depois aos 4 ela própria disse que furava a outra quando estávamos no shopping e fomos à Claire's. Aconselho muito... super profissionais, aí já furam as duas ao mesmo tempo, põem uma coroa a dizer "furei as orelhas".
    Também correu super bem, quase nem chorou e a cicatrização foi super rápida. Basta desinfectar sempre e rodar o brinco.
    Se querem ir vai correr bem!

    ResponderEliminar
  19. olá! não tenho meninas para ter base de comparação. mas lembro-me que só furei as orelhas quando já andava no 8.º ano. fui eu que pedi nessa altura e ninguém se opôs. até fui sozinha. desculpa não te conseguir dar um conselho claro mas, no meu âmago, acho cedo. um beijo*

    ResponderEliminar
  20. A Isabel eu acho que já diria que sim, se fosse minha. A Luísa ainda acho muito pequenina, ainda não tem o sentido de responsabilidade nem a noção de que vai doer.... Não sei como gerir a situação com as duas 😬

    ResponderEliminar
  21. Se tens receio por causa do natal, faz depois. Também só faltam uns dias. Em relação à dor, eu só furei as orelhas com 26 anos e também me arrependi no momento da dor. Penso que isso irá acontecer seja qual for a idade. :)

    ResponderEliminar
  22. Olá Joana.
    Também furei orelhas a pedido da minha filha, quando ela tinha quatro anos e meio e correu lindamente. Ela também antes disso várias vezes desde os três anos, mas depois de saber que ia doer deixava de falar no assunto. Até esse verão, quando sentiu-se pronta. Fomos as duas a um cabelereiro/esteticista, ela escolheu os brincos do cor preferido dela, azul, e saiu de lá toda orgulhosa. A recuperação também foi pacifica, não foi preciso fazer nada de especial, só rodar brinco umas vezes por dia. Depois passado 1 mês, ja se pode trocar por outros.
    Penso que se a Isabel e Luisa estão decididas vai correr na perfeição 😉.
    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  23. As minhas sobrinhas têm as idades das suas filhas. Quando a mais velha, há uns meses, quis furar as orelhas, a mais nova logo disse "também quero". Pois que foram, já estava decidido que, quando fosse razoável em termos de idade, o fariam se fosse seu desejo. A mais velha foi primeiro. Furou as duas ao mesmo tempo, em pânico, e super nervosa. No momento do disparo caíram duas lágrimas gordas. A mais nova disse em ato continuo "mamã, afinal eu só furo as orelhas quando tiver 5 anos" :)

    ResponderEliminar