8.25.2019

Crianças e tablets: sim ou não?

Quando digo tablets, quero incluir telemóveis mas também televisão. Enfim: todo o género de estímulos vindos de ecrãs. Apesar de não ser contra o uso dos mesmos, não estávamos a conseguir encontrar um meio-termo fixe, por isso, tive de arranjar uma estratégia mais rigorosa.



Querem saber qual foi? Digo-vos que melhorou a 200% as nossas vidas, as nossas noites, a nossa relação. Estava cheia de receio que, agora que voltámos de férias, fosse difícil fazer de novo o desmame, mas não, nada! 

Adoro que vejam desenhos animados, que gostem de imitar danças no youtube e, até, que joguem jogos educativos, mas não podia ser todos os dias, connosco não estava a resultar.



E vocês, como gerem? Preocupa-vos esta era, ou acham que há mais coisas positivas do que negativas? 

Subscrevam o nosso canal no Youtube para irem vendo os nossos vídeos, onde abordamos todo o tipo de temas, sigam-nos no nosso instagram @amaeequesabe.pt - os nossos pessoais @joanapaixaobras e @joanagama e - SÓ MAIS UMA COISINHA! - já nos podem ouvir em podcast aqui! Espero que gostem!



15 comentários:

  1. Por aqui tem resultado só sextas e fins de semana, feriados. Admito que em dias mais difíceis a patrulha pata ajudou enquanto dou banho a um ou outro. Tenho um menino de 3 uma menina de 1 ano, admito que tive dos que quis desistir e fazer como "toda a gente", mas a verdade é que eles aprenderam a brincar em conjunto, aprenderam a se aborrecer e a arranjar maneiras de brincarem. Estou tão mas tão contente com a nossa escolha, mesmo com o trabalho que dá !

    ResponderEliminar
  2. Olá, tenho uma filha de 4 anos e consegui cumprir uma das minhas metas, Nunca usar tlm ou tablet na hora das refeições. Ela ainda hj não usa tablet, aquilo que vê MT esporadicamente no meu tlm são músicas do canal panda. Claro que é preciso algum jogo de cintura p conseguir isto, às vezes não é fácil, mas com alguma imaginação lá se consegue. Acho que estou a criar um ser MT mais sociável, que adora falar e até aprender a ouvir.

    ResponderEliminar
  3. Eu notei que ela ficava muito mais nervosa se os visse regularmente. Como tal, agora vê por vezes ao fim-de-semana, se vejo que está aborrecida, e o pai deixa-a ver quando eu faço a minha hora de exercício físico 2 vezes por semana. Parece um bom compromisso por enquanto - tem quase 4 anos

    ResponderEliminar
  4. A minha filha tem 3 anos e não vê telefone nem iPad de todo. Vê o canal panda ao domingo de manhã e nas férias vê na casa dos avós quando quer, mas farta-se rapidamente.

    ResponderEliminar
  5. Os meus vêem ao final do dia, entre chegar da escola e a hora de jantar. Ao jantar desligamos todos os aparelhos e não há TV nem tlml para ninguém. Ao fds depende dos programas mas somos um pouco mais permissivo.

    Não gosto muito de usar o tlml como muleta, não usamos em restaurantes, aliás mete—me imensa impressão ver crianças completamente passivas à mesa, sem conversar ou interagir com ninguém. Em viagens de carro também não (e no verão são 5h até sul, imaginem a festa). Apanhar seca e saber esperar faz parte e é da maneira que acabam por usar a imaginação para se entre terem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não compreendo esse argumento “faz-me impressão ver crianças em restaurantes com os telemoveis”. Antes isso que estarem constantemente aos gritos e a importunar outras pessoas que vão ao restaurante e estão no seu direito de estar sossegadas. Tenho 2 filhos com menos de 3 anos, e para além de levar canetas e outras coisas para se entreterem, às vezes tenho de recorrer ao telemóvel num restaurante para poder, prendam-me, acabar a refeição...faz-se o melhor que se pode...
      Inês

      Eliminar
    2. Não acho que todos pais que usem estejam a fazer mal, eu própria já usei, e se foi interpretado assim então expliquei—me mal. Estava a referir—me a crianças de idade aproximada aos meus (têm 7 e 8), que mal chegam à mesa ligam logo o tlml ou tablet, não há conversa com os adultos, ficam ali alheados até chegar a comida.

      Eliminar
    3. Os meus (5 anos) não necessitam de tecnologias para comerem. Agora desfrutar de uma refeição num restaurante ainda não conseguem. O fazer sala para eles não faz sentido. Tem de ser chegar, comer e ir embora. Por isso fazemos muito pouco refeições em restaurantes. Geralmente levo comida ou vamos a sítios rápidos.

      Eliminar
    4. Também sou obrigada a concordar que nessas idades realmente os tablets e telemóveis parecem apêndices dos miúdos. Com mais idade já terão mais skills para saber esperar.
      Quando os meus lá chegarem logo vejo o que me espera 😅
      Inês

      Eliminar
    5. Raquel Vale1:17 da tarde

      Não sei se tem interesse para alguém mas partilho alguns jogos que fazemos e que nos ajudam em restaurantes ou viagens de carro, por ex.
      - o jogo das 3 coisas, provavelmente o favorito e que descobri no insta da Vera Agostinho. Têm 10 seg para dizer 3 coisas em resposta a uma pergunta. Exemplos, 3 princesas da Disney, 3 animais com penas, 3 jogadores da selecção, 3 meios transporte, 3 ferramentas, vale tu, é mesmo usar a imaginação.
      - jogo do desporto, um de nós pensa num desporto e depois cada um faz perguntas sim/não para tentar adivinhar. Ex, é na água? Tem bola? Tem baliza? Etc
      - mímica das profissões - um de nós faz mímica e os outros tentam adivinhar. Este costumamos jogar em restaurantes por isso convém serem gestos pequenos.
      - jogo da história - alguém começa uma história (ex, era uma vez um urso gigante...) e à vez todos acrescentam um bocadinho. Neste jogo, quando chega a vez do meu filho, a história leva sempre com cocó ou puns lol Mas é um bom exercício para puxar pela imaginação!

      Eliminar
    6. Óptima ideia Raquel.

      Eliminar
  6. Aqui em casa a televisão está sempre ligada, mas até aos 2anos do meu filho nunca em desenhos animados, apenas nos canais com séries, com desportos ou com animais. O pequeno habituou-se que não era para ele, ou seja, até aos 2 anos brincou muito sozinho ou connosco sem ligar ao que se passava na tv, apenas quando nós lhe chamávamos a atenção para ver os animais ou as bicicletas que estavam a dar. A partir dos 2 anos começou a ver alguns desenhos animados na televisão, mas raramente fica muito tempo a ver, pois prefere ir brincar com as coisas dele. Não faz birra quando digo que já chega e lhe peço para ir fazer outra coisa. Nunca tem direito a estar ao tlm ou iPad sozinho, mas com o pai vê alguns vídeos de motos e bicicletas (o pai é viciado nisso 😉), agora, a única coisa que pede para ver é o circo (fomos ao circo du soleil e a partir daí pensa que é acrobata eheh), mas compreende que não podemos estar sempre a meter. Espero que com a segunda consiga fazer o mesmo, mas já estou a mentalizar que as estratégias poderão ser diferentes 😜. Obrigada pelas vossas dicas

    ResponderEliminar
  7. Acho graça tantas mães a dizerem q nao usam mas chega-se a qq restaurante ou hotel (aqui vê-se logo ao pqno almoço) 90%das crianças agarradas a tablets/tlm..... é q é mm impressionante! Aqui em casa usa-se tablet mas o mesmo nunca sai de casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só não uso fora de casa, porque evito ir a restaurantes. Mas vejo mais adultos agarrados ao telemóvel do que as crianças.

      Eliminar
  8. Obrigada pela partilha, Raquel Vale.
    Nós costumamos jogar ao STOP (com muuuuiiitas categorias, sem escrever, só oralmente e sem poder repetir qualquer palavra) ou fazer desenhos a lapiseira num caderninho que levo sempre comigo (ao fim de uns tempos já tenho uma belíssima colecção de obras de arte da criançada).

    ResponderEliminar