3.25.2021

Estou com mais 15 kgs

Pensei muitas vezes se deveria escrever este título. É um bocadinho clickbait, é certo, porque sei que este é um tema que nos interessa a todas. E ainda continuamos a gostar muito de falar em kgs, mesmo que eles, por si, possam ser relativos. 

No meu caso, não os vejo como a maior das minhas preocupações no momento, mas acabam por ser mais uma coisa a acrescentar à lista de mudanças na minha vida.

Primeiro: o meu ponto de partida para estes 15 kgs são uma época em que treinava 3 vezes por semana, fazia pilates e ioga, tinha os meus horários, as miúdas andavam felizes na escola, não havia cá pandemia, podia viajar e andava feliz (com as minhas oscilações normais, mas bem). Depois seguiu-se um período menos bom, mas não deixei de treinar (até pelo bem que me fazia à cabeça) e de estar o mais "seca" que estive, com 64. Estava com menos 6 kgs (e bastante mais massa muscular) do que o meu peso "de toda a vida", que ronda ali os 70kgs. Nunca me senti tão bem fisicamente. 

Comecei a trabalhar em TV em dezembro desse ano - 2019 - e começou o "descalabro". Sem grande tempo para treinar, petiscar a toda a hora no escritório enquanto editava, um Continente mesmo ali em baixo para ir comprar rebuçados... puff ganhar 5 kgs foi bem fácil. Depois pandemia, filhas em casa, teletrabalho no início, sem trabalho uns 3 meses, pães e bolos dia sim-dia sim, pumbas... mais uns quantos. Nessa altura já nem me pesava, só via a roupa a ficar cada vez mais apertada e a ter de comprar calças novas. Estes últimos meses fizeram o resto: ansiedade, separação, stress, confinamento, Covid e muito tempo deitada, vício do açúcar e de estar sempre a morder alguma coisa, cozinha ali mesmo ao lado... nem preciso de dizer mais nada, não é?

Não tenho um discurso nem de vitimização nem de culpabilização. É o que é. As nossas circunstâncias, aquilo que somos em cada momento, as nossas dores e falta de tempo para tudo - e disponibilidade mental - levam-nos a estes períodos e nem sempre temos forças para mudar. A mim, acontece-me muito aquele "perdida por cem"...

Quando acho que estou pronta para a mudança, para voltar a comer bem (de forma balanceada) e a fazer mais exercício, acontece qualquer coisa - neste caso, a minha última doença. 

Esta semana, comecei por comer bem, muitas saladas e legumes no forno, proteína, alguma fruta... e ontem já cedi aos doces. Não descansei enquanto não estraçalhei um bolo enorme que enviaram cá para casa (tive de o deitar o resto fora - que odeio - para não continuar a comê-lo quase de forma compulsiva, imaginem. Iria comê-lo inteiro sozinha, eu conheço-me). 

Tinha recomeçado a correr 5kms e andava toda contente, mas agora não me sinto nem com força anímica nem com vontade. Queria tanto reconquistar essa vontade! Como se faz? Como se dá o clique? Já nem me lembro.

Não tenho propriamente uma meta que envolva números: "perder x kgs" - o que acho que facilita, mas não queria ir por aí. A minha meta é: ficar mais saudável, ter menos sono (também não ajudam os anti-histamínicos que ando a tomar, está quase a acabaaaaar, yeah), ter uma pele menos flácida... Às vezes olho para as minhas pernas e vejo nelas o corpo da minha avó Isabel: herdei muito a estrutura dela, era alta, como eu, cintura alta - ou quase sem cintura também-, pés e mãos muito parecidos. Curioso, agora que me lembrei dela, as pernas flácidas são mesmo irrelevantes. Que saudades!

E é muito isto. Claro que procuramos a melhor aparência possível, claro que andamos a correr todos um bocado atrás de um ideal qualquer que alguém se lembrou de criar... mas o que importa mesmo é cuidarmos de nós, como um todo, sem cobranças loucas e ideais irreais.

A teoria está lá e prática?...

Como estão vocês? O que têm feito por vocês e o que querem fazer?

                                           


26 comentários:

  1. Desde que fui mãe (quase 8 anos), que andava sempre ali 3/4 acima do antes da gravidez.
    Pensava que era péssimo, mas afinal nem era mau.
    Final de 2019 a coisa começou a complicar, por motivos pessoais, instalou-se a falta de motivação para treinar e comer bem. E a seguir veio o covid que acabou com o resto.

    Agora estou com 5/6 kgs em cima desse "habitual", resultado também de 2 confinamentos e de Covid positivo, falta de tempo para treinar, falta de motivação, cozinha e despensa logo ali, vício do açúcar...

    Desde que recomecei a trabalhar (reabertura das escolas) que estou motivada em melhorar e tem corrido bem, praticamente sem doces e com mais caminhadas.
    Vou conseguir, vamos conseguir ;-)

    ResponderEliminar
  2. Engordei 5 Kgs quer numa gravidez, quer na outra. Rapidamente recuperei a minha forma e fui aos "meus" 56 Kgs. Veio o covid, os miudos em casa, o teletrabalho, o stress, os nervos....pimbas, estou nos 63. Sinto-me obesa neste corpo. Nem me reconheço ao espelho. Comecei a tentar iniciar a minha mudança à uma semana. Alimentação mais saudavel,só, porque para já não tenho tempo para fazer exercicio fisico enquanto naõ entrar tudo outra vez nas rotinas que eram "normais". Mas não é facil...

    ResponderEliminar
  3. olá por aqui é exatamente a mesma coisa. o ano passado comecei a correr, os tais 5k, mas também muitas vezes 6km e até os 7km ocasionalmente. Corria regularmente 3x semana. Com PT 1x semana ao mesmo tempo (assim que a pandemia permitiu recuperar os treinos). cuidadinho a comer e tudo. não foi a altura em que estive mais "leve", mas foi quando estive mais seca e a vestir o nº que eu queria (40, que sou alta e larga). depois veio o inverno. a separação, o descalabro. comer porque quero e posso e preciso (e em dias sem as crianças janto tarde e a más horas - e mal) e só mais estes M&M e depois o pão e as massas e os hambúrgueres e tudo e tudo a que (achava) tinha direito... em suma, mais 6 quilos que me levaram para os 83... estou em vias de diminuição de ingestão de disparates, mas é tão difícil. já retomei as corridas, mas as pernas pesam muito. na minha cabeça só está a ideia que a minha idade metabólica, na minha versão em bom, dava-me mais 15 anos do que os que tenho. e só penso, como estarei agora? devo estar o equivalente a uma septuagenária!!! Acho que o mais difícil é estarmos sempre em casa, com tudo à mão de semear - e sim, mesmo as bolachas integrais a fruta e as coisas saudáveis engordam se as comermos sem parar... e, no meu caso, acrescenta o estar sempre sentada. Enfim. Vai aqui um testamento, mas é para partilhar com o que sentes, Joana - e já agora, o que eu sinto :-) força aí :-*

    ResponderEliminar
  4. Joana, para já, o mais importante é a saúde mental e sentirmo-nos bem connosco próprias e depois inspirar fundo e ganhar forças para fazer 5, 10, 15km..
    A pandemia não ajudou na ansiedade.. é ter esperança que tudo volte a alguma normalidade para nós podermos voltar também a ter o nosso ritmo.
    Falar é fácil pois tenho as minhas batalhas e não são assim tão diferentes das descritas.
    É respirar fundo vezes sem conta e reencontrar o equilíbrio.
    Os 15kg a mais? Um dia vão ter uma história para contar..
    Muita força a todas nós que lutamos internamente por algo!

    ResponderEliminar
  5. Eora a mim a ansiedade (que é o meu nome do meio) dá-me para o contrário...foco-me no desporto e na comida do bem, além do o próprio organismo parecer consumir tudo 2x mais rápido. Como sou pequenina nota-se logo se perco 1 ou 2 kg e toda a gente acha que ando em dietas. Mas não.
    Focar-me numa coisa e obrigar-me a metas e a fazer exercício diariamente, nem que s3ja meia hora, é k meu escape para fugir à ansiedade. Ou achar que ela não leva a melhor.
    Joana, acho que não seria pior ir ao psicólogo. A mim parece-me que é um escape de conforto, certo? Força!

    ResponderEliminar
  6. Eora a mim a ansiedade (que é o meu nome do meio) dá-me para o contrário...foco-me no desporto e na comida do bem, além do o próprio organismo parecer consumir tudo 2x mais rápido. Como sou pequenina nota-se logo se perco 1 ou 2 kg e toda a gente acha que ando em dietas. Mas não.
    Focar-me numa coisa e obrigar-me a metas e a fazer exercício diariamente, nem que s3ja meia hora, é k meu escape para fugir à ansiedade. Ou achar que ela não leva a melhor.
    Joana, acho que não seria pior ir ao psicólogo. A mim parece-me que é um escape de conforto, certo? Força!

    ResponderEliminar
  7. Toda vida fui “cheínha”, as professoras chamavam-me carinhosamente “bolinha de Berlim”. Aos 9 tive de fazer um tratamento hormonal para crescer porque tinha a tiróide parada e aos 12 anos fui pela primeira vez ao Tallon. Não porque eu quisesse mas porque a minha mãe achava que não era normal a minha gordura para aquilo que eu comia! Resultou muito bem e a minha mãe ficou toda contente por eu já poder usar bikini como as filhas das amigas. A mim venderam-me uma ideia de autoestima, sempre a elogiarem a minha nova física, e eu acreditei! A adolescência e o início de idade adulta passaram-se com altos e baixos, muita atividade física para tentar manter e muitas idas a Tallons e outros! A ansiedade era um dano colateral e nessa altura não se falava disso, nem de saúde mental!
    Com as gravidezes, ao contrário de toda a gente, perdi peso, e saí sempre do hospital com menos peso do que tinha antes de engravidar!
    A vida de todos os dias, a gestão família/trabalho, a gestão de egos, o stress, problemas pessoais e pandemias levaram os níveis de ansiedade para níveis estratosfericos, ataques de ansiedade, tensão arterial descontrolada, ora alta, ora baixa, a tiróide também não em modo montanha russa e assim cheguei ais 84kg, com 1,60m de altura!
    A meio de janeiro deste ano, a meio de mais uma insónia, levantei-me e saí para andar. Fiz 3 km debaixo de chuva! Todos os dias desde esse dia saio de madrugada, quando a família ainda está a dormir, e ando e até já corro! Primeiro 5 km, depois 10 e a semana passada fiz a minha primeira meia maratona!
    Já lá vão 14 kg e os meus macaquinhos no sótão estão tão cansados que me têm dado algum descanso!

    ResponderEliminar
  8. Posso dizer que nem quando estive grávida tive este peso.
    Decidi que chega, estou à uma semana a fazer umas pequenas mudanças (dieta não faço porque não consigo porque não gosto de legumes, etc) apenas deixei de beber sumos, comer doces, não comer depois das 18h e fazer caminhadas.
    Vamos lá ver como corre.
    Força

    ResponderEliminar
  9. 1.63m, sempre magra, toda a minha vida. Na minha única gravidez, aos 34 anos, engordo 20 kg, dos 50kg passo para os 70kg. Nunca mais voltei ao peso normal. Contudo, consegui, passados uns anos, chegar aos 55kg/56kg,peso ideal para mim, até. Tenho 44 anos, farei, ainda este ano, 45. Até há 3 anos atrás mantive me entre os 56kg,59kg...nada mau. O ano passado em Março, no início da pandemia estava nos 61kg. Já insatisfeita, mas ainda assim, nada de problemático, nada por aí além. A pandemia deu cabo de mim: melhor cliente da Uber Eats e afins, muita encomenda de comida, e não só! Passou a ser possível mandar vir para casa, de tudo um pouco: bolos, gomas, bolas de Berlim...e eu, tudo experimentei! Sou do mais gulosa que existe e adorooooo comer!! Resultado: no final do ano de 2020 72,2kg 😱 Nem quando estava gravida pesei tanto!! Não me revejo neste corpo, ainda tenho a visão, na minha cabeça, de gostar de me ver com quase tudo. Agora é exatamente o contrário, nem consigo olhar para o espelho! Em Janeiro decidi que estava na hora de voltar a recuperar o meu amor próprio. Comecei a comer bem e a praticar desporto, coisas que nunca fiz, primeiro porque não gostava, segundo porque não precisava. Comia de tudo sem qualquer problema!! 6kg já foram, no entanto, com esta idade já se torna mais difícil, o meu metabolismo morreu, coitado!! Mas vou continuar na luta! Com esforço, algumas vezes, cedo à tentação mas tento que não me vença. Pelo meu amor próprio, e pela minha saúde. Não esmoreças, se não te sentes bem, tenta lutar, pelo bem da tua saúde e da tua auto estima. Eu, só quero voltar a sentir me bem comigo e a gostar do que vejo ao espelho 😊

    ResponderEliminar
  10. Há 13 anos atrás sai de um relacionamento que me fez perder 12kg num mês, estava então com 58kg ( nunca tive tao magra, sempre fui fofinha) conheci o meu marido e ao longo de 13 anos ganhei 33kg. Auto estima super baixa, vergonha de vestir o que estava na moda, sem vontade para nada, sem energia para a miúda... decidi que 2021 vai ser o meu ano, tanto a nível pessoal como profissional. Entrei num programa de transformação corporal e já perdi 6kg num mês, estou para lá de entusiasmada, o ego a subir com os elogios que recebo, roupa guardada religiosamente a começar a servir, vai devagar mas vai 💪🏼
    Força

    ResponderEliminar
  11. Aqui o mesmo. Sem força de vontade nenhuma. Doces e pão a pontapé. Em confinamento neste momento e em E@D. Su professora e tenho dois filhos pequeninos. A tua pergunta é a que faço todos os dias: como é o tal click!? Recomeçar uma data de coisas. Olha, Joana, ao menos estás gira 😉😊 e bronzeada e com um cabelo fantástico! Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Muita falta de vontade de fazer alguma coisa a nível de exercício 🙇 quanto mais em casa menos apetece sair 😔

    ResponderEliminar
  13. No meu caso, os treinos é que me têm ajudado a manter a cabeça sã.
    No meio desta confusão em que se tornou a nossa vida e de todos os chocolates que como só com muito foco e determinação consigo manter-me à "tona de água".
    Com quarenta anos (e mais uns quantos em cima) o metabolismo já não é o mesmo!
    Mas o objetivo é ser/estar saudável e ser/estar bem na nossa pele seja com que peso for!
    Muita força!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Comecei a minha mudança faz exatamente 1 semana..comer bem e caminhadas. Não posso exigir de mim aquilo que pir enquanto não consigo. Perdi 1,7kg fiquei feliz.. Mas ainda tenho 30 para mandar ao ar.. Tu consegues.. Acredita!!

    ResponderEliminar
  15. Olá Joana sigo vos desde o início acompanharam me em muitas lutas e curiosamente temos muitas coisas em comum é por isso é que passado este tempo continuo uma fiel seguidora...vais ver que vais ultrapassar está fase menos Boa sempre com a tua força (por vezes falta dela) é determinação e com a ajuda dos nossos tesouros o caminho vai sendo menos tenebroso...beijinhos para as duas é se precisares já sabes escreve...assim ajudamos nós a todas....beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Muita força e beijinhos cá estamos para o que precisares....sigo vos desde o início é à semelhança de outras situações menos boas esta vai ser mais uma que vais conseguir ultrapassar...beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Segredo para uma vida saudável e perda de peso: amar-se :)

    ResponderEliminar
  18. Olha eu sou a chamada alforreca...mole em todos os sentidos, mole para mexer, mole do ponto vista tonificação e adoro comer...não sei mt bem como fiz o click, mas aí umas duas semanas antes de as creches reabrirem disse chega, comecei com a Herbalife, pensei e fácil, não tenho que me chatear a pensar, dizem que aquilo e nutricionalmente equilibrado bora lá! Não perdi muito mas ajudou a motivar-me para comer melhor...depois juntei um pouco de exercício físico com coisas on-line e sem grande pressão para ter de fazer! Esta semana já treinei 3x, uma delas fiz corrida/caminhada que já não fazia P aí a uns 5 anos (antes de engravidar). Não sei como se deu o click, mas realmente quando ele der e mt mais fácil...várias vezes já tinha tentado mas desistia facilmente, a minha alforreca não deixava...desta vez estou a sentir-me bem e motivada! Força e estamos juntas!

    ResponderEliminar
  19. Não se pode controlar tudo ao mesmo tempo! Simples assim... Tudo a seu tempo vira!

    ResponderEliminar
  20. Não sei o meu peso mas sei que estou com uma barriga que reflete a minha pouca massa magra. À parte disso, não comendo assim tão mal, tenho noção de que preciso comer melhor (mais frutas e legumes). Com filhos pequenos em casa e una entorse no tornozelo, os treinos foram pela janela por 2 meses ou mais. Recomecei esta semana 15/20 min de hiit ao almoço (via youtube) visto que parece que não tenho tempo para nada! Mas 20 min TENHO de ter para mim! Espero conseguir manter uma cadência decente... o segredo é mesmo começar e sentir o efeito das endorfinas. Sabe muito bem :)

    ResponderEliminar
  21. Curiosamente vi este post um dia depois de ter voltado ao exercício. Não me mexia há 4 anos, com dois trabalhos e um doutoramento não sobrava tempo, apesar de não ter filhos! Voltar à natação quando o meu ritmo abrandasse foi sempre um objetivo. Afinal não será possível, dadas as circunstâncias. Além disso no início deste ano perdi a minha avó, com covid-19, no espaço de 4 dias. Logo de seguida veio uma segunda separação, de uma relação pouco saudável que queria mais que tudo que desse certo só para não ter de passar por tudo outra vez. Nem tive tempo para pensar porque tinha as minhas provas de doutoramento marcadas p daí a pouco mais de duas semanas. Nessa altura foquei-me apenas, não sei bem como, em atingir o objetivo de há 4 anos em que tanto tinha investido. Só depois disso me permiti assimilar tudo o que tinha acontecido e com isso veio a "fome emocional". Ganhei 2kgs em apenas duas semanas. Até que senti o click de que tenho de cuidar de mim porque só assim serei feliz. Não há fórmulas mágicas mas um dia esse click acontece. Força Joana! 😘

    ResponderEliminar
  22. Querida Joana, no meu caso eu perdi 18 quilos nestes últimos 5 meses. E em volume nem se fala. Precisei de uma ajuda fundamental, uma nutricionista para me orientar, porque na verdade Às vezes estamos a comer, pensamos nós que bem, e afinal estamos a fazer disparates. A doutora Natacha Cotrim é ótima, às vezes até acho que para além de nutricionista é meio psicóloga... O meu clique de mudança deu-se com ela. A minha vida mudou radicalmwnte para melhor com a ajuda dela, a orientação. E não gastei assim rios de dinheiro. O método é ótimo e creio que assecivel. Nada de 200 euos por semana nas pronokais desta vida. Convido-te a falar com ela https://www.instagram.com/nutrinatachacotrim/?hl=pt Tenho a certeza que não te vais arrepender e começas o mesmo caminho que eu comecei!

    ResponderEliminar
  23. Olá Joana,

    Conheço uma nutricionista espetacular que este mês tem estado a fazer vários lives no instagram - o de hoje é sobre "binge eating" - passa no perfil e dá um olhinho, é capaz de ajudar e ela é um amor!

    https://www.instagram.com/flordesal_bysal/

    ResponderEliminar
  24. Olá. Cada pessoa tem uma força diferente. No meu caso que fazia ginásio 5 dias por semana, a pandemia veio complicar um bocadinho e é claro que após o primeiro confinamento a coisa desçam ou um bocadinho. Em Setembro voltei ao ginásio e até ao fecho em Janeiro já tinha recuperado alguma coisa. Neste confinamento prometi a mim mesma que não ia descambar. Tento ter uma alimentação equilibrada (o meu segredo é não comprar "porcarias" cá para casa), faço exercício em casa regularmente (ajuda fazer com amigas online) e sempre que posso vou correr na rua. Acho que tudo depende daquilo que pomos na nossa cabeça. A mim ajuda-me pensar que não quero voltar ao que estava antes do ginásio.
    Beijinho e força nessa luta.

    ResponderEliminar
  25. Querida, igual... Para pior... Valha-nos a consciência do que está bem e do que está mal. Do que se poderia fazer, mas não se faz. Quando começou e porquê? Sabemos tanto, até corrigir sabemos e não conseguimos. Porque???
    Por no lixo o que nos faz mal, um bolo bastante tentador foi para o lixo. Foi para o lixo açúcar, farinha, ovos... Diz-me a minha consciência e a minha educação que por no lixo comida é pecado. Então, por comida no lixo NEM PENSAR.
    Alguém falou algures em psicoterapia, talvez, talvez... Já estou por tudo... POR TUDO É CONVENCIDA QUE O TUDO NÃO RESULTARÁ.

    ResponderEliminar