3.12.2020

Este ano não há festa de aniversário.

Este não é, obviamente e face à real dimensão do que está a acontecer em Portugal e no Mundo, um post de lamentação. Mas também não vos posso dizer que fui completamente indiferente às lágrimas gordas que caíram da cara da Isabel quando lhe disse que a festa de anos teria de ser adiada. 

Nunca a tinha visto tão empenhada. Como ainda nunca tinha feito festa para os amigos e colegas da escola, de onde sairá este ano, estava em pulgas. Ajudou o pai a cortar os convites, fez um envelope para os colocar lá dentro, acordou nesse dia mais cedo a dizer que não se podiam atrasar porque tinha de pôr cada um no respetivo lugar. Um convite dos ninjas, como ela queria. Num sítio cheio de trampolins, escalada e insufláveis, como ela sonhava. "Eu menti a todos os meus amigos", desabafou entre lágrimas. "Estou tão desiludida. Eu andava tão ansiosa.", repetiu.

Não é prudente nem responsável expo-las e expor-nos, nem aos amigos, nem aos pais, nem a quem me está a ler e a quem não está, no fundo, a todos (porque a cadeia relacional acaba por ser enorme) numa altura destas. Já sabemos que todas as escolas vão fechar, que temos de evitar aglomerados de pessoas (deixaram de ir à escola na 3ª feira e, por isso, não faria sentido algum haver festa. Ela já está bastante a par do que é o coronavírus, é sensível ao tema, mas - já sabemos - nestas idades o tempo, a espera, o "porquê", demora um bocadinho a ser assimilado. 

Dei-lhe exemplos mais "parecidos", mostrei-lhe que estava a acontecer em todo o lado, que uma pessoa que a mãe conhece teve de desmarcar o casamento e a lua de mel; que o primo também já não vinha do Luxemburgo este fim-de-semana fazer festa de anos; que o importante era estarmos com saúde e não espalharmos mais o vírus para quem já não tem muita saúde. Que ia ter direito a bolo de anos e a uma festinha cá em casa, com muita música e jogos (mesmo que só os 4).

Está tudo bem. Adormeceu agarradinha a mim. Eu certa de que não haveria outra hipótese e consciente de que isto é um problema ínfimo, aliás um não-problema. Mas, como é óbvio, não o desvalorizei à frente dela, disse-lhe que percebia bem o que estava a sentir. Os nossos problemas, tristezas e dores serão sempre relativos comparados com outros, mas são os nossos. Se eu tivesse a idade dela, também ficaria triste certamente. 

Por outro lado - e como adulta consciente dos nossos privilégios, meu e delas - que bom que são estes os problemas dela. Que sejam só estes. 

Aqui com 3 anos. Aiiii <3
E vocês? Como estão a viver estes dias?



[Sim, tenho estado mais ausente. Desde que voltei a trabalhar em TV, em dezembro, que os dias, as horas, me têm parecido mais escassas e que tenho tentado focar-me mais nelas e na nossa casinha. A seu tempo, tentarei equilibrar melhor tudo. Um grande beijinho e obrigada por todo o carinho e pelas mensagens de saudades]

9 comentários:

  1. Infelizmente também vou ter de adiar a festa do meu pequenino. Ele andava tão contente pois ia ter a "festinha do super Mario"....embora fosse apenas com familiares e amigos mais próximos, o melhor é mesmo evitar ajuntamentos. Mais tarde, quando tudo isto estiver controlado festejamos tudo junto!

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais quero felicitar pelo blog...adoro! Estou com o mesmo "problema" com a minha princesinha mais pequena. Próxima 2a feira faz aninhos, e estava tão contente de ir para a escola nesse dia e fazer uma festinha de aniversário com os amiguinhos...ontem conversei com ela e disse-lhe a mesma coisa, que tínhamos que adiar a festa, mas qie fariamos uma festa em casa, os 4, com tudo a que tem direito!! A minha não chorou, mas ficou tristinha! Quando tudo voltar à normalidade faremos as festas, porque a festa com a restante família também foi adiada!

    ResponderEliminar
  3. Por aqui (Porto Santo) tb se vai comemorar o segundo aniversário do filhote sem família e amiguinhos... 😥 a família e amiguinhos estão na Madeira, mas fomos aconselhados a não viajar..

    ResponderEliminar
  4. Coitadinha ❤️ mas tomaste a decisão correcta Joana (eu sei que o sabes, mas não posso deixar de o reforçar!)! Há por aí uma escola que uma aluna em quarentena que tinha a mãe infectada, continuou a encontrar-se com os amigos fora da escola.......... enfim.

    ResponderEliminar
  5. E porque não adiar simplesmente a festa? Sim, é um problema menor comparado com o que se vive a nossa volta, mas que não diminui em nada a frustração de uma criança que vê a festa de anos cancelada....Faça a festa, nem que seja em Agosto ou Setembro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leu o post ou só o título? É que no final do primeiro parágrafo, a Joana diz precisamente que a festa vai ser adiada.

      Eliminar
  6. Eu tinha 2 festas de anos para ir este fim-de-semana. Uma foi adiada e, apesar de ter muita pena e de ter prometido irmos quando finalmente fizerem, foi um alívio. A outra nao foi adiada e muitas maes estao com dúvidas em ir. É muito chato para as criancas mas foi boa ideia adiar

    ResponderEliminar
  7. Por aqui também foi desmarcada a festinha dos 5 anos com os amiguinhos! Pelo bem maior ❤️

    ResponderEliminar
  8. Por aqui os meus meninos fazem anos este mês a menina a 13/3 que ainda festejou na escolinha e depois só com a família em casa e o meu menino que faz 6 anos dia 29/3, seria uma grande festa porque era para os 2, ele compreendeu perfeitamente o porquê, ficou triste mas entendeu melhor do que eu esperava. Assim será adiada para uma altura mais calma fora de perigos.

    ResponderEliminar