1.26.2020

O que fazemos para não prejudicar (tanto) o ambiente?

Nem eu nem a Joana Gama somos ativistas. Somos até bastante imperfeitas no que à protecção do ambiente diz respeito (e em tudo o resto também ahah). Mas começamos, aos poucos, a prestar mais atenção a tudo o que pode estar ao nosso alcance e que até é bem mais simples do que parece. 

Adicionar legenda

Falámos um bocadinho sobre isso no nosso mais recente vídeo no Youtube (we're back!) mas, agora que o revi, percebi que nos faltou falar de uma das coisas que mais tenho feito nos últimos anos e que pode fazer diferença: deixei de consumir tanto, no geral, mas principalmente roupa - sapatos e vestuário. A roupa é a segunda indústria mais poluente no mundo. Já há alguns anos que comecei a reduzir (dantes parecia que só me sentia preenchida se fosse todos os meses comprar roupa), mas agora estou a atingir recordes. A Joana Gama também decidiu deixar de comprar roupa para ela em lojas mais fastfashion e compra marcas melhores, que durem mais. Menos mas melhores. Acho uma ótima decisão também. 



Falamos de escovas de bambu (uma de nós odeia, mas faz o esforço...), de sacos, de copos menstruais, de brinquedos, de carne, de processados, do bio e por aí fora. Vejam! 
Falta-nos experimentar muita, muita coisa e descobrir outras tantas. Deixem aqui por favor mais dicas, mais sites e mais info para que possamos, aos poucos, ver a luz. 

Entretanto, convidamo-vos a virem connosco no próximo fim-de-semana ao Zmar, onde os miúdos vão aprender a fazer sabonetes ecológicos, moinhos de vento, pasta de papel, peddy paper, enfim... mil workshops com a Science4You. Vejam aqui todas as condições e apareçam, se puderem! :) 



2 comentários:

  1. Dá para fazer pasta de papel com os desenhos dos mocinhos pequenos e depois fazer bonequinhos - boa sugestão para aproveitar o papel ainda mais! :D
    Dizem que deixar de comer animais é a coisa mais fácil e com mais impacto que podemos fazer pelo ambiente, será verdade? Eu estou a experimentar mas não consigo ver o efeito global porque o meu ponto de vista é demasiado particular. Obrigada pelo vídeo.

    ResponderEliminar
  2. Então que tal a seguinte ideia provocatória: ter filhos é uma das acções humanas mais ecológicas. Porque passamos a centrar as nossas preocupações no futuro. Futuro do planeta, onde os nossos filhos, netos, etc, viverão. Mesmo que não activamente, ao menos no subconsciente tudo o que fazemos, as nossas escolhas, se movem pelas consequências que terão nesse futuro representado pelos filhos.

    ResponderEliminar