1.11.2020

Este blog vai acabar?

Tem sido como uma relação: com altos e baixos. Com paixão e desencantamento. Com fases de maior euforia e, depois, fases de menor interesse. Já houve uma altura em que publicávamos quase sem falhar 3 posts por dia, depois passámos a dois e depois passamos a poucos mas bons e a um vídeo e um podcast por semana. 

Mas, entretanto, a vida vai acontecendo. Ambas saímos dos nossos trabalhos e, por isso, dedicámo-nos com força e alma a este projecto. Creio que a alma continua a cá estar, mas talvez nos tenha falhado a força e o tempo. A Joana agora trabalha algures com um horário fechado e, por isso, não nos temos conseguido encontrar. 

Sempre tive medo que o blog acabasse. Sei como sou com compromissos. Mesmo que me doam os pés ou as mãos ou o coração, não consigo evitar continuar. Fui educada assim o que tem o seu lado bom e mau. Bom porque sou de "confiança", mau porque mesmo quando não gosto das coisas ou quando naquele momento não me estão a saber bem, continuo com elas na mesma. 

Olha que lindas e novas, ahaha ;)


Para além disso, sempre senti que era a menos "estrela" deste blog. As publicações que a Joana Paixão Brás escreve são, normalmente, na mouche. E eu, com os meus estádios emocionais vários desde que a Irene nasceu e também ter passado pelo final de um casamento, não tinha muita personalidade para dar, a não ser uma escrita meia automática e sempre com um instrumental soturno a acompanhar. Entretanto já estou viva. E bastante viva. Demasiado talvez. ;)

Isto de dizer que a Joana é a "estrela", não tem a ver com ego, acho eu. Tem a ver com sentir que ela é que é a alma realmente blogger daqui - basta verem pelo instagram dela - e que eu tenho sido mais uma espécie de marketeer e de, bem, pensadora geral, vá. 

Acho que a Joana deveria escrever um livro e acreditar nela ao ponto de perceber que tudo o que quiser fazer, consegue. Ao mesmo tempo pensava que, se ela acreditasse nisso, que desaparecia aqui do estaminé. 

A vida vai acontecendo, também tenho um pouco mais focada no banana-papaia, isto dos mundos digitais, dos blogs e dos algoritmos também tem mudado e não que andemos um pouco "à toa", mas temos sentido que não é "necessária" uma presença constante, mas sim estruturada e variada. 

Gostaríamos, no entanto, de saber mais sobre o que gostariam de saber. Quais as idades dos vossos filhotes. Que dúvidas têm, tudo. Não nos falta inspiração, mas não queremos que a nossa relação convosco falhe. Tem sido uma longa e ópppptima viagem. E não gostaria que terminasse. 

É só uma fase, mas cá estamos ;)





20 comentários:

  1. Olá Joana! Para que saibas eu identifico-me mais contigo! E isto são fases que passam!!! Mas de minha parte vou continuar deste lado a seguir o k vocês fazem!!! Cá em casa tenho um pestinha de 6 anos, que além de adorar gozar com a cara das pessoas, tem com cada saída...que às vezes nem sei pra k lado me viro...força aí miúda gira, continua a escrever, gravar...que por este lado terás sempre alguém pra ler/ver!!! Jinhos!!!

    ResponderEliminar
  2. Adoro as duas,uma completa a outra. Giro é que vocês são muito diferentes e isso que torna tudo mais interessante aqui. O seu bom humor boa vibe põe me sempre a rir, bora lá falar de cenas de mães e filhos �� um assunto que me trás a pensar agora que tb vai acontecer convosco e a escola primária, tenho uma miúda que vai este ano e já estou a panicar ��tema interessante. Beijinhos para as duas

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana, não faças isso às nossas vidas!!! Acompanho o blog há 4 anos, desde que estava grávida da minha Maria e sempre me identifiquei mais com o que escrevias. Houve sentimentos que tive ao longo de todo o processo, gravidez, parto, amamentação, etc, que tu escrevias tão bem sobre eles que me faziam sentir melhor.. Pois não era a única a sentir aquilo. Também gosto do que a Joana Paixão Brás escreve, mas é com a tua experiência que me identifico.. Ou talvez da forma como a exteriorizas �� continuem! Ah e nós também não temos tempo para ler 3 posts por dia ��

    ResponderEliminar
  4. Master Iorda10:25 da manhã

    Em primeiro lugar, acho que os vossos posts devem passar a ser como o sexo depois dos 40 - menos vezes, mas com qualidade. A qualidade, vocês já têm pelo que, os fizerem menos vezes, a malta não deserta.

    Uma pergunta para as duas:

    Qual é para vocês o papel do pai, na educação de uma filha?

    Beijinhos às duas.

    ResponderEliminar
  5. Para mim a estrela és tu! Sarcástica, neurótica, meia doida, cheia de graça!

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana, não concordo nada com o que dizes, acompanho este blog por ti e pelos teus posts, e acho que vale mais pelo teu contributo. Acho que o blog sem ti não teria graça nenhuma, e contigo mas sem a JPB seria giro na mesma.

    Sem ofensa para a outra Joana, mas ela só posta coisas de como foi passar o fim de semana a um hotel todo pipi, e de como faz férias todas pipis, e festas de aniversário e roupas betinhas para as miúdas..... Tu falas mais de ti, dos teus sentimentos, e pensamentos. És mais genuina e menos betinha.

    Obviamente que vocês saberão os dados a nivel de número de visitantes do blog, eu não sei, mas tenho o feeling (pela ausência de comentários aos posts, já há bastante tempo) que o blog está a perder seguidoras/leitoras. Talvez porque as pessoas que como eu vos acompanham há 4 ou 5 anos agora têm os filhos já mais crescidos e já saímos daquela bolha em que só nos interessamos por fraldas e benurons e cremes de rabinho.
    Falo por mim, continuo a gostar de vocês mas nao venho ver todos os dias como dantes.
    No entanto nao gostaria que acabasse!

    Estás muito enganada, tu é que és a alma deste blog. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo.
      A Joana Paixão Braz assumiu um registo totalmente batido e zero inovador nisto das redes sociais e, sobretudo, no que respeita à maternidade.é mais do mesmo, muitas vezes soa me tudo forçado ou falso, nunca consegui criar empatia.

      Venho aqui pela Joana Gama: um ser humano que se assume como tal, que se expõe com franqueza e honestidade, com dúvidas, problemas e fragilidades tão comuns a tantos de nós mas que ainda são tão mal vistos e repletos de tabus. A Joana Gama dá o corpo às balas, traz temas polémicos, dá a sua opinião e, mais importante, assume se como é, com tudo o que isso implica.

      Este post para mim é mais uma manifestação disso mesmo: respeito por nós, autenticidade, dúvidas genuínas.

      Obrigada, Joana :)

      Ateresa

      Eliminar
  7. Sou sincera, quando as bloggers/youtubers começam a pedir o que queremos ver (ou seja, vão começar a fazer o que as pessoas querem e não o que elas querem), o meu interesse diminui. Já gostei muito deste blog mas hoje em dia tenho cá passado cada vez menos.

    Parabéns JG pelo esforço em manter este blog minimamente ativo.

    ResponderEliminar
  8. Parece que estás a pedir para as pessoas dizerem que tu é que és a estrela deste blog....é isso e o tema se são ou não amigas. O que é que isso interessa? Continuem o vosso trabalho. Têm vida e outros trabalhos para além do blog então é só assumir. É como fazemos com os nossos filhos quando não lhes conseguimos dar mais atenção.

    ResponderEliminar
  9. Na minha opinião, a JG é a mãe mais real, que passa a imagem de uma vida mais próxima da realidade das leitoras e a JPB é a mãe blogger, que faz sessões fotográficas, festas todas arranjadinhas e viagens com uma fotógrafa atrás.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acompanhou a última festa de aniversário da Irene?
      Não acho a Joana Gama próxima das outras mães no geral. É de uma ansiedade e tentativa de perfeccionismo que não encontro em minguem. Mas isso será a interpretação de cada um.
      Agora as festas de aniversário é um facto. A Luísa nem teve festa (pelo menos que se visse).

      Eliminar
  10. Percebo que este post peça manifestações e é normal que nos inclinemos mais para uma pessoa e menos para outra - mas será necessário dizer mal de outra pessoa para fazer com que a outra saia por cima? Podemos só enaltecer uma delas, sem mandar a outra abaixo, não?Nós, mulheres, somos capazes disso. Digo eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde é que disseram mal de ti? Apenas vi comentários de leitoras que se identificam mais com a JG, que foi quem escreveu o post. Se fizesses um post dp género, provavelmente iam comentar leitoras que se identificam mais contigo.

      Eliminar
    2. Apesar de me identificar mais com a Joana Gama, basta reler os comentários acima para perceber do que a JPB se está a queixar. “Falso/forçado”, entre muitas outras coisas. Falta muita empatia por estes lados.

      Eliminar
    3. Para mim, fazer festas arranjadinhas e vestir as filhas à beta não é ser 'falso/forçado'. É uma maneira de estar na vida, diferente da minha.

      Eliminar
  11. Adoro o blog e acho que é especial pelo contributo de ambas.
    Gosto muito do que ambas escrevem. Por vezes identifico-me com a Joana Gama, outras vezes com a Joana Paixão Brás. Penso que não seria o mesmo só com uma e que perderiam seguidoras. Faz falta a frontalidade e as questões colocadas pela Joana Gama, como també gosto de ver as fotografias mais "bonitinhas" da JPB.
    Um beijinho para ambas. Continuem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha é isto mesmo. Concordo. O blog é o único que leio (de maternidade ou outros) precisamente por esta simbiose. A conjugação das duas Joanas é fantástica.
      Como no verso do Rui Veloso, o do lado lunar. As duas são um lado da lua à vez. Uns dias a Joana Gama, noutros a Joana Paixão Brás. Complementam-se. Uma sem a outra não podia ser.

      (sem prejuízo de outros trabalhos com outras conjugações, claro)

      Eliminar
  12. Não percebo muito bem donde vêm alguns comentários, acho que o blog faz mesmo sentido por vos ter às duas. Ambas têm espaço e um papel importante no conteúdo deste blog, no entanto o espaço dos blogs tem vindo a ser menos "essencial" para algumas pessoas (eu nisto acho que sou um pouco velha guarda, ainda adoro o meio escrito) e talvez por isso hajam menos pessoas a comentar e a interagir.

    Por mim falo, raramente comento, mas eu também estou cá há menos tempo (só há alguns meses) e devo dizer que gosto mesmo muito da vossa escrita, dos vossos desabafos, e ao ouvir o podcast acho que qualquer preconceito que haja sobre uma ou outra cai um pouco por terra porque no fundo somos todas humanas com as mesmas dúvidas e os mesmos dramas.
    Adoro que falem sobre saúde mental, acho os vossos comentários e análises certeiros.
    Não sabendo se este tema já foi abordado no passado ou não, pelo menos no que toca ao blog... sabendo que nunca voltaremos a ser as mesmas...como nos reconhecermos/reencontrarmos? Adoraria ver-vos a dissertar mais sobre estes assuntos.
    E por favor continuem, gosto muito da vossa parceria, acho que continua a fazer imenso sentido.

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito do blog com as duas, acho uma simbiose perfeita. Ainda gosto mais de vos ver nos vídeos do youtube, acho a vossa dinâmica muito boa.

    Favoritismos à parte, em termos de personalidade identifico-me mais com a Joana Paixão Brás. No entanto, através dos vídeos do youtube consegui entender melhor a maneira de ser da Joana Gama e dei por mim a identificar-me muitíssimo com alguns dos seus pontos de vista (já apliquei algumas dicas com a minha filha). Acho que tem um sentido de humor fantástico e admiro muito a forma como tenta evoluir e perceber as emoções do outro, a pouca confiança que diz ter em si mesma é suplantada pela sua fantástica personalidade.

    Relativamente aos conteúdos, na minha opinião deveriam continuar a escrever aquilo que bem entendem. Por vezes a ideia de pedir a ajuda das leitoras para explorarem temas é muito boa e vão ao encontro dos interesses de quem vos segue, mas o que gosto mais de ler é mesmo quando escrevem sobre o que vos apetece pois é genuíno... e é isso que faz tanta gente seguir o vosso blogue.

    ResponderEliminar
  14. Há frases ou simples descrições de momentos que ficam a pairar (pelo menos a pairar para mim), por exemplo creio que num texto recente a Joana PB escreveu sobre terem estado no campo algures e de as meninas terem 'visto o vapor a sair das bocas para o frio' ou algo desse género, que achei uma imagem tão original de se registar. Acho que tem uma maneira muito sua de notar estes pormenores e de os partilhar. Um registo escrito muito... , quê? , nem sei que adjectivo, sentido mas sem drama, acho que é isso. Sensível sem ser rebuscado. E vamos ser sinceras. A JPB escreve muitíssimo bem. O que é algo tão raro agora. Vê-se bem que a escrita lhe sai sem esforço. Enquanto quiserem continuar a partilhar a vossa escrita, aqui me terão como leitora interessada.
    Acrescentar apenas que não sei se por causa dessa tal frase ou não, não sei se fui eu a pôr essa ideia na cabeça do meu (rapazinho, quase com 5 anos), mas nestas manhãs de nevoeiro frio ele tem-se divertido a fazer sair o vapor da boca quando saímos de casa para a escola. É engraçado que a irmã (a uns mesitos dos 3 anos) tenta imitar o irmão e diz que 'não conxegue' 😅
    (Ainda não associam à cena da Ana a dar um último suspiro antes de congelar, ainda não devem ter visto o filme vezes suficientes 😏)

    ResponderEliminar