10.04.2017

A tortura do sono



Há quatro meses que não durmo mais de quatro horas seguidas. É esta a nossa realidade. Mantive sempre a esperança de que os primeiros meses eram os piores e depois melhoraria. Era e é o que toda a gente me diz. Mas agora que atingimos os quatro meses estamos piores que nunca. Um bebé que adormecia relativamente bem ao cair da noite, embora mantivesse as suas rotinas de mamar de duas em duas horas ou de três em três, neste momento não adormece. Cheio de sono, chora desalmadamente, ao colo, no berço, na nossa cama, em movimento. Já tentámos várias abordagens, banho, sem banho, muita mama nas horas antes, biberão com o meu leite para ter a certeza que o deito de estômago cheio, nada. Se antes conseguia adormecê-lo em alguns minutos e ter pelo menos quatro ou cinco horas de sono na primeira parte da noite, agora nem uma coisa nem outra. Durante o dia dorme lindamente. Faz três sestas de meia hora a duas horas e nem precisa de ajuda para adormecer, assim que detecto os sinais deito-o logo e assim fica serenamente. Mas já me custa, ao fim de tanto tempo, fazer qualquer tipo de racíocinio. Noto-o em coisas pequenas. Esqueço-me de coisas importantes quando saio de casa, não tenho paciência para conversa de circunstância, não tenho vontade de escrever, quase nunca encontro as palavras. Fico a matutar imenso tempo em listas de coisas para fazer e nunca as dou por terminadas. O pior é ao cair da noite. Fico exausta. Apetece-me chorar por saber o que me espera. Tenho posto todas as técnicas que vou lendo em prática, todos os livros, posts, textos que encontro sobre o sono dos bebés. Leio em demasiados sítios diferentes que após os três meses os bebés começam a dormir mais horas e, mesmo sabendo que, nestas coisas da parentalidade, o pior que podemos fazer é comparar, encho-me de desalento ao constatar que o meu filho é a excepção à regra. Pode ser que seja uma fase, um pico de crescimento, que com a introdução da comida daqui a um mês/dois meses melhore. Mas caio em mim ao pensar que dois meses são ainda 60 noites em que não vou dormir. Agora sim, percebo o que toda a gente me dizia quando estava grávida, para aproveitar para dormir. O problema é que o sono não é cumulativo. Posso dormir uma semana seguida agora, mas se nos dois dias seguintes não durmo, volta tudo ao mesmo. É a verdadeira tortura do sono. Daqui a uns anos, quando ele entrar na adolescência e quiser dormir até ao meio dia, vou vingar-me. Já tenho as tampas das panelas guardadas para essa fase. Aí vamos ficar quites.






Joana Diogo
A Joana escreve no O que vem à rede é peixe
Sigam-na no Facebook e no Instagram

 

 Podem ler também:
da mesma autora

Sigam-nos no instagram aqui 

77 comentários:

  1. A passagem dos quatro meses é horrível. E depois há um dia q passa. Passei por isso, não percebia as malditas tabelas de sono em q a minha filha não se enquadrava, estava capaz de morrer de tão cansada. É pior era sentir o retrocesso no sono. Isso dava comigo em doida. Até q chegou o dia em q passou. De repente.
    Muita força. Cá em casa demorou mais de um mês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras! Ansiosamente à espera que passe :)

      Eliminar
  2. http://porto.amamenta.net/andreia-neves/
    Às vezes só precisamos da ajuda certa. Do ombro certo.
    Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou investigar! obrigada pela sugestão :)

      Eliminar
  3. Marta Carapeta9:51 da tarde

    A minha filha também mamava de duas em duas, sestinhas de 15 a 20 minutos e adormecia sempre ao colo e na mama. Tambem me diziam que melhorava com a introdução de novos alimentos mas nada... chorava so de pensar que ia passar mais uma noite em claro com a minha filha sempre a chuchar na maminha e a acordar de hora a hora. É esgotante!! Melhorou quando foi para a creche e felizmente hoje com dois anos e meio ja dorme umas noites seguidas��
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que já está melhor Marta! grande beijinho **

      Eliminar
  4. Boa noite, tente que o seu bebe durma menos de dia para depois a noite ser mais fácil, por exemplo em vez de dormir 3 destas, dorme 2 e pode ser que a noite durma melhor.. Não ha nada como experimentar! A minha filha acordou sempre MTS vezes e agora com 2 anos dorme MT melhor :) boa sorte um bjnh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola boa noite :) do que tenho lido é precisamente o contrário...um bom sono diurno propicia um bom sono noturno, ou seja, tente que durma bem nas sestas. Já experimentou alterar a hora de deitar? Há janelas de sono que temos que aproveitar que coincidem com o por do sol e produção endógena de melatonina (hormona que induz o sono). Pode estar a escapar—lhe essa janela e estar a deitá—lo mt tarde e ele já estar excessivamente cansado. Espero ter ajudado :) tenho um bebe de 4 meses tb, dorme razoavelmente bem, mas quando o "gabo" mt estraga tudo no dia seguinte.. por isso, um dia de cada vez :p
      . Beijinho

      Eliminar
    2. Sim, pelo que tenho lido as sestas durante o dia ajudam o sono da noite. Até porque se não o deito durante o dia ou o acordo a meio das sestas chora desalmadamente :(
      Já experimentei a horas diferentes...antes de jantar, depois, etc...mas vou continuar a tentar percebê-lo!
      Obrigada Sónia :) e espero que depois do comentário o seu bebé tenha continuado a dormir bem ! beijinho!

      Eliminar
  5. Joana, a minha bebé tem 9 meses e estou na mesma situação.
    Acredite que há 9 meses que não durmo mais de 3h seguidas. Se numa noite consegui dormir 4h foi uma vitória!

    ResponderEliminar
  6. Bem, nao e exceção a regra, passa se exatamente o mesmo comigo, o meu bebe tem tambem 4 meses e passa a noite a pedir mama. Forca tudo melhorará �� diana

    ResponderEliminar
  7. Cá em casa já são 21 meses nesta situação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Figas para que não se arraste muito mais tempo...***

      Eliminar
  8. Vai passar! 😊
    Imagine então o que é o sono de uma mãe de uma bebé que não dorme rigorosamente nada de dia, só chora e quer colo, e não adormece à noite.....até aos 2 anos.. !!!!
    Foi assim.
    Jurei filhos para nunca mais!!! Mas, hoje a verdade é que já tenho saudades da minha bebe!
    Passou rápido!!!
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os bebés supostamente nunca são iguais :) força Vânia!

      Eliminar
  9. Sei bem o que isso é. Até aos dois meses foi um tormento... A minha filha dormia muito mal. Acordada de duas em duas horas ou de três em três e para voltar a adormecer era um pesadelo. Horas e horas a embala-la e quando ia pousa-la... Acordava. Entretanto já estava na hora de mamar outra vez e eu sem pregar olho. Felizmente após os 2 meses tudo melhorou. Mas também dizia que se continuasse assim eu não ia aguentar. Gostava de ter um segundo filho mas só de pensar na privação de sono, perco a vontade... Força, tudo vai melhorar 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem que nunca são iguais Diana :)

      Grande beijinho e ainda bem que melhorou!

      Eliminar
  10. Oh Joana! Como te entendo! Isto podia ter sido escrito por mim há um ano atrás. É duro. Muito duro. E por mais que nos digam que vai passar isso não chega para nos aliviar o peso.
    A minha filha era assim. Dormia muito mal, ao final da tarde começava a chorar mais e aos 4 meses começou a dormir ainda pior. Passou. Não houve nenhuma estratégia. Optei por aquilo que me facilitava mais. Dormia comigo na mama. Depois com o tempo foi passando.
    Senti-me muito sozinha nessa fase. Parecia que a minha filha era a única bebé que dormia mal. Mas não era. E o teu também não é. Ser mãe é duro. A mais dura das missões. Mas a mais recompensadora. Recebemos infinitamente mais do que o que damos.

    Um abraço apertadinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavaras querida Mónica! Sentimo-nos mesmo sozinhas a meio da noite...vou começar a pensar que outras mães estão acordadas como eu :)

      Eliminar
  11. As minha bebé foi a mesma coisa. Tive que optar pela cama partilhada até aos 8 meses...agora finalmente aos 11 meses é que ela dorme uma noite inteira no próprio berço.

    ResponderEliminar
  12. Carla Cunha10:29 da tarde

    O meu comentário não vai ajudar muito mas só para que saiba que não é a única a passar muitas noites mal dormidas. A minha filha mais velha hoje com dezoito anos nunca queria dormir. Até fazer seis meses mamava de duas horas e meia de em duas horas e meia. Nem chegava às três. E depois até aos quatro anos acordava sempre a meio da noite, quase sempre por volta das quatro horas da manhã para beber leite. O pediatra disse para experimentar a dar uma colher inhame de Atarax para ver se regulável o sono. Só que nela fez o efeito contrário, caminhava pelo corredor toda contente e super acordada. Ou seja, só quando fez quatro anos é que dormiu a noite toda. E só aí é que tive tempo de coragem de ter a minha segunda filha. É muito complicado mas se eu consegui também vai conseguir ultrapassar esta fase difícil. Boa sorte e muita saúde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla que desespero :( um beijinho para si e obrigada de qualquer forma! Vou fazer figas para o meu encarrilhar mais cedo! ;)

      Eliminar
  13. Por cá foram 5 meses assim. Julguei que ia enlouquecer. Ou que nao seria capaz de cuidar dela. Eu já não era eu..cheguei a chorar ao acordar por não querer mais um dia assim. Aos 4 meses e meio começou a AC e foi melhorando sempre mais. Aos 6 meses passou a dormir a noite toda.
    Força mãe. Vai passar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina! São mesmo meses muito complicados, mas ao menos já não em sinto sozinha :) Beijinho no ♥

      Eliminar
  14. Boa sorte. Comigo são 9 meses de gravidez sem dormir de noite e 2 anos a acordar entre 2 a 7 vezes por noite sempre a berrar. Já tentei de tudo.Fale com o pediatra e com o seu médico de família pode ser que ajude.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ambos dizem ser normal! vou tentar um especialista do sono / osteopata :) beijinho

      Eliminar
  15. Boa noite! Também connosco foi muito semelhante. Por volta dos 4-5 meses o sono piorou bastante e manteve-se assim até aos 10 meses. Entretanto começou a dormir por períodos cada vez mais longos e finalmente, a noite toda (cerca de 9-10h). Acho que ajudou bastante o facto de quando acordava também o pai ajudava a adormecé-lo com colo e miminho e nas outra vezes, ia eu e dava maminha. Mas a verdade, é que todos os bebés são diferentes e não há soluções mágicas... apenas a certeza que tentamos sempre dar o nosso melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que os pais sejam cruciais nesse aspecto! beijinho para vocês ♥

      Eliminar
  16. Como eu a compreendo! É muito complicado gerir família, trabalho, a vida, sem dormir... Com a minha primeira filha passei por isso até quase aos 3 anos. Com a minha segunda filha, já vai em 9 meses... Boa sorte e tudo vai correr bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Teresa! beijinho para vocês e muita forla nisso!

      Eliminar
  17. Estou consigo, não a quero desanimar mas a minha até aos 5meses era assim mas, com uma diferença, não dormia nem de dia nem de noite, tive de fazer turnos com o pai que já andava a dar em doida porque ela não sossegava nem na nossa cama. Agora tem 9meses sim 9meses e é e já dorme um bocado melhor pelo menos não chora tanto de noite mas acorda 6 a 7vezes por noite. Muita força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Liliana vamos ver quando é que este acalma! beijinho grande ♥

      Eliminar
  18. Tania Minhós11:46 da tarde

    É duro... para as mães e para muitos pais. A minha filha vai fazer 7 meses e nem consigo contar as vezes que a ponho a mamar durante a noite. Para melhorar, salto umas quantas vezes para o quarto do meu filho de 3 anos que também chama por nós muitas das noites. É um reboliço noturno! Mas a verdade é que é normal. Não é porque são bebés difíceis ou mal habituados. São bebés saudáveis. É totalmente biológico. O normal é um bebé de meses, mamífero indefeso, procurar a proteção e calor da sua mãe. Principalmente durante a noite que é quando estão mais vulneráveis a predadores. Foi neste contexto que o nosso corpo e comportamento evoluiu. é sinal que são bebés com os seus mecanismos de defesa bem ativados :) Claro que é duro e nós sofremos com isso. Mas não vale a pena sofrer mais do que o sofrimento que a privação do sono já nos causa. Eles vão crescer e vai passar :) Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Tânia :) Muita paciência e muito colo certo? beijinho!

      Eliminar
  19. Até aos 4 meses tive uma bebé considerada normal que acordava para mamar mas dormia 6horas seguidas , a partir daí tem sido um desespero.
    Dorme as primeiras 4 horas mas depois vai encurtando... Passa a dormir 2horas e depois passa a dormir 1h. Das 22h as 10h é este o comportamento de uma bebé de 5 meses e meio.
    Também tento ler, ver o que posso fazer melhor e o que posso estar a faZer de errado. Estou a tentar fazer a transição para o quarto dela porque também já li que no nosso quarto nos sentem e pedem mais vezes para mamar mas até agora é apenas cansativo .
    Coloco as minhas esperanças no nascer dos dentes porque aí saberei que é só uma fase . Força a todas que passam por esta situação ... Um dia passa...passa sempre ❤️ Joana Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! aconselharam-me ir ao osteopata ou a uma especialista de sono, acho que vou experimentar :)

      Beijinho e boa sorte!

      Eliminar
  20. Não durmo uma noite seguida desde o dia em que a Carlota nasceu, vai para um mês e meio e às vezes é um desespero. Já cheguei a chorar com ela a pedir por tudo que ela durma porque eu estou morta. Tal como a Joana esqueço me de tudo, deixo coisas a meio.
    Não consigo sequer pensar em ter outro filho um dia. Aliás já disse que queria fazer uma laqueação de trompas e a minha mãe só se ria, mas isto é um desespero não dormir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que sim! Muita força e beijinho no ♥

      Eliminar
  21. Mama... experimenta apertar bem o teu Baby. Qnd o meu mais novo tenho menos de 6 meses... numa pequena brincadeira... fazia aqueles abraços apertadinhos... e ele não se queixava. E continuava sempre nisso... até que, de repente; adormeceu.
    Aconselho, se ainda não experimentou... o lençol ou manta em "envelope", a apertar bem o bebezinho. Caso não der, arranja a ovelha dorminhoca... desde música clássica ao som do útero e coração da mamã, o meu marido odiava ja esse boneco; o meu relaxava...
    Vá dando notícias 😉
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lu! Vou experimentar :) beijinho grande

      Eliminar
  22. Percebo perfeitamente.. Aqui a mais velha chegou aos 4 meses e passou a acordar/mamar de 2 em 2h.. Dia e noite.. De dia dormir para quê?? Foi de Junho a Novembro.. Quase que fugi.. Hahahaha.. Depois passou.. Tudo melhorou.. Agora tenho o segundo.. A vingança está igualmente prometida.. Aos 2.. Força e coragem.. Os sorrisos e mimos à maneira deles curam quase tudo..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vingança está prometida ;) ahaha! beijinho

      Eliminar
  23. Aqui foi assim até aos 8 meses. A maioria das noites acordava de 2/2h. Às vezes de 1/1... :/
    Agora com 13 meses melhorou mas não passou.
    O cansaço acumulado é imenso. A dificuldade de raciocínio e memória também.
    É também eu já disse "ele que espere pela adolescência a querer dormir até ao meio-dia"... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos a essa vingança ! ahahah #tamusjuntas
      Beijinho Raquel *

      Eliminar
  24. Joana revejo-me completamente, estava desesperada, era de hora em hora, mas pedi ajuda e aconselho-a a fazer o mesmo e a não deixar passar mais tempo, até porque não melhora. Marquei uma consulta com uma especialista de sono infantil a Filipa Sommerfeldt Fernandes e hoje dorme 10h seguidas, deixo o link:

    https://m.facebook.com/pg/SleepyTimeTerapeuta/about/?ref=page_internal&mt_nav=1

    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada obrigada! vou ver :)
      Beijinho!

      Eliminar
    2. A mesma que recomendou aos pais que deixassem o bebé dormir no seu vomitado a noite inteira??? Por favor, não a consulte, Joana. Ela devia era ser proibida de exercer.

      Eliminar
  25. Por volta dos quatro meses há um salto no desenvolvimento e muitos pais reportam exactamente o que se está a passar com a Joana. Connosco foi o mesmo. Vai melhorar, vai ver, e não vai ser preciso alterar nada para o bebé. Tente alterar alguma coisa para a Joana. Cama partilhada, sestas com o bebé, viver um dia de cada vez, reduzir a carga de trabalho em casa. Em breve vai melhorar!!

    ResponderEliminar
  26. 16 meses nessa situação e ainda mama.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força Dina! Havemos de voltar a dormir :)

      Eliminar
  27. Aqui em casa é igual a minha filhota têm 9 meses e as noites são horríveis as vezes pareço um zombi no trabalho temos que ter paciência bjinhos e muito força

    ResponderEliminar
  28. Todos me diziam que passava. A minha nem de dia nem de noite. Hoje tem 7 anos e já consigo dormir 4 horas seguidas mas ainda não há noites completas..
    Até aos 15 meses mamava de 2 em 2 horas. Não havia melhor relógio..
    Agora simplesmente nunca quer dormir.. Está a ser acompanhada por uma psicóloga pois já tem idade para perceber que tem de dormir..

    ResponderEliminar
  29. Joana, identifico-me com a sua situação. O sono aqui sempre foi o momento de grande tensão e contra todas as minhas crenças, rendi-me ao co-sleeping. Connosco funcionou e sei agora que tudo o que a minha bebé precisava era da minha proximidade! Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre uma boa sugestão :) obrigada! beijinho grande

      Eliminar
  30. Margarida Zagalo12:25 da tarde

    Cá em casa já são 13 meses neste mesmo pranto. Já estou a trabalhar há 6 meses. Levanto-me às 5 e meia da manhã todos os dias, sinto-me a enlouquecer aos bocadinhos e ninguém me compreende. Obrigada pelas palavras. Desejo muita força e espero que esse bebé pestinha comece a dormir melhor pelo vosso bem-estar. :)

    ResponderEliminar
  31. O meu filho que não me deixou dormir entre os seis meses e os dois anos e tal.... já é adolescente!!! Adoro acordá-lo! Tem o sono mais pesado do mundo...
    Nunca lhe dei de mamar nem biberões durante a noite (não dava antes de ele dormir mal). Nunca o levei para a minha cama. Nunca me deitei ao pé dele.
    Fui sempre ter com ele quando chorava, fossem duas ou duzentas vezes. Um dia, passou!

    ResponderEliminar
  32. Por aqui quase 12 meses de tortura do sono. Em quase 12 meses tive talvez duas ou três noites a dormir 4 horas seguidas. O resto é acordar de hora a hora. O cérebro está a pedir descanso, durante a noite não sei onde coloquei o bebé, se está na cama dele ou na minha. Já tentei pegar o meu marido ao colo, pensando ser o bebé...mas ha de passar e todos os dias sonho em dormir!

    ResponderEliminar
  33. Lamento informar mas vamos nos seis meses e meio e continuamos assim. Custa adormecer depois o primeiro sono aguenta 4 horas sem comer (portanto dorme umas 3 ou menos), após essa mamada só dorme na cama dele a primeira hora entre mamadas (porque dia ou noite e sempre maminha de 4 em 4 horas), depois começa a mexer se é se não lhe dou colo acaba mesmo por acordar, fico com ele uma meia hora, deito o, de ficar mais uma hora e milagre e voltamos à mesma rotina até de manhã entre às seis e meia ou sete hora que é quando acorda. Isto aliado a que estou a trabalhar desde que fez quatro meses... É muito mas muito complicado, frustrante é desesperante na maior parte das noites, espero por tempos mais fáceis... A boa notícia, tenho os filmes todos dos TV cine em dia graças a visualizações pela madrugada fora...

    ResponderEliminar
  34. Ui! Mudam de um momento para o outro. A minha dormia a noite toda desde que nasceu! Mamava a ultima vez por volta das 22:00 e acordava às 06:00. Foi assim até aos 6 meses e depois o anjinho virou um diabrete! Actuamente com 13 meses acorda de 2/2 horas ou de 1/1 hora... E sestas só ao colo... So adormece a mamar e não pega em chucha ou biberão. Já recorri a constança (especialista sono do bebe) e nada feito. Deve ser o único caso que não conseguiu ajudar! O incrível é que na escola ou em casa das avós adormece sozinha na sesta. Estou à espera que mude outra vez e comece a dormir novamente a noite toda 😃! Enfim, é muito desgastante mas sao fases. O meu foco (e o que me vai mantendo sã) é pensar que na tarde seguinte à noite em que ela voltar a fazer 8 horas seguidas vou fazer o check-in num hotel de 5 estrelas all by myself! Vou jantar sem ter ninguém agarrado à mama ou a berrar que não gosta disto ou daquilo, vou-me deitar e levantar à hora que eu quiser (sem interrupções durante a noite), tomar o pequeno-almoço com muiittaaa calma (sem ser em 2 minutos), ir para a piscina ler revistas "cor-de-rosa" (deitada a "torrar ao sol") e terminar em beleza com uma massagem a 4 mãos 😂! Pode ser que este meu objectivo a ajude a relativizar esta fase!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu menino aos 4 meses também muito :/ na creche e quando tenho visitas está sempre sereno e simpático, quando está comigo e com o pai vira um diabrete! A minha sogra este fim de semana viu-o a chorar chateado pela primeira vez e até ficou chocada =P Ninguém acredita em mim quando digo que ele agora faz estas birrinhas principalmente ao final da tarde quando está mais cansado. Beijinhos e boa sorte a todas. Marina

      Eliminar
  35. Há 11 meses que não durmo... ou melhor, se calhar há mais, porque nos últimos meses de gravidez já dormia pessimamente...

    ResponderEliminar
  36. Olá!
    Quando me vinham com o "ahhhh, o meu tem 2 meses e dorme a noite toda e adormece sozinho, e blá blá blá...", só me apetecia mandar tudo para onde não brilha o sol...

    A Laura demorou algum tempo a regularizar sono... Umas fases melhores e outras piores... E eu a desesperar...

    Dei-lhe chá de camomila, dei-lhe os suplementos para adormecer (funcionaram, mas também não quis que fosse esta a solução), era de banho (com lavanda, sem lavanda, espuma ou só água...), ou biberão... Cheguei ao ponto de andar de carro só com esse intuito!

    E pronto, tudo passa! Não digo em que idade ela passou a dormir bem, porque a minha experiência não será necessáriamente a dos outros. Mas tudo vai melhorar. O único conselho que posso dar, é a de manter uma rotina. Não se pode estar constantemente a mudar uma rotina e esperar que funcione, sem dar tempo a que eles se adaptem a ela... O que em nossa casa funcionou melhor - banho quentinho, com lavanda, demorado e com massagem; biberão (não consegui amamentar muito tempo, infelizmente) e colinho. E muiiiiiiiiita paciência!
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  37. Joana revejo-me completamente no seu caso. Até aos 9 meses a minha bebé não dormia absolutamente nada. Era uma tortura, até que decidi que tinha de haver uma solução. Deixei de acreditar na história que "vai passar" porque a realidade é que não passa por si só. Felizmente encontrei uma terapeuta do sono maravilhosa, a Verina Fernandes da Sono de Sonho, e em 2 meses a Filipa estava a dormir a noite inteira (mais de 10h). Em duas semanas conseguimos muda-la para o quarto dela e para o seu berço. Tínhamos rotinas de sono certas e regradas e foi a solução para ela perceber que era altura para dormir. Sem choros ou birras. Hoje, 5 meses depois do início da terapia de sono, dormimos os 3 tranquilamente. O meu conselho, caso queira aceitar, é não se acomode ao pensamento de que vai passar e procure ajuda especializada. Tudo de bom! Vanessa

    ResponderEliminar
  38. Ana Rita Antunes2:22 da tarde

    Olá,

    Eu não lhe vou dizer se os meus filhos sempre dormiram bem ou mal porque não interessa minimamente para o caso e também não lhe vou dizer quando é que o seu filho vai dormir bem porque não tenho poderes de adivinhação. Uma coisa lhe posso dizer: um dia (que ninguém sabe qual é) vai passar. E mesmo que passe pode voltar. O seu filho não é um extra-terrestre, um ser anómalo como por vezes lhe podem fazer crer. Porque o que se está a passar consigo passou-se e passa-se com todas as mães que aqui vieram deixar os seus testemunhos: de repente só os nossos filhos é que choram, fazem birra para comer e acordam de noite. Todos os outros pais que conhecemos olham para nós com um ar assombrado por termos filhos que fazem coisas destas pois os deles nunca fizeram. E isso influencia-nos muito mais do que podemos imaginar, stressa-nos, esse stress e ansiedade passam para o bebé e lá estamos nós com dias e noites atribulados. E cada vez que a criança acorda só pensamos naquela vizinha/tia/prima/amiga que apregoa vitoriosa que "o meu é um santo desde que nasceu!....". Atenção que as pessoas mentem. E mentem muito. E mentem mal. Não estou com isto a dizer que não existem casos de crianças que de facto dormem a noite seguida e comem a sopa até à última colherada sem pestanejar. Mas a última pessoa que me disse que a filha dormia de noite que nem uma santa... passado cinco minutos estava a falar-me de privação de sono... A mesma pessoa também gosta muito de apregoar que a sua criança come que é uma maravilha... e há uma semana contou-me histórias de birras à mesa.

    Desejo a todas excelentes noites. E desejo que os vossos filhos mesmo que não andem com 3 meses (como o da vizinha), não falem com 6 (como o da prima) e não toquem violino aos 9 (como o da amiga) sejam felizes desde os 0 meses até ao resto das suas longas vidas e que vocês em muito contribuam para essa felicidade!

    ResponderEliminar
  39. Joana, sou mãe de dois filhos, tão diferentes um do outro. O Pedro "o mais velho " deixou-me dormir 4 horas seguidas na véspera de fazer 1 ano, as noites completas apartir do ano e meio e eu corajosa engravidei de seguida (haja coragem depois de tantas noites de berros e a ter q trabalhar desde os 4 meses) nasce a Rita uma bebé tranquila que só acordava para comer e voltava a dormir...tudo passa, nunca mais se dorme horas e horas seguidas, mas este amor compensa tudo e sim, também tenho umas tampas de tachos para recordar o meu mais velho o que é não dormir. As crianças são todas diferentes, beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Boa tarde,
    o meu tb acordava todas as noites, várias vezes. Li tudo, tentei quase tudo, tive consultas com especialistas de sono e nada, rotinas boas, a fazer supostamente o que era certo... Chegou os 2 anos e aceitei que era assim, deixei de comparar com outros bebés, fazia o melhor que podia e sabia. Acho que tive um bebé de alta necessidade. Aos 3 anos sem nada mudar nas rotinas começou a dormir a noite toda...
    Força para esta fase que é muito difícil e espero que passe rápido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui 19m, consultas, leituras, rotinas rotinas rotinas. Procuro testemunhos na net parecidos ao seu e fico mais "descansada". Ao meu redor, continuam a perguntar "mas ele ainda não dorme a noite inteira???" num tom acusativo, como se fosse algo que estivesse a fazer mal. Resta esperar? Umas vezes penso que sim, outras penso que não é procuro mais uma consulta...

      Eliminar
  41. Força Joana, eu passei exactamente pelo mesmo mas aos 9 meses. Cheguei a desesperar mas depois de um dia para o outro melhorou. Espero que melhore rápido!

    ResponderEliminar
  42. Pois eu já vou no segundo filho e a coisa é igual ou muito idêntica...
    Cada um tem o seu ritmo e não vale a pena seguir ou copiar os ditos conselhos dos outros.
    Eu apreendi que temos mesmo que seguir o nosso instinto de mães .
    O primeiro não dormia 30m seguidos nem de noite nem de dia até que um pediatra disse que ele necessitava da rotuna do sono e em 15 dias corrigimos (já ele tinha 18meses)😂😂😂.
    Com a princesa que tem agora 8 meses já tentei impor a tal rotina de sono mas não está fácil...uma coisa é certa e eu apreendi que quando mais cansados eles estiverem pior vai ser a noite...
    Eu compreendo bem essa parte de chegar a noite e começar a chorar. ...por aqui é igual. Estou exausta. Mas vamos ter paciência e esperar que tudo melhore. Beijinhos e muita paciência 😉

    ResponderEliminar
  43. Olá, não li tudo porque previ que as últimas palavras fossem "tortura"! E é. Para mim ainda continua a ser e o meu bebé já tem um ano e tal. Não podemos assombrar-nos com a antecipação. É pior, eles sentem o nosso nervosismo. Acredito nisso. E também acredito que se respirarmos bem fundo e dermos algum tempo(quando estamos na fúria de adormecer) tudo corre melhor. O meu filho ainda acorda N vezes e adormece mal. As primeiras horas acorda de meia em meia hora até que dorme três e depois duas, depois uma... A minha cabeça de manhã parece uma bomba. Quando me tranquilizo e me encho de confiança, dorme logo melhor! Força. Nós conseguimos tudo, nós aguentamos tudo...

    ResponderEliminar
  44. Bem ao menos já dormiu bem alguma vez, o meu já vai em ano e meio sem dormir 4horas seguidas...
    Tortura...
    Isabel

    ResponderEliminar